O Mercado Livre, uma das principais empresas de marketplaces e proprietária da fintech Mercado Pago, anunciou um crescimento notável em seu desempenho financeiro para o primeiro trimestre de 2024 (1T24).
Com lucros alcançando a marca de US$344 milhões, a empresa registrou um aumento significativo de 71,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior (1T23).
Este aumento substancial foi impulsionado pelo desempenho positivo tanto no mercado brasileiro quanto no mexicano.
Em termos de receita total, a empresa viu um aumento de 43,3%, atingindo US$4,3 bilhões na mesma base de comparação.
No Brasil, o crescimento foi particularmente impressionante, com a receita do mercado eletrônico aumentando em 56,7%, totalizando US$2,57 bilhões, incluindo vendas online e serviços.
Enquanto no México o aumento foi de 59,2%, atingindo US$971 milhões.
O lucro do EBIT (lucro antes de juros e impostos) totalizou US$528 milhões no 1T24, representando um aumento de 29% em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos analistas do setor financeiro.
O GMV (volume bruto de mercadorias) alcançou US$11,4 bilhões, com um aumento de 21,3% em comparação com o primeiro trimestre de 2023, destacando um crescimento de 30% no Brasil e no México.
O número de itens vendidos aumentou em 25%, totalizando 385 milhões, enquanto o volume total de pagamentos atingiu US$40,7 bilhões, representando um aumento de 10% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Empresa alinha a receita e aumenta vendas no marketplace no Brasil
A empresa alinhou suas linhas de receita e despesas de juros do Mercado Pago, resultando em mudanças positivas que impactaram até US$99 milhões na receita líquida.
As vendas do Marketplace tiveram um aumento considerável de 36% no Brasil e 42% no México relacionado ao mesmo período do ano de 2023, conforme medido no GMV.
As margens operacionais atingiram 12,4%, superando os 11, 2% no ano passado.
Mercado Livre quer investir R$ 23 bilhões no Brasil
O Mercado Livre anunciou um investimento de R$23 bilhões para expandir as operações no Brasil, a informação foi divulgada no dia 15 de abril e marca o maior aporte em seus 25 anos de operação no país.
Esses investimentos incluem a abertura de novos centros de distribuição em Brasília, Pernambuco e Porto Alegre, com a expectativa de criar 6,5 mil empregos.
A empresa pretende aumentar sua equipe atual de 22 mil para 29 mil até o final do ano, com ênfase nas áreas de logística e tecnologia.
No Brasil, as operações do Mercado Livre representam 52% da receita líquida total da empresa na América Latina, beneficiando mais de 1 milhão de famílias.
Na divulgação de resultados, Mercado Livre fecha Ibovespa em alta
No dia da divulgação do balanço do 1T24 da companhia, com ações negociadas a R$68,74 no Ibovespa, obteve uma alta de 2,90% comparando com o dia anterior.
Nos últimos doze meses, a alta foi de 333,58% de valorização, de acordo com os dados da Bolsa de Valores.
O marketplace também pontuou que esses valores foram um dos maiores crescimentos no fechamento do Ibovespa neste ano.
Conteúdos que podem te interessar:
➞ As principais estratégias de marketing digital para iniciantes;
➞ 18 melhores marketplaces para vender;
➞ Como vender no Mercado Livre [E-book]