Ao montar um e-commerce, um dos primeiros questionamentos que deve ser feito pelos empreendedores é: como escolher um nome para minha loja virtual?
O nome de uma marca deve ser elaborado muito bem, uma vez que ele precisa traduzir a proposta do negócio e os seus produtos, comunicar com o público e estabelecer conexões.
Além disso, o nome funciona como uma identidade, garantindo que a empresa tenha destaque no mercado, seja referência para indicações e, como consequência, chame atenção dos clientes.
Essa etapa do nome para loja virtual pode ser complexa e requer muito planejamento para que a marca tenha autoridade e importância entre clientes. Por isso, se você está buscando inspiração nesse processo, este artigo foi feito para você.
Confira nosso guia completo com algumas dicas sobre o que considerar para pensar em nomes para loja virtual, além de ajudar você com algumas ideias.
Boa leitura!
Como escolher um nome para loja virtual?
Como mencionamos anteriormente, ter boas ideias de nomes para o comércio online e desenvolver uma marca eficiente exige tempo e muito planejamento.
Nesse sentido, quanto mais criativo e inovador for a denominação para o negócio, chamará mais atenção e atrairá novos clientes.
Então, para escolhê-lo, é preciso criatividade e uma visão estratégica, a fim de que a opção escolhida traga impacto ao público e esteja alinhada aos objetivos do negócio.
Além disso, quando falamos em nomes, é inevitável pensar no branding.
O branding consiste em criar a identidade visual de uma empresa.
A intenção é estabelecer uma imagem positiva ligada ao negócio para o consumidor, utilizando elementos como nome, cores e logotipo.
Dito isso, veja, a seguir, alguns passos fundamentais para fazer uma boa escolha de nome para a sua loja virtual!
Analise o seu público-alvo
O primeiro passo para escolher o nome para loja virtual é conhecer o público-alvo que você deseja conquistar.
Desse modo, é possível avaliar que tipo de nome poderá entrar em conexão com o que as pessoas que pretendem alcançar querem.
Entender para quem sua marca atua pode ajudar no processo de definição dos nomes.
No entanto, isso não está relacionado somente aos interesses dos seus clientes, mas também aos conhecimentos e perfis de consumo.
Contúdo, uma ótima sugestão é fazer uma análise da concorrência e começar uma pesquisa com potenciais clientes que atendam ao perfil que você deseja alcançar.
É preciso levar em conta o perfil do cliente que você espera atrair, pois o nome da sua empresa e as demais ações feitas por ela precisam proporcionar uma identificação com o público-alvo.
Dito isso, comece procurando algumas informações básicas, como:
- Local de residência;
- Idade;
- Renda Mensal;
- Cores preferidas;
- Conhecimento de outras línguas.
Nesse momento, você terá uma imagem clara e objetiva do seu potencial cliente e uma grande quantidade de termos que descrevem a relevância do seu produto para ele.
Defina o nicho de mercado
Ainda que sua loja virtual inclua vários segmentos, é essencial ter foco em um nicho de mercado para não confundir os consumidores e ajudar na criação de uma identidade.
O nicho de mercado consiste em uma estratégia de segmentação, isto é, uma área específica em que uma organização pode atuar e conquistar alto nível de conhecimento, tornando-se referência na área.
Para definir um nicho do mercado, é preciso garantir que todos os recursos investidos, abrangendo tempo, dinheiro e mão de obra, transformem-se em reconhecimento do público-alvo e sejam refletidos em receita para o negócio.
Aqui é importante destacar a importância de respeitar o nicho de mercado, já que não é nada criativo usar um nome que faz referência a outro segmento em sua loja.
Sendo assim, mesmo que o nome não esteja associado à atividade da empresa, é preciso transmitir a mensagem que a marca deseja passar para o cliente.
Escolha o propósito do negócio
O nome de uma marca deve, basicamente, transmitir os seus valores e propósito, e se comunicar de maneira direta com o público.
Do mesmo modo, ao iniciar o processo de escolha do nome, você deve ter em mente que precisa comunicar a essência da sua empresa com clareza.
Um bom exemplo é a Natura, uma empresa que reflete no próprio nome o seu compromisso e harmonia com a natureza.
Mas, lembre-se de que o propósito não serve apenas para criar a marca, ele deverá ser um guia para as decisões futuras do negócio.
Outro aspecto importante é ter uma visão clara do que a marca será e o que você pretende alcançar com ela.
Afinal, assim como em qualquer outra área, estabelecer o objetivo do negócio garante que você esteja investindo no lugar certo.
Além disso, você conseguirá se diferenciar dos seus concorrentes.
Escolha um nome relacionado com o seu negócio
Como mencionamos antes, é essencial que o nome do seu e-commerce tenha relação direta com o segmento dos seus produtos e seu nicho de atuação, principalmente para facilitar a identificação do público com sua marca.
Essa é uma ótima alternativa de expandir o apelo, já que assim que a pessoa visualizar o nome, ela saberá que se trata de um lugar onde pode adquirir um tipo de produto.
Vale destacar que, geralmente, muitas pessoas que estão iniciando no mercado costumam escolher nomes muito específicos.
Com o tempo, isso pode acabar virando um problema se você quiser expandir a sua marca e alcançar novos públicos.
Esse mesmo cuidado deve estar presente no momento de avaliar o significado do termo usado.
Prefira nomes fáceis de serem lembrados
Lojas com grafias simples e fáceis de serem pronunciadas costumam ser uma das mais lembradas pelo cliente quando ele está em busca do produto oferecido por elas.
Por isso, evite nomes difíceis de pronunciar ou escrever.
Muitas vezes, a tonalidade da palavra pode parecer óbvia para você, mas para aqueles que não conhecem a marca, pode não ser tão simples assim.
Não deixe margem para várias interpretações e erros, nessas horas a simplicidade pode ser uma grande aliada. Além disso, fica mais fácil para o registro do domínio do site.
Em muitos casos, é comum utilizar o próprio nome do empreendedor para batizar a marca.
Isso funciona caso você tenha vontade de associar a marca aos seus valores, mas é preciso ter cuidado com a escolha e como ela pode refletir.
Da mesma forma, a opção por palavras estrangeiras pode não ser uma boa alternativa, a não ser que o seu público esteja bem preparado para compreender e lembrar facilmente do termo.
Dê preferência para nomes atemporais
Na hora escolher nomes para sua loja virtual, busque palavras atemporais e evite modismos, de modo que eles possam ser atuais em qualquer época, ajudando a marca a manter sua identidade.
Escolher nomes que mencionam memes, piadas ou assuntos específicos, por exemplo, podem gerar bons resultados de imediato.
Porém, com o tempo, eles podem cair no esquecimento, fazendo com que o nome mal faça sentido.
Para evitar este problema, evite modismos e opte por nomes atemporais e que façam sentido em qualquer época.
Tire como exemplo as marcas de sucesso no mercado: elas possuem nomes marcantes, fáceis de lembrar e sem qualquer relação com modismos passageiros.
Faça um brainstorming
O brainstorming, ou “tempestade de ideias”, em sua tradução livre, consiste em anotar toda e qualquer ideia que surja na sua cabeça, sem filtros ou julgamentos.
Não importa se você acha o nome ruim ou se ele já existe. Nessa hora, o objetivo é apenas anotar tudo.
Passado um tempo, você pode analisar tudo o que foi anotado e descartar o que não tem relação com o mercado que você deseja alcançar.
Lembre-se de separar as palavras utilizadas pelos concorrentes.
Com o restante das ideias, realize combinações até encontrar as que mais representam seu negócio.
No final, você terá algumas boas opções de nomes para sua loja virtual e poderá melhorá-las até que encontre um nome definitivo.
Elabore uma lista de ideias
Para ajudar no processo de definição do nome, uma alternativa é elaborar uma lista com todas as ideias viáveis, destacando todos os pontos fortes, diferenciais e qualidades que deseja apresentar na sua marca.
Com uma lista em mãos, você conseguirá visualizar mais facilmente quais palavras apresentam mais afinidade com o seu propósito e como elas podem ajudar na decisão do melhor nome.
O ideal é trabalhar em uma lista reduzida, então remova palavras com o mesmo significado e mantenha os termos que sejam a junção entre cliente, produto e propósito.
Pense em como as palavras podem estar ligadas aos valores da empresa e como isso poderia influenciar ou ser parte do nome dela.
Por fim, combine algumas expressões de formas diferentes para ver o que se encaixa com o que.
Não precisa ser um nome convencional, apenas jogue ideias e veja qual será o resultado.
Dica extra:
Utilize prompts do ChatGPT para criar uma lista de ideias de nomes para sua loja.
Diga exatamente o que você busca e peça uma lista de nomes.
Após isso, filtre aqueles que mais gostar.
Veja este exemplo:
Analise os concorrentes
Após exercitar a criatividade e ter algumas opções de nome que deseja seguir, faça uma pesquisa aprofundada de nomes dos seus concorrentes e o impacto que essas marcas causam aos consumidores.
Essas análises são relevantes para que se possa perceber o que tem dado certo para chamar a atenção dos potenciais clientes.
Além disso, evita que você escolha nomes parecidos ou que possam lembrar os de outras empresas, em vez da sua própria marca.
Dessa maneira, você tem a chance de entender as estratégias de sucesso para um negócio e consegue criar algo totalmente inédito e cheio de personalidade para a sua loja virtual.
Mostre para as pessoas ao seu redor e peça a opinião delas
Estamos quase finalizando, mas que tal validar se o nome é realmente eficaz pedindo opiniões para os amigos mais próximos e o público em geral?
Organize algumas maneiras criativas de conseguir o ponto de vista de seus futuros clientes.
Você pode usar as ferramentas online como suas aliadas, seja fazendo um formulário simples e enviando pelo WhatsApp, ou entrando em contato com eles pelas redes sociais.
O Google, por exemplo, possibilita que você crie o formulário e compartilhe isso com vários usuários.
As considerações podem ser uma fonte valiosa para validar o nome, além de trazer novos sentidos caso você ainda tenha alguma dúvida sobre o nome escolhido.
Portanto, se acreditar que uma modificação no nome faz sentido para sua estratégia, não deixe de considerar essa possibilidade.
Verifique a disponibilidade da marca no registro de domínios
Outro passo importante nesse processo é verificar a disponibilidade da marca no registro de domínios para o nome escolhido.
Para isso existem sites que podem ajudar, em que você pode realizar a consulta do domínio, a exemplo do Registro.br e do Internic.
A partir disso, é possível saber se alguém tem o domínio que você gostaria de registrar e se é preciso pensar em outras alternativas.
Não deixe de testar também as possíveis extensões, por exemplo, se o seu domínio termina com “.com.br”, sugerimos analisar se há outros iguais.
Essa observação pode evitar confusão entre os usuários.
Além do registro de domínio, você deve conferir se o nome escolhido pode ser patenteado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Trata-se de uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia que permite a autorização de uso exclusivo de sua marca e garante os direitos relacionados à propriedade intelectual no Brasil.
Lembrando que marcas que já possuem propriedade intelectual protegida podem gerar multas e sanções judiciais se utilizadas indevidamente.
Então, para que tudo ocorra de acordo com as normas, é necessário que o nome esteja disponível nas duas etapas anteriores.
Utilize plataformas geradoras de nomes
Como vimos, não há uma fórmula exclusiva para escolher o nome ideal do seu negócio.
Este é um processo que requer planejamento e tempo, podendo surgir muitas dificuldades, dependendo dos empreendedores.
Mas a boa notícia é que você pode utilizar ferramentas para ajudar a criar esse nome, ou pelo menos para clarear as ideias.
As plataformas geradoras de nomes costumam ser ferramentas intuitivas, que criam nomes diferentes, dependendo do segmento de mercado do seu negócio, assim como permitem que você elabore termos com palavras definidas previamente.
Por meio dessas plataformas, também é possível personalizar os nomes gerados ou utilizá-los de inspiração para criar os seus próprios termos.
Além disso, você pode contar com sites profissionais para criar o nome de sua loja virtual com domínio próprio.
Assim, não precisará registrar o nome em outro serviço de hospedagem e terá acesso a todos os recursos para colocar sua loja no ar.
321 nomes para lojas virtuais divididos por nichos
Sabemos que nem sempre a criatividade está no auge.
Por isso, para te ajudar neste processo de escolha do nome da loja virtual, separamos várias referências e sugestões de nomes que chamam atenção.
Lembre-se que são apenas sugestões, já que você necessita de um nome original e que faça sentido para o seu negócio.
A seguir, confira!
Nomes para lojas de alimentação saudável
- Saúde & sabor;
- Vegetais Fit;
- Saudável sabor;
- Light evolution;
- Coma bem;
- Bom alimento;
- Culinária Saudável Bio;
- Cardápio Fit;
- Saúde na Mesa;
- Cantinho Fit;
- Delícias Saudáveis;
- Grão do Bem;
- Vitalidade e Saúde;
- Bom apetite fit;
- Suco verde & especiarias;
- Fit mais;
- Alimento do bem;
- Viva bem fit;
- Ella Fit marmitex;
- Prato Fit;
- Boa forma alimentos;
- viva mais alimentos;
- Loja Saúde e Cia;
- Suplementos e Cia;
- Naturalmente bom;
- Natural Fit;
Nomes para lojas de roupas femininas
- Donna Modas;
- Ideal moda;
- Moda mulher virtual;
- Poder da moda;
- Stop girl Modas;
- Bela Fashion;
- Universo Feminino
- Charmosa Store;
- Diva Moda;
- Toda bela;
- Glamour Modas;
- Divina Elegância;
- Elegance Modas;
- Moda para Elas;
- Cheia de estilo;
- Bella Boutique;
- (Seu nome) moda;
- Cantinho da (seu nome);
- (Seu nome) confecções;
- NY acessórios de moda;
- Icônica moda;
- Carter moda fashion;
- Carmesim moda mulher;
- Mimo Moda & Arte;
- Top Model Store;
- Bella Model Roupas femininas;
- Aquarela Modas;
- Flor de Cerejeira Modas;
- Vanity modas;
- Vogue Modas;
- Elle Moda Feminina;
- Casual moda fashion;
- Hanna Fashion;
- Pink Modas;
- Exuberante Fashion;
- Della Modas.
Nomes para lojas de roupas masculina
- Contemporâneo Outlet;
- Casual Man Modas;
- Infinity Moda Masculina;
- Imperial Modas;
- Smart Man Modas;
- Mister Man Modas;
- Style Man Modas;
- Fashion Man;
- Universo Masculino;
- Studio Modas;
- Official Moda Masculina;
- Reserva Moda Masculina;
- Sport & Estilo Modas;
- Social Man Modas;
- Black Diamond Outlet;
- Coliseum Outlet;
- Sport & Cia Moda masculina;
- Cartier Man Modas;
- Man Store;
- Silver Modas;
- Parada Modas;
- Homem elegante Modas;
- Da villa Moda Masculina;
- Moda dele;
- Moda Man;
- Man Outlet.
Nomes para lojas de roupas infantil
- Baby kids;
- Kids digital;
- Futuros kids;
- Brincando de vestir;
- Doce infância;
- Baby fashion;
- Geração Z on;
- Pimpolho Modas;
- Kids Fashion Store;
- Baby Fashion;
- Meu bebê fashion;
- Mamãe e Bebê Modas;
- Baby Girl Modas;
- Baby Boy Fashion;
- Baby Z;
- Menina Linda Modas;
- Pipa Modas;
- Amarelinha Store;
- Serelepe Store;
- Céu Azul Modas;
- Algodão Doce Modas;
- infancia Livre Modas;
- Viva Feliz Store;
- Use e Viva Modas;
- Carinha de anjo Moda Infantil;
- Anjinhos Kids;
- Baby Face Moda Infantil;
- Brincando de Moda;
- Baby na Moda;
- Criança Feliz Modas.
Nomes para lojas de beleza e maquiagem
- Make Up;
- Bela make;
- Brilho no olhar;
- Poderosa Makeup;
- Beleza Pura;
- Esmaltaria & Perfumaria Luna;
- Absoluto Cosméticos;
- Luz & Beleza;
- Central da Makeup;
- Divina Maquiagem;
- Shopping das make;
- Batom vermelho Makeup;
- Glitter e Cia Makeup;
- Colors beauty Makeup;
- Perfumaria Moderna;
- Elegante Makeup;
- Beauty Bella Makeup
- Pink Blush Store;
- Beleza única;
- Makeup BR;
- Beauty e Cia;
- Pink Lips Makeup.
Nomes para lojas de Eletrônicos
- Planeta dos eletrônicos.com;
- Eletrônicos & Cia;
- Empório dos Eletrônicos;
- Experience Eletrônicos;
- Varejo dos eletrônicos;
- Super Eletrônicos;
- Power acessórios & informática;
- Eletrônica Brasil;
- Mundial Acessórios eletrônicos,
- Game Store eletrônicos;
- Seu celular.com;
- Informática certa;
- Nova Era eletrônicos;
- Seu eletrônico – Assistência técnica;
- Web eletrônicos;
- Eletrônicos Cell;
- Conexão informática;
- Conectado.com – artigos de informática
- Meu Phone.com
- Conserta mais – assistência técnica
- Conecta Consertos;
- UtilizaTec;
- New Age Eletrônicos;
- Peças eletronicas.com
Nomes para lojas de bijuterias e acessórios
- Cristal Rosa acessórios;
- Esmeralda Bijuterias;
- Fino Toque;
- Bela Prata;
- Absoluta;
- (Seu nome) Acessórios;
- Moda Biju;
- Acessórios & Cia;
- Charme;
- L’acessórios;
- La Biju;
- Galeria das Joias;
- Mundo dos acessórios;
- Lua acessórios;
- Universo bijuterias;
- Diamante biju;
- Bella Folheados;
- Gold e Silver semijoias;
- Diamante Negro Bijuterias;
- Ella sofisticada semijoias;
- Pink Diamond Semijoias;
- Acessórios Da [seu nome]
- Colar de Outro Bijuterias;
- Gold Bijus;
- Bela Mulher acessórios;
- Top Bijus;
- Rubi Acessórios;
- Mais acessórios;
- Dela biju.
Nome para lojas de Casa e decoração
- Decore e viva;
- Bello lar decoração;
- Art decorar;
- Glamour & Decoração;
- Casa renovada;
- Decora & Renova;
- Redecora;
- Spazio Decoração;
- La Casa Decora;
- Inova House;
- Art Decor;
- Belo Chic Decoração;
- Requinte decorações;
- Lar Chic Decoração;
- Casa Bella;
- Meu cantinho decorações;
- Seu Lar Bello;
- Decoração e requinte;
- Viva Lar decorações;
- Aconchego decorações;
- Minha Casa linda Decoração;
- Nova Casa Decoração;
- Colorindo ambientes Decoração;
- Seu Toque Decoração;
- Sempre bella Decorações;
- Meu espaço Decor;
- Era Belo Decor;
- Viva Espaço Decor;
- Espaço Lar Place;
- [Seu nome] decorações;
- Casa mais Bela decorações;
Nomes para Lojas de variedades
- Beta Utensílios domésticos;
- Big Variedades;
- Cenário Variedades;
- Divina Opção;
- Hiper Lojão;
- Vem Ver variedades;
- Lojão das Mil coisas;
- Ideal Variedades;
- Magazine Variedades;
- Mil Coisas;
- Primordial Variedades;
- Tudo Lojas;
- Tudo para sua Casa Variedades
- Tem aki variedades
- Lojão das novidades
- Mil e uma utilidades;
- Sua casa precisa – Variedades
- Home lar
- Casa & Cia variedades;
- Tem Tudo variedades;
- Variedade e Cia.
Nome para lojas de autopeças
- Autocar acessórios automotivos;
- Power Car Centro;
- Canais acessórios;
- Reparo Automotivos;
- Minhas peças Car;
- Super automotivos;
- Personnalité automotivos;
- Da Villa acessórios automotivos;
- Modular acessórios automotivos;
- Acessórios autocar;
- Reparo automotivos;
- Power up acessórios automotivos;
- Santa Graxa automotivos;
- Mecânica online.com;
- [seu nome] acessórios automotivos;
- Carro blindado autopeças;
- Help Car autopeças;
- Meu mecânico.com
- Amigão autopeças;
- Sua ajuda.com
- Carro novo autopeças.
Nomes para brechós
- Sua roupa nova – Brechó chic;
- Bella Usados;
- Meu Brechó.com;
- Mais barato.com – Moda consciente;
- Achadinhos.com;
- Moda Vintage.com;
- Ella Chic Brechó;
- Boho Chic Brechó;
- Meu Brechó Vintage;
- Brechó das amigas;
- Brechó da Patroa;
- Parada Bazar;
- Reuse Brechó;
- Madame Chic Brechó;
- Brechó Delas Moda;
- Brechó da (o) [seu nome]
- Luxo Brechó – peças selecionadas;
- Brechó fino – artigos de luxo;
- Mademoisele Brechó fino;
- Do luxo Brechó;
- Moda consciente Brechó;
- Em Alta roupas Usadas;
- Peças Vintage Brechó;
- Moda sustentável Brechó;
- Acessível Modas – Brechó chic;
- Delas para elas Brechó;
- Criativa brechó;
- Era Delas Brechó;
- Novo Look Brechó;
- New Era Brechó;
- Bazar da Moda;
- Moda Alternativa;
- Alternativa moda sustentável;
- Usados & mais – Brechó feminino.
Nomes para lojas de artesanatos
- Creative artesanato;
- Com amor artesanato;
- Artesanato da(o) [seu nome];
- Bibelô artesanatos;
- Decor artesanatos;
- Sua casa artesanatos;
- Mimo artesanatos;
- Crieare Peças artesanais;
- Mais Cores Artesanatos;
- Persone Artesanatos;
- De Art artesanatos;
- Ponto de cor artesanato;
- Crochê.com;
- Cores vivas – pintura artística;
- Bella arte artesanato;
- Glitter artes artesanato;
- Personalize artesanatos;
- Shopping do Artesanatos;
- Vitrine dos artesanatos;
- Ateliê da(o) [ seu nome];
- Studio delas artesanatos.
Tudo pronto para escolher o nome da sua loja virtual?
Seguindo nossas dicas, você conseguirá encontrar ótimos nomes para sua loja virtual.
Lembre-se: escolher um bom nome pode ajudar seu negócio a ser identificado, lembrado e adorado por seu público-alvo.
Afinal, assim como escolher os produtos certos para serem comercializados, o termo pode ajudar em seu caminho para o sucesso.
Outra boa sugestão é contratar uma plataforma de e-commerce que atenda a todas as suas necessidades técnicas e auxilie na criação da sua loja virtual.
Utilizando uma plataforma que ofereça: integração com os maiores marketplaces do mercado, redes sociais, diversas formas de pagamento, frete e atendimento ao cliente você pode focar em vendas.
Quer começar sua loja virtual agora mesmo?
Conheça a Tray e surpreenda-se com o que ela pode fazer pelo seu negócio, confira mais informações no vídeo abaixo:
QUERO ABRIR MINHA LOJA VIRTUAL
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