Como montar kits de produtos e aumentar o ticket médio da sua empresa

A estratégia de Kits de produtos é bastante utilizada no e-commerce. Consiste em fazer uma combinação de itens em um único pacote. Esse pacote costuma ser montado a partir de itens que se complementam. Quando feito de maneira correta, essa estratégia de venda pode ser bastante atrativo e gerar bons resultados.

Principais tópicos

O kit de produtos é uma poderosa estratégia de vendas para alavancar os resultados do seu e-commerce.

Com combinações estratégicas de produtos que se complementam, é possível atrair a atenção e despertar o desejo dos clientes em adquirirem essa oferta especial.

Mas, apesar de ser muito eficiente, é fundamental entender bem como montar e divulgar um kit de produtos.

Isso porque essa é uma estratégia que não diz respeito à venda casada e deve entregar algum valor significativo para os seus consumidores.

Se você quer saber como criar um kit de produtos de sucesso, confira agora mesmo as dicas que preparamos para você colocar essa estratégia em prática, agora mesmo.

Não deixe de conferir até o final!

O que é um kit de produtos?

Um kit de produtos é uma estratégia de vendas por meio de uma combinação de itens em um único pacote.

Esse pacote costuma ser montado a partir de itens que se complementam, variando de um mesmo produto.

Mas também é possível montar um kit de produtos utilizando uma seleção de itens diferentes, mas que atendam a uma necessidade específica de um cliente.

Saber como montar um kit de produtos é muito importante para criar uma oferta atrativa aos clientes do seu e-commerce, de maneira inteligente, estratégica e eficiente.

É uma forma de oferecer maior valor agregado ao seu leque de ofertas para atrair cada vez mais consumidores, para atender a uma demanda específica ou para proporcionar uma experiência de compras muito mais completa.

Vantagens de utilizar o kit de produtos

Saber como montar um kit de produtos estratégico gera diversas vantagens para o e-commerce.

Listamos algumas das principais neste tópico.

Não deixe de conferir!

Aumento do ticket médio

Ao oferecer o kit de produtos, uma das vantagens que pode ser percebida é o aumento no ticket médio.

Os kits geralmente têm um valor mais alto do que a venda de produtos individuais.

Ao combinar itens que se complementem e oferecer pacotes mais completos para os consumidores, você passa a estimular os clientes a gastarem mais com a sua marca sempre que fizerem negócios com você.

Como resultado, você passa a ter um aumento no valor médio das vendas, o que também impacta diretamente no faturamento do negócio como um todo.

Aumento das chances de conversões

A estratégia de kit de produtos também ajuda na otimização das conversões de vendas.

Ao serem expostos a uma oferta mais completa e vantajosa, os consumidores têm maiores chances de se interessarem por ela e de fecharem negócios.

Outro ponto positivo é que a combinação estratégica de produtos em um mesmo kit pode atender às necessidades e demandas de diferentes segmentos de clientes, ampliando as chances de novas aquisições.

Diminuição do custo do frete

A diminuição do custo do frete também se mostra como uma importante vantagem para as lojas online.

Com o agrupamento de diversos produtos em um mesmo pacote, em vez de enviar cada um desses produtos separadamente.

É reduzido o custo com embalagens e com o envio, já que seria preciso enviar cada produto para um destino diferente.

Não é somente o empreendedor que economiza com o kit de produtos, já que o consumidor também economiza no valor do frete ao receber uma única remessa com mais de um produto junto.

Estímulo à rotatividade do estoque

Os kits de produtos também são eficientes para estimular a rotatividade do estoque.

Para os negócios com produtos que estão parados no estoque, fazer a combinação dos mesmos com itens de maior saída é uma forma de fazer rodar itens que não teriam demanda.

Essa estratégia ajuda muito a utilizar o inventário do negócio, evitando o acúmulo de produtos com baixa saída e otimizando muito o retorno sobre o investimento do negócio.

Aumento da satisfação do cliente

O kit de produto é uma forma de oferecer uma experiência mais completa para os seus clientes.

Já que eles são percebidos como uma oferta de uma solução mais completa e que atende de maneira mais aprofundada as necessidades dos clientes.

É muito provável que os consumidores apreciem a conveniência de adquirir todos os produtos de que necessitam em uma única compra, o que se reverte em economia de tempo.

Promoção de itens menos conhecidos

Existem produtos que, por motivos diversos, têm menor saída.

Contudo, pode ocorrer de um produto de qualidade não ter uma boa saída porque os clientes ainda não têm conhecimento sobre eles.

Ao combinar esses itens com produtos mais conhecidos, você consegue aumentar a visibilidade deles, proporcionando aos seus clientes a oportunidade de conhecê-los melhor.

É uma excelente maneira de abrir novas oportunidades de vendas, divulgar o seu produto e aumentar o reconhecimento da sua marca por meio de um catálogo de produtos mais robusto.

Aumento da fidelização de clientes

Quando bem realizada, a estratégia de oferta de kit de produtos pode estimular a fidelização de clientes.

Com uma experiência de compra diferenciada, onde o consumidor encontrará todos os produtos que precisa em uma única compra, é possível criar um vínculo mais próximo, já que você ajudou a resolver uma dor real do seu consumidor.

Outro ponto relevante é criar kits de produtos exclusivos para os seus clientes mais fiéis.

Assim, a empresa mostra que valoriza aqueles clientes recorrentes e que eles realmente podem se beneficiar com essa fidelização.

Como montar um kit de produtos para o seu e-commerce

Para ser bem-sucedido nessa estratégia, é preciso contar com algumas dicas que ajudam na montagem de um kit de produtos que seja realmente atrativo para os consumidores e que traga retornos positivos para os lojistas. Veja a seguir!

Conheça o seu público

Para montar um kit realmente atrativo, é preciso oferecer um pacote de itens que tenha a capacidade de chamar a atenção e despertar o desejo dos consumidores.

Sem conhecer o seu público-alvo, não será possível realizar ofertas que vão de encontro aos interesses deles.

Logo, entenda as necessidades, preferências e interesses do seu cliente para criar uma oferta que seja realmente relevante.

Faça pesquisas mercadológicas, analise o comportamento de compras dos consumidores.

Utilize todos os dados que o seu e-commerce puder oferecer para identificar a melhor oportunidade para a montagem do seu kit de produtos.

Escolha itens complementares

Apesar de não ser uma regra, é muito comum que um kit de produtos seja composto por itens complementares.

Como a ideia é oferecer uma experiência muito mais completa para os clientes, é interessante conectar um produto ao outro para que o resultado final seja completo.

Para isso, busque identificar quais produtos do seu catálogo podem ser combinados de forma harmoniosa.

Como exemplo, se o seu nicho de mercado é o da área de beleza e saúde, pode ser uma boa ideia criar um kit com itens de limpador facial, hidratante, máscara facial e outros itens que façam sentido.

Considere as necessidades do cliente

Apesar de já termos mencionado, é fundamental ressaltar a importância de focar no cliente durante a montagem do seu kit de produtos.

Afinal, a montagem é voltada para deixar a oferta mais interessante e, se não for condizente com a necessidade real dos consumidores, o resultado será negativo.

Além de buscar por itens que se complementem, pense sempre em quais combinações despertariam mais o desejo dos seus clientes para que eles realmente percebam valor na sua oferta.

Identifique produtos parados em estoque

A montagem de um kit de produtos é uma excelente oportunidade para dar rotatividade àqueles produtos que estão parados no estoque e que não têm previsão de saída.

Faça uma análise completa do seu inventário para identificar quais produtos têm baixa saída ou não estão vendendo bem de maneira individual.

Ao combiná-los com produtos de maior aceitação no mercado, é possível impulsionar as vendas desses produtos, evitar prejuízos e aumentar o seu faturamento.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são excelentes oportunidades para quem quer aproveitar os benefícios de oferecer kits de produtos.

Ao identificar as datas que podem ser mais relevantes para o seu comércio, como o Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, Black Friday, entre outros, crie seus kits de forma a estarem alinhados a essas ocasiões.

O objetivo é aproveitar esse momento em que as compras acontecem de maneira mais natural. e

em grande volume para aumentar o ticket médio do seu negócio, dar rotatividade ao estoque e aumentar o seu faturamento.

Ofereça vantagens reais ao cliente

Ao criar um kit de produto, além dos aspectos já mencionados, garanta que você está oferecendo vantagens reais aos seus clientes.

É muito importante pensar no que tornaria esse kit de produto realmente atrativo para os clientes, a ponto de ser diferenciado em relação aos seus concorrentes.

Existem muitas possibilidades e as vantagens devem estar alinhadas ao seu negócio e ao seu público.

Elas podem ser um desconto especial, brindes, amostras grátis, um guia de uso e muito mais.

Garanta que o valor seja percebido pelo seu cliente ao adquirir um dos kits que a sua marca montou, para que o interesse e o desejo sejam maiores que as possíveis objeções de compra.

Precifique seu kit corretamente

Outro ponto de total relevância é o de precificar o kit de produtos de forma correta.

A precificação é um fator decisivo para atrair clientes e garantir que eles realmente percebam o valor da oferta.

Para facilitar esse momento, considere os valores individuais dos produtos que compõem o kit, bem como os custos envolvidos na sua montagem, a margem de lucro desejada e a percepção de valor que o kit pronto oferece.

O preço final do kit deve ser atraente e vantajoso se comparado à compra individual de cada item que o compõe.

Realizar pesquisas de mercado e benchmarking também são estratégias valiosas para auxiliar na precificação.

Destaque os benefícios do kit de produtos

Por mais relevante e eficiente que o kit de produtos seja, se você não souber mostrar o valor agregado que ele tem, pode ser que os seus consumidores não percebam as vantagens de adquiri-lo.

Portanto, saiba como destacar os benefícios dessa oferta especial.

Por meio de ações diversas, explique como os itens do kit se complementam, destaque os benefícios da aquisição.

Quais resultados podem ser alcançados e qual economia financeira o kit proporcionará.

Kit de produtos ou venda casada? Entenda a diferença

É comum que exista confusão entre o kit de produtos e a prática da venda casada.

Mas é importante entender que, apesar de similares, são dois conceitos e estratégias diferentes.

Como vimos até o momento, o kit de produtos é a combinação de itens que podem ser agrupados e vendidos para oferecer uma experiência completa ao cliente da sua marca.

É comum que os itens de um kit sejam complementares ou que se relacionem entre si para um uso mais completo.

O objetivo é unir itens para que a solução oferecida seja cada vez mais aprimorada.

A ideia por trás do kit de produtos é gerar maior valor agregado e tornar a oferta muito mais atraente e vantajosa para despertar o desejo de consumo no cliente.

Já a venda casada é uma prática comercial que consiste em induzir o consumidor a comprar mais de um produto, mesmo que eles não se complementem.

A venda casada pode limitar a liberdade de escolha do cliente, já que, para adquirir um produto de sua necessidade, ele precisa levar outro, mesmo que não o necessite.

É claro que essa não é uma regra, já que é possível oferecer itens complementares para otimizar a venda casada.

Ainda assim, mesmo que tenham objetivos comuns, como aumentar o ticket médio, gerar rotatividade de produtos parados e otimizar o faturamento, a prática do kit de produtos tem maiores chances de sucesso.

10 Ideias de kits de produtos para vender em seu e-commerce

Confira agora algumas ideias de kit de produtos para você implementar em seu e-commerce.

Acompanhe!

1. Kit de cuidados com a pele

Como o cuidado com a pele é uma preocupação constante e que dificilmente passa por épocas de sazonalidade.

Essa é uma boa opção para os empreendedores do setor.

Nesse kit, é possível oferecer produtos que se complementem, como hidratantes, limpador facial, máscara facial, protetor solar e tudo mais que ajude o consumidor em sua rotina de cuidados com a pele.

2. Kit de maquiagem básica

Esse kit é perfeito para proporcionar uma rotina de cuidados estéticos de maneira simples, prática e eficiente.

Nele, é possível incluir base, corretivo, blush, rímel, batom e muitos outros itens que se complementam.

3. Kit de utensílios de cozinha

Com uma combinação de utensílios que facilitam o trabalho diário na cozinha.

Esse kit pode ser composto por espátulas, colheres de medida, cortadores de legumes, pratos, panelas e o que mais fizer sentido para gerar maior utilidade para seus clientes.

4. Kit de ferramentas domésticas

As ferramentas domésticas também podem compor um kit muito prático que otimiza o trabalho de pequenas tarefas de manutenção no lar.

Alicates, chaves de fenda, martelos, fitas e outras ferramentas são itens úteis nesse kit, que permite solucionar qualquer pequena manutenção na casa.

5. Kit café

O kit café é não só funcional, mas também um excelente presente para os amantes dessa bebida.

Além disso, pode ser uma peça estética no ambiente.

Portanto, é preciso investir em itens que estimulem o paladar e o olfato de quem o estiver utilizando.

Para esse kit, é possível investir em uma cafeteira como item principal e complementar com um copo térmico, xícaras, cápsulas de café aromatizado, biscoitos e muito mais.

6. Kit de chocolate

Um kit de chocolate, além de fácil de agradar, é uma excelente opção para datas comemorativas, como Páscoa e Dia dos Namorados.

Como ideia, é possível reunir diferentes tipos de chocolate: preto, branco, amargo, meio amargo, com castanhas, bombons e muito mais.

7. Kit de yoga ou meditação

Voltado para o bem-estar e para práticas esportivas, com cada vez mais consumidores preocupados com a saúde, o kit de yoga também pode ser uma boa solução.

Isso porque, entre os itens funcionais, é possível incluir tapete de yoga, blocos de apoio, almofadas de meditação, guias de práticas, roupas especiais e muito mais.

8. Kit de acessórios para pets

Já não é novidade que muitos pets são considerados membros da família, sendo cuidados com o máximo de carinho.

Criar um kit voltado para os pets é uma solução muito valiosa.

Nesse kit, você pode incluir uma variedade de acessórios, como coleiras personalizadas, brinquedos, caminhas, roupas, quitutes, comedouros e muito mais.

9. Kit de organização para escritório

Outro kit que, quando presenteado, tem grandes chances de sucesso, é o kit para escritório.

Com produtos de organização de mesa, porta-canetas, blocos de anotações, calendários, é uma forma de manter a organização no espaço de trabalho para estimular a eficiência.

10. Kit de plantas e jardinagem

Para quem gosta e preza por um jardim impecável, o kit de plantas e jardinagem pode ser um incentivo para momentos de lazer, trabalho ou hobby.

Nesse kit, inclua sementes de plantas, ferramentas para jardinagem, luvas, um guia básico e outros componentes para deixar o kit de produtos ainda mais completo.

5 estratégias de marketing para promover os kits de produtos

É comum que os kits sejam criados em datas comemorativas, para dar saída a outros produtos parados no estoque ou para aproveitar alguma sazonalidade.

Portanto, se não for uma prática regular e sim esporádica, é preciso adaptar algumas estratégias de marketing para potencializar as vendas.

É isso que você verá agora!

1. Crie campanhas sazonais ou temáticas

Como o kit de produtos é uma excelente estratégia de vendas em datas comemorativas, é preciso que a campanha de marketing esteja adequada à ocasião.

Portanto, adeque a campanha nas redes sociais, anúncios pagos, entre outros, para mostrar que o kit só estará disponível por determinado período. Isso desperta um importante gatilho mental de urgência e escassez.

2. Utilize e-mail marketing

Como o kit é voltado para uma ação específica, é muito importante informar a sua lista de e-mails sobre essa ocasião.

Além disso, é válido oferecer alguma condição especial para essa lista, deixando claro que eles têm preferência, por meio de um desconto, benefícios, prioridade, entre outros.

3. Faça parcerias com outros e-commerces

As parcerias são sempre bem-vindas quando feitas de maneira estratégica.

Portanto, uma parceria que pode ser bastante eficiente é unir forças com outro e-commerce que ofereça produtos semelhantes ou que possam complementar os seus.

Uma parceria bem estruturada permite que você alcance um público além do seu, já que ambos os e-commerces vão investir na divulgação desse kit de produtos.

4. Ofereça amostras ou miniaturas

Principalmente para kits mais completos ou mais caros, oferecer uma amostra ou até mesmo uma miniatura pode ser uma forma eficiente de despertar o desejo e impulsionar as vendas.

Quando bem preparada, essa amostra ajudará a mostrar a qualidade dos produtos que compõem o kit e ainda despertará o desejo dos consumidores em aproveitar esse kit.

5. Realize webinars ou lives

As redes sociais são excelentes canais para compartilhar conteúdos diversos, principalmente para mostrar novidades e ações mais específicas.

Portanto, aproveitar essas plataformas para mostrar o kit de produtos e testar os itens pode ser um fator decisivo para impulsionar as vendas do seu kit.

Realize um webinar ou uma transmissão ao vivo para apresentar o seu kit, tirar dúvidas e fornecer dicas valiosas sobre como usar o kit da melhor maneira possível.

Além de aumentar a interação com os seus seguidores, você permitirá que eles conheçam mais sobre a sua oferta e tenham maiores chances de comprar da sua marca.

Os kits de produtos podem ser usados como uma potente estratégia para impulsionar as vendas de um e-commerce.

Com a oferta de uma combinação estratégica de produtos complementares, é possível colher diversos benefícios, como aumento do ticket médio, diminuição dos custos de frete, aumento da rotatividade de estoque e muito mais.

Para ter maiores chances de sucesso, é importante que o kit de produtos seja realmente eficiente, com produtos que se complementem para oferecer uma solução mais completa aos consumidores.

Inspire-se com os exemplos de kit de produtos que demos neste artigo.

Planeje muito bem a montagem dos seus kits e utilize estratégias focadas nas datas e no propósito do seu kit para aumentar as chances de sucesso nas suas vendas.

Pronto para criar um kit de produto com alto poder de conversão de vendas?

Aproveite e confira agora ese vídeo com dicas de como aumentar as vendas com a lojista Bia Winston!

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