Abrir um e-commerce, se tornou a alternativa de muitos brasileiros para driblar a crise e continuar trabalhando mesmo diante do inesperado fechamento das lojas no ano de 2020.
Diante desse cenário caótico, foi preciso reinventar-se. E investir em uma loja virtual foi uma das maneiras mais sólidas de continuar no mercado.
Quem lidera o mercado de e-commerce hoje?
Dessa forma, você já parou para pensar sobre as características de quem colocou a “mão na massa” e entrou para esse mundo de lojas virtuais?
Um estudo realizado pelas instituições: Data Nubank, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelam a porcentagem de quem mais acreditou no setor que fez história.
Mulheres são maioria no comando de lojas virtuais
Cerca de 72% dos empreendedores que entraram para o ramo de vendas digitais são mulheres, contra 64% que são homens.
Não é de hoje que o público feminino tem se destacado em vários setores, inclusive quando se fala em compras. Investir nesse público é sempre uma boa ideia.
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As vendas online, realizadas por mulheres também são maiores
O levantamento mostra ainda, que as empreendedoras também são as responsáveis por realizar a maioria das vendas online.
Ou seja, 75% do faturamento do setor hoje é proveniente de vendas via redes sociais, aplicativos ou internet no geral de lojas virtuais comandadas por mulheres, contra 15% dos homens no total.
O que causa todo esse sucesso?
Não há como afirmar, porém tudo indica que esse cenário é motivado pela tripla jornada de trabalho das mulheres e sua flexibilidade de horários para atender nessa nova modalidade de vendas, por exemplo.
Outro fator que poderia ser relevante, é a maior escolaridade média das mulheres quando comparadas aos homens que empreendem.
Nubank reafirma desigualdade de renda entre gêneros
Apesar de todo o sucesso e esforço para se destacarem, um fato ainda chama a atenção na pesquisa. Segundo o Nubank, mesmo vendendo mais, a renda das mulheres empreendedoras ainda é inferior à dos homens.
Ou seja, segundo os dados, os clientes do Nubank que possuem conta PJ, obtiveram nos sete primeiros meses de 2021, uma receita média 23% maior do que a das mulheres, por exemplo.
No ano anterior, essa diferença era menor e foi de apenas 10,8%. Portanto, durante a pandemia as rendas se distanciaram ainda mais.
Com todas essas estatísticas, fica difícil não acreditar no potencial das mulheres e o quanto elas podem chegar longe! Para te inspirar a abrir seu e-commerce em 2022, conheça 6 mulheres no e-commerce com histórias inspiradoras!