O mundo está mudando – e para melhor.
Hoje não é possível mais falar sobre consumo sem que consideremos a sustentabilidade e o consumo consciente.
Afinal, os impactos no meio ambiente estão cada vez mais visíveis e é urgente priorizar a manutenção dos recursos naturais.
Se eu te disser que uma única calça jeans em todo seu ciclo de vida consome quase 4 mil litros de água, você acreditaria?
Impactante né?
Dados do E-Cycle, mostram que isso equivale a uma emissão de 33,4 kg de carbono — o mesmo valor estimado para uma viagem de carro de 111 km ou para uma TV de tela grande ligada por 264 horas.
Outro dado que chama a atenção é que, no mundo, em torno de 20% da poluição da água associada à atividade industrial vem do tingimento e tratamento de produtos têxteis.
Nesse contexto, como já dissemos anteriormente, é urgente priorizar a manutenção dos recursos naturais, através da moda sustentável.
E se você quer investir nessa área em seu e-commerce, é preciso dominar o tema.
Afinal, os clientes que estão em busca de empresas que atuem nessa pegada são muito exigentes e sabem identificar quando algo está errado.
Por isso, separamos tudo que você precisa saber sobre moda sustentável: conceito, importância, principais termos e tudo o mais que o ajudará a entender mais sobre o tema.
O que é moda sustentável?
Moda sustentável (também chamada de moda ecológica) é um conceito que fala sobre a produção, venda e distribuição de peças de moda, gerando o mínimo de impacto no meio ambiente e que, ao mesmo tempo, prioriza o fortalecimento das comunidades locais para que a região cresça economicamente.
Ou seja, desde a produção das matérias-primas, passando pela produção, o processo logístico, entregas e uso de embalagens.
Todos os pontos devem priorizar o uso contínuo de recursos tanto do meio ambiente quanto, também, o fortalecimento local.
Importância para o meio ambiente
A moda sustentável tem um papel muito importante nos cuidados com o meio ambiente, entre eles:
- Redução no uso de matérias-primas sem reposição. Por exemplo, no uso do algodão orgânico, é necessário preservar e cuidar do replantio;
- Redução na liberação de produtos químicos no meio ambiente. Muitas fibras, principalmente as sintéticas, precisam de tratamentos com produtos que contaminam mananciais e lençóis freáticos;
- Evitar desperdícios de sobras do processo de produção (como retalhos de tecido), que poderiam impactar o meio ambiente a curto e médio prazo.
Entenda os termos usados na moda sustentável
Ao começar a empreender na área de moda ecológica você verá diversos termos que fazem parte das rotinas e da divulgação de negócios.
Por isso, é importante conhecer cada um deles.
Separamos os principais conceitos que você precisa dominar!
Consulte-o sempre que for preciso, como uma espécie de dicionário.
Eco Chic
Esse é um termo que visa unir as ideias de uma moda de luxo, mas que, simultaneamente, seja responsável com os cuidados com o meio ambiente, agindo de forma responsável em relação ao meio ambiente.
Isso porque, por muito tempo, a moda sustentável foi apartada da possibilidade de elegância.
E, por isso, o termo Eco Chic vem, justamente, reforçando como é possível ter um consumo sustentável, sem renunciar à beleza no dia a dia.
Você pode utilizar esse termo, por exemplo, para demonstrar que sua marca possui um alto valor agregado e, ao mesmo tempo, está alinhado com os padrões da moda sustentável.
Moda ética
A moda ética está alinhada com a sustentabilidade, mas, não só com isso, mas com todas as dimensões sociais, econômicas e culturais que estão sendo respeitadas, entre elas:
- Os profissionais responsáveis por todas as etapas de produção são tratados de forma respeitosa, tendo seus direitos trabalhistas preservados, com remuneração justa e horas de trabalho conforme as leis trabalhistas vigentes;
- A extração da matéria-prima utilizada é feita de forma sustentável, mantendo as condições necessárias para preservar o meio ambiente e os recursos naturais da região;
- O processo produtivo não atrapalha o desenvolvimento local e, inclusive, ajuda no crescimento e sustentabilidade financeira local;
- Todo o processo produtivo ajuda, também, na reparação de desigualdades sociais, com adoção de programas de ações afirmativas, reserva de vagas para grupos discriminados socialmente, entre outras possibilidades.
O conceito ganhou maior expressão em 2004, com o evento-manifesto Ethical Fashion Show, realizado em Paris e tem ganhado mais expressão nos últimos anos.
Eco Moda
O termo Eco Moda está ligado à ideia de uma produção responsável, alinhada com as preocupações sobre consequências ambientais em todas as etapas de elaboração.
Isso passa, inclusive, por escolher alternativas importantes de materiais destinados à confecção das peças, substituindo materiais sintéticos.
Algumas possibilidades são:
- Algodão orgânico;
- Fibra de bambu;
- Fibra de abacaxi;
- Fibra de cânhamo.
Aqui, a ideia é pensar em materiais que levem em consideração:
- A capacidade de renovação da fonte (por exemplo, o tempo médio de recuperação do replantio do algodão orgânico e o impacto sobre o solo);
- Como é feito o processo de transformar o material em fibra e se há um consumo elevado de recursos (por exemplo, necessidade de utilizar um alto volume de água);
- Se há a necessidade de adição de produtos químicos no tratamento da fibra e como eles são dispersados no meio ambiente;
- Qual a liberação de carbono total durante a produção.
Zero-waste fashion
A ideia é ter uma produção que gere zero desperdícios durante a sua produção.
A ideia é que eventuais resíduos possam ser trabalhados de outra forma e minimizar descarte desnecessário de materiais.
Os retalhos de tecidos podem ser utilizados nas confecções de outras peças (por exemplo, acessórios) ou, então, serem doados para cooperativas, que poderão decidir como fazer o uso do material e minimizar o impacto sobre o meio ambiente.
Upcycle
Outro conceito também muito em alta é o Upcycle, que é outro termo para o que chamamos de reciclagem.
Sua ideia é, também, reduzir os resíduos de outras produções e dar nova vida útil a outros materiais.
Por exemplo, o uso de lona de caminhão já é uma tendência consolidada.
Esse material muitas vezes já não está em condições para o uso de transporte, pois pode expor a carga a problemas (chuvas, granizo e poeira), ou não ser mais seguro na condução de cargas.
Porém, ele pode estar em ótimas condições para ser tratado e transformar-se em bolsas resistentes, mochilas, entre outras possibilidades da área de moda.
Materiais como câmaras de pneus, uso de peças de algodão, entre outras possibilidades, tem sido cada vez mais popularizadas.
Slow fashion
“Menos é mais”: essa é a ideia do conceito de slow fashion, que visa diminuir a velocidade no consumo de peças de moda.
Ele é um contraponto ao fast fashion, muito comum em lojas de departamento, caracterizado por:
- Produção em massa de peças idênticas;
- Globalização;
- Trocas de coleções constantes, incentivando os clientes a adquirirem novas peças rapidamente;
- Uso de materiais de baixa resistência, diminuindo a vida útil da peça;
- Custo reduzido da mão-de-obra, entre outros.
O slow fashion é um contraponto a tudo isso: a ideia é, justamente, garantir que a pessoa compre menos peças, com menor frequência.
Mas que elas durem mais tempo e sejam produzidas de forma sustentável e com redução na geração de resíduos no meio ambiente.
Como investir em moda sustentável?
Além de uma questão de princípios, a moda sustentável é, também, um mercado em forte expansão!
Segundo pesquisa da Economist Intelligence Unit, ocorreu um aumento de 71% nas pesquisas por produtos sustentáveis na internet nos últimos 5 anos – um dado bem expressivo!
Algumas dicas que podem ajudar a direcionar sua empresa para a área de moda sustentável são:
- Invista em pesquisas de materiais e produção sustentável. Lembre-se que hoje o público consumidor tem investido mais em saber se as suas marcas preferidas realmente estão sendo sustentáveis ou se estão apenas adotando um discurso não-condizente com a realidade. Então incorpore, de fato, o uso de modos realmente sustentáveis;
- Invista em certificações. Elas ajudarão não só no conhecimento sobre o assunto, mas, também, a aumentar a confiança do cliente sobre seu negócio. Afinal, ele verá que sua loja foi avaliada e atua conforme as diretrizes de sustentabilidade. Alguns dos principais são o PETA-Approved Vegan, Sistema B, Fair Trade, Cradle to Cradle, entre outros;
- Traga políticas de incentivo aos colaboradores e ações afirmativas para sua empresa, em todas as etapas da produção (por exemplo, valorização da comunidade local, ações de treinamento e capacitação dos profissionais, entre outros);
- Invista em peças duráveis, feitas com materiais de qualidade e com bom acabamento. Também, é fundamental não se orientar tanto por trends do momento, buscando trazer modelos atemporais e que não precisarão ser substituídos tão facilmente;
- Traga tecnologias que ajudarão a reduzir desperdícios e uso de materiais, bem como a evitar contaminação do meio ambiente com o uso de materiais químicos;
- Conte com fornecedores (materiais, produtos, embalagens, entre outros) que estejam, também, alinhados com os princípios da moda sustentável.
Marcas que investem em moda sustentável
Algumas marcas têm investido pesado na moda sustentável, aproveitando esse boom do mercado.
Estão entre elas:
- Flavia Aranha: conhecida por técnicas sustentáveis no tingimento de tecidos, com uso de corantes naturais e estética mais voltada para o minimalismo;
- Reserva/Eva: a gigante do mercado de moda tem desenvolvido materiais que se decompõem em até 3 anos, bem como também investem no desenvolvimento local, com aulas de costura e modelagem para moradores do Morro da Mangueira, na cidade do Rio de Janeiro;
- Yes I am Jeans: fabricam jeans com mínimo de produtos químicos no tratamento das peças. Para isso, optam por tons mais neutros, que utilizam menos produtos para este fim;
- Osklen: é uma das pioneiras no conceito de moda sustentável no Brasil, já na década de 1990. Há quase 30 anos utiliza materiais como couro de pirarucu, uso de corantes naturais para tingimento, composição com algodão orgânico e PET reciclado, entre outras;
- Uhnika: Loja online com um mix de produtos confeccionados sob os pilares sustentabilidade. Vendas no atacado e varejo;
- Nos Alpes: Loja online com foco em camisetas sustentáveis, roupas e acessórios para a prática de esporte com foco no consumo consciente e sustentabilidade;
- MinimaIdeia: uma marca slow fashion, comprometida com um estilo de vida consciente e sustentável. Loja com foco no minimalismo que produz roupas atemporais.
A moda ecológica é uma tendência que veio para ficar.
Ela não é uma moda efêmera, mas o reflexo de uma necessidade do momento atual, visando a preservação do meio ambiente.
Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre o conceito de moda sustentável.
E quem sabe, repensar sobre os seus hábitos de consumo o branding e o futuro da sua marca.
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