Landing page: Entenda o que é e domine essa estratégia de conversão

No universo do Marketing, uma landing page é uma página com o objetivo específico de conversão. O intuito dessa página é fazer com que visitantes se tornem leads e que oportunidades se tornem clientes. As LP's podem ser usadas para diferentes finalidades: baixar um material, comprar um produto, assinar um serviço, etc.!
o que é landing page

Principais tópicos

As landing pages são poderosas aliadas de uma estratégia de inbound marketing porque são totalmente voltadas para conversões.

Como os objetivos dessa estratégia são voltados para atração e conversão de usuários, saber o que é landing page se torna uma ação indispensável.

Isso porque não existe estratégia de conversão tão eficiente como o uso de uma boa LP.

Em uma tradução para o português, landing page significa: página de aterrissagem, mas também é conhecida como página de conversão.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo explicando tudo o que é preciso sobre a landing page para que você possa, no final do artigo, começar a usar essa técnica sem complicações.

Então, não deixe de conferir até o final.

O que é uma landing page?

A landing page, também chamada de página de aterrissagem, página de conversão ou página de captura, é uma página totalmente otimizada para a conversão.

O intuito dessa página é fazer com que visitantes se tornem leads e que oportunidades se tornem clientes.

Inicialmente, o termo landing page era utilizado para definir a página de destino, ou seja, a página que um determinado usuário acessava para entrar em um site.

Tanto é que, atualmente, a página de Analytics do Google, ainda utiliza o termo landing page para se referir a página de destino.

A página de destino é quando um usuário pesquisa um termo e na ferramenta de busca e entra em um site.

Contudo, no universo do marketing digital, a landing page é caracterizada por uma página com o objetivo específico de conversão.

Portanto, não diz respeito às páginas de destino, mas sim àquelas voltadas para fazer com que o usuário realize uma ação de conversão.

Qual o objetivo de uma landing page?

Como vimos no tópico acima, a landing page é diferente de uma página do site, porque ela é menos abrangente e genérica.

Isso porque a página de captura, tem o objetivo de despertar a curiosidade, gerar interesse e fazer com que o público-alvo da marca tome alguma ação estratégica que auxilie no marketing digital da empresa.

Seja qual for o tipo de landing page criada, o objetivo é totalmente voltado para a conversão do usuário. As landing pages podem ser usadas para diferentes finalidade, de conversão, como baixar um material rico fazendo com que o usuário se torne um lead, por exemplo.

Entenda mais sobre leads, visitantes e prospects.

Portanto, a landing page deve ser clara, organizada e mostrar exatamente o que o usuário deve fazer para receber a vantagem de preencher o formulário contido nessa página de conversão.

Em muitos casos, as landing pages são responsáveis por fazer com que um prospect se torne um lead, para que sejam nutridos pelo time de marketing até que fiquem qualificados para que a equipe de vendas entre em contato e gere mais vendas.

Quais são os principais tipos de landing page?

Como existem muitos tipos de landing pages, voltadas para diferentes objetivos de conversão, é importante conhecer as mais utilizadas para saber qual fará mais sentido para a sua estratégia e qual vai garantir maiores chances de sucesso.

Veja agora mesmo!

Landing page de captura de leads

As landing page de captura de leads, muito utilizadas na estratégia de inbound marketing, são extremamente eficientes para garantir maior prospecção de clientes.

Com esse modelo, é preciso oferecer alguma oferta de valor (e-book, material rico, acesso a webinar). Isso para que o usuário preencha um formulário informando dados essenciais para o negócio, como e-mail, nome, telefone, e tudo o mais que fizer sentido para a empresa.

Contudo, o ideal é focar nos dados realmente relevantes, parque que a landing page não fique cansativa na hora do preenchimento das informações.

Com esses dados, o time de marketing pode aumentar a sua lista de potenciais clientes e entender mais sobre eles.

Squeeze landing page

A squeeze landing page costuma ser muito utilizada e é mais simplificada.

Isso porque o objetivo dessa página é obter o e-mail do usuário e se tornar um lead.

Com essa página de aterrissagem, o time de marketing pode começar um relacionamento com esse usuário para que se tornem compradores e clientes fidelizados.

Em uma tradução livre para o português, squeeze pode ser “encurralar”, ou seja, pressionar o usuário a tomar uma ação.

Mas, como no inbound marketing o objetivo é atrair, a squeeze landing page é acompanhada de uma oferta de valor.

Logo, esse modelo de landing page oferece conteúdos ricos para que o usuário forneça seu e-mail, como um e-book, acesso a uma pesquisa relevante, um infográfico, entre outros

Landing pages de eventos

Como o nome sugere, a landing page de eventos é distribuída para informar a uma audiência sobre um evento para atrair mais pessoas interessadas.

Nesse modelo, é possível colocar as principais informações sobre o evento, como as principais atrações, atividades que serão realizadas, cronograma, personalidades envolvidas e muito mais.

Essa página de conversão também serve muito bem para criar um engajamento com a audiência ao informar os benefícios que as pessoas encontrarão ao participarem do evento.

Landing pages de vendas

Com o objetivo focado na conversão em vendas, essa landing page deve ser usada para a promoção de uma oferta com o intuito de direcionar os leads para o estágio final do funil de vendas.

Aqui, também é fundamental informar aos potenciais clientes sobre os benefícios do produto e oferta, colocando as principais informações do produto na página de captura.

Ainda assim, o ideal é não colocar muitas informações nessa landing page, mas sim, as principais para atrair e converter os usuários que possam se tornar clientes reais da marca.

Landing page de click-through

Uma landing page de clique é feita para fornecer informações, com o máximo de detalhes relevantes, para induzir o usuário a clicar nela para ser encaminhado a uma página de transação ou venda.

É uma forma eficiente de intermediar um anúncio e o e-commerce da marca, fazendo com que os potenciais clientes se sintam mais familiarizados com a empresa para fazerem uma compra sem o sentimento de estarem sendo pressionados.

Para que seja feita da forma certa, essa landing page costuma oferecer valor para os clientes, por meio de cupons de desconto, avaliações gratuitas e outras formas.

Landing page de agradecimento

O agradecimento é um gesto que pode gerar mais empatia e engajamento entre marca e consumidor. Mas, quando falamos de landing page de agradecimento, é preciso entender que ela pode ser uma poderosa ferramenta para sugerir novos conteúdos, novas ofertas, serviços adicionais e muito mais.

Outras formas de otimizar uma landing page de agradecimento, são:

  • solicitar um depoimento para gerar prova social;
  • oferecer um código de desconto;
  • linkar para a página do blog;
  • solicitar que o usuário siga as redes sociais da marca.

Landing page de página de produto

Essa landing page pode ser voltada para uma ação de remarketing para impactar novamente um potencial cliente que abandonou um produto no carrinho da loja online, por exemplo

Assim, esse modelo fornecerá uma análise mais detalhada e completa do produto, falando sobre as funcionalidades e benefícios, para persuadir esse cliente a voltar e comprar aquele produto abandonado no carrinho de compras, em apenas um clique.

Os benefícios da landing page para uma estratégia de marketing

O uso de landing page é essencial para gerar maiores conversões para diferentes objetivos da estratégia de marketing.

Veja abaixo, alguns dos principais benefícios do uso dessa ferramenta!

Reduzir o CAC

O Custo de Aquisição de Cliente (CAC) é um grande responsável por consumir recursos das empresas. Afinal, é preciso criar condições para entender mais sobre o público-alvo da empresa e atraí-los, para comprar da marca.

Mas, como o uso das landing pages, fica muito mais fácil reunir uma quantidade de informações relevantes sobre os consumidores de forma mais espontânea e sem demandar grandes recursos.

Ao invés de gastar horas com ligações, investir em pesquisas e entrevistas, as landing pages podem coletar dados importantes com mais agilidade e eficiência, já que oferecem valor em troca desses dados.

Aumentar a taxa de conversão

Como são páginas voltadas totalmente para as conversões, esse não poderia deixar de ser um tópico dos principais benefícios.

Como são voltadas para isso, essas páginas eliminam as distrações ao focar nas informações que são realmente relevantes para converter usuários.

Segmentar leads

Também conhecido como lead scoring, as landing pages ajudam na segmentação de leads por etapa do funil em que se encontram.

Isso porque é possível criar um material que esteja de acordo com o interesse e a probabilidade de compra de cada grupo de leads.

O lead scoring consiste em classificar e criar pontuação para cada grupo de lead de acordo com as interações realizadas com a marca.

Quanto mais profundas as interações, ou seja, quanto mais avançado no funil de vendas da empresa ele estiver, maior a pontuação.

Como exemplo, um lead que fez um cadastro em uma newsletter de topo de funil, tem uma pontuação mais baixa do que um lead que baixou um e-book de demonstração de produto, que está no fundo de funil.

Quais são as principais métricas de uma landing page?

Como são páginas voltadas para a conversão de usuários, é muito importante ficar de olho nas métricas que indiquem o desempenho das landing pages.

Afinal, se as conversões não ocorrerem, os esforços podem estar sendo em vão.

Veja agora algumas métricas importantes para avaliar.

Vamos lá!

Visitantes únicos

Os visitantes únicos ajudam os gestores a entenderem o quão atrativa a página está sendo para os usuários e em relação aos concorrentes.

Isso porque ela diz respeito à quantidade de pessoas que visitaram a página e converteram, independentemente da quantidade de vezes.

Isso, porque diferente das impressões, se um usuário visualizou a landing page 10 vezes, contará apenas como um visitante, mostrando o número real da quantidade de visitantes.

Taxa de conversão

Para uma página de conversão, a taxa de conversão se torna uma métrica indispensável.

Essa métrica mostra o número de usuários que converteram na landing page, de acordo com cada objetivo.

Ou seja, se o objetivo era gerar mais assinantes de newsletter, essa métrica mostrará a quantidade exata de usuários que se tornaram assinantes por causa dessa landing page.

Ela também mostra a eficiência da página de conversão.

Afinal, o visitante chegou até a página e visualizou o conteúdo, mas não realizou o comando dessa página.

Caso isso esteja acontecendo, é preciso avaliar o que precisa ser alterado na landing page para que ela cumpra com seu objetivo.

Taxa de rejeição

Também conhecida como Bounce Rate, a taxa de rejeição indica o número de visitantes que abriram a landing page, mas saíram sem realizar uma interação.

Caso a taxa de rejeição esteja alta, é preciso analisar toda a landing page para entender o que está dando errado.

Alguns ajustes podem ser necessários no texto do artigo, no tamanho das fontes, nas cores, no CTA e muito mais.

Posição no Google

A posição que a página se encontra nos motores de busca, como o Google, também impactam diretamente nos resultados da estratégia.

Portanto, é importante ficar de olho nessas posições e investir nas estratégias de SEO que otimizam os conteúdos para os buscadores.

Origem do tráfego

Conhecer a origem do visitante até a landing page também é de grande valor para o desempenho da estratégia.

Com essa métrica, fica mais fácil de entender a jornada de compras do usuário.

Sabendo a origem, fica muito mais fácil otimizar os resultados e direcionar esforços.

Como exemplo, se grande parte do tráfego é oriundo das redes sociais, é interessante direcionar recursos para essa mídia, ao invés do disparo de e-mails.

Tempo médio na landing page

O tempo médio gasto na landing page também diz bastante sobre a eficiência do material criado.

Como já sabemos, a landing page precisa gerar mais conversão e o tempo médio gasto na página pode indicar possíveis mudanças no conteúdo.

Porém, é muito importante analisar essa métrica juntamente com a taxa de conversão.

Isso porque as landing pages são otimizadas e simplificadas para que o usuário tome uma ação.

Pode ser benéfico que os visitantes passem pouco tempo na landing page, contanto que a taxa de conversão esteja boa.

O que não pode faltar em uma landing page?

Agora que já sabemos o que é landing page, é preciso saber o que não pode faltar nessa estratégia.

Isso porque para que a landing page tenha o resultado esperado e realmente gere boas conversões, é preciso contar com elementos indispensáveis. 

Conheça os elementos que não podem faltar na sua landing page!

Título atraente

A landing page deve ter um título que mostre aos usuários quais serão os ganhos que eles terão ao realizarem o comando estipulado.

O título ajuda muito nesse sentido, aguçando a curiosidade dos leitores.

Para tanto, é preciso ser sucinto e direto ao mostrar os benefícios de continuar lendo a landing page.

O título deve ser chamativo, simples e deixar uma mensagem clara sobre o que está sendo oferecido.

Outro ponto importante é que fique nítido o que o usuário vai ganhar, em relação ao tipo de conteúdo, se é uma newsletter, um e-book, entre outras possibilidades.

Subtítulo informativo

Para complementar o título, que deve ser mais abreviado, o subtítulo pode utilizar outras informações para incentivar ainda mais a conversão dos usuários.

Aqui, também é importante instigar os usuários com palavras-chave que atuem como gatilhos de urgência, escassez e muito mais.

Texto com a oferta

O texto é onde estará presente a maior parte da mensagem que se deseja passar e precisa deixar a oferta bem atrativa.

Pontos de dúvida devem ser eliminados e possíveis objeções contornadas.

Por mais que comporte mais informações, é importante usar frases curtas, mas que enfatizem o benefício de seguir o CTA.

A escaneabilidade também é fator determinante para oferecer uma boa experiência de leitura aos usuários.

Boas imagens

A imagem funciona como fator decisivo, já que tem um lugar de destaque e se relacionará diretamente com a oferta da landing page.

Na hora da escolha, busque por imagens que reflitam a oferta, a marca e a persona do negócio, para criar uma maior identificação e aumentar as chances de conversão.

Design da página de conversão

O design pode ser um modelo pronto ou totalmente personalizado.

Em todos os casos, o ideal é que ele esteja diretamente relacionado ao tamanho do texto, à imagem, quantidade de itens dispostos e tipo de oferta.

Campo do formulário

Os campos do formulário dizem respeito à quantidade de informações que serão coletadas.

Entretanto, é fundamental lembrar que o usuário deve se sentir instigado a fornecer essas informações.

Logo, para definir os campos, é importante pensar na persona, no estágio de funil dessa persona e nas perguntas que são realmente relevantes para aquele objetivo e estratégia.

Não existe uma regra para a quantidade de campos, mas, quanto maior a quantidade, maior deve ser a proposta de valor entregue ao usuário e mais avançado deve estar esse lead no funil de vendas.

Afinal, quando estamos falando de topo de funil, será mais difícil conseguir muitos dados de um usuário que acabou de conhecer a marca.

URL

Criar uma URL amigável com a palavra-chave, principalmente para não utilizar uma ferramenta de automação de marketing, é fundamental.

Caso contrário, a URL pode ficar muito longa e de difícil compreensão.

Para uma boa URL, evite números, caracteres especiais e URLs longas.

Imagens pensadas para as redes sociais

Nos campos de configuração das landing pages existe um espaço para que seja anexada uma imagem para divulgação dela nas redes sociais.

O que devo pedir no meu formulário de landing page?

Uma dúvida bastante comum quando o assunto é landing page é: o que devo pedir no meu formulário? Isso porque é preciso captar informações importantes para o negócio, mas sem criar um formulário grande e exaustivo que ninguém responderá.

Logo, o ideal é pensar quais são as perguntas fundamentais para entender mais sobre a persona do negócio.

Alguns dados podem parecer importantes, mas se não tiverem relação com a estratégia e para entender se aquele lead é realmente um potencial cliente, não servirão para otimizar as vendas.

Mesmo que não exista uma fórmula pronta, é sempre importante pedir o nome, para saber quem é a pessoa, e um e-mail: que será o canal de comunicação direto para nutrir esse lead.

Alguns dados que devem ser coletados para topo de funil em uma landing page, são:

  • nome;
  • e-mail;
  • empresa que trabalha;
  • cargo;
  • telefone.

É claro que essas são perguntas mais comuns para empresas que atuam no modelo B2C.

Para empresas que atuam com vendas para outras empresas, B2B, as perguntas devem ser direcionadas para entender mais sobre a empresa e sobre os tomadores de decisão dessa empresa.

Isso porque quando falamos de B2B é muito comum que existam mais de um tomador de decisão e é preciso criar materiais para converter gestores de diferentes setores.

Portanto, faça as perguntas certas e que ajudem a compreender mais sobre o lead, qual estágio do funil ele está e o quão próximo esse lead está de fechar negócios com a sua empresa.

Ainda assim, separamos alguns fatores que você deve considerar para encontrar as perguntas certas, ao criar um formulário de landing page.

Saiba quem está baixando o material

As landing pages também servem para gerar mais conhecimento sobre quem está baixando o material. Isso porque pode ser mais interessante ter informações valiosas de 100 pessoas que baixaram o material, do que 200 downloads sem informações relevantes.

Crie uma base inteligente sobre os downloads

Conforme os downloads vão acontecendo, um compilado de informações começa a surgir.

Portanto, é fundamental saber interpretar esses dados de forma inteligente.

As landing pages ajudam muito a traçar um caminho mais preciso sobre o lead e como nutri-lo.

Algumas informações iniciais de valor, são:

  • qual a fonte de tráfego dessa landing page;
  • quais materiais foram mais baixados;
  • quais landing pages converteram mais;
  • qual o perfil dos usuários que baixaram as landing pages.

Avaliar o desempenho dos materiais

Isso porque pode ser comum que alguns materiais, acompanhados de uma landing page, não gerem boas conversões.

É importante fazer uma avaliação para que o time de marketing não se sinta desencorajado a criar novos materiais.

Afinal, não necessariamente o formulário está cumprido ou cansativo, mas a oferta de valor não é atrativa ao ponto de gerar conversões.

Como criar landing pages que convertam?

Por mais importante que sejam as landing pages, não basta criá-las e deixar que trabalhem sozinhas.

É preciso saber usar técnicas que façam com que elas realmente convertam os leads.

Veja, abaixo, algumas dicas para criar landing pages que geram boas conversões.

Acompanhe!

Defina o público-alvo

Uma vez mais, a persona aparece neste artigo e não à toa.

Definir a persona é fundamental para criar materiais relevantes para a sua audiência, que gerem valor na landing page e façam com que os usuários se sintam atraídos a responder o questionário.

Ofereça valor na oferta

É preciso pensar qual o material atraente o suficiente, para fazer com que os usuários entreguem informações pessoais.

Com tantas empresas online, o número de landing pages é muito grande e não é todo mundo que se sente confortável para fornecer dados pessoais.

Portanto, o material que vai compor a landing page deve ser atraente, fornecer uma informação de valor e resolver uma dor ou necessidade, entre outros.

Faça um benchmarks

Para começar a ter boas ideias, é interessante fazer o benchmarking, que é analisar o que outras empresas do seu setor estão fazendo para criar inspiração.

É uma forma de ter boas ideias iniciais para produzir materiais, criar landing page otimizada e saber por onde começar a criar formulários eficientes.

Não somente no momento inicial, essa prática é interessante ao longo do tempo para melhorar a estratégia e os seus resultados.

Invista em prova social

A prova social é muito valiosa para gerar confiança e credibilidade com o público consumidor.

É importante lembrar que a landing page, no final das contas, está pedindo que o cliente compre e forneça dados.

Se ele não sentir segurança ou confiança, dificilmente ele fornecerá o que está sendo solicitado.

Se a empresa já fez vendas e tem clientes ativos, é interessante mostrar para os novos leads qual foi a experiência que esses clientes tiveram e como a marca os ajudou a resolver suas dores.

Crie introduções cativantes

Além de ter um título chamativo, a introdução é muito importante porque vai reter o usuário e fazer com que ele siga lendo o que está sendo ofertado.

Aqui, é importante reforçar as vantagens do produto, da oferta e em como a marca resolverá as dores desse usuário.

Faça testes A/B

O teste A/B funciona para diferentes estratégias de marketing digital, incluindo a criação de landing pages que convertem.

Isso porque essa técnica consiste no experimento de uma ação publicitária.

No teste A/B é preciso escolher um elemento para que seja testado.

Alguns desses elementos, são:

  • coloração do CTA;
  • texto do CTA;
  • disposição do CTA;
  • disposição dos outros elementos, como imagem e vídeo;
  • título e subtítulo;
  • descrição.

Portanto, o objetivo é montar modelos diferentes de uma mesma landing page e fazer testes, sempre um de cada vez.

Com isso, ficará mais fácil entender qual das landing pages gerou mais conversão, qual gerou conversões mais otimizadas e muitas outras informações importantes.

Torne a LP mobile-friendly

Como o uso de smartphones é uma tendência que não deixará de crescer, é fundamental garantir que a landing pages esteja otimizada para o mobile.

Afinal, segundo pesquisas, 60% dos usuários estão acessando sites por meio do mobile.

Se a landing page não for mobile-friendly, é muito provável que ela seja ignorada já nos primeiros segundos, fazendo com que a estratégia não tenha nenhum resultado, além de custos e trabalho perdido.

Use gatilhos mentais

Estamos falando de páginas de conversão e utilizar gatilhos mentais é uma prática antiga e de grande valia.

Gatilhos como urgência e escassez influenciam diretamente no comportamento de compras do consumidor, porque mostra que eles podem perder uma boa oportunidade se não realizarem uma ação imediata.

Para esses gatilhos, mostre a disponibilidade do estoque, o volume das compras recentes e envie cupons exclusivos de desconto.

Invista no visual

A landing page precisa ser atraente e um bom visual ajuda muito a chamar a atenção dos usuários nos primeiros segundos.

Outra ação que ajuda nesse momento, é criar vídeos que acompanham essa página de conversão.

Os vídeos, apesar de serem opcionais já que podem não fazer sentido para todos os negócios, costumam gerar conversões muito expressivas para as empresas.

Destaque o CTA

Call-to-action ou chamada para ação, é o comando que a landing page terá para incentivar o usuário a clicar e realizar uma ação quando impactado pela página de conversão.

Por mais que possa parecer óbvio que o usuário deve realizar alguma conversão, é fundamental deixar o CTA em evidência, com cores e local de destaque.

Esse convite, muitas vezes, é usado com uma frase no imperativo para persuadir o usuário a realizar determinadas ações, como:

  • acesse o conteúdo agora mesmo;
  • baixe o conteúdo completo;
  • receba o material;
  • agende sua entrevista.

Dicas para fazer uma LP para e-commerce

Use cores chamativas

As cores têm um papel importante na atração da sua landing page.

Sendo assim, não subestime o poder delas, já que podem determinar o sucesso ou fracasso da estratégia de conversão online do seu e-commerce.

Trabalhe com cores chamativas que contrastam entre si.

Você pode destacar as suas chamadas principais para conversão em cores quentes, como vermelho e laranja.

Capriche no layout da sua landing page, trabalhando a harmonia de cores para tornar a página mais agradável ao olhar dos visitantes.

Ao escolher as cores de fundo da página, tome o devido cuidado para manter a legibilidade do texto

Disponibilize imagens relevantes

Se você está interessado em como fazer uma landing page de sucesso, deve considerar que as imagens têm um grande poder informativo.

As imagens conseguem atrair a atenção do visitante mais rápido do que o texto no momento em que devem transmitir uma mensagem.

Levando esse fator em consideração, utilize imagens representativas para a sua oferta.

As fotos devem ilustrar bem aquilo que você está oferecendo de modo qualitativo. 

Logo, dispense imagens genéricas que em nada representam o seu e-commerce.

Seja objetivo na informação

Sua landing page precisa ter um propósito bem definido.

Você deve decidir, por exemplo, se quer obter dados do visitante para gerar relacionamento ou vender apenas um determinado produto do seu e-commerce.

O objetivo, além de bem-esclarecido, deve estar alinhado às suas estratégias de marketing digital.

O propósito da landing page deve ser especificado com títulos claros e textos descritivos, em uma linguagem bem direta, que não deixe dúvidas sobre os produtos.

Ao produzir o texto, não se esqueça de usar as palavras-chave ideais, para que a landing page do e-commerce seja facilmente encontrada nos mecanismos de busca.

Evite colocar muita informação.

Em uma landing page, não é necessário falar tudo sobre a sua oferta de modo a esgotar o tema. Comente apenas sobre aquilo que realmente importa.

Tenha em mente que é um verdadeiro desafio captar o tempo de atenção do leitor médio de internet.

Logo, nada de páginas contendo textos extremamente longos e cansativos para a leitura.

Landing pages devem ser pontos de conversão rápidos.

Sendo assim, não crie obstáculos desnecessários.

Evite links e menus

A landing page deve ser uma página única, que não promove a distração.

Assim sendo, deve estar separada do seu e-commerce. Essa página de destino deve ter o objetivo único de promover a conversão.

Pensando nisso, trabalhe para eliminar quaisquer elementos que possam desvirtuar os visitantes desse propósito.

Procure inserir links no texto com moderação.

Embora possam levar a informações valiosas, o visitante pode acabar saindo da sua landing page quando clica nos links, afetando as possibilidades de conversão.

Ao longo do texto, redirecione o leitor para outra página apenas se for realmente necessário para a compreensão da respectiva oferta do e-commerce.

Já os menus, por outro lado, são completamente dispensáveis.

O caminho para a conversão deve ser sempre claro na sua landing page.

Dessa maneira, o único modo de o visitante sair dela deve ser por meio do CTA.

Resista à tentação de colocar menus para formas de contato, cases ou blog do e-commerce.

O propósito da landing page é converter por meio de formulários da página e botões de ação próprios.

Monte um bom formulário de contato

O formulário é responsável pela conversão.

Em sua montagem, procure pensar de forma equilibrada sobre o número de informações que o usuário deverá preencher e qual o número de leads que você deseja obter com a sua landing page.

Quanto mais informações você solicitar, menor será a taxa de conversão dos usuários.

Com isso em vista, considere o tamanho do seu formulário, solicitando aos visitantes apenas dados imprescindíveis.

Outros meios de como fazer uma landing page para conversão é utilizar formas diversas de conteúdo multimídia de qualidade ao longo da página,

Vídeos e infográficos, otimizar o site para visualização em aparelhos móveis e fazer testes A/B, apresentando versões diferentes da mesma página.

Você pode ainda criar landing pages diferentes para públicos e produtos diversos do seu e-commerce.

As vantagens de utilizar landing pages são inúmeras.

Uma landing page é um verdadeiro cartão de visitas para o seu negócio e pode influenciar bastante no seu número de vendas.

Procure causar um bom impacto com elas.

Para isso, siga nossas boas práticas e crie a landing page ideal para o seu e-commerce!

SEO para landing page

Como as landing pages são muito disseminadas nos motores de busca, como as divulgadas por mídia paga no Google Ads ou no site/blog da empresa, contar com as estratégias de SEO podem ser um importante diferencial.

Afinal, as otimizações para os motores de busca ajudam o algoritmo dessas ferramentas e facilitam o entendimento por parte dos usuários.

Vamos às principais otimizações de SEO para landing page!

Escolha da palavra-chave

A palavra-chave deve ser pensada com cuidado para as LPs, já que o termo ideal aumentará muito as chances da página aparecer nas páginas de resposta, como a SERP do Google.

Uma boa dica é utilizar palavras-chave long tail, que são aqueles termos mais específicos e que se aprofundam mais no conteúdo.

Isso porque essas palavras-chave tendem a gerar mais valor para a intenção detalhada.

Com uma keyword menos abrangente, o landing page concorrerá com menos conteúdos, que são mais abrangentes e concorridos.

Por mais que possa parecer pouco válido, as palavras de cauda longa tendem a atrair pessoas mais propensas a gostarem daquele conteúdo.

Criação do snippet

O snippet está associado à descrição da landing page, porque é um resumo das principais informações para que o usuário, bem como os motores de busca, entenda exatamente do que se trata o material.

Ele inclui o título, a URL e a meta description.

Esse resumo bem feito, ajuda a chamar a atenção dos leitores para a oferta e conteúdo, otimizando muito nas conversões.

Velocidade de carregamento

A velocidade de carregamento de uma página também é um fator decisivo e que impacta diretamente nos resultados alcançados.

Com a landing page, não seria diferente.

Logo, após a página criada, é preciso conferir esta questão técnica, bem como a qualidade das imagens e a compressão delas.

Essa é uma otimização que está ligada à estrutura do site, à codificação e seu design.

É preciso lembrar que o tempo de carregamento é um critério importante para os motores de busca, já que os usuários tendem a abandonar uma página que demore muito para carregar.

Otimização de conteúdo

Já demos bastante dicas que se relacionam com as otimizações do conteúdo, mas como é uma ação que impacta no SEO, não poderia ficar de fora desse tópico.

Isso porque os algoritmos estão cada vez mais eficientes e aptos para fazer a leitura de um conteúdo e identificar qual a melhor resposta para a pergunta dos usuários.

Portanto, garanta a qualidade e estrutura do conteúdo para que os usuários se interessem e para que seja relevante para os motores de busca.

Como fazer a divulgação das suas landing pages?

Agora que já sabemos tudo sobre as landing pages, o trabalho ainda não está acabado, é preciso fazer com que ela chegue aos usuários.

A divulgação das suas landing pages é uma função fundamental para bons resultados.

Os canais de tráfego já utilizados pela marca são excelentes para divulgar as LPs e alcançar um número maior de potenciais clientes, para que sejam convertidos e nutridos até as compras. 

Veja agora algumas formas de divulgar uma landing page!

Redes sociais

As redes sociais da marca já contam com diversos seguidores que podem servir como persona para a landing page.

Logo, é um erro não promover essas páginas nas redes.

Seja qual for a rede que o negócio utilize — LinkedIn, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube — são potenciais geradoras de tráfego para a landing page.

Mas é preciso que as redes tenham contexto com o tipo de landing page para fazer sentido usá-la na estratégia.

No Instagram, por exemplo, é possível criar um Story sobre a LP e colocar um link para que o usuário seja encaminhado até a página de conversão e tenha acesso ao material prometido.

Site/blog

O site ou blog da empresa também são poderosas ferramentas para potencializar o resultado da landing page.

Nesses locais, existem aquelas páginas que costumam ser mais acessadas pelos usuários.

Portanto, ao identificar as páginas com bastante visita, se fizer sentido para a estratégia, coloque a landing page para que mais usuários possam visitá-la, aumentando as chances de conversão.

E-mail marketing

O e-mail marketing funciona justamente para nutrir leads e fazer com que tenham acesso aos materiais da marca, que são relevantes e úteis, para caminharem cada vez mais, e melhor, em direção ao fundo do funil de vendas.

Portanto, é um canal de comunicação ideal para enviar uma landing page com uma oferta ou conteúdo atrativo para a sua base de contatos.

Nesse e-mail, a LP pode oferecer uma nova oferta, um desconto, um material rico complementar.

O ideal nessa estratégia é fazer uma boa segmentação dos leads para receberem a oferta de valor condizente com o estágio do funil em que se encontram.

Mídias pagas

As mídias pagas também são aliadas da divulgação de landing pages.

Seja no Google Ads ou Facebook Ads, é possível encontrar um público qualificado e segmentado que tenha reais interesses nas soluções da sua marca.

A landing page pode ser personalizada para esse público, para receberem conteúdos relevantes, bem como ofertas valiosas e passem a fazer parte da base de leads da empresa.

Comarketing

O marketing compartilhado, ou comarketing, também funciona bem para a divulgação das páginas de conversão.

É claro que, a landing page deve servir para ambas as empresas.

Mas, como existem negócios similares, mas que não são concorrentes, e sim complementares, unir forças para criar e divulgar uma landing page de evento, webinar, entre outros, é uma solução eficiente para contar com mais visualizações e conversões da estratégia de landing page.

A landing page é ideal para atrair e converter usuários para que se tornem lead.

Por meio de uma oferta de valor, a marca consegue coletar dados relevantes sobre a persona do negócio e criar uma lista para que seja nutrida até que esses leads se tornem compradores efetivos da marca.

O principal objetivo de uma landing page é gerar conversões, ou seja, fazer com que os usuários realizem uma ação e deixem seus contatos.

Existem diferentes tipos de landing page que atendem a diferentes necessidades, como divulgação de um evento, aumento das vendas, capturar leads e muito mais.

Como vimos neste artigo, é fundamental saber o que é landing page, porque são muitos os benefícios que ela gera para os negócios, desde redução do CAC, melhora na taxa de conversão até criar uma segmentação aprofundada de leads.

Mas, para que seja realmente um complemento da estratégia de marketing digital, é preciso saber usar e mensurar os resultados de cada material criado e divulgado.

Alguns fatores são decisivos para o sucesso da landing page, como título atraente, CTA eficiente, clareza no conteúdo e uma oferta que traga valor real para os possíveis leitores.

Com as otimizações de SEO certas, o material ficará pronto para gerar bons resultados.

Você não pode esquecer a divulgação das LPs, nos canais de tráfego que a empresa utiliza, que podem ser nas redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing e marketing colaborativo.

Com este artigo, certamente ficará muito mais fácil começar agora mesmo sua estratégia de landing page.

Que tal aprender agora as boas práticas para fazer uma Live Shop de sucesso? Confira nosso vídeo:

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