Mobile commerce: o que é, por que é importante e como aproveitá-lo ao máximo

O Mobile Commerce ou M- Commerce é uma modalidade de comércio realizada através de aparelhos eletrônicos. Portanto, as transações, são feitas de forma online usando smartphones ou tablets, por exemplo.
o que é mobile commerce ou M-commerce

Principais tópicos

O mobile commerce é uma excelente maneira das empresas oferecerem as condições de compras que o mercado consumidor demanda.

Também conhecido como m-commerce, ele é o responsável por permitir que as compras de produtos e serviços sejam realizadas por meio de smartphones e tablets.

A compra com dispositivos móveis está cada vez mais comum nos e-commerces e as empresas precisam adaptar seus canais de venda para esses dispositivos.

São muitas as vantagens que o mobile commerce oferece, mas os negócios precisam saber como adaptar essa solução e quais são as práticas que ajudam a conquistar bons resultados.

Quer saber tudo sobre o m-commerce? Se sim, continue a leitura e saiba o que é, como funciona e quais são as boas práticas para implementar essa estratégia no seu negócio. Vamos lá!

O que é m-commerce e como funciona?

O m-commerce é uma modalidade de vendas online voltada para os dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

É uma modalidade que já tem bastante adesão dos consumidores que estão cada vez mais utilizando o smartphone para fazer compras.

Ela costuma ser oferecida aos clientes por meio dos marketplaces, sites otimizados para as telas menores, aplicativos da própria empresa, entre outras ferramentas.

Essa é uma importante forma de fazer negócios, porque boa parte do mercado nacional já utiliza o smartphone para fazer negócios, como mostram pesquisas.

Um dado interessante sobre o assunto é da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com o SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

A pesquisa revelou que 87% dos brasileiros usam seus smartphones para comprar via internet.

Dessa forma, oferecer boas condições para que os clientes façam todo o processo de compra com o celular, sem a necessidade de um desktop, é uma excelente maneira de aumentar o diferencial competitivo das empresas.

O mobile commerce, ou m-commerce, envolve o comércio eletrônico com o uso de dispositivos móveis, do momento em que o cliente pesquisa e encontra um produto, até o momento da conclusão do pagamento.

De forma geral, existem 3 principais maneiras dos varejistas trabalharem com o m-commerce, que são: pelo navegador, por meio de aplicativos e pelas redes sociais.

Navegador

O uso do m-commerce pelo navegador funciona de maneira muito similar ao uso nos computadores e desktop.

Basta que o consumidor utilize um navegador web do smartphone e acesse o site da marca ou o marketplace.

Contudo, é fundamental que o site e o marketplace estejam adaptados para que ofereçam uma boa experiência de compras aos clientes.

Ou seja, essas plataformas de vendas devem ser responsivas e otimizadas para que tenham um bom tempo de abertura e possam oferecer todas as funcionalidades dos smartphones, bem como no desktop.

Isso porque se não for responsivo ou demorar para abrir, a taxa de rejeição da página será muito grande, bem como a diminuição nas vendas, já que a experiência do usuário é influenciada muito no comportamento de compras dos clientes online.

Aplicativos

O uso de aplicativos para vendas também está se tornando uma prática que faz parte do comportamento dos consumidores e, por isso, as marcas estão cada vez mais investindo nessas ferramentas online.

Ainda, existe a possibilidade de fechar parcerias com os marketplaces com os quais a empresa já tem algum tipo de parceria.

Ao oferecer apps voltados para os smartphones, as empresas conseguem aumentar as vendas e gerar mais visibilidade para o negócio, otimizar as vendas, expandir os canais de vendas e muito mais.

Redes Sociais

Muitas empresas já têm um canal de vendas dentro das próprias redes sociais. Isso porque essas plataformas sociais oferecem essa modalidade, já que muitos usuários fazem compras sem sair desses espaços.

Como o uso das redes acontece, quase que majoritariamente, com os smartphones e tablets, esse é um tipo de m-commerce que já conta com boa aceitação do mercado consumidor.

Qual é a diferença entre M-commerce e E-commerce?

Embora o comércio móvel seja uma extensão do e-commerce, existem diferenças importantes entre as duas modalidades:

  • Dispositivos utilizados: o e-commerce tradicional abrange vendas realizadas em qualquer dispositivo conectado à internet, como computadores, notebooks, tablets e celulares, enquanto o M-commerce é focado exclusivamente em dispositivos móveis, como tablets, smartphones e notebooks.

  • Experiência do usuário: o Mobile commerce prioriza interfaces otimizadas para telas menores, com recursos como navegação simplificada e design responsivo.

  • Funcionalidades: no comércio móvel, funcionalidades como geolocalização, notificações push e pagamentos por aproximação oferecem uma experiência mais interativa e personalizada.

  • Comportamento do consumidor: o M-commerce permite compras rápidas e imediatas, enquanto o e-commerce tradicional tende a ser utilizado para compras mais planejadas.

Como o M-commerce tem se configurado?

Existem muitos dados e informações que mostram que o m-commerce é uma tendência que já está funcionando e gerando resultados muito positivos para as marcas.

Para começar, é fundamental entender que o uso de smartphones é uma realidade e quase todos os consumidores têm um em mãos.

Como mostramos anteriormente, as compras realizadas de forma mobile estão conquistando cada vez mais adeptos, independente do genero.

90% das mulheres por exemplo, consomem dessa forma e os homens, chegam a 84%. Portanto é algo geral.

E esse grande aumento ocorreu pela quantidade lojas responsivas presentes no Brasil. Portanto não fazer parte dessa tendência mundial é um grande e pode significar ter menos vendas perante a concorrência.

Dicas para usar o m-commerce

Existem algumas boas práticas que devem ser implementadas para que a estratégia de vendas do m-commerce tenha os resultados esperados.

Veja abaixo algumas dessas práticas.

Site responsivo

Contar com sites e plataformas responsivas é uma das premissas para que o m-commerce funcione.

Isso porque a experiência que o usuário terá com o site no smartphone é decisiva para que as vendas aconteçam.

Ao acessar a plataforma de vendas do negócio, no smartphone, o cliente tem que contar com um tempo de carregamento curto, uma página de visualização responsiva e otimizada para os tablets e smartphones.

Caso a página demore para carregar, as chances do consumidor buscar outra marca é muito maior.

O mesmo ocorre para as plataformas que não oferecem um canal mobile friendly.

Foco na experiência do usuário

O foco do m-commerce, assim como em outras estratégias de vendas, deve ser na experiência do usuário.

É preciso oferecer uma experiência responsiva em toda a jornada desse cliente, já que é possível que ele percorra todas as etapas de compra usando o smartphone.

Portanto, garanta que ele terá uma experiência completa, do momento em que encontra um produto até o momento que ele forneça seus dados e efetue o pagamento.

Não se esqueça de oferecer canais de comunicação e pós-venda com foco no mobile commerce.

Integração de mídias sociais

As mídias sociais são importantes canais de comunicação, engajamento, relacionamento e vendas.

Logo, é fundamental que exista uma integração entre os canais próprios de vendas e as principais redes sociais do negócio.

Essa integração tende a melhorar o desempenho do negócio ao oferecer um aumento no tráfego do site, clientes mais fidelizados e aumento nas vendas do negócio.

Tempo de carregamento do site

O tempo de carregamento é um fator determinante para bons resultados. Afinal, caso a página demore para carregar nos smartphones, as chances do consumidor deixar a pesquisa é muito grande.

Logo, é preciso de monitoramento constante da usabilidade da plataforma em diferentes dispositivos, como o smartphone e o tablet.

Esse monitoramento é o que pode mostrar potenciais dificuldades na usabilidade que estão fazendo com que a empresa perca vendas.

Pagamentos online

É fundamental que a empresa e os seus canais online ofereçam as melhores condições para que os pagamento sejam realizados.

É o momento final e de grande importância para qualquer negócio. Portanto, é muito importante que os pagamentos possam ser feitos por meio dos dispositivos móveis, com opção satisfatórias de pagamento e com um checkout transparente.

Invista em segurança

A segurança nas compras online deve ser uma prioridade para as empresas, já que ainda existe um número considerável de consumidores que não se sentem seguros na hora de efetuar um pagamento online.

Isso porque o número de fraudes online tem sido considerável.

Portanto, é preciso que as informações e dados gerados estejam livre de vazamentos e que as empresas contem com ferramentas online antifraude.

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