O Brasil ganhou muitos novos microempreendedores individuais (MEIs) nos últimos meses.
Muitas pessoas passaram a empreender por necessidade e muitas delas encontraram no e-commerce a opção perfeita para enfrentar este período de recessão e manter as vendas por algum canal que não implicasse aguardar o cliente entrar na loja física.
O caminho do comércio virtual é cheio de oportunidades mas também de desafios, por isso, separamos algumas dicas importantes para o MEI. Confira:
Organize a sua operação virtual através de um ERP
Dispor de um sistema de gestão é fundamental, já que o investimento mensal é baixo se comparado aos benefícios que a ferramenta traz para a rotina.
Ele organiza a operação interna do negócio, integra os setores e automatizar processos, como emissão de notas fiscais, geração de boletos, fluxo de caixa e até a logística, para que no final da compra, o consumidor tenha uma boa experiência com a sua loja.
No caso do MEI, que muitas vezes está gerindo uma empresa pela primeira vez, o ERP também se apresenta como um sistema descomplicado e intuitivo.
Venda em marketplaces
Algumas pessoas ainda têm dúvidas se MEI pode vender em marketplaces e a resposta é sim, porém é preciso entender quais marketplaces aceitam MEI na modalidade de vendedor.
Também avalie se consegue dispor de preços competitivos aos seus produtos, antes de iniciar o processo de integração aos marketplaces e verifique a taxa de comissionamento do canal.
Se o MEI encontrar alguma dificuldade nesta área de canais de venda é com relação à nota fiscal, já que alguns anais exigem, por questão de segurança, a geração do documento para todas as vendas concretizadas.
Porém, nem todos os MEIs emitem nota fiscal eletrônica (NF-e), que é a exigida pelos canais. Trata-se de um arquivo de computador em formato XML, que possui uma chave de acesso comprovando sua originalidade e exclusividade. Por isso, é preciso fazer a consulta sobre se o seu Estado emite a nota fiscal eletrônica, a fim de não ter problemas com os marketplaces que deseja vender.
Principais cuidados antes do MEI entrar em um marketplace
- Declarações de conteúdo;
- Nota fiscal eletrônica (nf-e) com chave de acesso digital e emitida no formato de arquivo XML;
- Conta jurídica (com o mesmo CNPJ da empresa) para recebimento dos pagamentos;
- Produtos com código de barras legítimos e estoque a pronta entrega;
- Itens com dimensões dentro dos limites estabelecidos pelos correios.
Integrar para vender mais
Microempreendedor é uma classificação de pequeno vendedor, por isso precisa estar em canais que valorizam a categoria.
Algumas plataformas inclusive oferecem treinamentos para auxiliar o lojista a utilizar a plataforma e compartilham conteúdos que ajudam a criar estratégias de venda importantes para quem está começando a atuar no comércio eletrônico.
Integrar os setores da empresa na hora de comprar, vender, e emitir notas e boletos é muito importante para que a conta feche sem que o empreendedor perca tanto tempo e energia nos processos diários.
A integração através do ERP é uma maneira inteligente de ampliar possibilidades de venda e, ao mesmo tempo, marcar a presença online, ampliando a vitrine a diferentes consumidores. Quando o negócio está integrado a um sistema de gestão único, é possível vender em múltiplos canais sem perder o controle de vendas, estoque, financeiro e logística.
Outras obrigações do MEI
- Nota fiscal:
Como falamos, cada marketplace tem suas regras, mas quando se trata de logística, os Correios, por exemplo, exigem a apresentação da nota fiscal impressa e anexada na embalagem do produto. Também é possível optar pela declaração de conteúdo, exceto quando a venda for para outra empresa. - Declaração de Imposto de Renda: A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN SIMEI) deve ser entregue até 31 de maio, referente ao exercício fiscal do ano anterior.
- Mensalidade: A formalização do MEI não tem custo, mas após a formalização é necessário o pagamento mensal dos tributos de R$ 52,25 (INSS), acrescido de R$ 5,00 (para Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (para Comércio e Indústria) por meio do DAS (carnê) emitido através do Portal do Empreendedor. É importante manter os pagamentos em dia para emitir suas notas.
O MEI é uma modalidade que estará cada vez mais presente também no e-commerce, já que os profissionais do nosso tempo são marcados por características como a fluidez também no processo de empreender. Esteja atento ao mercado e faça o seu negócio se destacar com organização interna e boas estratégias de venda online.