Com a evolução da internet e das redes sociais, as empresas passaram a focar sua forma de comunicar e atrair o público no mundo digital, elas não estão erradas, muito pelo contrário, elas estão no caminho certo!
O digital veio para ficar e mudou muito o comportamento do consumidor, prova viva disso é uma pesquisa do Cenp-Meios que divulgou que o investimento em Publicidade na internet está com 28,2% da fatia de todo investimento de Publicidade, perdendo apenas para a TV que continua em primeiro com 52,9%.
Os investimentos em Publicidade na internet sobem a cada ano, e as empresas precisam cada vez mais são obrigadas a estarem no digital para melhorar o relacionamento com o seu público e ter mais um canal de vendas.
Mas na Publicidade não devemos investir nossas fichas 100% em um tipo de mídia. Publicidade é repetição criativa! O que isso significa isso? Significa que quando uma empresa quer comunicar algo, ela precisa ser criativa para passar a mensagem, e repetir ela por um bom período para que ela consiga atingir uma boa parcela do seu público.
Com base nisso, você precisa pensar que nem todo mundo está 100% no mundo digital. E você precisa pensar em uma estratégia de comunicação All Line.
O que é uma comunicação All Line?
All, ou tudo, em inglês, pressupõe onipresença. De fato é assim que a comunicação está nos nossos dias – com tendência de seguir nessa crescente. E, se antes tínhamos rádio, TV e jornal, hoje temos várias telas, dados acessíveis a qualquer pessoa e, cada vez mais, automações e wearables, como relógios e roupas, que nos permitem interagir com o mundo e as nossas tarefas.
Sendo assim, a comunicação all line é aquela que está atenta ao fato de que pode estar em qualquer lugar, na verdade. E, se pode aparecer tanto em veículos tradicionais quanto em mecanismos high tech, as marcas precisam espalhar as suas
estratégias de Marketing para os mais variados contextos – é claro, sempre colocando o local de interesse da persona em primeiro lugar.
Como usar isso na prática?
Faça um estudo da minucioso da sua persona! (público ideal) Antes de pensar em qualquer tipo de estratégia, mídia ou comunicação, você precisa pensar aonde seu público está e como você pode atingir ele. Será que ele está lendo jornal ou site de notícias? Será que ele está mais na rua ou dentro de um escritório? Será que o estilo de vida dele é mais saudável? O que será que ele gosta de fazer nas horas vagas? Quais bairros ele costuma ir? Em quais lugares eu encontraria ele?
Tudo isso são perguntas comportamentais para você saber quais tipos de estratégias, mídias e comunicação você poderia utilizar para atingir esse público. Fica bem mais fácil pensar em uma estratégia eficaz para cada tipo de mídia depois de entender mais sobre o comportamento do seu público.
Faça um planejamento
Após você ter algumas respostas de comportamento do seu público, é hora de pensar quais estratégias, mídias, e estilo de comunicação sua marca vai seguir para atingir esse público.
Sendo assim, é bom ter um bom planejamento para cada tipo de estratégia e mídia. Essas estratégias precisam conversar uma com a outra e sendo altamente criativas para atingir seu público. Planeje semana por semana!
Execute e mensure tudo
Após chegar em um bom planejamento é hora de executar todas as estratégias e estar atento para mensurar cada estratégia e cada mídia.
Já deu pra ver que o digital é apenas mais uma das centenas de mídias que podemos utilizar, não é mesmo?
O que vai ditar qual mídia você deve utilizar e qual estratégia você deve seguir, é seu público, sua meta, seu mercado e sua região.
Cuidado para não apostar suas fichar em apenas uma coisa! Se permita a olhar o todo!