Como estruturar o marketing digital para loja de produtos de beleza?

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Investir em estratégias de marketing digital para lojas de produtos de beleza é essencial para empresas que desejam se manter fortes no mercado e superar a concorrência. Quando falamos em um e-commerce, adotar táticas eficientes ainda é mais importante, pois é no meio online que se encontram os clientes do seu negócio.

Se por um lado o setor de beleza nunca entra em crise, por outro, ele é bastante concorrido e quem almeja bons resultados deve se destacar na multidão. Neste post, vamos explicar como estruturar o marketing digital para seu e-commerce de produtos de beleza. Mas, primeiro, vamos entender a importância desse trabalho.

Qual a importância do marketing digital para loja de produtos de beleza?

O setor de beleza é um dos mais promissores. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), no primeiro semestre de 2020, o setor registrou um número de 156 bilhões de transações online, mesmo em período de pandemia.

Esses dados mostram o potencial de crescimento do setor no país. Mas não basta criar uma loja virtual no segmento de beleza e pronto. É necessário investir em boas estratégias de marketing digital para angariar clientes e garantir um bom número de vendas.

Além disso, o marketing digital permite mensurar os resultados de cada campanha. Dessa forma, é possível direcionar corretamente os valores investidos para melhorar a performance do negócio.

Como aplicar estratégias de marketing digital em uma loja de produtos de beleza?

Antes de mais nada, é importante entender qual a persona de seu negócio. Dessa forma, será possível criar ações efetivas para alcançar o público certo na hora certa. A seguir, vamos dar dicas de como criar campanhas capazes de dar bons resultados para seu negócio.

Disponibilize fotos de qualidade

A experiência de compra do cliente em uma loja física e em um e-commerce é totalmente diferente. No meio online, o consumidor não pode tocar os produtos. Por isso, é necessário caprichar nas fotos, pois em se tratando de internet as imagens têm muito poder na decisão de compra do cliente.

Fotos sem foco, com pouca qualidade e que não mostram detalhes do produto não chamam a atenção do cliente. O ideal é contratar empresas especializadas para produzir as fotos, pois dessa forma você terá imagens de alta qualidade.

Capriche na descrição dos produtos

Os produtos devem ter uma descrição com o máximo de detalhes possível. Além de ser essencial para que o cliente tenha informações completas sobre o item, caprichar na hora de detalhar as características do produto ajuda no ranqueamento do site.

Por isso, devem ser utilizadas técnicas de SEO e palavras-chave que sejam úteis para ajudar seu site a ser encontrado pelos mecanismos de busca. Uma informação importante é que o Google valoriza conteúdos originais. Então, mesmo que o fornecedor disponibilize a descrição dos produtos, use-a apenas como referência.

Utilize as redes sociais de forma estratégica

Não tem como falar em estratégias de marketing digital para loja de produtos de beleza sem citar as redes sociais. Atualmente, o Instagram é a mídia social mais acessada, e por isso deve ser bem explorada.

Então, saia do comum e não use o canal apenas para vender, mas para gerar conteúdo de valor. Além de dicas de maquiagem, por exemplo, vale criar lives sobre novidades no universo da beleza.

Ainda, o Instagram permite vender pela própria plataforma — recurso que deve ser utilizado para melhorar os resultados do negócio. Investir em outras redes como Pinterest e Facebook também é uma boa estratégia para gerar engajamento com a audiência e aumentar as vendas.

Faça uso do e-mail marketing

O e-mail marketing ainda é uma das ferramentas mais poderosas para criar ações de marketing digital para loja de produtos de beleza. Além de ser utilizado como meio de vendas, ele é excelente para manter um relacionamento com sua persona.

Por isso, é importante ter uma base de dados segmentada para enviar e-mails para as pessoas certas em um momento oportuno. Lembrando que, no segmento de e-commerce, as ações para fundo de funil estão centralizadas no e-mail marketing, que sempre dá bons resultados.

Invista em marketing de conteúdo

Criar conteúdos relevantes é uma atividade que não pode faltar em suas estratégias de marketing digital para loja de produtos de beleza. Os artigos devem ser disponibilizados em um blog e produzidos com técnicas de SEO para que sejam ranqueados pelo Google.

Vale criar conteúdos que vão desde blog posts até e-books com temas mais aprofundados como dicas de beleza, por exemplo. Além de serem ótimos para atrair audiência para sua loja, os artigos ainda são uma excelente estratégia para capturar leads qualificados.

Para conseguir contatos, basta oferecer um conteúdo interessante como e-book ou vídeo e pedir uma informação em troca, que pode ser e-mail ou telefone.

Invista no remarketing

Ações de remarketing não podem faltar na sua estratégia de marketing digital para loja de produtos de beleza. O objetivo é conquistar aquele consumidor que acessou seu site e, por algum motivo, não finalizou a compra. Então, esse mesmo cliente é bombardeado nas redes sociais e em outros sites com ofertas do produto que havia despertado o seu interesse.

As estratégias de remarketing podem ser usadas em diversas situações ― que vão desde o envio de um e-mail para um cliente que abandonou o carrinho de compras até aviso de promoções da loja que podem interessar consumidores específicos.

Ofereça benefícios para seus clientes

Os clientes gostam de sentir que estão ganhando alguma coisa ao escolherem a sua marca. Por isso, você terá que oferecer uma condição especial para que o consumidor faça a primeira compra.

Frete grátis, cupons de desconto e brindes são estratégias que atraem os clientes e ajudam na decisão de compra. O melhor de tudo é que depois da primeira compra fica mais fácil o consumidor voltar ao seu e-commerce e fechar negócio outra vez.

Essas são algumas das estratégias de marketing digital para loja de produtos de beleza que você deve implementar em seu negócio. São essas e outras que vão garantir um bom volume de vendas e, consequentemente, uma boa saúde financeira de seu negócio. Sem boas ações, sua loja será engolida pela concorrência e vai perder espaço no mercado.

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