A migração de uma plataforma de e-commerce é o processo de transferência de uma loja virtual de uma plataforma de e-commerce para outra.
É um processo que envolve a movimentação de dados como informações de produtos, clientes, pedidos e conteúdo do site.
Além do redesenho ou reestruturação do layout e funcionalidade da loja virtual.
Existe tanto a migração parcial, com apenas determinados aspectos ou módulos da plataforma, como a migração total, que inclui todos os dados e operações do e-commerce.
Geralmente, realizar uma migração de plataforma é uma decisão estratégica se você busca melhorar a performance, a segurança e a escalabilidade de suas operações online.
Por este motivo, elaboramos este conteúdo exclusivo, trazendo as melhores práticas para você realizar esse processo com segurança e eficiência.
Acompanhe a leitura e expanda suas operações!
Quando considerar a migração da plataforma?
No decorrer do tempo, na operação da sua loja virtual, surgirão alguns desafios.
Porém, pode ser que esses desafios tragam sinais de que a plataforma atual não atende mais às necessidades do seu empreendimento.
Nesse momento, migrar de uma plataforma de e-commerce é uma decisão estratégica que deve ser considerada, especialmente se os desafios tornarem-se obstáculos ao seu crescimento e ao sucesso.
Sinais que indicam que é hora de migrar de plataforma:
Desempenho insatisfatório
Fatores como lentidão no carregamento de páginas e queda de desempenho durante picos de tráfego, o que resulta em experiências negativas para o cliente, impactando diretamente nas taxas de conversão.
Dificuldade de escalabilidade
Especialmente se a plataforma não permite acomodar o crescimento do portfólio de produtos, do número de clientes ou de pedidos sem perda de performance, limitando o potencial de expansão das suas operações.
A falta de recursos e funcionalidades essenciais
que incluem a ausência de funcionalidades desejadas, como integrações com ferramentas de marketing digital, personalização da experiência do usuário e relatórios avançados de análise de dados, as quais podem prejudicar a competitividade da sua loja.
Custos elevados para manutenção e atualizações
pois plataformas antigas podem ter custos altos de manutenção e exigir atualizações frequentes, dificultando a inovação e sobrecarregando os recursos do seu empreendimento.
Segurança deficiente
Uma vez que, se a plataforma não oferece suporte a protocolos de segurança robustos ou não cumpre regulamentações, como a LGPD, Código de Defesa do Consumidor e outros.
A exposição à vulnerabilidade aumenta, colocando em risco dados e a reputação da marca.
Ao realizar a migração, você pode esperar alguns benefícios que ajudarão o seu negócio a alcançar novos níveis de eficiência e sucesso, como:
- Melhoria na experiência do usuário, pois plataformas modernas oferecem uma navegação mais rápida e intuitiva, com interface otimizada para dispositivos móveis.
- Maior flexibilidade e personalização, uma vez que ferramentas de personalização e integração de marketing ajudam a criar campanhas direcionadas, e uma experiência mais individualizada para o usuário aumentam a fidelidade à marca.
- Otimização de custos operacionais, pois com a nova plataforma, é possível reduzir os gastos com manutenção e focar os recursos em atividades que agregam valor, como desenvolvimento de novas funcionalidades e estratégias de marketing.
- Segurança aprimorada, especialmente porque, com protocolos de segurança mais avançados, a nova plataforma permite maior proteção contra fraudes e vazamentos de dados, garantindo que o e-commerce esteja em conformidade com as normas de privacidade e segurança.
- Aumento da escalabilidade, pois a junção de todos esses benefícios tende a contribuir para a expansão do seu negócio sem comprometer o desempenho, aumentando potencialmente o número de pedidos, de clientes e de portfólio de produtos.
Mas antes de migrar, recomendamos que analise a performance atual do seu negócio e entenda os impactos da atual plataforma que você utiliza.
A partir do momento em que considerar as necessidades específicas do seu e-commerce, será necessário fazer a escolha cuidadosa da nova plataforma e a criação de um cronograma bem estruturado.
Que contemple todos os aspectos do planejamento da migração, para otimizar esse processo.
Que cuidados tomar durante a migração?
Ainda que a migração de plataforma envolva, inevitavelmente, desafios para os diferentes setores da empresa, uma série de cuidados pode ser tomada para minimizar os danos, como:
- fazer um brainstorm para alinhar todas as partes da migração envolvendo equipes interna e externa;
- alinhar com o time de marketing a agenda de migração para que não coincida com alguma outra iniciativa;
- envolver a equipe de TI no planejamento para fazer a integração com ERP no tempo certo, além de garantir o sucesso de outras integrações — de produtos, estoque, cadastros, pedidos e assim por diante;
- garantir que o escopo do projeto seja compatível com o tempo, evitando retrabalhos ou gastos excessivos por estender a migração para além do planejado.
Pode acreditar: esses cuidados são capazes de minimizar diversos problemas que podem surgir durante o processo de migração caso ele seja conduzido sem o devido planejamento.
Quais são os maiores desafios enfrentados?
Muitas vezes, os desafios identificados pelo gestor do e-commerce em relação à migração da plataforma acabam adiando sua decisão.
Aí é que mora o perigo.
Ainda que possa diminuir temporariamente os resultados da loja virtual, essa estratégia deve ser vista como uma grande oportunidade de longo prazo.
Para você entender melhor, listamos aqui os 7 principais desafios enfrentados ao optar pela migração. Fique de olho!
1. Encontrar a plataforma adequada
Como existem centenas de fornecedores que operam com modalidades diferentes, encontrar um parceiro que atenda às demandas definidas de acordo com os objetivos da empresa vai exigir esforço e tempo.
Afinal, é preciso avaliar as funcionalidades disponíveis e estudar tanto pontos fortes como fraquezas das plataformas mais relevantes.
Mas não desanime!
Lembre-se de que esse processo é essencial para fazer a escolha certa.
2. Analisar o suporte técnico disponível
Outro desafio da migração de plataforma está diretamente relacionado ao suporte técnico oferecido pela plataforma responsável.
O serviço funciona durante as 24 horas do dia, 7 dias por semana?
É feito pela própria fplataforma ou por uma terceirizada?
Analise o que sua empresa precisa nesse aspecto e como a parceira pode suprir suas expectativas.
3. Avaliar a disponibilidade de atualizações
Além de avaliar as funcionalidades atualmente disponíveis na plataforma, é preciso considerar a frequência com que as atualizações são realizadas e se novos recursos são constantemente inseridos no sistema.
💡 Dica do especialista: Ao optar por uma plataforma completa, que atualiza seus recursos e é escalável, você evita ter que passar por outras migrações no futuro.
4. Sincronizar a estratégia de SEO
Um dos maiores desafios de optar pela migração de plataforma no e-commerce é perder os resultados já obtidos com as estratégias de SEO.
Tudo bem que realmente podem surgir impactos, mas eles são significativamente reduzidos quando você se preocupa com esse fator desde o começo.
Uma alternativa é fazer um redirecionamento 301 para as páginas atualizadas.
Dessa forma, você garante que o Google entenderá que houve sim uma reestruturação da URL, mas que a qualidade dos conteúdos não se perdeu.
5. Testar antes de disponibilizar ao público
Antes de disponibilizar a nova loja virtual para o público, o mais indicado é estabelecer um período de testes offline para verificar todas as funcionalidades do e-commerce.
Entre os itens que devem ser considerados estão:
- layout;
- usabilidade;
- páginas de produto e redirecionamentos;
- sistema de pagamento;
- botões;
- integrações com sistemas ERP e CRM;
- logística e controle de estoque;
- certificados de segurança.
Esse período de testes é essencial para garantir o funcionamento adequado de toda a loja virtual, dando máxima eficiência para quando o site for disponibilizado ao público.
Ainda que possa acontecer uma pequena queda nas vendas até que a equipe e os consumidores se acostumem com o novo layout, acredite: a estratégia apresenta resultados consistentes no longo prazo.
6. Verificar a estabilidade da plataforma
Existem diversas empresas internacionais que oferecem plataformas de e-commerce para o Brasil. Sabendo disso, o gestor deve ficar atento à oferta de suporte técnico, que, muitas vezes, pode ser fora do país.
Isso sem contar que o fato de ser estrangeira também pode encarecer a manutenção.
Esse desafio deve, portanto, ser avaliado antes da escolha.
7. Checar a disponibilidade de apoio às vendas
Outro desafio na migração de plataforma e-commerce envolve a capacidade de acompanhamento das novidades do segmento, que surgem em altíssima velocidade.
Para sanar esse problema, é imprescindível contar com a disponibilidade de uma equipe de apoio às vendas, com todo seu know-how prático e atualizado da área.
Como planejar a migração de plataforma
O primeiro passo é analisar as necessidades específicas do seu negócio.
Dessa forma será possível entender se os benefícios de uma migração de plataforma realmente farão sentido para a realidade do seu empreendimento.
Essa análise precisa ser aprofundada, envolvendo:
A identificação dos requisitos funcionais e técnicos
Em que você determinará quais funcionalidades são indispensáveis para o funcionamento do e-commerce, como integração como ERPs, recursos de personalização, ferramentas de análise de dados e automação de marketing.
Estudo do perfil e comportamento do cliente
Onde você deverá identificar as preferências e expectativas do público-alvo, ajudando a definir quais recursos precisam ser priorizados na nova plataforma.
Análise dos custos
Todos os gastos envolvidos, como taxas de implementação, manutenção e possíveis integrações necessárias para evitar surpresas no orçamento e garantir que o investimento gere retorno, também precisa ser ponderado.
Ao analisar todos esses aspectos e decidir pela efetiva migração, você deverá pesquisar e selecionar uma nova plataforma que seja adequada ao seu negócio, que incluirá:
Uma análise competitiva de plataformas
Você deverá avaliar várias opções e suas funcionalidades, verificando a adequação de cada uma às demandas da empresa, bem como as possibilidades de integração com ferramentas já utilizadas.
A viabilidade do seu negócio escalar e receber suporte técnico adequado
Especialmente pela importância de garantir que a nova plataforma seja escalável e que ofereça suporte técnico confiável para lidar com eventuais problemas, além de possíveis treinamentos para a sua equipe.
Testes de demonstrações
Para que você possa fazer testes gratuitos ou acessar versões demonstrativas que ajudem a equipe a visualizar como a plataforma funcionará no dia a dia, para avaliar sua usabilidade.
Realizar todas essas etapas envolve um certo trabalho, e para que sua operação de e-commerce não seja interrompida, é recomendável seguir um cronograma com a definição das etapas de migração.
Definindo a alocação de recursos e a responsabilidade e o planejamento de um período de testes e ajustes.
Ainda assim, é interessante ter cautela com alguns desafios desse processo, pois eles podem acontecer.
Por exemplo: garantir que todos os dados sejam transferidos de maneira segura, que o SEO e o tráfego orgânico do site recebam manutenções adequadas e que a experiência do usuário seja preservada.
Algumas informações valiosas sofrem o risco de serem perdidas e caso o SEO do site não seja bem trabalhado, existe o risco de sua loja não receber o destaque e a retenção de clientes que merece.
Com o cronograma em mãos e tomando esses cuidados, as chances de sucesso serão maiores, e você já poderá executar a migração sem dores de cabeça.
Passo a passo para uma migração bem-sucedida
Realize o Backup completo dos dados
Seguindo a lógica de ter cuidado com a transferência de dados, o primeiro passo é realizar um backup completo.
Essa é a etapa mais importante nesse processo, pois garantir que todos os dados sejam completamente copiados de forma segura evita perdas e permite a recuperação rápida em casos de problemas.
Você pode utilizar soluções automatizadas de backup que capturem não apenas os dados do banco de dados, mas também arquivos de mídia, configurações da plataforma e outras opções personalizadas.
Método comuns incluem backups em nuvem, backups locais em servidores e utilização de plugins específicos para plataformas de e-commerce.
Teste as URLs e faça redirecionamento 301
Para garantir que a migração também não resulte em perda de tráfego e na desclassificação nos motores de busca, é muito importante realizar o mapeamento de URLs.
Você pode realizar esse processo:
- Criando um mapa de URLs, em que, antes da migração, relacione as URLs antigas à novas. Isso ajuda principalmente a identificar quais páginas precisam de redirecionamentos.
- Implementando redirecionamentos 301, onde todas as URLs antigas que não serão mantidas serão redirecionadas, garantindo que visitantes e os motores de busca sejam direcionados para as novas URLs e preservando o tráfego e a classificação do SEO.
Teste as funcionalidades antes do lançamento
Um ambiente de sandbox permite que a equipe teste a nova plataforma sem afetar o site ativo.
Isso é possível principalmente em um ambiente de testes de todas as páginas da sua loja.
Assim, será possível realizar o lançamento da nova plataforma, planejando cuidadosamente para minimizar erros.
Importante: a migração bem-sucedida da sua loja depende de todos esses passos, então é importante realizá-los com cuidado para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Durante esse processo de teste, esteja atento aos fatores de ranqueamento.
Este será um ponto decisivo para que clientes encontrem seus produtos e para que sua loja fique ativa para os motores de busca.
Considerações sobre SEO durante a migração
Como já mencionamos aqui, a implementação correta de redirecionamentos vai ajudar os motores de busca a ranquear seu site de forma qualificada.
Também é importante testar esses redirecionamentos após a migração para garantir que estejam funcionando corretamente.
E que os usuários sejam redirecionados para as páginas certas, evitando insatisfação dos clientes.
A segunda é a verificação de links internos e externos.
Isso significa dizer que, durante a migração, todos os links internos e externos devem ser revisados e atualizados, incluindo a verificação de links quebrados que podem ter surgido devido à mudança de URLs.
Links internos atualizados ajudam a manter a navegação fluida e a estrutura do site.
Enquanto que a atualização de links externos é recomendada para garantir que outros sites continuem a direcionar tráfego para as suas páginas.
A terceira é a atualização de sitemaps e comunicação com ferramentas de busca, que, após a migração, ajudam a atualizar o sitemap do site para refletir as novas URLs.
Você pode enviar o novo sitemap para ferramentas, como o Google Search Console, para garantir que os motores de busca indexem corretamente as novas páginas.
Auxiliando na aceleração do processo de reindexação e na minimização de qualquer impacto negativo no tráfego orgânico.
Observando esses fatores de SEO, você evita perda de tráfego na loja, podendo vender normalmente para os seus clientes e investir na expansão que a nova plataforma pode oferecer.
Nesse momento, é muito importante que todo o fluxo da nova plataforma esteja integrado às necessidades da sua loja, pois dessa forma, sua expansão será bem mais eficaz e bem-sucedida.
Integrações e funcionalidades essenciais no processo de migração
Integração com sistemas de pagamento e logística
No processo de migração, é necessário incluir a integração com sistemas de pagamento e logística.
Assegurando-se de que os métodos de pagamento preferidos pelos clientes sejam suportados na nova plataforma.
E que a logística esteja configurada para gerenciar pedidos de forma eficiente.
Testes rigorosos devem ser realizados para confirmar que todas as integrações funcionam perfeitamente antes do lançamento e evitar futuros desgastes.
Ferramentas de marketing e análise de dados
A nova plataforma deve permitir a integração com ferramentas de marketing e análise de dados.
Incluindo soluções para automação de marketing, e-mail marketing, e ferramentas de análise que ajudam a entender o comportamento dos clientes e a otimizar as estratégias de vendas.
É importante que você se certifique de que essas ferramentas estejam conectadas e configuradas corretamente para maximizar o potencial de crescimento do seu e-commerce.
Recursos de personalização e escalabilidade
Algumas funcionalidades de personalização, como recomendações de produtos e segmentação de clientes, vão ajudar você a melhorar a experiência do usuário e aumentar as taxas de conversão.
Além disso, a nova plataforma precisa ser escalável para acomodar o crescimento futuro, permitindo que o seu negócio se expanda sem comprometer o desempenho.
Como escolher uma nova plataforma?
Para que todo esse processo seja realmente eficaz, a escolha da nova plataforma é determinante.
Afinal, é essa decisão que oferecerá a consistência necessária para o sucesso da migração.
Entre os critérios que devem ser avaliados estão:
- o suporte técnico oferecido é essencial para garantir o bom resultado das vendas e evitar problemas operacionais que gerem uma má impressão no consumidor;
- uma plataforma flexível a novas atualizações é fundamental, sendo necessário avaliar se possui API para integrações, documentação, suporte e updates;
- é preciso conhecer a equipe da nova plataforma e avaliar a possibilidade de trocar experiências para construírem juntos uma solução inovadora para seus clientes.
🎥 Assista o vídeo e confira como funciona a plataforma Tray:
Essas integração vão ajudar você a otimizar bastante tempo em suas atividades, visto que operar um negócio por conta própria envolve responsabilizar-se pela maior parte das atividades.
Sendo assim, certifique-se de que a plataforma suporta esses recursos, e realize todos os testes necessários.
Testes e garantia de qualidade
Ao finalizar todo o processo de migração, você precisa tomar alguns cuidados antes de lança-la.
Seus clientes irão fazer os primeiros acessos e caso haja alguma falha, elas poderão ser decisivas para que eles não voltem.
Logo, antes de lançar a nova plataforma, realize testes em todas as páginas do site para garantir que as funcionalidades operem como esperado.
Incluindo testes de checkout, pagamentos, interações com o usuário e velocidade de carregamento do site.
Também recomendamos que você verifique a compatibilidade da loja com dispositivos móveis.
Principalmente porque a maior parte das compras feitas por consumidores são realizadas através do celular, e isso afetará significativamente na experiência do usuário, algo que impacta na avaliação da sua loja.
Lembre-se que, ao finalizar a migração, todos os envolvidos precisam ser sinalizados.
Especialmente para que você evite perda de contatos importantes e reduza o tempo de adaptação da sua equipe.
Então, recomendamos que:
- Informe aos clientes sobre possíveis mudanças e melhorias, especialmente para reforçar que eles contarão com uma nova infraestrutura pensada exclusivamente na experiência deles. Nesse momento, você pode aproveitar a oportunidade de convidá-los a visitar o site.
- Treine sua equipe para operar a plataforma, contribuindo para melhorar a capacidade produtiva do seu time.
Se você quer realizar a migração da sua loja virtual, comece a planejar com antecedência, esteja ciente dos desafios e siga as melhores práticas descritas neste guia.
Com uma abordagem cuidadosa e bem planejada, sua nova plataforma tem potencial de abrir as portas para um futuro de sucesso e crescimento!
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