Quais são os melhores marketplaces para vender em 2024? Confira a lista atualizada

Os melhores marketplaces para vender são: Mercado Livre, Shopee, Shein Amazon, Americanas, Magalu, Via marketplace, Netshoes, Madeira Madeira, Elo7, Centauro e AliExpress. Veja as vantagens de vender seus produtos em cada um desses marketplaces.

Principais tópicos

Imagine ter seus produtos expostos em grandes lojas como Americanas, Shopee, Magazine Luiza ou Shein.

Vê vantagem nessa ideia?

Pois é, muita gente tem percebido os benefícios de anunciar em plataformas vinculadas a grandes empresas.

Mas você já sabe quais são os melhores marketplaces disponíveis para o seu negócio?

Neste artigo, vamos te dar a lista dos melhores marketplaces e explicar como eles funcionam.

Indo bem além daquela definição de que eles são como um shopping center na internet.

O que é Marketplace

O modelo de marketplace funciona como uma parceria entre uma plataforma e os lojistas.

Para que a parceria funcione, existe uma divisão de tarefas.

Os marketplaces são responsáveis por oferecer o ambiente de vendas e garantir a segurança das transações.

Além disso, eles investem fortemente em marketing (redes sociais, anúncios em buscadores, envios de e-mail, etc..).

Para garantir o que os vendedores mais desejam em suas plataformas: tráfego de clientes.

Os lojistas, por sua vez, devem inserir seus produtos na plataforma, com imagens e informações completas, e receber os pedidos dos clientes.

Depois que eles fazem uma compra, é o vendedor quem separa o produto no estoque, embala, emite a nota fiscal e faz o envio pela transportadora.

Melhores marketplaces para vender

Os melhores marketplaces para vender são:

1- Mercado Livre;

2. Amazon;

3. Magazine Luiza;

4. Americanas Marketplace;

5. Via Marketplace;

6. Netshoes;

7. Madeira Madeira;

8. Elo7;

9. Shopee;

10. Centauro;

11. AliExpress;

12. OLX;

13. Enjoei;

15. Marketplace Carrefour;

16. Dafiti;

17. Zattini;

18. Shein.

Com tantas vantagens e sites de vendas disponíveis para quem quer trabalhar com esse modelo de negócios.

É preciso conhecer as melhores plataformas e fazer pesquisas para entender qual delas é a mais indicada para cada tipo de empresa.

Afinal, as funcionalidades e obrigações podem mudar de acordo com cada marketplace.

Confira em detalhes, as vantagens que cada um dos marketplaces oferecem:

1. Mercado Livre

O Mercado Livre é uma plataforma que permite ao usuário anunciar, comprar e vender produtos e serviços.

Esse é um dos marketplaces mais conhecidos e utilizados.

É considerado o maior marketplace da América Latina e com grande popularidade no Brasil.

São mais de 300 milhões de usuários cadastrados e 200 milhões de ofertas, com 10 compras feitas por segundo.

Com números tão expressivos e usuários constantemente comercializando uma enorme quantidade de produtos, o Mercado Livre é uma excelente vitrine para qualquer tipo de produto.

Confira também nosso e-book gratuito: como vender no Mercado Livre do começo ao crescimento!

Plataforma completa

A loja virtual do Mercado Livre é completa e já vem totalmente pronta.

Sem a necessidade de conhecimento em programação ou contratação de um designer, é possível lançar o seu e-commerce com poucos cliques.

Os anúncios aparecem de maneira automática e os custos iniciais para ativar o site são inexistentes.

Custo zero

Como mencionado, não existe custo inicial, tampouco para manutenção.

O vendedor paga somente a porcentagem relativa à comissão estipulada.

Com baixo investimento e grandes chances de retorno sobre o investimento, o Mercado Livre conquistou a relevância que desfruta hoje.

Personalização

Para quem desejar, é possível fazer a personalização da loja virtual.

Ou seja, o vendedor que quiser deixar a loja virtual mais atraente no marketplace pode personalizar o logotipo, as cores e até mesmo a URL.

Conferindo maior credibilidade ao e-commerce.

Autoridade

A credibilidade que a plataforma oferece faz com que a comercialização seja mais facilitada para vendedores e compradores.

Afinal, os consumidores já têm familiaridade com a empresa e sabem que os serviços ofertados são eficientes e confiáveis.

2. Amazon

A empresa Amazon é uma das grandes corporações existentes.

Seu nome é conhecido por consumidores, vendedores e todo o mercado de negócios.

Esse marketplace é conhecido por praticar alguns dos preços mais competitivos do mercado.

Portanto, quem deseja alocar a loja online nesse marketplace poderá contar com a visibilidade, credibilidade e fama de melhores preços.

Confira outras vantagens!

Credibilidade da marca

Essa empresa, que é referência mundial em vendas e e-commerce, oferece a oportunidade de vendedores anunciarem seus produtos para um público muito grande.

Por ser extremamente conhecida, os anunciantes contam com um nome de peso e com referência já aprovada pelos consumidores.

Diversidade nos planos de vendas

Com esse marketplace, é possível comercializar os produtos com um plano individual, que é gratuito, e o plano profissional, onde é cobrada mensalidade.

No plano individual, a Amazon cobra o valor de R$ 2,00 para cada item disponibilizado na página mais a porcentagem das vendas.

Já no plano profissional, é cobrada a mensalidade de R$ 19,00 mais a comissão.

Os dois planos oferecem facilidade e comodidades, sendo o plano profissional mais completo e com recursos extras.

Contudo, para quem está iniciando, o plano individual já oferece muitas vantagens.

Precificação automática

Essa é uma funcionalidade bastante elogiada na Amazon.

Com a precificação automática, o vendedor cadastra um valor mínimo e máximo para cada produto, e a própria plataforma se encarrega de fazer um média de preço com os concorrentes e atualiza o valor dos seus produtos.

Dessa maneira, a concorrência fica muito mais facilitada.

3. Magazine Luiza

Com boas iniciativas no varejo físico e online, o Magalu conquistou um espaço significativo no mercado nacional.

Boa parte da receita da empresa é oriunda dos esforços realizados em ambiente online, no seu e-commerce.

No mercado do varejo online, o Magazine Luiza incorporou o marketplace da Netshoes e Zattini, tornando-se uma potência nesse segmento.

Isso torna esse um dos melhores marketplace para investir é a credibilidade do nome e os recursos oferecidos aos lojistas.

Além disso, é fácil de se cadastrar.

Entrega incluída

A responsabilidade e os custos para entregar os produtos comprados é do marketplace.

Com isso, os lojistas economizam ao conferir essa tarefa para uma empresa especializada, já que não é preciso arcar com os custos do frete.

Insights

O marketplace oferece dados sobre o negócio em tempo real.

Com isso, é possível entender o que está funcionando e realizar as alterações nas ações ou produtos que não estão entregando os resultados esperados — o que faz com que as decisões sejam tomadas com base em dados atualizados.

Credibilidade

Como a empresa conta com um grande número de usuários cadastrados na plataforma, é muito mais fácil conquistar novos clientes.

Já que a empresa está constantemente investindo na aquisição de novos usuários para a plataforma.

4. Americanas Marketplace

Essa marca, que no marketplace era conhecida como BW2, abarca sites renomados no mundo das vendas online, como Shoptime, Submarino e Americanas.

O cadastro para a plataforma é descomplicado e facilitado.

A empresa conta com uma grande base de usuários ativos e oferece vantagens e benefícios para os lojistas que desejarem se posicionar nesse marketplace.

Veja algumas das vantagens.

Pagamento integral

Mesmo que sejam ofertadas algumas facilidades para os consumidores comprarem, como o parcelamento, a Americanas repassa o valor total da compra para o lojista.

Dessa maneira, é possível reinvestir em estratégias de maneira mais rápida.

Zero investimento

Não existe cobrança inicial para o cadastro.

Na verdade, a plataforma só recebe as comissões estabelecidas previamente e de acordo com cada categoria de negócio.

Assim, é uma excelente opção para quem está começando a empreender.

Entrega descomplicada

As entregas são de responsabilidade das Americanas.

Portanto, não existem custos com transportadora ou frete, permitindo que o empreendedor foque os esforços em melhorar o marketing e a realizar mais vendas.

5. Via Marketplace

Esse marketplace é responsável por algumas das empresas de renome no Brasil.

Empresas como CasasBahia.com, Extra.com e Loja HP estão sob os cuidados desse marketplace, que tem mais de 1 milhão de pedidos registrados mensalmente.

Por ser amplo e diverso, a plataforma consegue encaixar quase todos os produtos comercializáveis em uma das lojas online que pertencem ao grupo.

Comissão única

Quem utiliza essa importante plataforma, líder no comércio eletrônico online brasileiro, pode fazer vendas nos 3 canais disponíveis e pagar uma única comissão.

Alcance otimizado

Como as vendas são realizadas em 3 canais — Ponto Frio, CasasBahia.com e Extra.com —, o alcance tende a ser bem alto.

Por isso, as chances de fazer novos negócios também se tornam mais promissoras.

Canal de vendas em expansão

As previsões de aumento no alcance da plataforma são de crescimento.

Atualmente, a empresa recebe mais de 120 milhões de visitas, 100 milhões de buscas ativas e 80 milhões de clientes brasileiros ativos registrados na plataforma.

6. Netshoes

Esse marketplace de nicho, pronto para produtos específicos de um mesmo segmento, é referência em artigos esportivos no Brasil.

Para os empreendedores que buscam pelo nicho esportivo, com artigos como tapete de yoga, equipamentos de musculação, roupas e acessórios, esse é o local certo.

O Netshoes detém um número expressivo de usuários cadastrados, com 54 milhões de visitas.

Embora o número possa ser inferior aos demais apresentados até aqui, é importante lembrar que o marketplace de nicho conta com usuários muito mais propensos a fazer compras.

Afinal, estão em uma página de vendas nichada, com interesses mais específicos.

Nicho segmentado

Por ser um marketplace de nicho, os consumidores que buscam pela plataforma já estão à procura de produtos mais específicos.

Isso mostra que a necessidade é maior e que muitas vezes os usuários visitam o site em busca de algo que estão necessitando.

Confira também: Marketplace de nicho: o que é e quais as vantagens desse modelo de negócio?

Cross selling

Quando se trata de artigos esportivos, é muito mais fácil vender produtos complementares.

Afinal, quem está buscando por uma roupa para fazer exercício pode querer adquirir equipamentos para malhar em casa, por exemplo.

Responsiva

Todo o site é responsivo e pode ser utilizado nos diferentes dispositivos dos usuários.

Ou seja, é possível navegar com qualidade utilizando tablet, smartphone e notebooks.

Muitas compras são realizadas no mobile, o que potencializa as vendas das empresas que usam plataformas responsivas.

7. Madeira Madeira

Outro marketplace de nicho no ramo de utilidades para casa, o Madeira Madeira é uma referência, com mais de 1 milhão de produtos cadastrados e mais de 8 mil entregas feitas diariamente.

O marketplace conta com mais de 12 milhões de visitas mensais.

Para se cadastrar, é preciso preencher o formulário de seller.

Sincronização de estoque

Com as diferentes ferramentas de sincronização de dados disponíveis pela empresa, é muito mais fácil gerenciar o estoque disponível de maneira descomplicada.

Repasse integral

O valor cobrado dos consumidores pode ser parcelado em até 12x, o que confere um atrativo para os clientes.

No entanto, o valor é repassado integralmente aos vendedores, o que possibilita investimentos de maneira mais rápida.

Mercado nichado

Ao contar com um marketplace de nicho, o lojista expõe seus produtos a consumidores mais propensos à compra.

Afinal, quem acessar o site estará em busca de produtos que são do mesmo nicho que os da sua loja virtual. Logo, a busca é muito mais otimizada.

8. Elo7

Esse é o maior marketplace da América Latina quando falamos do nicho de artesanato.

Com forte procura por consumidores que buscam por produtos autorais, a plataforma conta com mais de 90 mil parceiros e 4.8 milhões de produtos cadastrados.

O Elo7 atende mais de 4 mil cidades brasileiras e é a pedida certa para quem vende produtos customizados.

Comunicação pessoal

Uma grande vantagem dessa plataforma é que os produtos comercializados tendem a ser artesanais ou autorais.

Portanto, sem a padronização nos produtos, os consumidores costumam entrar em contato diretamente com os lojistas.

Dessa maneira, a venda é mais otimizada e é possível investir na fidelização dos clientes.

Menos burocracia

A plataforma é gratuita, sem cobrança de mensalidade e não exige CNPJ.

Portanto, mesmo para os microempreendedores que ainda não se formalizaram, é possível se cadastrar na plataforma e comercializar produtos exclusivos.

Demanda por nicho

A plataforma recebe mais de 20 milhões de visitas por mês e os produtos que são comercializados não são tão padronizados, portanto não competem com as demais plataformas.

Logo, se a empresa vende produtos especializados, vale a pena investir nesse marketplace.

9. Shopee

Uma plataforma relativamente nova, mas que já conta com mais de 20 milhões de downloads do aplicativo.

A Shopee oferece excelentes taxas por vendas e investe em oferecer preços mais competitivos para os consumidores.

Logo, é uma opção cheia de vantagens.

A empresa já tem mais de 1 milhão de vendedores brasileiros cadastrados.

Além disso, a Shopee possui integração nativa com a plataforma Tray com recursos exclusivos que facilitam a vida do lojista.

Shopee Ads

A Shopee Ads é uma ferramenta de anúncios própria da Shopee para aperfeiçoar a venda de anúncios para os lojistas.

Com anúncios otimizados, o vendedor alcança um número de clientes engajados muito maior, conferindo maiores chances de realizar negócios.

Recebimento antecipado

As vendas que forem feitas de maneira parcelada, cartão de crédito, carnê e boleto parcelado são pagas de maneira integral aos vendedores.

Logo, não é preciso aguardar as contas a receber para aumentar o estoque ou investir em estratégias de divulgação.

Comissão

Uma maneira eficiente de atrair mais vendedores é a taxa de comissão cobrada pela Shopee.

Os 12% de comissão são um dos menores valores praticados dentre os marketplaces.

10. Centauro

Esse marketplace de nicho, voltado para artigos esportivos, conta com um diferencial competitivo de valor.

É a única distribuidora exclusiva da Nike no Brasil.

Logo, todos os produtos da marca, como calçados, vestuários, acessórios e equipamentos, são de exclusividade da Centauro.

São 15 milhões de visitantes únicos por mês e 5 milhões de usuários conectados às redes sociais.

O processo de cadastro é fácil e descomplicado.

Credibilidade

A marca Centauro já é, há algum tempo, uma referência nacional em artigos esportivos.

As lojas físicas estão espalhadas por todo o país.

Portanto, para quem trabalha com esse nicho de mercado, aderir à plataforma é uma excelente opção para conquistar clientes exigentes.

Proteção contra chargeback

Quando uma compra realizada no cartão de crédito é cancelada, é preciso contar com alguma proteção das grandes empresas.

A Centauro oferece 100% de proteção contra chargeback, algo que pode colocar o faturamento do lojista em risco.

11. AliExpress

Em 2021, a gigante de marketplace chinesa abriu oportunidade para que os vendedores brasileiros pudessem se cadastrar na plataforma.

Com uma das menores taxas de comissão do mercado, a loja ainda oferece prazos de entrega mais competitivos.

Apesar de recente no país, já são mais de 43 milhões de visitas.

O cadastro também é descomplicado e a empresa oferece soluções tecnológicas para seus vendedores.

Confira a lista de produtos mais vendidos no Aliexpress!

Social commerce

Essa função tecnológica traz a inovação de integrar canais diversos às vendas.

Com ela, é possível oferecer descontos exclusivos para os usuários que compartilharem o anúncio nas redes sociais.

É chamada de “pechincha”.

Social Commerce: Tudo o que você precisa saber para iniciar essa estratégia poderosa no seu negócio!

Live commerce

A própria plataforma oferece um espaço para que sejam realizadas lives.

Com isso, os vendedores podem dialogar com clientes realmente interessados e agregar ainda mais valor aos produtos que estão sendo comercializados.

12. OLX

Já bastante conhecido pelos brasileiros, esse marketplace está entre os sites mais acessados dos últimos tempos.

É bastante utilizado para encontrar produtos que são usados em diversas categorias e segmentos.

A plataforma está presente em mais de 40 países, com escritórios em mais de 30 cidades.

Venda de produtos usados

A OLX aceita qualquer tipo de anúncio e permite que sejam comercializados produtos usados.

Esse é um diferencial competitivo que atrai empreendedores e consumidores que buscam por produtos novos e seminovos.

Divulgação sem taxa

O marketplace não faz nenhuma cobrança de taxa pela divulgação dos produtos.

Logo, o lojista fica com 100% do valor vendido por item.

Ainda assim, existe a possibilidade de potencializar os anúncios de maneira paga.

Site responsivo

A empresa também otimiza a visualização e a navegação por diferentes dispositivos móveis.

Os clientes que preferem comprar utilizando o smartphone podem buscar pela OLX e contar com uma excelente experiência de compras.

13. Enjoei

O Enjoei é um marketplace bastante utilizado pelo público mais jovem, carrega uma postura mais descontraída e foi inicialmente associado a um “brechó online“.

Atualmente, os produtos comercializados abrangem eletrônicos, móveis, celulares e muito mais.

Com milhares de usuários buscando por produtos novos e usados, a plataforma trabalha de maneira descontraída e confere uma tonalidade jovial na sua comunicação.

Segurança

Os dados são criptografados para garantir a proteção de dados dos usuários e vendedores.

Para os consumidores, o pagamento só é processado após o pedido ter sido entregue e estar de acordo com o combinado.

Lojinha personalizada

Ao se cadastrar na plataforma, o vendedor recebe uma lojinha que pode ser totalmente personalizada, com foto de perfil, foto de capa, descrição dos produtos e serviços, storytelling e uma URL própria.

14. Marketplace do Facebook

Essa integração, que é exclusividade da rede social, é mais do que um site de vendas.

Inicialmente utilizada para que os usuários da rede pudessem vender ou trocar seus produtos com outros usuários.

Esse marketplace conta com a credibilidade do Facebook e seus inúmeros usuários.

15. Marketplace Carrefour

Um marketplace que se assemelha aos já conhecidos e utilizados, essa plataforma é ideal para a comercialização de diversos produtos, como eletroeletrônicos, móveis, produtos de limpeza e muito mais.

A empresa já confere uma credibilidade nacional, comissão acessível de 16%, entre outras vantagens.

Cartão Carrefour

Os clientes que utilizam esse marketplace podem contar com as vantagens do programa de fidelidade desse gigante.

Com esse cartão, é possível fazer compras com parcelamento em até 24x.

Ainda assim, o valor é pago integralmente aos lojistas, garantindo o recebimento antecipado de vendas parceladas.

16. Dafiti

Tendo construído sua reputação ao longo dos anos, a Dafiti consolidou-se como um dos pilares da moda online no Brasil.

Plataforma e APP de vendas

A plataforma impressiona não só pela vasta gama de marcas, mas também pela sua capacidade de atender a diferentes gostos, idades e orçamentos.

Sempre valorizando a experiência e fidelidade do cliente.

17. Zattini

Surgindo como uma extensão do renomado Grupo Netshoes, a Zattini estabeleceu-se rapidamente como um ponto de referência para aqueles que buscam moda de alta qualidade.

Marcas premium

Além de apresentar marcas premium, a plataforma também oferece frequentemente campanhas promocionais, garantindo que o consumidor adquira peças de alto padrão com preços acessíveis.

Alto volume de tráfego

A Zattini, por sua vez, recebe mais de 5 milhões de acessos mensais, segundo o site da própria empresa, o que a torna um canal de vendas popular para produtos de moda.

18. Shein

A Shein explodiu no Brasil e recentemente é a maior empresa de fast-fashion do mundo.

Com uma variedade enorme de itens, seus artigos de moda se destacam e são bastante populares no país.

Qualidade e Preços competitivos

Um dos maiores atrativos da Shein é a combinação única de produtos de alta qualidade a preços extremamente competitivos.

Alto volume de tráfego

Não se trata apenas de ter muitos visitantes, mas de ter um público volumoso e qualificado.

A Shein, com sua massiva base de usuários leais, representa uma fonte inesgotável de potenciais clientes para seus produtos.

Esse fluxo constante de consumidores em busca de novidades e ofertas é um ambiente propício para aumentar as vendas e conversões.

A empresa conseguiu estabelecer relações estreitas com fornecedores e otimizar sua cadeia de suprimentos, garantindo, assim, ofertas atrativas sem comprometer a qualidade.

Quais são as vantagens de vender nos marketplaces?

É claro que vender nos melhores marketplaces pode trazer muitas vantagens aos empreendedores digitais, tanto que muitos têm aderido a essa ferramenta. Vamos ver algumas?

Maior visibilidade

Diferentemente do e-commerce, onde você precisa trabalhar bastante sua divulgação, atuar em um marketplace permite que os clientes cheguem até você de diversas formas.

Atualmente, alguns marketplaces contam com uma base que ultrapassa 76 milhões de usuários cadastrados, e a plataforma costuma movimentar cerca de US$ 20 bilhões por ano.

Assim, fica mais fácil visualizar o potencial de negócios que esses sites oferecem aos usuários e aos vendedores, não é mesmo?

Até mesmo quem está iniciando, conta com uma infinidade de oportunidades para fazer negócios e conquistar sucesso em suas vendas.

Aumento das vendas

Com o número de usuários que apresentamos, como exemplo de uma plataforma ativa.

É muito mais fácil para um negócio aumentar a receita de vendas e conquistar taxas de conversões mais altas para o time de vendas.

Os usuários utilizam esses sites diariamente em busca de preços competitivos e boas oportunidades de negócios.

Com um produto de qualidade vendido a preço justo e competitivo, o empreendedor conta com uma audiência muito volumosa e em constante crescimento.

Legitimidade

Uma das grandes questões em torno das compras online é a segurança da loja onde está o produto.

Se você é novo no mercado, talvez esteja perdendo vendas porque alguns visitantes ainda não confiam na sua marca.

Por isso, contar com a legitimação de uma grande empresa em um marketplace é vantajoso.

Custo-benefício

É claro que você vai precisar pagar taxas para fazer suas vendas, mas elas podem compensar bastante, considerando o número de clientes que você vai atrair por mês.

Seu lucro e a tranquilidade de não precisar se preocupar com a compra de uma plataforma independente compensam muito.

Por isso, os melhores marketplaces para vender vão combinar taxas acessíveis, boa visibilidade e retorno satisfatório.

SEO

Os empreendedores que atuam com loja online sabem do desafio que é iniciar um e-commerce e batalhar para conseguir alcançar os primeiros lugares nas SERPs dos motores de busca.

Um trabalho inicial de Search Engine Optimization (SEO), ou otimização para motores de busca, tradução em português, demanda muito esforço e dedicação para os empreendedores que buscam por tráfego orgânico.

Alcance de nicho

Como você vai ver em nossa lista dos melhores marketplaces, muitos deles atuam em segmentos bem específicos de mercado.

Isso é uma vantagem para quem empreende com produtos de nicho, afinal, é possível fazer contato com seu público de forma mais rápida e eficiente.

Quais as boas práticas para vender em um marketplace?

Para começar a vender seus produtos em um marketplace, o ideal é adotar algumas boas práticas que vão facilitar que seus objetivos de conversão sejam alcançados.

Tendo elas em mente, você já sai na frente de muitos concorrentes.

Fotos de qualidade

As fotos, em geral, são o primeiro contato que o visitante de um marketplace tem com seu produto.

Por isso, invista em imagens de qualidade e que explorem todo o potencial dele.

Não deixe de apresentar cada item em vários ângulos e cores; quanto mais detalhes, melhor.

É desse jeito que seu catálogo pode se destacar e ganhar mais visibilidade.

Descrições fiéis

Comprar na internet ainda pode ser um desafio para muita gente que não sente segurança nesse processo.

É preciso ganhar a confiança do consumidor e uma estratégia para isso é fornecer o máximo possível de informações sobre cada produto.

Assim, o visitante da sua loja não vai ficar em dúvida sobre o item que está adquirindo e nem vai desistir da compra por falta de detalhes.

Títulos estratégicos

Pensar e pesquisar os melhores títulos para os seus produtos pode fazer muita diferença na hora de atrair visitantes à sua loja.

Use técnicas de SEO para descobrir quais são as palavras e termos mais estratégicos que vão ranquear melhor seu catálogo e fazer seu marketplace ser mais acessado.

Atendimento eficiente

O que muito se vê no comércio eletrônico são clientes insatisfeitos com o atendimento online das lojas onde realizaram suas compras.

Muitas empresas deixam sua clientela praticamente desamparada, sem informação, satisfação e contato.

Oferecer um atendimento de qualidade e personalizado fará com que você conquiste seu público e ganhe pontos no mercado digital.

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