Entenda o que é CRO e aprenda como melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, ou "Otimização da Taxa de Conversão", em português. Essa estratégia de marketing digital tem como objetivo principal aumentar a capacidade de um site, ou uma página, converter visitantes em clientes.
O que é CRO

Principais tópicos

Você já se perguntou por que tantos visitantes do seu site não se tornam clientes?

Mesmo que seu site ofereça produtos incríveis e uma experiência de compra impecável, muitas vezes, você ainda enfrenta uma baixa taxa de conversão.

Isso é algo que muitos proprietários de lojas virtuais enfrentam.

E é aí que entra a otimização da taxa de conversão (CRO).

As estratégias de CRO aprimoram o desempenho do seu site para aumentar a taxa de conversão, ou seja, fazer com que mais visitantes realizem a ação desejada.

Mas não se engane: CRO não é, ao contrário do que alguns ainda pensam, apenas uma questão de alterar cores e botões.

Estamos falando de uma estratégia complexa que envolve análise de dados, testes A/B e muita criatividade para criar uma experiência de usuário mais envolvente.

Se você quer ver sua loja virtual decolar e sua taxa de conversão atingir novos patamares, continue lendo e aproveite nosso guia completo sobre CRO!

O que é CRO?

CRO é a sigla para Conversion Rate Optimization, ou “Otimização da Taxa de Conversão”, em português. Essa estratégia de marketing digital tem como objetivo principal aumentar a capacidade de um site, ou uma página, converter visitantes em clientes.

Imagine que você tem um site que oferece um produto ou serviço, que atrai muitos visitantes.

Mas quantos desses visitantes estão realmente se tornando clientes?

A taxa de conversão é a métrica que mede a eficácia do processo de venda.

E é aí que entra o CRO.

A otimização da taxa de conversão (CRO) é feita por meio de testes que visam a melhorar a experiência do usuário e aumentar a probabilidade de que ele complete uma ação desejada, como fazer uma compra ou preencher um formulário de contato.

Existem diversas técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas no CRO, como testes A/B, análise de dados e ajustes na usabilidade do site.

O mais importante é entender que essa estratégia tem como objetivo maximizar os resultados do seu negócio, gerando mais receita e aumentando a fidelização de clientes.

O CRO é uma parte crucial do marketing digital, e as empresas que investem nessa estratégia podem obter um diferencial competitivo significativa sobre seus concorrentes.

Por que é importante para o seu negócio?

Se você ainda não se convenceu de investir em CRO, preparamos uma lista de benefícios que podem mudar sua visão sobre essa estratégia.

Acredite: ao final, você não verá a hora para implementar CRO em sua empresa e ver seus resultados dispararem!

Reduz custos

Em vez de gastar dinheiro em publicidade ou tráfego pago, o CRO se concentra em otimizar o desempenho dos visitantes que já estão em seu site.

Com uma taxa de conversão mais alta, você gasta menos para gerar mais vendas e, consequentemente, mais lucros.

Otimiza a experiência do cliente

Uma taxa de conversão mais alta significa que os clientes estão se envolvendo mais com a marca e, consequentemente, estão mais satisfeitos com a experiência.

Pequenas mudanças, como uma página inicial mais atraente ou uma seção de perguntas frequentes bem estruturada, podem melhorar significativamente a experiência de compra.

Melhora a afinidade com a marca

Quando os clientes interagem mais com a marca, ela se torna mais presente em suas vidas e, consequentemente, mais lembrada na hora da compra.

Uma empresa de produtos naturais pode criar uma seção no site com uma lista de receitas saudáveis, o que aumentará a afinidade do cliente com a marca e incentivará o compartilhamento com amigos e familiares.

Aumenta a competitividade

Por fim, o CRO pode ajudar a sua loja virtual a se destacar no mercado e ser mais competitiva, quando comparada à concorrência.

Com uma experiência de usuário melhorada, uma taxa de conversão mais alta, dados precisos e uma base de clientes fiéis, sua loja virtual tem uma vantagem competitiva significativa em relação às outras empresas do mercado.

Afinal, o que é uma conversão?

Para otimizar as conversões de uma página, é importante entender, antes de tudo, o que é uma conversão.

A conversão ocorre quando um usuário cumpre uma meta desejada, como preencher um formulário de orçamento ou entrar em contato com a empresa fornecendo seus dados.

A taxa de conversão é calculada da seguinte forma: divida o número total de conversões de uma página pelo número total de visitas.

Por exemplo, se você recebe 5.000 visitas por mês e 400 pessoas baixam seu e-book, sua taxa de conversão é de 8%.

Se, por outro lado, 1.345 formulários de contato foram preenchidos, a taxa de conversão é de 26,9%.

Não há uma resposta certa sobre se esses números são bons ou ruins, mas é importante acompanhar periodicamente essas métricas para tomar decisões embasadas.

Quando você metrifica, tem dados poderosos para a tomada de decisão.

É possível otimizar as conversões, buscando maneiras de aumentar a taxa.

Ter uma planilha de acompanhamento ou um software que registre todas as conversões pode ser útil nesse processo.

Como otimizar a sua taxa de conversão?

Sabemos que gerenciar um e-commerce pode ser desafiador, mas há muitas estratégias que você pode utilizar para otimizar a taxa de conversão e ver resultados reais.

Confira a seguir!

Faça o teste A/B

O teste A/B é uma técnica que permite comparar duas versões de uma mesma página para verificar qual delas produz os melhores resultados.

Para realizá-lo, apresentam-se duas versões diferentes da página para dois grupos de visitantes semelhantes.

Após um período, a versão que gerar mais conversões é declarada vencedora.

No entanto, se você quer obter bons resultados com o teste A/B, precisará executar a estratégia dentro de um planejamento abrangente, que contenha, pelo menos, 5 etapas:

  • pesquisar: identifique áreas de melhoria. Saiba o que os visitantes estão fazendo em sua loja e entenda como os diferentes recursos da página da web afetam o comportamento. Você pode coletar dados por meio do Google Analytics, pesquisas com clientes, testes de usabilidade e entrevistas com usuários;
  • hipótese: com base nos dados coletados, decida quais alterações fazer em suas páginas e crie hipóteses sobre o que vai acontecer. Por exemplo, uma hipótese poderia ser: “adicionar uma barra de pesquisa na página inicial aumentará as conversões, porque ajudará as pessoas a encontrar os produtos desejados”;
  • decidir quais hipóteses testar: descubra quais páginas terão o maior impacto no crescimento e resolva-as primeiro. Procure páginas com baixo desempenho ou com correções mais fáceis, que podem aumentar as taxas de conversão mais rapidamente;
  • testar: aqui, finalmente, você fará o teste com as hipóteses em diferentes páginas para ver qual funciona melhor. Implemente as alterações de maneira controlada, como executar testes A/B;
  • aprender com os testes: após o teste A/B, analise os resultados e decida se uma alteração deve ser permanente. Caso contrário, considere por que não funcionou e use isso para basear experimentos futuros.

Uma observação importante: antes de realizar qualquer teste, você precisará descobrir se seu site recebe tráfego suficiente para gerar resultados com significância estatística.

Se o tamanho da amostra for muito pequeno, você não conseguirá aprender nada com seus resultados, pois eles não refletirão com precisão como um grupo maior está usando seu site.

Simplifique a experiência do usuário

Quando se trata de criar uma página inicial eficaz, a simplicidade é fundamental.

Leva alguns segundos para um cliente formar uma primeira impressão do seu site, e isso significa que você precisa fazer o possível para que esse momento seja proveitoso.

Então, evite sobrecarregar clientes em potencial com imagens e texto em excesso.

Em vez disso, mantenha a mensagem com um design simples e visualmente atraente.

Adicione depoimentos

Sua marca foi destaque em publicações importantes do segmento?

Seus produtos são usados por algum influenciador muito popular nas redes?

Adicione depoimentos, avaliações e selos de qualidade à sua página inicial, abaixo do conteúdo principal, para criar confiança e projetar credibilidade.

Afinal, boa parte dos consumidores confia nas avaliações online, tanto quanto confia nas recomendações de seus amigos e familiares.

Organize as categorias do site

Do ponto de vista dos clientes, navegar em seu site deve ser fácil, simples e, acima de tudo, ter escolhas óbvias.

Então, evite separar os produtos em muitas categorias diferentes.

Opte por quatro a seis categorias amplas, que contenham subcategorias mais específicas, como uma lista suspensa.

Além disso, ordene suas categorias em sua barra de navegação, com base na popularidade de cada uma, com a categoria mais popular na frente.

Publique imagens de produtos de alta qualidade

Boas fotos de produtos são a parte mais importante de uma página de produto.

Por isso, procure incluir imagens que mostrem seus produtos de todos os ângulos e representem com precisão a aparência de seus produtos.

Se possível, inclua um vídeo que mostre seu produto em ação.

Se você estiver vendendo camisetas, por exemplo, dê aos clientes uma ideia de como usá-las, adicionando um vídeo à sua página de uma modelo andando por aí vestindo uma delas.

Use mapas de calor

Os mapas de calor são uma tática CRO para as lojas virtuais, porque eles pegam grandes quantidades de dados comportamentais e os transformam em uma representação visual.

Um mapa de calor mostra pontos de engajamento em seu site, normalmente exibidos em tons de cores “quentes” e “frios”.

Se uma área no mapa de calor estiver quente (vermelho, laranja, amarelo), há um alto nível de atividade ali.

Tons mais frios indicam baixa atividade.

Os mapas de calor mostram em quais elementos do seu site os visitantes mais se envolvem.

Eles revelam em quais partes da sua loja as pessoas clicam, rolam e movem.

Os mapas de calor de rolagem exibem até onde as pessoas descem antes de sair.

Aplicativos como o Lucky Orange permitem que você estude padrões de engajamento a partir de elementos dinâmicos, como pop-ups, menus suspensos e formulários.

Saiba para onde está indo seu tráfego

Monitorando o tráfego do seu site, você descobre quais elementos estão chamando a atenção do público.

Mesmo sem entender o motivo, você pode aproveitar esse aumento otimizando seu site para aproveitar aquela página ou post e gerar conversão.

Trata-se de sempre gerar algo a mais a partir de um lugar que já está trazendo benefícios.

Quais páginas podem beneficiar-se do CRO?

Independentemente do tipo de site que você gerencia, sempre há espaço para melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.

Seja uma loja virtual, seja um site de notícias, seja um blog, seja uma landing page, ou até mesmo um site institucional, o CRO pode ser aplicado para tornar a sua página mais eficiente e lucrativa.

Páginas de E-commerce

E-commerce é uma das áreas em que o CRO tem mais relevância, pois a conversão direta de visitantes em clientes é o objetivo principal dessas páginas.

Estratégias para a otimização da conversão podem ser aplicadas em diversos elementos da página, como a página inicial, páginas de produtos, carrinho de compras e checkout.

Algumas das estratégias mais comuns são: simplificar o processo de compra, reduzir o número de cliques necessários para a compra e melhorar a usabilidade do site.

Landing Pages

As landing pages são páginas criadas para uma ação específica, como a conversão de um lead ou o download de um e-book.

É essencial que essas páginas sejam otimizadas para maximizar as conversões.

Estratégias de CRO para landing pages incluem: tornar a oferta clara e atrativa, reduzir as distrações e opções desnecessárias na página e criar uma sensação de urgência ou escassez para incentivar a conversão.

Blogs

Criar um blog é uma excelente forma de atrair tráfego orgânico para um site, mas também podem ser usados para conversão.

Algumas estratégias de CRO para blogs são: incluir CTAs (calls-to-action) bem posicionados e relevantes, tornar o processo de conversão simples e fácil e criar conteúdo que atraia visitantes que já estão mais próximos de tomar uma decisão de compra.

Como encontrar oportunidades de otimização?

Não basta apenas esperar que essas oportunidades surjam por si só, é preciso investigar e explorar cada detalhe da jornada do cliente em sua loja virtual.

Para encontrar oportunidades de otimização da taxa de conversão, é necessário um olhar atento e curioso para identificar pontos de melhoria.

Uma das primeiras tarefas é entender o comportamento do seu público-alvo.

Quais são suas necessidades, seus desejos e suas expectativas? O que os motiva a realizar uma compra?

Responder essas perguntas é fundamental para criar estratégias de otimização que realmente funcionam.

Além disso, é importante analisar os dados e as métricas de sua loja virtual.

Verifique as páginas que têm baixo tempo de permanência, alto índice de rejeição ou que não convertem bem. Esses são pontos que merecem atenção especial.

Quais as 10 melhores ferramentas de CRO?

Quando se trata de aumentar a taxa de conversão de um site, cada detalhe faz a diferença.

Felizmente, há uma variedade de ferramentas disponíveis para ajudar as empresas a otimizarem suas páginas e melhorarem a experiência do usuário.

Aqui estão 10 ferramentas para o CRO, que podem ajudar a sua empresa a melhorar a taxa de conversão.

1. Google Analytics

O Google Analytics é a ferramenta mais popular para análise de métricas na internet.

Com ele, é possível acompanhar todo o comportamento dos usuários no seu site, identificar as páginas mais populares e entender como as pessoas interagem com elas.

A ferramenta do Google tem uma funcionalidade própria para testes A/B, chamada de “experimentos”, que permite testar diferentes versões de uma página para ver qual delas é mais eficiente na conversão.

2. SurveyMonkey

Uma das ferramentas mais populares do mundo para criação de questionários com usuários, o SurveyMonkey permite que você colete feedbacks detalhados e entenda as necessidades e os desejos dos seus usuários.

A ferramenta também oferece recursos avançados para análise de dados, que ajudam a identificar as tendências e os padrões de comportamento dos usuários.

3. CrazyEgg

Essa ferramenta utiliza mapas de calor para identificar como os usuários se comportam nas suas páginas. Com o CrazyEgg, você pode visualizar as áreas mais clicadas e as partes do site que os usuários mais interagem.

Essas informações ajudam a identificar os pontos fracos do site e corrigi-los para aumentar a conversão.

4. Mixpanel

Quer ter acesso a um conjunto completo de soluções para acompanhar o engajamento dos usuários? Com o Mixpanel, você pode consultar desde o momento em que eles acessam o seu site até a conclusão da compra.

Com essa ferramenta, você também pode realizar testes A/B, analisar o funil de vendas e entender como os usuários interagem com cada etapa do processo.

Isso tudo ajuda a identificar os pontos fracos do seu site e corrigi-los para aumentar a conversão.

5. Kissmetrics

Se você quer entender porque os usuários estão (ou não) sendo convertidos, o Kissmetrics é a ferramenta certa.

Com ela, é possível identificar em detalhes o comportamento dos usuários no seu site, entender como eles interagem com cada elemento e encontrar as causas dos problemas que impedem a conversão.

Com todas essas informações em mãos, você pode ajustar a sua estratégia e otimizar a taxa de conversão.

6. Qualaroo

Para criar pesquisas segmentadas e entender o que os usuários querem, o Qualaroo é a ferramenta ideal.

Aqui, você pode coletar feedbacks dos usuários e projetar o seu processo de conversão de acordo com as suas necessidades.

Além disso, é possível personalizar as pesquisas para cada segmento de usuário, o que ajuda a obter informações mais precisas e relevantes.

7. Unbounce

Se o seu foco é realizar testes A/B em landing pages, o Unbounce é a ferramenta certa, pois esse é o foco principal do software.

Com o Unbounce, é possível criar e testar várias versões de suas landing pages para determinar qual delas gera mais conversões.

Além disso, a plataforma oferece recursos para personalização de páginas, como a inserção de chamadas para ação e formulários de contato, tudo isso sem precisar de conhecimento em programação.

Com o Unbounce, você pode testar rapidamente ideias e melhorar constantemente suas páginas de destino para aumentar a taxa de conversão e, consequentemente, o Retorno Sobre o Investimento (ROI) da sua campanha.

8. Optimizely

O Optimizely é uma das ferramentas mais poderosas para criar testes e personalizar a experiência de navegação dos usuários.

Com o Optimizely, você pode testar diferentes elementos do seu site e ver qual deles é mais eficiente para a conversão.

Além disso, é possível personalizar a experiência dos usuários com base no seu comportamento e histórico de navegação.

9. Lucky Orange

A Lucky Orange oferece uma gama completa de recursos para ajudar a otimizar a conversão do seu site, como:

  • painéis digitais em tempo real;
  • mapas dinâmicos de calor;
  • bate-papo interativo;
  • gravações de visitantes ao vivo;
  • análise de formulários;
  • insights diários por e-mail.

Com uma gama de recursos, você pode descobrir exatamente por que seus visitantes não estão se convertendo em clientes.

10. Hotjar

Já a Hotjar é uma ferramenta visual que oferece informações detalhadas sobre a experiência do usuário no seu site.

Com ela, você pode descobrir informações como a taxa de rejeição do seu site e quais são os conteúdos mais ignorados do seu blog.

Ao obter esses insights, você pode melhorar a navegação do seu site e torná-lo mais fácil e intuitivo para seus visitantes.

Quais empresas tiveram sucesso com o CRO?

Existem muitas empresas que obtiveram sucesso com CRO, e é sempre interessante analisar seus cases para aprender com suas estratégias e táticas.

Aqui estão alguns exemplos de empresas que se destacaram em otimizar a taxa de conversão:

Amazon

A gigante do varejo online é conhecida por sua eficiência em otimizar a experiência do usuário.

A empresa utiliza testes A/B e análises de dados em tempo real para melhorar continuamente a conversão em seu site.

Dropbox

A empresa de armazenamento em nuvem é um exemplo de como uma abordagem orientada por dados ajuda a otimizar a conversão.

Ela testa continuamente novas ideias de design e conteúdo para melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão.

Netflix

A plataforma de streaming de vídeo é outro exemplo de sucesso em CRO.

A empresa utiliza técnicas avançadas de análise de dados para entender o comportamento do usuário na plataforma e personalizar a experiência com recomendações de conteúdo relevantes.

Como medir o sucesso do CRO?

Não basta apenas ter uma grande quantidade de tráfego em sua loja, é preciso transformar esse tráfego em vendas efetivas.

Mas como medir o sucesso da otimização da taxa de conversão em sua loja virtual?

Existem diversas métricas para e-commerce que podem ser utilizadas, mas vamos destacar algumas das mais importantes. Confira, a seguir!

Ticket médio

Uma métrica importante de CRO é o ticket médio, que nada mais é do que o valor médio de cada venda.

Se a sua loja virtual está otimizando a taxa de conversão, então você deve esperar que o valor médio de cada venda também aumente. Isso acontece porque os clientes que estão convertendo têm maior probabilidade de fazer compras maiores.

Taxa de abandono do carrinho

Quando a sua loja virtual está otimizando a taxa de conversão, você deve esperar que o número de carrinhos abandonados diminua.

Os clientes estão tendo uma experiência melhor em sua loja e, portanto, mais propensos a finalizar suas compras.

Taxa de conversão de visitantes

Uma loja virtual que está investindo em estratégias para otimizar a taxa de conversão espera, como resultado, que a taxa de conversão de visitantes aumente. Isso significa que mais pessoas estão se tornando clientes em potencial.

ROI

Por fim, a taxa de retorno do investimento (ROI) também é uma métrica importante para avaliar o sucesso da CRO.

Se você está investindo tempo e dinheiro em otimizar a taxa de conversão, então é importante que você veja um retorno significativo em seus investimentos.

Pronto para investir no CRO?

Como você viu, otimizar o seu site é o fator principal para entender o que é CRO.

Outra técnica interessante para aplicar na sua estratégia de marketing é a qualificação de leads.

Trata-se de agir proativamente para investigar, dentre os leads, quais têm maior potencial de conversão de vendas.

Focar especificamente neles ajuda a sua empresa a direcionar recursos para onde as chances de retorno são maiores.

Também é interessante trabalhar a velocidade do seu site, ou seja, o tempo que as páginas levam para carregar.

Hoje em dia, a rotina dos seus clientes é bastante corrida e qualquer atualização em termos de maior velocidade ajuda na experiência dele em seu site, aumentando suas chances de venda.

Por último, pense na possibilidade de aplicar o remarketing no seu e-commerce, que significa se reconectar com um usuário que já foi acessado antes pela sua marca.

Literalmente, fazer marketing mais de uma vez com uma mesma pessoa.

É uma tática que aproveita um cliente que já demonstrou interesse no seu serviço e está mais disposto a utilizar novamente.

Com as ferramentas e dicas certas, é possível identificar as oportunidades de otimização e criar testes que levarão a melhores resultados.

Invista em CRO hoje e colha os frutos do sucesso em seu negócio online.

Agora que você já sabe o que é CRO, que tal aprender outras estratégias para transformar visitantes em clientes?

Conheça aqui 3 passos para criar um e-commerce com alto poder de conversão!

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