Muito provavelmente você já deve ter notado, que independentemente da rede social em que você esteja, determinados tipos de conteúdo começam a aparecer cada vez mais no feed.
Isso acontece por meio do algoritmo dessas redes, que possuem o intuito de identificar o que é mais relevante para você, e conduzir esse conteúdo ao seu encontro com frequência.
Para muita gente isso pode soar mal, fazendo-as se sentirem vigiadas, levando a uma considerável desconfiança tanto do algoritmo, quanto das redes em questão.
Entretanto, é interessante notarmos que os algoritmos já existem na nossa sociedade há muito tempo, se manifestando das mais diversas formas, não só pela internet.
Como no mundo virtual seu intuito é direcionar os conteúdos para as pessoas que mais vão se interessar por ele, muita gente fica desconfiada dessa ferramenta, mesmo não a conhecendo.
Pensando nisso, nós preparamos algumas coisas para desmitificar algumas sobre o que é algoritmo, aproveitando para explicar o seu comportamento e funcionamento.
O que é algoritmo?
Antes de irmos a fundo sobre a importância da compreensão do funcionamento dos algoritmos, principalmente para os profissionais de marketing, nós precisamos entender bem o seu conceito.
Assim, com essa compreensão, será muito mais fácil utilizar esse mecanismo a seu favor para fazer o seu e-commerce disparar.
Os algoritmos, de forma geral, se tratam de uma sequência de raciocínios que gerarão instruções para a realização de algo.
Ou seja, se existe algo que precisa ser feito, e algum deixa uma série de instruções coesas, finitas e sistemáticas, nós já temos então um algoritmo.
Isso te parece familiar? Pois saiba que é assim mesmo!
Muita gente pode não acreditar, mas os algoritmos estão presentes na nossa sociedade há muito tempo, justamente porque, diferentemente da crença, os algoritmos não existem apenas em computadores e no mundo virtual.
Se nós prestarmos bastante atenção, perceberemos que seguindo a definição citada acima, nós podemos considerar coisas como receitas, e até mesmo, manuais de instruções como algoritmos.
O que aconteceu foi que com o passar do tempo a palavra se distanciou do seu significado, e passou a ser vinculada apenas a computadores e inteligências artificiais.
E como funciona?
Para que um algoritmo exista, antes de tudo, ele precisa possuir um objetivo claro, e a partir disso, construir as instruções lógicas para direcionar o indivíduo até o resultado.
A depender desse tal objetivo a ser alcançado, esse programa pode variar desde instruções mais simples e básicas, até etapas mais complexas e longas.
Pensando agora nos casos de algoritmos no computador, é justamente a ausência de alguma instrução para um cenário específico resultante no computador travar.
Justamente porque ele não foi preparado para receber e processar aqueles comandos ou informações.
É importantíssimo também que as instruções sigam uma ordem sistemática e bem planejada.
A ausência de qualquer passo, não só pode, como prejudicará o alcance do objetivo final.
Por isso, é fundamental prestar muita atenção tanto na ordem dos códigos, quanto também em todas as suas variáveis.
Quais são os benefícios do uso de algoritmos?
Agora que nós já conseguimos entender um pouco mais sobre o que são algoritmos, o próximo passo é visualizar como eles podem ser úteis para você e o seu e-commerce.
Afinal, como nós já dissemos, um bom uso dessa ferramenta pode fazer toda a diferença na hora de alavancar os seus negócios.
Ficou curioso?
Então continue com a gente para descobrir mais!
Mediação
Esse benefício é talvez um dos mais polêmicos, principalmente quando falamos do seu uso por parte grandes empresas de tecnologia.
Apesar de muito criticado, o benefício da mediação acaba sendo fundamental, basicamente porque em um feed de rede social, por exemplo, é possível que haja muitas informações pelas quais você nem se interesse, então direcionar o conteúdo acaba sendo muito útil.
Um dos grandes exemplos disso é o próprio Facebook, que define o que será exibido para cada usuário por meio das preferências do mesmo, e do engajamento do post.
Para isso, são considerados o histórico do usuário, as suas preferências, e até mesmo o seu comportamento.
Esse algoritmo acaba sendo muito criticado, em função das acusações de que poderia ser alterado para beneficiar pessoas A ou B, mas, mesmo assim, acaba sendo muito importante para ser deixado de lado.
Até porque convenhamos que não parece muito prático deixar todas as postagens de todos os usuários correndo livre, sem dar preferência para aquilo que faz mais sentido para cada indivíduo.
Automação
Todos os programas conhecidos e utilizados hoje em dia, para as mais diversas funções, só existem graças ao uso de algoritmos em códigos de programação.
Sem isso, todos os softwares, e outros programas que nos auxiliam e automatizam as nossas atividades diárias, simplesmente não existiriam.
Esses programas ou softwares responsáveis pelo processo de automatização, são compostos por uma sequência de algoritmos complexos que viabilizam a sistematização desses processos.
É justamente nessa linha que nós temos também o famigerado Machine Learning, que é quando a máquina passa a aprender e reproduzir novos processos.
Esse processo ocorre por meio de um algoritmo complexo, que fica responsável tanto pela entrada quanto pelo processamento dos dados.
Dentro dessa situação, a saída se conecta com a entrada de uma estrutura, e esse ciclo se repete sequencialmente, concedendo ao software a capacidade de aprendizado e aperfeiçoamento.
Evolução
Os algoritmos estão ligados a todo o processo de evolução da nossa sociedade e estilo de vida nas últimas décadas.
Basta você imaginar como seria a sua vida se você não possuísse um computador, tablet, celular, smart TV, seria bem mais complicado, não é mesmo?
Todos esses itens que hoje em dia são comuns na vida de todos nós, funcionam a partir de algoritmos que vão se tornando cada vez mais complexos e aprimorados.
Dessa forma, novos comandos e possibilidades tendem a surgir, aumentando significativamente os níveis de instrução que esses algoritmos conseguem receber.
Todos esses avanços relacionados aos algoritmos tendem a ter seus benefícios e aplicabilidades difundidos entre diversas áreas como marketing e gestão das empresas.
São diversos os casos onde os algoritmos tomam papéis extremamente úteis, porém, inusitados na nossa sociedade.
Quer um exemplo?
Um dos exemplos mais conhecidos, é o caso da empresa de Hong Kong, Knowledge Ventures, que desde 2014 possui um algoritmo chamado VITAL, membro do seu conselho, com direito a voto nas decisões da empresa.
Realizando uma profunda análise sobre diversos dados e testes clínicos, o algoritmo consegue formular algo como a sua própria opinião sobre os assuntos, dando sugestões e investimentos para a empresa.
E na internet, como os algoritmos funcionam?
Dentro do mundo virtual com o qual estamos tão acostumados, os algoritmos estão presentes nos mais diversos momentos, e principalmente no uso das nossas redes sociais.
Instagram, Facebook, YouTube e até mesmo Spotify, todos eles possuem no seu funcionamento diferentes tipos de algoritmos, responsáveis pelo seu funcionamento como nós conhecemos.
Como cada uma dessas redes sociais possui um algoritmo único, com suas próprias características e peculiaridades, nós decidimos tratar de cada um separadamente.
Dessa forma nós poderemos dar a devida atenção às características de cada um!
É muito provável que o algoritmo do Google seja um dos mais conhecidos e cobiçados do mundo inteiro.
E é justamente por isso que a empresa cumpre muito bem a tarefa de mantê-lo em segredo, com as suas principais características.
Conhecido como PageRank, o algoritmo foi criado em 1998 pela empresa, e obviamente passou por inúmeros aprimoramentos de lá para cá.
Como o objetivo é rastrear e identificar os resultados de pesquisa mais relevantes para o usuário, com o passar do tempo e evolução do uso da Internet, o algoritmo precisou ser atualizado para cumprir bem a sua função.
Um exemplo disso é que, no começo, o algoritmo ranqueava os sites com base na quantidade de outros sites vinculados a ele.
O problema dessa prática, é justamente que com o passar do tempo as pessoas foram percebendo isso, e passando a utilizar de táticas e práticas não muito boas para tentar “burlar” o sistema, e ganhar mais relevância para o seu site.
Com isso, o sistema passou a levar cada vez mais variáveis em consideração, para realizar o ranqueamento dos sites em suas buscas.
Dentre essas variáveis, muitas delas se relacionam com a qualidade da experiência do usuário, justamente como forma de incentivar aqueles que desejam ter mais destaque nos mecanismos de busca, a realizarem as melhores práticas.
Quando estamos pensando em redes sociais, é muito importante nos lembrarmos que quando estamos em uma, existe um grande número de pessoas postando conteúdo ao longo do dia.
Isso significa, que, na prática, é muito difícil, para dizer impossível, conseguir acompanhar todo o conteúdo de tantas pessoas ao longo do dia.
É muito mais provável que toda aquela avalanche de informações traga para você, diversos conteúdos que não te interessam, e que não fazem sentido para o seu dia a dia.
O Facebook foi a primeira rede social a se dar conta disso, e criar um algoritmo que conseguiria categorizar os posts, para então redirecioná-los para as pessoas certas de acordo com alguns critérios prévios.
A empresa considera itens como a proximidade entre os usuários, engajamento de outros amigos nas publicações, e até mesmo informações prévias sobre o usuário para avaliar as suas chances de engajamento.
Dessa forma, o algoritmo consegue direcionar aquilo que é potencialmente mais relevante e interessante para cada usuário, da forma mais eficiente possível.
Quando foi fundada, a plataforma utilizava apenas o fator cronológico para apresentar os conteúdos postados no Feed para os usuários.
Basicamente, isso significa que todo o conteúdo postado, era apresentado apenas conforme os horários das suas publicações, e sem nenhum outro critério para os usuários da rede social.
Como nós já comentamos antes, esse modelo tende a levar muito conteúdo pouco interessante para as pessoas, e não é à toa que o próprio Instagram alterou esse sistema a partir de 2016.
Desde então, a rede social passou a levar outros fatores em consideração, o que deixou seu algoritmo muito mais eficiente, no sentido de direcionar o conteúdo de melhor forma para o seu público.
Esses novos critérios consideram:
- Engajamento: o número de curtidas e comentários em um post, principalmente no período logo depois da postagem;
- Relacionamento: o nível de proximidade entre os usuários, levando em considerações coisas como engajamento e até mesmo mensagens trocadas;
- Temporalidade: o tempo da postagem ainda é levado em consideração, mesmo que já com menos peso e relevância do que no começo.
É interessante notar como a tendência é que cada vez mais os algoritmos vão ficando mais complexos e também precisos, deixando as suas recomendações mais certeiras do que antes.
TikTok
O TikTok é uma das redes sociais mais recentes, e faz um sucesso estrondoso no mundo inteiro, principalmente entre as gerações mais novas.
Sendo um espaço onde as pessoas podem compartilhar vídeos curtos e editados por elas mesmas, é justamente a interação entre os próprios usuários que funciona como o principal motor do algoritmo.
Ou seja, na prática, isso significa dizer que o engajamento dos vídeos é o principal elemento responsável pela geração de novos conteúdos para os usuários.
De forma geral é um sistema parecido com o do YouTube, então que tal falarmos um pouquinho sobre ele?
YouTube
O YouTube é uma das redes sociais mais antigas que seguem em atividade, e convenhamos que sem dar nenhum sinal de que será deixada para trás!
Pensando no funcionamento do seu algoritmo desde a criação dessa rede social, é bem interessante notar a evolução dos critérios adotados, e principalmente, como isso impactou os produtores de conteúdo da rede.
Nas origens da plataforma, lá em 2005, o algoritmo era bem simples, e considerava apenas o número de vezes que o vídeo era iniciado para realizar o seu ranqueamento.
A consequência disso, entretanto, não foi muito boa, resultando em conteúdos com chamadas apelativas e sensacionalistas, que no fim tinham uma qualidade bem abaixo do que era esperado.
Buscando resolver esse problema, o YouTube promoveu uma série de alterações em seu algoritmo, para incentivar a produção de um conteúdo de maior qualidade.
A partir de 2012, o fator preponderante da rede social passou a ser o tempo médio de visualização de cada vídeo, e não mais apenas o número de reproduções.
Com esse ajuste, o conteúdo produzido passa a precisar ser realmente interessante, para reter a atenção do usuário, e fazer com que ele permaneça no vídeo pelo maior tempo possível.
Dessa forma, conteúdos que visam apenas receber cliques passam a perder espaço dentro do algoritmo, abandonados pelos produtores de conteúdo.
Como funcionam os algoritmos de mídia social?
O funcionamento dos algoritmos, como nós vimos até aqui, variam muito de acordo com a rede social em que ele está sendo usado.
Entretanto, de forma geral, busca-se incentivar boas práticas por meio do algoritmo, visando uma experiência de melhor qualidade para os usuários finais.
De forma geral, é possível notar que na maior parte das redes sociais, questões como o engajamento, a quantidade de interação do conteúdo, afinidade, e até mesmo o tipo de post, são avaliados pelo algoritmo.
Esse parece ser um ponto comum entre a maioria dos algoritmos, mas no fim é necessário avaliar caso a caso.
E como o algoritmo pode ajudar o meu negócio online?
Para você que possui o seu e-commerce e chegou até aqui no texto, talvez um grande questionamento siga pairando em sua mente, afinal, como o algoritmo pode te ajudar?
Esse questionamento é muito comum, e passando por elementos tanto do marketing digital, quanto da formulação de estratégias de SEO, você pode descobrir que ele é bem mais útil do que parece.
Pense que o algoritmo é como se fosse o principal motor responsável por fazer com que os conteúdos da Internet saiam de um lugar, e cheguem até outro.
Partindo disso, entender o seu funcionamento, e utilizá-lo a seu favor, fará com que o alcance do seu portal aumente, e dessa forma, ele chegue a mais pessoas do que antes.
Utilizando estratégias de SEO, é possível melhorar o ranqueamento do seu site nos mecanismos de busca, o que significa que ele ganhará maior visibilidade para aqueles que realizarem pesquisas no Google, por exemplo.
Todos esses elementos vão colaborando para melhorar o alcance orgânico do seu site, atraindo mais público, e dando a você a oportunidade de conquistá-lo.
Claro que para conseguir fidelizar essas pessoas, a estratégia já passa a ser bem diferente, mas pelo menos já aumentamos o nosso alcance.
Quais os principais benefícios de usar um algoritmo a seu favor?
Com certeza você já deve ter percebido que não vale a pena ficar brigando contra o algoritmo, não é mesmo?
Na verdade, ele deve ser o seu principal aliado, e acredite, se fizer, os benefícios para a sua loja serão estrondosos.
Mas que tal se dermos uma olhadinha nesses tais benefícios?
Então se prepare e venha conosco para descobrir mais sobre as principais vantagens de utilizar o algoritmo a seu favor!
Atrair visitantes
A primeira vantagem é também uma das mais evidentes, já tendo sido parcialmente tratada em um dos tópicos anteriores.
Conhecendo o algoritmo, é possível adequar a construção do seu site de forma a melhorar o ranqueamento do mesmo, e receber maior destaque dentro das redes sociais.
Dessa forma, o grau de evidência do seu portal aumenta, o que faz com que as chances de alguém acessá-lo e se interessar pelo conteúdo aumente significativamente.
Vale lembrar que cada rede social possuirá seus próprios critérios, mas que de forma geral, boas práticas visando a melhor experiência do usuário costumam trazer bons resultados.
Prever tendências
A compreensão de que estar alinhado com os critérios do algoritmo é uma grande vantagem, parece já estar bem consolidada.
Entretanto, mais do que entender o que o sistema quer e se adaptar, uma coisa que pode realmente se tornar um destaque é a antecipação às mudanças do algoritmo.
O raciocínio é bem mais simples do que parece, de tempos em tempos as redes sociais atualizam os seus critérios de avaliação, com o intuito de melhorar a experiência dos usuários.
Os sites e portais que conseguem antecipar essa mudança de critério, e se atualizar antes que ela ocorra, tendem a sair na frente, e ganhar muito destaque nas pesquisas.
Um exemplo disso ocorreu um tempo atrás, quando o Google atualizou o seu algoritmo, e passou a levar em consideração e dar mais importância para as páginas que se adaptam a diferentes telas.
Com isso, sites que já podiam ser considerados responsivos antes disso, passaram a ganhar muito mais notoriedade, enquanto os outros ficaram para trás.
Recomendar produtos
Os algoritmos buscam entender aquilo que o usuário demanda, para então recomendar para ele, de forma a aumentar a sua satisfação.
Essa compreensão é feita com base no comportamento online de cada um, identificando os sites e pesquisas realizadas pelo usuário.
Quando alguém acessa um site, blog, ou e-commerce, o algoritmo vai recolhendo informações sobre os usuários, buscando justamente apresentar para ele aquilo que ele vem procurando.
Entender o funcionamento desse mecanismo pode ser bem útil, para priorizar ou focar em determinados itens, ou produtos do seu e-commerce.
O algoritmo é algo fundamental para o funcionamento das mais diversas redes sociais, e cumpre um importante papel no direcionamento de conteúdo para todos os usuários.
Apesar de muita gente olhar com ressalvas e muita apreensão, entender o que é algoritmo é extremamente útil, tanto para os vendedores online, quanto também para os consumidores, que passam a encontrar o que buscam com mais facilidade.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como os algoritmos funcionam, que tal aprender a vender mais no Instagram, sem investir dinheiro?
Confira o conteúdo do Antenor Neto, nosso especialista em E-commerce: