As principais estratégias de marketing digital para iniciantes

Para ter uma boa estratégia de marketing digital, sendo iniciante você precisa: definir a persona do seu negócio, produzir conteúdos de qualidade, combinar mídia paga e gratuita, além de usar as redes sociais para vender e fortalecer o relacionamento com cliente da sua marca.
marketing para iniciantes

Principais tópicos

A internet mudou tanto a nossa vida que, além de pesquisas, conexões com amigos e consumo de conteúdo em geral, agora também é muito comum que façamos compras quase que diárias por meio dela.

Afinal, o crescimento do e-commerce aconteceu justamente por causa disso, dessa mudança de comportamento do consumidor.

Esse cenário está tão forte que 62% dos brasileiros fazem entre 2 ou 5 compras online todos os meses.

Cabe dizer que esses dados só incluem compras em e-commerces no modelo mais tradicional, mas não podemos deixar de considerar assinaturas, serviços e até pedidos de comida e transporte por aplicativos.

Portanto, fica claro quanto as transações pela internet são uma parte inseparável da rotina moderna.

Se você tem uma loja — tanto online quanto offline — e quer explorar melhor as estratégias para aproveitar desse grande crescimento em vendas que a internet oferece, deve conhecer as principais estratégias de marketing digital para iniciantes, além de conceitos e termos úteis.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto.

O que é marketing digital?

O marketing digital é toda ação cuja finalidade é alcançar, gerar interesse e reter o público de uma marca em ambientes conectados à internet.

Isso pode incluir estratégias para divulgar, informar, vender, atender, atrair e se relacionar com o cliente de maneira individual ou em massa.

Ele pode ser utilizado por empresas de todos os tamanhos e segmentos, ainda que seus produtos ou serviços não sejam comercializados online.

Além disso, existem muitas estratégias que têm objetivos distintos e que podem ser úteis em momentos diferentes do contato com o cliente.

Elas se complementam, mas têm o objetivo comum de fazer com que o consumidor progrida na relação de compra até fechar negócio, tudo por meio de recursos mais acessíveis para quem desenvolve as ações.

Fundamentos do marketing digital

Alguns termos que talvez você nunca tenha tido contato aparecerão enquanto você aprende mais sobre marketing digital. Veja abaixo nosso minidicionário para quem está começando.

Lead

O lead é um potencial cliente que pode estar ou não qualificado na sua base. Isto é, quanto mais informações você tiver sobre ele, mais chances tem de convertê-lo em um consumidor.

Funil de vendas

O funil de vendas é uma representação gráfica de uma estratégia que categoriza quanto um cliente está informado e decidido sobre comprar um produto ou serviço.

De maneira resumida, no topo do funil estão aqueles que ainda não têm certeza do que precisam, já o meio é para os que sabem como resolver um problema, mas ainda não escolheram um produto.

A parte final, o fundo, inclui pessoas que já sabem o tipo de produto, porém, ainda não decidiram a marca — é onde você fecha a venda.

CTA

A chamada para ação (call to action) é uma sugestão que vem ao final dos conteúdos para que o leitor faça algo que você deseja, como curtir uma página, acessar um link, ler um conteúdo ou qualquer outra coisa simples e direta.

CRM

Basicamente, o CRM é a gestão de relacionamento com o cliente de uma empresa, que envolve todas as ações voltadas para melhorar essa interface.

Ela pode ser feita por meio de softwares específicos, que facilitam a administração dos dados e facilita a percepção de oportunidades para aproveitar melhor a base de consumidores.

Conversão

A conversão acontece quando um lead se torna cliente, comprando um produto ou serviço.

Ela também pode ser adaptada a outras situações, como converter um visitante em cadastrado ou em fã de uma página, por exemplo.

Landing page

Por fim, a landing page é uma página de conversão de leads em clientes ou cadastrados.

Geralmente, ela tem o único objetivo de coletar informações em troca de conteúdo ou propor uma ação específica para que o consumidor finalmente adquiria um bem ou serviço.

Qual a diferença entre marketing digital e marketing tradicional?

As principais diferenças entre marketing digital e marketing tradicional estão nos meios de divulgação e abordagem com o público.

Enquanto o primeiro foca na digitalidade atual para poder promover suas mensagens, o segundo é mais amplo, incluindo mídias offline como TV, rádio, jornais, revistas, outdoors, busdoors e qualquer outra possibilidade que não necessite de conexão com a internet.

Embora isso não seja, necessariamente, uma regra.

O marketing tradicional pode ter um alcance maior, mas é menos segmentado, mais difícil de medir e suas veiculações podem ser mais caras.

Portanto, mesmo o marketing digital para iniciantes é uma boa forma de divulgação de produtos sem a necessidade da alocação de muitos recursos.

Quais as vantagens do marketing digital?

Até agora, falamos brevemente sobre algumas vantagens que o marketing digital oferece para empresas, tanto as que já têm presença na internet quanto as que não têm.

Agora, explicaremos em detalhes quais são os principais benefícios de utilizar esse tipo de comunicação. Veja abaixo.

1. Facilidade

É bem provável que você tenha uma conta em alguma rede social, certo?

Só isso é suficiente para que você comece a fazer ações de marketing digital, diferentemente do tradicional, que envolve mais burocracia para circular.

Você pode fazer uma publicação simples, com uma foto tirada por conta própria do seu produto explicando as vantagens em contratar seus serviços, por exemplo.

Essa simples ação já está incluída como marketing digital, ainda que precise ser mais bem trabalhada para gerar resultados mais expressivos.

Outro exemplo é o envio de e-mails para uma base de clientes explicando as últimas novidades da loja ou mensagens para um grupo de WhatsApp explicando a promoção da semana.

Essa facilidade é um ponto-chave em todas as estratégias de marketing digital para iniciantes.

2. Segmentação

Você já deve ter visto algum anúncio em sites ou redes sociais que parecem saber exatamente seus interesses, mesmo que você nem sequer tenha procurado por aquele produto ou serviço.

Isso não acontece por acaso e é fruto do que chamamos de segmentação, que é, basicamente, estabelecer características de um público ideal que compraria seus produtos, aumentando suas chances de converter o contato em vendas.

Na hora de criar um anúncio nos meios digitais, principalmente em redes sociais ou com as ferramentas do Google, você pode colocar uma série de critérios relevantes para aumentar seus resultados.

Esses parâmetros podem ser mais amplos, incluindo gênero, idade, renda e localização, ou específicos, como interesses, interações com marcas e até ações executadas em uma página.

Dessa forma, você tem mais controle sobre quem realmente receberá a mensagem que você quer passar.

3. Baixo custo

Fazer um anúncio na TV é caro, ainda que seja uma emissora local, e nem sempre garante que as pessoas impactadas realmente estejam vendo sua publicidade.

Por outro lado, o marketing digital permite que você pague pouco e apenas quando alguém de fato tiver contato com a mensagem. Isso sem falar no tráfego orgânico, que é totalmente gratuito.

De qualquer forma, é possível fazer campanhas com apenas R$20,00, por exemplo, definindo se o valor será usado cada vez que houver uma curtida, clique em um link ou impressão do anúncio.

Além disso, também dá para dividir o valor entre múltiplas ações, focando naquilo que mais faz sentido no momento do seu negócio.

4. Capacidade de análise

Outra grande vantagem é poder medir exatamente a performance da sua campanha por meio de gráficos facilmente visualizáveis e em tempo real, disponibilizados pelas próprias ferramentas de redes sociais.

Dessa forma, você não precisa esperar até seu orçamento esgotar para ver se a campanha realmente foi proveitosa, fazendo ajustes conforme sentir necessidade.

Você pode analisar se as pessoas que tiveram contato com os anúncios estão realmente clicando no seu link, curtindo a publicação ou abrindo seu e-mail, o que dá margens maiores para testes A/B e outras modificações.

Se identificar que está dando certo, pode aumentar o orçamento e seguir alimentando aquela estratégia.

5. Relacionamento

O marketing digital permite um relacionamento mais longo com uma persona por causa da facilidade de recorrência e contato direto.

Com ferramentas de e-mail marketing é possível que você envie mensagens periódicas para a mesma pessoa, falando sobre assuntos de interesse para ela até que haja espaço para divulgar o produto e fechar a venda. 

Caso haja insatisfação por parte de algum cliente, é possível tratar diretamente com ele de maneira rápida e efetiva, resolvendo o problema antes que contamine a opinião de outras pessoas e prejudique sua reputação.

Essa facilidade de relacionamento é importante para a coleta de feedbacks que vão ajudar sua empresa a melhorar processos e a se diferenciar dos concorrentes.

Quais os tipos de marketing digital?

O marketing digital para iniciantes é descomplicado e traz muitos benefícios, como você viu no tópico anterior. Agora, chegou a hora de entender os principais tipos que você pode aproveitar. Confira!

1. Marketing de busca

Marketing de busca é o uso de estratégias de otimização de conteúdos para que sua página fique mais bem posicionada nas ferramentas de busca (como Google e Bing).

Ele consiste no uso de palavras-chave, produção de conteúdo relevante e outras técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização dos Mecanismos de Busca) para conquistar as primeiras posições nesses sites.

Assim, quando o usuário procurar por algum termo, ele poderá encontrar a sua marca com mais facilidade.

2. Social

Aqui temos todas as ações feitas nas redes sociais do momento, como Instagram, LinkedIn, X (antigo Twitter), YouTube e Facebook.

Pode-se incluir nesta categoria os posts em texto, imagens, vídeos e até mensagens diretas no chat privado de uma pessoa para divulgação de uma mensagem ou convite a uma interação.

2. Orgânico

Tráfego orgânico é todo acesso trazido a uma página por meio de ações que não exigiram investimento financeiro direto, ou seja, gratuito.

O SEO e as redes sociais desempenham um papel fundamental aqui, mas exigem muito cuidado para realmente ter resultados expressivos. Afinal, os anúncios pagos têm muito mais alcance e efetividade.

4. Pago

Ao contrário do orgânico, aqui temos tudo que é pago em termos de divulgação na internet.

Suas chances de sucesso são muito maiores e você não deve desconsiderar trabalhar os dois conceitos ao mesmo tempo, de forma complementar.

Assim, campanhas que precisam de mais impulsionamento podem ter mais visibilidade, mas sem deixar de lado a consistência trazida pelo não pago.

5. E-mail marketing

E-mail marketing é o envio direto de mensagens eletrônicas para uma ou mais pessoas que tiveram algum tipo de interface com a sua empresa.

Seus objetivos são bem amplos, incluindo informações sobre a marca, apresentações de conceitos, atendimento, fechamento de venda ou nutrição de um lead — um potencial comprador dos seus produtos.

Ele é especialmente útil em e-commerces por facilitar o acesso à loja com links diretos.

Quais as principais estratégias de marketing digital para iniciantes?

Se a sua empresa já está presente no ambiente digital, as estratégias abaixo ajudarão a dar um impulso na imagem do negócio.

Porém, se você quer transicionar e se fazer presente na internet, saiba que os próximos tópicos podem ser aplicados ao seu contexto sem a necessidade de um investimento alto.

1. Defina uma persona

Persona é um personagem semifictício baseado em dados que serve como uma personificação ideal do seu cliente.

Ao criar esse perfil, você terá mais chances de se comunicar de maneira acertada com seu público.

Ela deve ser utilizada mesmo para empresas que só têm lojas físicas, ajudando a ter resultados mais expressivos.

2. Produza conteúdo

Desenvolva conteúdo relevante, constante e de alta qualidade para ser encontrado nas ferramentas de busca e para garantir autoridade no mercado.

Isso ajudará sua marca a fazer parte do imaginário das pessoas que se interessam por um assunto, aumentando as chances de venda até mesmo no offline.

3. Combine mídia paga e gratuita

Viralizar na internet é o sonho, mas você não pode depender só disso para ter sua marca presente na vida das pessoas que podem comprar seus produtos.

Portanto, combine estratégias de tráfego pago com orgânico para alcançar o máximo de pessoas possível e convide as pessoas a conhecerem sua loja física, se for o caso.

4. Use as redes sociais para fortalecer seu relacionamento

Mesmo que você seja uma empresa que não tem uma loja digital, ter perfis nas redes sociais é praticamente uma obrigação.

Ela é, sem dúvidas, a ferramenta de atendimento ao consumidor mais útil no momento e você deve ter alguém capacitado para lidar com qualquer demanda que surja por lá.

5.  Reavalie sua estratégia sempre que precisar

Uma das facilidades do marketing digital é sua facilidade de gestão.

Use isso a seu favor, avaliando parâmetros que precisem ser alterados sempre que identificar qualquer necessidade.

Não deixea sua marca tomar prejuízos desnecessários simplesmente por insistir em algo que não está funcionando.

6. Atualize-se constantemente

O dinamismo do marketing digital exige que você esteja sempre atualizado sobre as tendências e novas ferramentas.

Esta é a melhor forma de potencializar o resultado de todas as estratégias que mostramos acima e não deve ser deixada de lado sob nenhuma hipótese.

7. Tenha metas claras

Estabeleça metas que você realmente conseguirá alcançar, estabelecendo um prazo para isso e que esteja alinhada aos seus objetivos.

Pouco adianta pensar grande demais se as rotinas mais simples não estão sendo cumpridas como deveriam. Portanto, tenha os pés no chão e defina expectativas de crescimento que sejam realistas.

Agora você já conhece os principais fundamentos, termos e estratégias de marketing digital para iniciantes.

Para finalizar, cabe destacar que utilizar softwares de gerenciamento no seu negócio, mesmo que ele ainda não tenha presença digital, facilita bastante o conjunto de ações necessárias para alcançar o sucesso e aumentar as vendas.

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