Embora o ideal é não ter clientes inadimplentes, sabemos que imprevistos acontecem e que nem sempre os clientes pagam os boletos em dia.
Quando um pagamento não é identificado, sua loja precisa estar pronta para enviar uma mensagem de cobrança, avisando o cliente de forma gentil que o pagamento está em atraso.
Isso é fundamental para lojas virtuais e também para o varejo tradicional.
Por isso, modelos prontos de mensagem de cobrança vão facilitar sua vida e economizar seu tempo.
Se a sua loja possui um script de cobrança, você não precisa digitar a mensagem toda sempre que tiver que cobrar um cliente.
Neste artigo, vamos compartilhar 32 modelos de mensagens de cobrança para você enviar aos clientes inadimplentes.
O que é uma mensagem de cobrança?
A mensagem de cobrança é uma comunicação formal, por texto, usada para lembrar o cliente do vencimento da fatura. Ela pode ser enviada por meio de diferentes canais, como SMS, WhatsApp, e-mail e carta.
Em cada canal, a mensagem tem certas particularidades.
Você também pode escrever um tipo de mensagem de cobrança para cada momento em relação ao vencimento que podem ser:
- Antes do vencimento (lembrete);
- No dia do vencimento;
- Após a fatura vencida.
O ideal é enviar a sua primeira mensagem de cobrança antes da data de vencimento de uma fatura, como uma forma de lembrete, nunca depois.
Por que é importante cobrar o cliente da maneira certa?
A maneira como você fala com os clientes tem um grande impacto em sua marca, e nada proporciona satisfação maior do que uma comunicação amigável.
Antes de mandar uma mensagem cobrando o seu cliente, se coloque no lugar dele e reflita como você se sentiria se recebesse a mensagem.
Seja cortês, não seja rude e demonstre empatia, afinal quem nunca esqueceu de pagar uma conta, não é mesmo?
Mensagens de cobrança: veja 32 modelos para escrever a sua!
Os modelos de mensagem de cobrança podem ser personalizados para cada cliente.
Você só precisa inserir o nome e outras informações relevantes de cada cliente nos espaços reservados do modelo.
Modelos de mensagem de cobrança por Whatsapp
O Whatsapp está entre os aplicativos mais baixados nos celulares dos brasileiros, transformando-se em uma poderosa ferramenta de comunicação próxima e pessoal.
Enviar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp dá a quase certeza de que o cliente verá o lembrete dentro de pouco tempo.
Mas as particularidades da cobrança pelo Whatsapp são o tamanho curto da mensagem e o tom pessoal no texto escrito, tendo, inclusive, a possibilidade de usar emojis.
A seguir, confira uma lista de modelos de mensagens de cobrança pelo WhatsApp.
Modelo 1: cobrança antes do vencimento
[Primeiro nome do cliente], tudo bem?
Vimos em nosso sistema que a parcela de [mês em questão], referente à compra do produto/serviço na [Nome da empresa] ainda não foi paga.
O vencimento cai no dia XX/XX/XXXX.
Você precisa de alguma ajuda para o pagamento?
Estamos no WhatsApp para oferecer condições especiais para resolver sua situação.
Basta mandar um “oi”, e já podemos negociar!
Modelo 2: cobrança antes do vencimento
Olá, [Primeiro nome do cliente].
Sua fatura [Nome da empresa] vence amanhã! 👀
Para facilitar o seu pagamento, trouxe o código e a fatura em anexo, nesta mensagem.
Código de barras: XXXXXXXX-XXXXX-XXXXXXXX-XXXXXX
Precisa falar com a gente?
Você pode responder esta mensagem com a sua dúvida ou fazer uma ligação para o número XXXX-XXXX.
Conte com a gente!
[Nome da empresa].
Modelo 3: cobrança no dia do vencimento
[Primeiro nome do cliente], tudo bem? Esperamos que sim!
Estou enviando esta mensagem para lembrar que hoje é o último dia para realizar o pagamento da sua fatura [Nome da empresa], no valor de R$ XXX,XX.
Caso tenha alguma dificuldade para realizar o pagamento, você pode responder esta mensagem, combinado?
Atenciosamente,
[Primeiro nome do funcionário], [cargo] da [Nome da empresa].
Modelo 4: cobrança após o vencimento
“Olá, [nome da pessoa]
Aqui é da/do [Nome da empresa],
Ainda não identificamos o pagamento do seu boleto referente à/ao [produto/serviço] no valor de R$ XX,XX.
O vencimento foi em XX/XX/XXXX. Infelizmente, existe uma multa por dias de atraso sobre o valor do pagamento.
Por isso, você pode solicitar a sua 2ª via do boleto aqui pelo Whatsapp ou utilizar o código de barras abaixo para resolver essa pendência:
Código de barras: XXXXXXXX-XXXXXX.XXXXXXXX-XXXXXX
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelo 5: cobrança após o vencimento
Opa, [Primeiro nome]! Como vai?
Notamos que você tem uma fatura [Nome da empresa] que venceu no dia XX/XX/XXXX, no valor de R$ XX,XX, referente à compra do [produto/serviço].
Caso esteja enfrentando problemas para regularizar sua situação, basta responder esta mensagem pelo Whatsapp, combinado?
Podemos oferecer para você algumas alternativas de pagamento.
A efetivação dos pagamentos pode levar até X dias.
Então, se você já realizou o pagamento do boleto, desconsidere este lembrete.
Estamos à disposição,
[Nome da empresa].
Modelo 6: cobrança após o vencimento
“Olá, [Primeiro nome]! Tudo bem?
Aqui é [Primeiro nome do funcionário], da [Nome da empresa].
Observei que até o momento o seu pagamento no valor de R$ XX, referente à compra do [produto/serviço], ainda não foi feito.
O vencimento foi no dia XX/XX/XXXX.
Mas você não precisa se preocupar, porque já atualizamos o boleto com um novo valor e prazo de vencimento. Ele está em anexo e pode ser baixado!
Caso você precise de ajuda ou tirar dúvidas, fique à vontade para responder esta mensagem, ok?
Conte conosco!
Modelo 7: cobrança após o vencimento
Olá, [Primeiro nome], tudo bem? Esperamos que sim!
Meu nome é [Primeiro nome do funcionário], da [Nome da empresa].
Vimos em nosso sistema que existe uma fatura em aberto em seu nome, que venceu no dia XX/XX/XXXX.
Mas não se preocupe, porque queremos oferecer para você algumas alternativas de pagamento!
Basta responder esta mensagem para negociarmos, combinado?
Abraços. 😊
Modelo 8: aviso de Medidas Adicionais:
Olá, [Primeiro nome], tudo bem?
Estamos entrando em contato para informar que a fatura [Número da Fatura], com vencimento em [Data de Vencimento], permanece em atraso.
Caso o pagamento não seja realizado até [Nova Data de Vencimento], medidas adicionais serão tomadas. Por gentileza, entre em contato para resolvermos a pendência o quanto antes.
Abraços.
Modelos de mensagem de cobrança por E-mail
O e-mail é um canal de comunicação ativo entre milhões de empresas e clientes.
Apesar do sucesso das redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas, o e-mail continua sendo usado por muitos usuários para receber novidades e mensagens corporativas.
Se você tem uma base de contatos no e-mail, é uma boa ideia construir uma estratégia de e-mail marketing e enviar a mensagem de cobrança por esse canal.
Confira alguns modelos de mensagem logo a seguir.
Modelo 9: aviso de recebimento da fatura
Assunto: Fatura [nome da empresa]
[Primeiro nome do cliente], como vai?
O boleto no valor de R$ XXX,XX, referente à compra realizada com a [nome da empresa] vence nos próximos dias.
Realize o pagamento até a data de vencimento para evitar multas por atraso.
Você pode pagar o boleto em anexo pelo internet banking, pela lotérica no seu app de pagamento ou no banco de sua preferência.
O processamento do pagamento pode demorar até X dias. Então, se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX ou pelo WhatsApp XXXX-XXXX.
Teremos o maior prazer em falar com você.
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelo 10: aviso de recebimento da fatura
Assunto: Vencimento da fatura está chegando!
“Olá, [Primeiro nome do cliente]! Tudo bem?
Aqui é [Primeiro nome do funcionário], da [nome da empresa].
Estou entrando em contato para lembrar que a sua fatura no valor de R$ XX,XX vence no dia: XX/XX/XXXX.
Para facilitar o acesso, aqui está o seu código da fatura: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX.
Se tiver alguma dúvida ou quiser mais informações sobre seus próximos vencimentos, basta entrar em contato.
Você pode responder este e-mail ou nos ligar pelo número XXXX-XXXX.
Estamos disponíveis em [dia e horário de atendimento].
Conte conosco!
Atenciosamente,
[Nome do funcionário], [cargo].
Modelo 11: aviso de recebimento da fatura
Assunto: Lembrete – fatura [nome da empresa]
Olá, [Primeiro nome do cliente]!
Ainda não identificamos o pagamento da fatura nº [código], referente ao [produto/serviço] com vencimento em XX/XX/XXXX.
Mas não precisa se preocupar, porque estamos enviando em anexo a fatura em PDF para você fazer o download e realizar o pagamento o quanto antes.
Sinta-se à vontade para entrar em contato se tiver alguma dúvida.
Atenciosamente,
[Nome].
Modelo 12: aviso de recebimento da fatura
Assunto: Sua fatura [nome da empresa]
“Olá, [Primeiro nome do cliente]! Tudo bem?
Chamo-me [Primeiro nome do funcionário], da [Nome da empresa].
Notamos, em nosso sistema, que o pagamento referente à compra de [produto/serviço] ainda não foi efetuado.
Estamos enviando esta mensagem para lembrar de realizar o pagamento na data correta.
Assim, você pode evitar o acúmulo de juros no pagamento atrasado.
Precisa falar com a nossa equipe?
Estamos disponíveis em [dias e horários de funcionamento], no telefone XXXX-XXXX.
E aí, vamos regularizar a sua situação?
Abraços,
[Primeiro nome do funcionário], [cargo].
Modelo 13: dia do vencimento
Assunto: Sua fatura [Nome da empresa] vence hoje!
Olá, [Primeiro nome]! Tudo bem?
Estamos enviando esta mensagem para avisar que hoje é a data-limite para realizar o pagamento da sua fatura [Nome da empresa] dentro do prazo.
Em anexo, você encontra a fatura para realizar o pagamento.
Caso encontre alguma dificuldade ou tenha dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX.
Atenciosamente,
[Primeiro nome do funcionário], [cargo].
Modelo 14: cobrança após vencimento
Assunto: Tudo certo com o pagamento da fatura?
Prezado [Primeiro nome],
Ainda não recebemos o pagamento da fatura n.º [código] para [produto/serviço], que venceu há X dias, em XX/XX/XXXX.
Para facilitar o seu acesso, trouxemos a fatura em anexo neste e-mail.
Observe que uma taxa de atraso de R$ XX,XX foi aplicada sobre o valor total devido, que agora é de R$ XX,XX.
Por favor, informe-nos quando podemos esperar o recebimento do pagamento.
Sinta-se à vontade para entrar em contato se tiver alguma dúvida ou preocupação.
Estamos disponíveis em [dias e horários de funcionamento], no telefone XXXX-XXXX.
Atenciosamente,
[Primeiro nome do funcionário], [cargo].
Modelo 15: cobrança após o vencimento
Assunto: Fatura em atraso
Prezado [Primeiro nome do cliente],
Em anexo, está uma fatura referente à compra do [produto/serviço], na [nome da empresa], que venceu em XX/XX/XX.
Observe que uma taxa de atraso foi aplicada, e o valor total devido agora é de R$ XX,XX.
O novo prazo de vencimento é XX/XX/XXXX.
Realize o pagamento dentro do período para evitar o acúmulo de juros.
Se tiver alguma dúvida ou preocupação, não hesite em entrar em contato conosco!
Você pode responder este e-mail ou ligar-nos pelo número XXXX-XXXX.
Estamos disponíveis em [dia e horário de atendimento].
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelo 16: cobrança após o vencimento
Assunto: Fatura [nome da empresa] atrasada
Olá, [Primeiro nome do cliente].
O pagamento da parcela do mês de [mês em questão], referente à compra não consta em nosso sistema. O vencimento foi no dia XX/XX.
Entendemos que imprevistos podem acontecer e, às vezes, perdemos alguns prazos.
Para facilitar o seu acesso, atualizamos o boleto com o valor e uma nova data de vencimento.
Ainda assim, caso você tenha qualquer dificuldade para efetuar o pagamento, não deixe de entrar em contato conosco.
Estamos disponíveis para responder perguntas por e-mail ou pelo telefone XXXX-XXXX.
Conte com a [Nome da empresa]
Atenciosamente,
[Nome do funcionário], [cargo].
Modelo 17: cobrança após o vencimento
Assunto: Você tem uma fatura [nome da empresa] em atraso
Prezado [Primeiro nome do cliente],
Verificamos que o pagamento da fatura de R$ XX,XX referente à compra de [produto/serviço], ainda não foi efetuado.
O vencimento foi no dia XX/XX/XXXX.
Entendemos que imprevistos acontecem e, às vezes, perdemos os prazos.
Por isso, estamos enviando em anexo o boleto com o valor e a data de vencimento atualizados.
O novo prazo de pagamento ficou para o dia XX/XX/XXXX.
Realize o pagamento dentro do vencimento para evitar o acúmulo de juros.
Se tiver alguma dúvida ou precisar falar conosco, entre em contato.
Responda este e-mail com a sua dúvida ou fale conosco pelo número XXXX-XXXX.
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelos de mensagem de cobrança por SMS
Assim como nos outros canais, a primeira mensagem enviada pelo SMS ao consumidor é a cobrança preventiva.
Ela serve para avisar sobre a chegada do prazo de vencimento do boleto e tem por objetivo prevenir atrasos e inadimplência.
Você pode estar se perguntando se ainda vale a pena utilizar o SMS para cobrança.
E a resposta é sim!
Quando comparado aos outros canais, o SMS pode ser mais eficiente na entrega da mensagem de cobrança.
Comparado ao e-mail e Whatsapp, por exemplo, o SMS não precisa que os celulares dos consumidores estejam conectados à internet para receber a mensagem.
Logo em seguida ao disparo, uma notificação sobre a mensagem é gerada na tela do consumidor.
A seguir, confira uma lista de modelos de mensagem de cobrança para SMS.
Modelo 18: cobrança antes do vencimento
Sua fatura [nome da empresa] vence no dia XX/XX/XXX. Realize o pagamento para evitar multa por atraso.
Utilize o código de barras do boleto para quitar seu débito o mais rápido possível: XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX.
Em caso de dúvida, fale com [nome da empresa], pelo telefone XXXX-XXXX.
Modelo 19: cobrança antes do vencimento
[Primeiro nome], sua fatura referente ao mês de [mês em questão] na [nome da empresa] vence nos próximos dias.
Se você quiser receber o código de barras do boleto, responda gratuitamente esta mensagem com a palavra SIM (se o pagamento já foi efetuado, por favor, desconsidere esta mensagem).
Modelo 20: cobrança antes do vencimento
Olá, [Primeiro nome da pessoa]!
O pagamento do seu boleto no valor de R$ XXX,XX está com o prazo de vencimento para o dia XX/XX/XXXX.
Utilize o código XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX para realizar o pagamento do boleto pelo aplicativo do seu banco.
Se ficar com dúvidas, converse conosco pelo telefone XXXX-XXXX ou pelo e-mail financeiro@nomedaempresa.com.br
Modelo 21: cobrança antes do vencimento
Olá, [Primeiro nome da pessoa]!
Sua fatura [nome da empresa] ainda está em aberto!
Para resolver sua situação, entre em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX para renegociarmos o seu débito.
Modelo 22: cobrança no dia do vencimento
Seu boleto vence hoje!
Ainda não identificamos o pagamento da sua fatura [nome da empresa] do mês de [mês].
Houve algum problema?
Para facilitar a sua vida, segue o código de barras do boleto atualizado: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX.
Modelo 23: cobrança após o vencimento
Boa tarde, [Primeiro nome da pessoa].
Não consta em nosso sistema o pagamento referente ao mês de X do seu cartão [nome da empresa].
Quer receber o código de barras do boleto com o valor atualizado? Responda gratuitamente com a palavra SIM.
Caso você já tenha efetuado o pagamento, desconsidere esta mensagem.
Modelo 24: cobrança após o vencimento
Olá, [Primeiro nome da pessoa].
Este é um lembrete de que o seu faturamento de R$ XX,XX nas lojas [nome da empresa] ainda está em aberto.
Responda esta mensagem gratuitamente para negociarmos seu débito.
Modelo 25: cobrança após o vencimento
Oi, [Primeiro nome da pessoa].
Gostaríamos de entender o motivo do atraso no pagamento do seu boleto de [mês em questão] da [nome da empresa].
Ligue para o nosso telefone XXXX-XXXX e vamos resolver sua situação!
Modelo 26: cobrança após o vencimento
Seu boleto venceu!
[Primeiro nome da pessoa], o seu boleto da [nome da empresa] venceu no dia XX/XX. Por isso, estendemos o prazo para o dia XX/XX.
Caso ainda fique com dificuldades de realizar o pagamento, entre em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX, e vamos conversar.
Modelo 27: cobrança após o vencimento
[Primeiro nome da pessoa]. Tudo bem?
A sua mensalidade de [mês] da [Nome da empresa] está em aberto.
O prazo de vencimento foi dia XX/XX/XXXX.
Você precisa de alguma ajuda para quitar seu débito?
Para renegociarmos seu débito, passe em nosso escritório para conversarmos ou ligue para o número XXXX-XXXX.
Modelo 28: cobrança após o vencimento
O seu boleto no valor de R$ XXX,XX, com vencimento em XX/XX/XXX, está pendente.
A falta de pagamento pode interromper a prestação de serviços.
Use o código de barras a seguir para pagar o boleto atualizado pelo aplicativo do seu banco: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX.
Em caso de dúvidas, ligue para nosso número: XXXX-XXXX.”
Modelos de mensagem de cobrança por Carta
A carta ainda é um dos meios mais seguros, tradicionais e formais para enviar uma mensagem de cobrança.
Ela deve ser enviada pelos Correios, mediante registro e com direito a Aviso de Recebimento (AR).
Todos esses aspectos visam a garantir o recebimento da mensagem pelo seu cliente.
Assim como em outros canais, a mensagem de cobrança enviada pela carta deve apresentar um texto curto, uma linguagem simples e ir direto ao ponto.
A principal diferença para os outros canais, como WhatsApp, SMS e e-mail, é que a carta atende, principalmente, um público mais velho e sem muita familiaridade com a internet ou as ferramentas do celular.
A seguir, confira quatro modelos de carta para enviar a mensagem de cobrança.
Modelo 29: cobrança antes do vencimento
Olá, Sr./Sra [Primeiro nome da pessoa].
Nós, da [Nome da empresa], gostaríamos de lembrar que o vencimento do seu boleto no valor de R$ XX,XX, referente à [produto/serviço], está chegando.
O prazo está previsto para o dia XX/XX/XXXX.
Realize o pagamento até o prazo de vencimento estabelecido para evitar o acúmulo de juros por atraso.
Qualquer dúvida para efetuar o pagamento, entre em contato conosco pelo telefone XXXX-XXXX.
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelo 30: cobrança próximo do vencimento
Sr./Sra. [Primeiro nome da pessoa],
Nós, da empresa [Nome da empresa], gostaríamos de lembrar que o seu boleto no valor de R$ XX,XX, referente à [produto/serviço], vencerá nos próximos dias.
O prazo de vencimento previsto é o dia XX/XX/XXXX.
Infelizmente, existe uma multa por dia de atraso pelos pagamentos realizados fora do prazo.
Então, realize o pagamento em dia para evitar o acúmulo de juros.
Caso você esteja com alguma dificuldade para realizar o pagamento, entre em contato conosco com antecedência!
Podemos encontrar alternativas para você.
Estamos disponíveis em [dia e horário de atendimento], pelo número XXXX-XXXX.
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
Modelo 31: cobrança após o vencimento
Olá, Sr./Sra. [Primeiro nome da pessoa],
Gostaríamos de lembrar que seu boleto com vencimento para o dia XX/XX/XXXX, no valor de R$ XX,XX, encontra-se em aberto.Para facilitar, atualizamos o valor do boleto e colocamos um novo prazo de vencimento.
Use o código para pagar o boleto em qualquer lotérica ou aplicativo do seu banco: XXXXX-XXXX-XXXX-XXXX .Caso você não tenha como efetuar o pagamento total da dívida, entre em contato conosco.
Podemos negociar seu boleto em atraso e encontrar a melhor alternativa.Será um prazer ajudar a quitar seu débito.Atenciosamente,[Nome da empresa].
Modelo 32: cobrança após o vencimento
Prezado(a) Sr./Sra [Primeiro nome da pessoa],
Comunicamos que sua fatura do mês X está em aberto, com X dias de atraso.
O vencimento previsto foi para o dia XX/XX/XXXX.
O valor da dívida, somado à multa por atraso e aos juros, resulta no total de R$ XX,XX.
Lembrando que o não pagamento pode gerar o encaminhamento da dívida para o protesto em cartório e cadastro restritivo de crédito.
Para evitar que isso aconteça, queremos entrar em contato com você o mais rápido possível.
Estamos disponíveis em [dia e horário de atendimento] pelo número XXXX-XXXX.
Caso já tenha efetuado o pagamento, por favor, desconsidere esta mensagem.
Atenciosamente,
[Nome da empresa].
O que considerar na hora de mandar uma mensagem de cobrança para seu cliente
Seja cortês
Seja sempre cortês ao enviar a mensagem de cobrança.
Enviar mensagem de cobrança pode ser tão simples quanto manter um tom padronizado e sorrir ao lidar com eles.
Só porque você está pedindo um pagamento, mesmo que seja um pagamento atrasado, não significa que você deve tratar com rigidez.
Mantenha a mensagem profissional e simples
É comum que empresas geralmente tenham problemas para escrever suas mensagens de cobrança.
O objetivo de uma mensagem de cobrança é fazer com que o cliente realize o pagamento, mas você também quer que ele se sinta respeitado pela transação que fez com seu negócio.
Se você quiser garantir que sua mensagem não seja ignorada, é importante ser profissional.
Mantenha a linguagem simples, mas precisa: evite muitas abreviações, palavras complexas ou jargões, que apenas os membros da sua empresa entenderiam.
Incentive o bom relacionamento com o cliente
A mensagem deve refletir não apenas o tipo de trabalho que você faz, mas também o tipo de relacionamento que você tem com seus clientes.
No entanto, seu modelo de e-mail também deve ser genérico o suficiente para que seja aplicado à maioria ou a todos os seus clientes, permitindo que você faça alterações rápidas, quando necessário, antes de enviá-lo.
Use uma linguagem positiva
A linguagem positiva mantém a conversa em andamento e evita conflitos acidentais devido à falta de comunicação.
Palavras como “não pode”, “não vai” e “não fez” e frases como “você tem que” ou “você precisa” são geralmente interpretadas como negativas.
Concentre-se em como você vai resolver o problema e evite palavras de ordem que causem reações instintivas.
Seja breve
Não importa o quão incrível seja a sua mensagem de cobrança – tenha em mente que a maioria dos clientes vai ignorar uma mensagem longa.
Mantenha as frases e os parágrafos curtos.
Grandes blocos de texto serão ignorados.
Se você estiver enviando um lembrete com a fatura ao seu cliente, não se preocupe em inserir muitas outras informações.
Para poupar o seu tempo e o do cliente, tudo o que você precisa é incluir uma breve mensagem agradecendo a ele pelo negócio e descrevendo que você anexou a fatura.
Se você deseja receber o pagamento em dia, é útil ir direto ao ponto.
Demonstre empatia
Entender e demonstrar aos cliente que você sabe que emprevistos acontecem, permite que ele saiba que você está do lado dele.
Atente-se ao tom de voz.
Se um cliente for formal, evite a linguagem coloquial.
Se ele é mais casual, fale como se fosse um amigo.
Como a cobrança é um tema delicado, o ponto ideal é quase sempre “um pouco parecido com o seu cliente”, mas não uma caricatura do seu cliente.
Personalize a mensagem com o período de cobrança
Em vez de esperar o cliente ficar inadimplente, você pode enviar um lembrete para ele dias antes do prazo de vencimento e no prazo de vencimento.
Portanto, você pode personalizar a mensagem com três períodos de cobrança:
- antes do prazo de vencimento – envie um lembrete nos primeiros dias em que o valor da fatura foi fechado. Você estará mostrando que se importa em evitar que os clientes corram o risco de pagar juros por atraso;
- no dia do prazo de vencimento – a mensagem no dia do vencimento é o último lembrete antes que o prazo vença. Por ser enviada em uma data delicada, esse aviso deve apresentar um tom mais de lembrete do que de cobrança, oferecendo sugestões para ajudar o cliente a realizar o pagamento;
- após o prazo de vencimento – muitas empresas decidem entrar em contato com o cliente pelo telefone nesse momento, quando, na verdade, uma mensagem de cobrança por e-mail, whatsapp ou SMS pode ser mais tranquilizante para ele.
Personalize a mensagem de cobrança com o período de vencimento e mostre que o cliente pode contar com o seu negócio para se manter em dia.
Saiba negociar
Boas negociações contribuem significativamente para o sucesso do negócio, principalmente quando é necessário negociar dívidas com clientes inadimplentes.
A negociação ajudará seu negócio a fornecer soluções duradouras e de qualidade, em vez de soluções ruins de curto prazo, que não satisfazem as necessidades de nenhuma das partes.
Sem falar que a boa negociação evita problemas e conflitos futuros.
Lembre-se de que o seu objetivo é ganhar a confiança do cliente, e não afastá-lo.
Portanto, disponibilize o contato da sua equipe para entender a situação que a pessoa do outro lado está enfrentando.
Também verifique internamente as condições de pagamento que podem ser oferecidas.
Negociar requer dar e receber!
Você deve procurar criar uma interação cortês e construtiva que seja vantajosa para ambas as partes.
💡 Dica do especialista: Uma negociação bem-sucedida é aquela em que você pode fazer concessões que significam pouco para o seu negócio, enquanto dá algo para a outra parte que significa muito para ela.
Facilite o pagamento
Um cliente recebeu sua fatura, mas há um problema: ele não tem ideia de como pagar.
Soa familiar para você?
Informe ao cliente as maneiras de pagar o débito, seja por transferência bancária, seja via pagamento da 2ª via do boleto, seja por meio de plataformas de pagamentos online.
Oferecer mais de uma opção de pagamento é uma maneira fácil de evitar erros comuns de cobrança, pagamentos em atraso e garantir que você seja pago com mais frequência.
Mesmo se você especificar a forma de pagamento, pergunte a si mesmo: “facilitei para que os clientes me paguem?”
Se a capacidade de pagamento não estiver a um clique de distância, considere corrigir isso.
Esperamos que as dicas e os modelos de mensagem de cobrança ajudem o seu negócio a criar uma operação mais rápida e eficiente.
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