Conheça os benefícios das Notificações de push e como usar o recurso no seu negócio

Notificações push são comunicados e avisos que surgem como alertas nas telas dos principais dispositivos. Suas mensagens visam estimular as interações dos usuários e podem ser enviadas de maneira automatizada ou manual, com finalidades diferentes.
Notificações de Push

Principais tópicos

Você já se perguntou como é possível receber mensagens em tempo real em seu smartphone sobre produtos e promoções, mesmo quando os aplicativos estão inativos? 

Esse recurso é viabilizado pelas conhecidas Push Notification, ou notificações de push. Mas o que é exatamente essa expressão? E por que ela é indispensável nas estratégias de marketing atuais?

Essa ferramenta vem sendo amplamente utilizada e não é à toa: ela é capaz de promover melhor engajamento e interatividade com o usuário. 

Quer saber mais como abordar esse tema no seu e-commerce? Então, confira o guia detalhado sobre o assunto, entenda como funciona, os benefícios e as melhores práticas! Boa leitura!

O que são as notificações de push?

As notificações push são comunicados e avisos visualizados nas telas principais de seus dispositivos.

Elas apresentam mensagens direcionadas aos usuários, visando estimular interações e participação em seu site ou aplicativo.

A notificação pode ser enviada de maneira automatizada ou manual, com uma regularidade que varia conforme a finalidade de cada comunicação.

Por exemplo, caso haja um conteúdo recente no blog ou o começo de uma promoção em seu e-commerce, a notificação servirá para informar sobre essas novidades de forma ágil e eficiente.

Nesse âmbito, também é possível empregar essa estratégia para lembrar aos clientes sobre itens deixados no carrinho, fornecer atualizações sobre o status da entrega e divulgar as últimas novidades disponíveis em sua loja online. 

Como funcionam as notificações de push?

Como abordado anteriormente, essas notificações representam uma maneira direta e eficaz de manter os usuários atualizados sobre sua loja virtual, fornecendo conteúdo pertinente e envolvendo-os de forma personalizada e rápida. 

O interessante é que esses alertas podem ser valiosos em todos os estágios da jornada de compra dos usuários.

O sistema de Notificação Push opera com base em três elementos essenciais: o servidor de notificações, o provedor de aplicativos e o dispositivo do usuário.

Entenda com mais detalhes o processo de envio e recebimento, abaixo:

  • configuração do servidor: opte por um provedor de confiança e configure o servidor de notificações para guardar e distribuir as mensagens;
  • integração com os provedores do app: é fundamental realizar a união do servidor que fará a notificação e o provedor de apps, conforme as orientações disponibilizadas;
  • solicitação da permissão do usuário: nesta etapa, deve ser solicitada a  autorização do usuário para o envio de notificações push, destacar as vantagens e garantir o respeito à privacidade;
  • elaboração e envio: elaborar mensagens convincentes e visualmente atraentes é crucial para a estratégia.  Use o servidor de notificações para o envio aos aparelhos;
  • otimização e acompanhamento: avalie questões como taxa de abertura e retenção, adaptando sua abordagem conforme os resultados. Refine a frequência, o horário, o conteúdo e a segmentação para otimizar o desempenho.

Quais são os benefícios das notificações de push no E-commerce?

Maior taxa de aceitação

Ao contrário dos pop-ups que solicitam o endereço de e-mail dos usuários para receber boletins informativos ou ofertas promocionais, as notificações por push do navegador evitam esse tipo de solicitação de informações pessoais. 

Tudo o que exigem é um único clique para iniciar o processo. É por isso que essas notificações têm uma taxa de inscrição mais elevada em comparação com os e-mails. 

Entrega eficaz imediata

As notificações de push da web estabelecem uma comunicação instantânea com o público inscrito. 

Cada mensagem ou atualização é entregue aos assinantes assim que são iniciadas para envio pelo back-end, proporcionando um alcance em tempo real significativo. 

Por conseguinte, ao planejar anunciar uma venda instantânea, as notificações de push do site podem ser altamente vantajosas nesse contexto.

Maior engajamento com o público

Diferentemente do e-mail ou SMS, nos quais o URL para redirecionar o usuário é mencionado no conteúdo, as notificações de push da web exigem apenas um toque para direcionar o usuário ao URL especificado

Ao atrair seu público-alvo com um título de notificação atrativo, é possível obter maior envolvimento.

Portanto, é recomendável criar notificações acionadoras que capturem a atenção do usuário, o que evita o uso de títulos apelativos para cliques.

Aumenta o tráfego do site

Um dos principais benefícios das notificações por push da web é o aumento do tráfego. Isso funciona de uma maneira eficaz quando a mensagem contém algo que vale a pena a atenção do usuário. 

Se for atrativo, você verá um aumento significativo no tráfego do site.

Por exemplo, ao realizar uma venda por tempo limitado, as notificações por push do navegador têm o potencial de gerar um alto tráfego em tempo real.

Não há necessidade de aplicativos móveis

Por meio das notificações por push da web, não é necessário ter um aplicativo móvel para alcançar seus assinantes. 

Além disso, o desenvolvimento de um aplicativo móvel pode implicar em altos custos, tornando as notificações por push da web uma alternativa mais econômica e eficaz para se comunicar com seu público-alvo, de forma semelhante às notificações por push de aplicativos.

Quais são os tipos de notificação push?

Promoções

Utilizar notificações push também pode ser uma ótima estratégia para elevaro engajamento do seu público e impulsionar as vendas.

Você pode utilizar no oferecimento de ofertas exclusivas e  até promoções sazonais, como a Black Friday.

No entanto, lembre-se que para as promoções tenha um resultado eficaz, é crucial que você:

  • tenha um entendimento claro da persona do seu negócio;
  • estabeleça o tom e a linguagem apropriados para os materiais promocionais;
  • crie uma conexão genuína com o público-alvo;
  • priorize o uso de verbos de ação para incentivar a participação.

Confira alguns exemplos de como você pode utilizar essa abordagem:

“Olá! Temos um cupom especial disponível para você, válido apenas nas próximas 24 horas. Não deixe essa oportunidade escapar! Acesse nosso aplicativo agora e garanta seu desconto exclusivo para as próximas compras!”

“Não deixe passar esta oferta imperdível! Hoje, ao comprar qualquer produto da nossa coleção, você ganha um desconto de 30%. Corra, a promoção é válida apenas até o final do dia!” 

Atualizações de produtos

As notificações de push também são excelentes para divulgar novidades do seu e-commerce.

Nesse sentido, uma das estratégias mais interessantes também é oferecer suporte ao cliente, lembrando-o das vantagens exclusivas disponíveis em sua loja online! 

Faça uso de táticas personalizadas do seu negócio e crie notificações que destacam as oportunidades adicionais para o cliente aproveitar essas vantagens em seu aplicativo.

Carrinhos abandonados

Para isso, segmente os clientes conforme seu comportamento relacionado com o abandono de carrinhos, e agende notificações push para motivá-los a finalizar o processo de check-out. 

Além disso, é possível categorizar cada segmento com base em atributos e comportamentos específicos.

Monitore a atividade dos clientes recorrentes em comparação com os clientes inativos. Avalie o engajamento por meio de métricas, como número de cliques e total de notificações entregues.

Um modelo eficaz de notificação push para lidar com o abandono do carrinho é despertar um sentimento de urgência.

Por exemplo, sua notificação push pode ser formulada assim: “Você deixou alguns itens que gostou para trás. Guardamos para você, mas não por muito tempo.”

Quais são as melhores práticas para usar esse recurso?

Quando se pensa em utilizar notificações para uma comunicação eficiente e aprimoramento dos resultados, algumas diretrizes importantes podem ser decisivas.

Aqui estão alguns cuidados de como implementar essas para obter excelentes resultados e envolver os consumidores de forma efetiva.

Tenha cuidado com a frequência

É essencial manter um equilíbrio entre o envio frequente de notificações e evitar sobrecarregar o público.

Uma frequência ideal assegurará que suas abordagens sejam notadas e bem aceitas, sem causar intrusão.

Manter um equilíbrio entre os envios para evitar sobrecarga dos usuários é crucial.

A frequência ideal garantirá que as notificações de push sejam percebidas e bem recebidas, sem serem consideradas invasivas.

Analise o comportamento de seus potenciais consumidores e estabeleça uma regularidade que corresponda às suas preferências.

Personalize as mensagens

Essa personalização estabelece uma conexão mais profunda entre seu empreendimento e o usuário, mostrando que você compreende seus requisitos e gostos.

Incorpore o nome do usuário, sugestões com base em suas escolhas anteriores ou até mesmo ofertas exclusivas ajustadas ao seu perfil.

Tenha uma linguagem cativante

A mensagem em uma notificação push deve ser clara e convincente. Opte por uma linguagem direta e objetiva, transmitindo o recado de maneira sucinta e atrativa.

Utilize palavras-chave marcantes, frases impactantes e um tom de voz que reflita a identidade de sua marca.

Como ativar as notificações de push? Confira nosso tutorial!

Selecione uma plataforma e faça o registro 

Há uma variedade de plataformas acessíveis, como Pusher e OneSignal.

Opte pela que mais se adequa ao perfil de sua marca. Em seguida,  faça o registro na plataforma selecionada, fornecendo dados cruciais, como nome da empresa e detalhes do aplicativo.

Faça as configurações

Estabeleça os detalhes do seu app nessa plataforma, como detalhes sobre URL, nome e ícone… Em seguida, faça a integração do SDK ou a API para favorecer o envio e recebimento de mensagens. 

Nesta fase,  faça a personalização das configurações conforme as exigências do negócio, abrangendo aspectos como o visual das mensagens, os tipos de notificação autorizados e os canais de distribuição.

Realize os testes e acompanhe

Antes do lançamento oficial, certifique-se de avaliar o funcionamento correto das notificações. 

Além disso, acompanhe o desempenho, incluindo taxa de entrega, cliques e conversões. Realize ajustes conforme necessário para aprimorar a eficácia das suas notificações.

Faça as considerações legais e de privacidade

As notificações push estão sujeitas a diversas leis e regulamentações de privacidade em todo o mundo, sendo a mais notável o Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia. 

Portanto, utilize esse recurso fundamentado no GDPR.

Essa normatização estabelece regras rígidas para a coleta, uso e armazenamento de dados pessoais, e o envio de notificações push pode ser considerado uma forma de tratamento de dados pessoais.

Dessa forma, os usuários devem dar consentimento explícito e livre para receber notificações push. O consentimento deve ser específico, informado e claro.

Quais são as melhores métricas e análise de desempenho?

Separamos as principais métricas que são analisadas sobre a notificação de push. Acompanhe.

Taxa de entrega

A taxa de entrega representa a proporção de notificações por push que são efetivamente entregues nos dispositivos dos usuários. 

Essa métrica é influenciada por diversos fatores, como o tipo de dispositivo, sistema operacional, conexão de rede e preferências individuais dos usuários. 

Uma taxa de entrega reduzida indica que suas notificações por push não estão alcançando adequadamente seu público-alvo, o que pode ter um impacto negativo nas taxas de engajamento e retenção.

Taxa de abertura

A taxa de abertura representa a proporção de notificações por push que os usuários abrem. 

Essa métrica indica o nível de interesse e engajamento dos usuários com suas notificações por push e seu aplicativo. 

Quando ela está elevada indica que suas notificações por push são pertinentes, oportunas e valiosas para os usuários, e que as incentivam a tomar medidas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão representa a proporção de notificações push que resultam em uma ação desejada, como uma compra, um registro, uma indicação ou uma classificação.

Essa métrica avalia a eficácia das suas notificações push em atingir seus objetivos de negócios e gerar receita. 

Taxa de retenção

A taxa de retenção indica a proporção de usuários que permanecem utilizando seu aplicativo após receberem uma notificação por push. 

Esta métrica reflete a fidelidade e satisfação dos usuários com seu aplicativo e suas notificações por push.

Uma alta taxa de retenção sugere que suas notificações por push estão contribuindo para a retenção de usuários e diminuição da taxa de desistência.

Taxa de opt-in

A taxa de aceitação representa a proporção de usuários que optam por receber notificações por push do seu aplicativo. 

Esta métrica revela o nível de disposição e interesse dos usuários em receber suas comunicações e interagir com seu aplicativo.

Uma alta taxa de aceitação indica que seus usuários têm confiança em você e valorizam suas notificações por push.

Taxa de opt-out

Também conhecida como taxa de exclusão representa a proporção de usuários que desativam ou cancelam a assinatura de notificações por push do seu aplicativo.

Essa métrica indica o nível de irritação ou insatisfação dos usuários com suas notificações por push e seu aplicativo. 

Quais são as tendências futuras em Notificações Push?

Uma tendência significativa que influencia a área da busca por aquisisção de notificações push é o aumento da importância dada à personalização. 

Para se ter uma ideia, essa área continua experimentando um crescimento gigantesco: segundo o relatório divulgado pela Business Research, o tamanho global do mercado de software de notificações push atingirá US$ 52.748 milhões até 2027.

Em uma era caracterizada por uma sobrecarga de informações, os consumidores estão se tornando cada vez mais seletivos em relação ao conteúdo com o qual interagem. 

Consequentemente, os empreendimentos estão direcionando seus esforços para oferecer notificações de push altamente personalizadas, com o intuito de capturar a atenção do usuário de forma eficaz. 

Essa tendência requer a utilização de análise de dados e inteligência artificial (IA) para compreender o comportamento, as preferências e os padrões de engajamento do usuário.

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