Quem nunca entrou em um site, viu vários produtos interessantes, mas, por algum motivo, não pode finalizar a compra naquele momento? As listas de desejo no e-commerce funcionam justamente para que usuários possam retornar a loja virtual e comprar os produtos que já tinham favoritado, ampliando a possibilidade de conversão e o aumento de vendas.
Ao facilitar a experiência do consumidor por reduzir o tempo de compra, elas melhoram também outros pontos bastante significativos, como comparações com outros sites, SEO e integração das redes sociais. Mas, para isso, é importante que você saiba de alguns detalhes para criar a lista de desejos perfeita para o seu negócio.
Então, a fim de que você entenda ainda mais sobre ela, nós criamos este artigo recheado de informações para que você entenda tudo a respeito do tema! Prepare o café e vamos a leitura!
Veja como funciona a lista de desejos no e-commerce
A lista de desejos, ou wish list, é uma forma bastante prática de adicionar a uma lista os principais produtos que seus clientes tenham interesse em obter. Isso significa que podem adquirir daqui 5 minutos ou daqui 1 mês, mas, com a lista, é possível garantir que você o relembre de finalizar a compra, aumentando as chances de vendas.
Ela é diferente do carrinho de compras e, por isso, as ações feitas para uma e outra também são bem distintas. Veja a seguir o que é necessário prestar atenção para criar a sua lista de desejos.
Tenha objetivos claros
Quais são os seus objetivos ao criar uma wish list? Esse é o primeiro passo para garantir que a implantação tenha um direcionamento e que as áreas como a de marketing, por exemplo, saibam o que fazer com os dados ali recebidos.
Logo, se sua intenção é fazer com que as vendas aumentem em 15% no mês, é importante criar uma lista integrada com ações de marketing que fomentem a compra, como criações de campanhas em diferentes canais e personalizadas.
Faça testes e garanta o funcionamento
É muito importante garantir o funcionamento da lista de desejos, a fim de não perder vendas. Além disso, é relevante que sua área de tecnologia garanta o recebimento de dados dos consumidores, para que o marketing possa trabalhar com eles, usando uma comunicação mais personalizada.
Reforce o uso da lista de desejos no e-commerce
Não basta deixar o símbolo da lista de desejos no cantinho superior da tela para mostrar ao consumidor que seu e-commerce a possui. Você deve investir em atividades que façam tal estratégia valer a pena. Por exemplo, se um cliente marcou 3 produtos e não os comprou, você pode mandar uma mensagem, seja por telefone ou e-mail, lembrando-o de comprá-la ou oferecendo um pequeno desconto como incentivo.
Ou seja, sua área de marketing deve trabalhar ativamente neste projeto, a fim de fazer com que o uso da lista traga o máximo de resultados positivos possíveis.
Utilize fotos atraentes
Ninguém vai utilizar sua lista caso as fotos de seus produtos não sejam atraentes o suficiente para que ele queira voltar ao seu site e finalizar a compra. Por isso, invista em boas imagens e edição (lembrando sempre de manter compatível com a realidade do produto).
Invista em tecnologia
Não dá para fazer todos os passos acima e esquecer do essencial, correto? É muito importante que seu e-commerce esteja preparado para isso, a fim de evitar demoras no carregamento, possíveis bugs etc.
Saiba qual a importância para o e-commerce e seus benefícios
Algumas funcionalidades são essenciais para a saúde de sua loja virtual, assim como recursos que atraiam o interesse dos consumidores. A lista de desejos no e-commerce impacta diretamente nas vendas do negócio pois:
- faz com que clientes retornem e comprem algo que não puderam comprar em determinado momento;
- caso o sistema falhe, os produtos continuarão salvos para que ele efetue a compra depois;
- velocidade em encontrar produtos favoritados;
- gera insumos para o marketing trabalhar em canais diferentes, como e-mail marketing, remarketing, notificações em aplicativo etc.;
- ajuda a manter um relacionamento com o consumidor;
- melhora o tempo gasto no seu site;
- reduz a taxa de carrinho abandonado;
- é possível obter perfis de compra para serem explorados em campanhas personalizadas.
No geral, o novo perfil de cliente está focado em experiência. Hoje, os preços não são os principais diferenciais e, portanto, uma wish list pode fazer total diferença. Ao oferecer tal prática, o consumidor pode:
- economizar tempo;
- lembrar-se de comprar um produto que havia esquecido;
- combinar a compra com outros itens.
Confira como usá-la para aumentar as vendas
Algumas práticas são bastante importantes para garantir o aumento das vendas através da lista de desejos. São elas:
- capte informações dos clientes, como e-mail, telefone e sexo, a fim de criar uma base de dados e a área de marketing poder explorá-los;
- use como uma forma de obter mais leads qualificados para seu negócio;
- utilize como prova social (ao ver que o cliente selecionou alguns produtos, você pode enviar depoimentos de outros clientes que já tenham adquirido, a fim de reforçar que a compra será uma boa ideia);
- promova tais produtos de diferentes formas, utilizando canais como Facebook, Instagram e Marketplaces;
- utilize o e-mail dos clientes para ofertar programas de relacionamento e fidelidade, como programas de pontos ou descontos.
Ufa, e não é que a lista de desejos oferece diferentes benefícios e ainda faz com que a área de marketing fique recheada de ideias para serem trabalhadas de forma bastante inteligente? Além disso, clientes reconhecerão os investimentos feitos para a melhoria de sua experiência e vão valorizar isso em seu negócio.
Agora que você anotou todas as nossas dicas sobre lista de desejos no e-commerce, não tem como deixá-las de lado, não é mesmo? Por isso, preste bastante atenção em quais objetivos você quer obter com a prática para mensurá-los e chegar a uma conclusão embasada em números. Além disso, após saber de todos os seus benefícios, invista nas ações descritas para aumentar suas vendas.
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