O e-commerce de luxo sofreu resistência das marcas que atuam no mercado de luxo.
O maior motivo, foi por acreditarem que essa modalidade diminuiria a percepção da marca e comprometeria o valor agregado que os espaços físicos geravam para os consumidores do setor.
Contudo, essa não se mostrou uma realidade, pelo contrário.
A aceitação foi bastante eficiente e as marcas perceberam a necessidade de se posicionarem online.
Portanto, para que essa estratégia funcione, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens de inserir o negócio no e-commerce de luxo, bem como as boas práticas para conquistar o sucesso no mundo online.
É isso que você verá neste artigo. Não deixe de conferir!
O que é mercado de luxo?
O mercado de luxo é constituído por marcas e produtos considerados de alta qualidade e que contam com produtos de alto valor de mercado, ofertados a um grupo exclusivo de consumidores.
Portanto, como esse mercado era acessível apenas a um seleto grupo de pessoas, com alto poder aquisitivo, houve uma resistência muito grande para aderir ao comércio eletrônico.
Isso ocorre porque a maioria das empresas de luxo conhecidas acreditava que o valor agregado ao produto se perderia.
Já que a experiência de compra desse mercado, caracterizada por atendimento de alta qualidade em ambiente de conforto e sofisticação, não aconteceria no mundo digital.
Com isso, os clientes do mercado de luxo não se sentiram exclusivos e prestigiados para fazer a aquisição de produtos caros.
Vantagens do e-commerce de luxo
Esse mercado, que há anos movimenta bilhões em receitas e vendas, confere alguns benefícios e vantagens para as marcas que passaram a atuar no ambiente online.
Veja abaixo algumas das principais vantagens de atender a esse exigente público nos canais digitais da empresa. Vamos lá!
Baixa competitividade
Assim como no universo das vendas físicas, a competitividade desse setor é bem menor do que comparada com o mercado de produtos de menor valor.
Afinal, mesmo que o acesso aos e-commerces de luxo seja possibilitado para todos os consumidores, são poucos os que podem consumir dessas marcas.
Portanto, a quantidade de lojas virtuais de luxo é menor também no mundo online.
Maior possibilidade de vendas
Diferentemente dos espaços físicos, a experiência de compras de alta qualidade e com sofisticação pode atender a um número maior de consumidores.
Afinal, é possível atender a todos os clientes que acessarem a página online, com a mesma qualidade que o atendimento individual.
Nas lojas físicas, isso não é possível.
Diminuição dos custos
Os custos que envolvem uma experiência de luxo nos e-commerces é consideravelmente menor do que os custos necessários para oferecer a experiência de compras condizente com o valor dos produtos comercializados.
Logo, por mais que exija maiores cuidados e recursos que uma loja online convencional, a redução dos custos é sem dúvida uma grande vantagem para o mercado de luxo digital.
Desafios do mercado de luxo
Assim como em todas as modalidades de negócios, o e-commerce de luxo enfrenta desafios que devem ser superados.
Confira a seguir alguns desses desafios.
Segurança
Por se tratar da venda de produtos de altíssimo valor, é preciso garantir que as informações bancárias dos clientes sejam mantidas com muito sigilo e segurança.
Além disso, a marca deve garantir que a compra realizada será entregue mantendo a qualidade, sofisticação e eficiência dos espaços físicos.
As compras online tendem a gerar maior desconfiança para os consumidores.
Com produtos de altos valores, a segurança na experiência de compras deve se tornar uma prioridade dos e-commerces de luxo.
Qualidade
Manter a qualidade no atendimento online, com a mesma eficiência, sofisticação e glamour do espaço físico, é sem dúvidas um dos principais desafios das marcas que aderiram ao e-commerce de luxo.
Afinal, a experiência de compras é um fator decisivo, e o público desse segmento tende a ser muito mais exigente.
Portanto, é preciso investir em ferramentas digitais que ofereçam comodidades em todas as etapas da compra.
Tendências para iniciar no e-commerce de luxo
Como vimos, esse mercado apresentou números satisfatórios para as empresas do segmento, bem como forte adesão do mercado consumidor.
Logo, as tendências para o setor começaram a aparecer, e soluções eficientes surgiram para que o e-commerce de luxo continue a crescer.
Vamos às principais tendências do setor.
Experiência personalizada
Assim como nos espaços físicos, o atendimento para o mercado de luxo deve ser personalizado.
Afinal, os produtos são de alto valor e exigem uma experiência condizente com o preço.
Portanto, em toda a jornada de compra, o e-commerce deve utilizar as inovações tecnológicas para atender esse consumidor.
Layout intuitivo e responsivo, atendimento via diferentes canais e boa experiência pós-compra, são algumas das demandas desse mercado online.
Realidade virtual
Uma maneira eficiente de usar as tecnologias disponíveis para oferecer um atendimento personalizado e diferenciado é a realidade virtual.
Afinal, com essa ferramenta, é possível que o cliente tenha uma percepção muito mais realista do produto que está adquirindo.
Atendimento omnichannel
O atendimento, bem como a jornada de compras, não deve ficar limitado apenas a um canal.
Para que a personalização seja garantida, o e-commerce de luxo deve atender os clientes nos canais em que eles mais se sintam à vontade.
Além disso, com as vendas omnichannel, existe a possibilidade de oferecer um atendimento 24 horas, com qualidade, sofisticação e personalização.
Confira também: Omnichannel: o que é e como aplicar essa estratégia de diferentes canais em seu negócio!
Inteligência Artificial
A utilização da Inteligência Artificial, combinada com o Machine Learning, possibilita às marcas entenderem o comportamento dos clientes nos canais online e ajuda a mapear a jornada de compra digital.
Com isso, os e-commerces de luxo passam a entender o que os clientes desejam comprar e como preferem fazer as compras.
Esses dados ajudam os gestores a direcionarem esforços e recursos para as ações que geram resultados positivos.
Os e-commerces de luxo são tendência para o mercado de luxo e a aceitação desse tipo de loja já vem se mostrando satisfatória e eficiente.
Afinal, os números das vendas estão em ascensão no Brasil e no mundo.
Portanto, é preciso entender as principais tendências para quem deseja iniciar as operações no mundo online e conhecer os benefícios do e-commerce de luxo.
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