Está chegando o melhor período de vendas do ano!
Estamos falando da Black Friday, que em 2024 será no dia 29 de novembro.
Todos os anos, milhares de lojistas se preparam para o pico de vendas da data, mas sempre existe aquela dúvida: qual será a intenção de compra do consumidor?
Ele realmente irá investir na data? O que ele pretende comprar?
São tantas perguntas que apenas uma pesquisa completa responderia.
Por isso, trouxemos para você com exclusividade, alguns dados quentes sobre a intenção de compra da Black Friday 2024.
A Opinion Box em parceria com a Tray e outras empresas do Grupo LWSA entrevistaram mais de três mil pessoas para saber sobre a intenção de compra de cada uma delas em relação à Black Friday.
Quais produtos que eles pretendem comprar, quais fatores influenciam na hora de realizar os pedidos e muito mais!
Descubra os melhores insights para você vender muito nas próximas linhas!
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Quanto os consumidores pretendem gastar na Black Friday 2024?
Sabemos que os consumidores se planejam para comprar no dia da Black Friday.
Por isso, nada melhor do que entender a média de gastos que cada pessoa pretende fazer na data.
Cerca de 54% de pessoas esperam gastar até R$ 1.000 veja outros valores:
- 23% pretendem gastar entre R$ 500 e R$ 1.000;
- 23% pretendem gastar entre R$ 1.000 e R$ 2.000;
- 18% pretendem gastar entre R$ 200 e R$ 500;
- 16% pretendem gastar entre R$ 2.000 e R$ 3.000;
- 8% pretendem gastar entre R$ 3.000 e R$ 4.000;
- 7% pretendem gastar mais de R$ 4.000;
- 5% pretendem gastar até R$ 200.
78% dos consumidores acreditam que as promoções são tentadoras
Quem resiste a uma boa promoção? Quase ninguém!
78% dos entrevistados afirmam que as promoções de black são tentadoras e precisam ter bastante cautela para não gastarem acima do que foi planejado.
59% dos consumidores afirmam que promoções atraentes podem estimular compras não planejadas ou essenciais.
Ou seja, um grande índice para os lojistas que sabem como aproveitar a oportunidade para vender mais.
O cliente já está ali no seu site ou na sua loja física apto para comprar.
Basta oferecer um combo irresistível como: um bom produto, um bom preço e uma ótima experiência de compra.
Consumidores que compraram ano passado pretendem comprar novamente
87% das pessoas que planejam comprar na Black 2024 compraram na promoção em 2023 e 55% dos entrevistados afirmam que realizaram mais de uma compra na ocasião.
63% dos entrevistados afirmam que suas compras de Black estão parcialmente planejadas.
Enquanto 28% dos consumidores afirmam que as compras estão totalmente planejadas.
Dessa forma podemos concluir que não participar da data promocional pode ser um tiro no pé na sua estratégia de marketing.
Até pequenas lojas precisam preparar algo para estar alinhado ao mercado.
Anúncios na internet são os campeões na hora de influenciar compradores
O que estimula o consumidor a comprar na Black Friday?
Para 65% dos entrevistados, anúncios na internet são os maiores influenciadores na hora de comprar.
Ver propagandas nas redes sociais também ajuda.
59% dos entrevistados afirmam que ver promoções em plataformas como Facebook e Instagram, acabam influenciando em suas compras.
Anúncios de ofertas na TV, também chamam a atenção de 39% dos consumidores.
Categorias de produtos que os consumidores pretendem comprar em 2024
Neste ano, tudo indica que os eletrônicos serão os destaques da Black Friday.
5 em cada 10 brasileiros planejam comprar produtos da categoria neste ano, mas a data é ampla e abrange todos os nichos, ou seja, outros produtos também são buscados.
Confira a lista de intenção de compras deste ano:
- 51% dos consumidores pretendem comprar itens eletrônicos;
- 46% afirmam que pretendem adquirir roupas;
- 45% das intenções de compras são para adquirir eletrodomésticos;
- 34% dos entrevistados pretendem investir em viagens;
- 31% pretendem comprar produtos de beleza e cuidados pessoais;
- 30% buscam adquirir sapatos;
- 25% pretendem comprar itens de decoração e utensílios domésticos.
Com uma porcentagem um pouco menor, ainda temos diversas categorias que também serão buscadas:
Alimentos (18%), Produtos de limpeza e higiene pessoal (17%), Livros (16%), acessórios femininos (15%), brinquedos (11%) e ferramentas (10%).
O consumidor pretende comprar itens para si mesmo
A data da promoção é uma oportunidade de comprar aquele item de desejo que foi almejado o ano todo.
Por isso para a grande maioria dos consumidores, é a chance de aproveitar o 13º para investir em algo para si mesmo.
Ainda assim, há pessoas que querem presentear familiares e amigos, confira o que diz a pesquisa:
- 71% pretendem comprar produtos para uso pessoal/individual;
- 63% querem comprar itens para uso familiar;
- 21% pretendem comprar presentes de natal;
- 14% irão comprar presentes para outras datas;
- 13% planejam comprar itens para o seu trabalho.
Loja física ou online? Entenda as preferências do consumidor
Não há como negar, que as compras online vieram para conquistar o coração dos consumidores.
A facilidade de comprar pela internet independente da localização é um forte atrativo para os clientes.
Mas há ainda, aquelas pessoas que querem ir pessoalmente às lojas comprar seus produtos e já levarem para casa.
Entenda agora como está a preferência do consumidor em 2024.
Segundo os dados da pesquisa, 96% dos clientes esperam fazer compras online na Black Friday deste ano, confira outros números:
- 42% das pessoas afirmaram que comprarão mais em loja online do que física;
- 30% afirmam que comprarão em lojas físicas e online na mesma medida;
- 15% das pessoas comprarão somente em lojas online;
- 9% dos consumidores preferem comprar mais em lojas físicas do que em loja online;
- 4% dos entrevistados afirmam que pretendem comprar apenas em lojas físicas.
Além disso, alguns consumidores afirmam que a experiência de compra na loja física é mais favorável que na virtual, os principais motivos são:
- 37% gostam da possibilidade de ver e experimentar os produtos ao vivo;
- 32% buscam a pronta entrega do produto;
- 31% prezam pela segurança de compra pessoalmente;
- 29% amam o fato de não haver frete de entrega nas lojas físicas.
Quando o assunto é o consumidor apaixonado pelo online, os motivos pelo quais eles preferem consumidor pela internet são:
- 62% dos entrevistados acreditam que os preços são melhores online;
- 61% são adeptos ao conforto de receber seus compras em casa;
- 56% são apaixonados pela comodidade de comprar pela internet;
- 55% amam o fato de conseguirem comprar de qualquer lugar;
- 50% acreditam que pela internet terão mais descontos.
Como podemos ver, tem espaço para todos, e um lucro ainda maior para lojistas que vendem tanto no online quanto físico.
Onde os consumidores pretendem comprar no online?
Quando o assunto é acessar sites e comprar online, o consumidor preza pela segurança de seus dados, então normalmente, pretende comprar em sites consolidados, veja:
- 75% pretendem comprar em grandes marketplaces do mercado;
- 48% querem aproveitar as promoções dos sites de departamento;
- 45% querem comprar em sites próprios de grandes marcas;
- 40% em lojas especializadas com diversas marcas.
Como você pode ver, os marketplaces são campeões de audiência durante a Black Friday, por isso a importância de vender dentro dessas grandes vitrines.
Conheça agora, os marketplaces e lojas de departamentos que são favoritos dos clientes para comprar nesta Black Friday.
- 73% pretendem comprar na Amazon, líder absoluta dentre os marketplaces;
- 55% pretendem aproveitar as promoções do Mercado Livre;
- 54% pensam em comprar na Shopee ;
- 53% preferem comprar na Magazine Luiza (Magalu);
- 43% pretendem aproveitar as ofertas da Casas Bahia;
- 33% pretendem acessar as ofertas da Lojas Americanas;
- 30% querem comprar na Renner.
Sua loja vende em alguns desses canais? Se ainda não, não tem problema!
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O que o consumidor pensa sobre o frete?
Quando o assunto é frete na Black Friday, os clientes têm uma opinião quase unânime.
Ninguém gosta de pagar um frete alto em suas compras, e o valor dele é decisivo na hora do fechamento do negócio.
Ou seja, 91% dos consumidores afirmam que ao finalizar uma compra olham o valor do frete, se não compensar saem do site sem comprar nada.
Além disso, 68% dos entrevistados afirmam que deixariam de comprar na data se o prazo de entrega for muito longo.
A mesma porcentagem de pessoas também não estão dispostas a pagar a mais para receber os itens mais rápidos.
Qual a forma de pagamento preferida dos consumidores?
Neste ano, o parcelamento é a forma favorita de pagamento dos clientes.
Ou seja, para 58% dos consumidores a forma de pagamento é um fator decisivo no momento de compra.
Se uma loja não oferecer a opção, ele prefere não comprar e buscar o que procura em outra empresa.
Confira os dados:
- 94 % dos consumidores pretendem pagar via cartão de crédito;
- 8% irão optar pelo Pix parcelado;
- 2% pelo próprio cartão da loja.
Quando o assunto é a quantidade de vezes que o cliente pretende parcelar suas compras, temos:
- 28% pretende pagar entre 6x e 12x;
- 27% pretende parcelar entre 4x e 5x;
- 22% pretende pagar até 3x.
Ou seja, o cartão de crédito é a forma de pagamento favorita de 75% dos clientes, enquanto o Pix será usado por apenas 16% dos entrevistados.
Se compararmos os meios de pagamento da loja online e física, temos um resultado semelhante confira:
Formas de pagamento na loja online
81% das pessoas que comprarão online pretendem pagar via cartão de crédito, o Pix será usado por 27% das pessoas.
Já o cartão de débito será a forma de pagamento de 11% das pessoas.
Formas de pagamento na loja física
75% das pessoas que irão comprar na loja física, pretendem parcelar suas compras via cartão de crédito.
O Pix será usado por 23% das pessoas e o cartão de débito por 15%.
Além disso, na loja física, também existe a possibilidade de parcelar as compras através do crediário próprio da loja.
3% das pessoas entrevistadas pretendem usar essa modalidade para pagar suas compras de Black Friday.
Como você pode ver, esta é a maior oportunidade de vendas do varejo!
Se esses números te convenceram a participar da data, ainda dá tempo de se planejar e ofertar produtos, veja algumas dicas para começar hoje mesmo.
8 estratégias para vender mais na Black 2024
Tenha um site seguro e otimizado
Ao comprar pela internet, a segurança do site é algo primordial.
Muitos consumidores deixam de comprar em um e-commerce quando se deparam com uma página sem segurança de dados.
Durante a Black Friday, todas as empresas querem vender mais, porém é também neste período que pessoas mal intencionadas aplicam diversos tipos de golpes.
Desde promoções falsas até clonagem de páginas de vendas de grandes sites como Lojas Americanas e Amazon, por exemplo.
Por isso, todo cuidado é pouco, é preciso contar com uma plataforma segura para criar o seu site.
Além disso, não se esqueça de oferecer uma experiência de compra fluida e intuitiva.
É essencial que a navegação seja facilitada, tanto na hora de pesquisar um produto quanto no momento de finalizar uma compra no carrinho.
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Ofereça diversas formas de pagamento
Como você viu, os clientes pagam as suas contas de diversas maneiras.
Por isso, ao vender um produto, não adianta focar em apenas uma forma de pagamento.
Estude seu público-alvo e entenda qual opção não pode faltar de jeito nenhum no seu negócio e acrescente opções populares.
A medida serve para conquistar clientes novos e não perder vendas.
Tenha um checkout transparente
O checkout transparente é algo essencial nos dias atuais.
O processo facilita o pagamento do cliente e evita que ele seja redirecionado para outra página, desistindo da compra.
Além disso, manter o cliente na mesma página facilita o processo e garante mais transparência na hora de pagar as contas.
Crie promoções reais
Outro ponto de muita atenção é a criação de promoções reais.
Afinal, essa é a essência da data, oferecer bons produtos com descontos imperdíveis.
Algumas promoções que fazem sucesso no dia da Black Friday são: kits promocionais, compre e ganhe, frete grátis, desconto progressivo, oferta relâmpago, queima de estoque, dentre outros.
O que não falta são opções para engajar os clientes.
Ofereça frete grátis
Esse pode ser um ponto crítico para muitos lojistas.
A palavra grátis realmente chama a atenção do consumidor que adora a possibilidade de ganhar algo durante a sua compra.
Por isso, faça as contas e veja se vale a pena oferecer o benefício.
Estamos falando da maior oportunidade de vendas do ano, então é preciso fazer um esforço.
Lembrando que muitas vezes, as empresas têm contratos com os Correios que os permitem ter certas vantagens.
Dessa forma, seria possível oferecer aos clientes opções de fretes grátis a partir de certo valor, estude as possibilidades.
Divulgue a sua campanha em canais estratégicos
Não adianta ter preparado ofertas incríveis se elas não chegarem nos clientes.
Por isso, divulgue suas ofertas em canais estratégicos, veja onde o seu cliente está e mostre que você está com promoções na data.
Postagem em redes sociais, disparos de e-mails marketing, anúncios pagos no Google e Facebook podem ser algumas das maneiras de divulgação.
Veja o que é mais viável para o seu negócio e invista.
Tenha um ótimo serviço de logística
Outro ponto importante é a logística de uma empresa.
É preciso oferecer o melhor serviço para que você entregue o combo mais esperado pelo cliente:
Um bom produto + um bom preço + uma entrega rápida = cliente satisfeito!
Isso é essencial para que haja uma boa experiência do cliente e ele volte a comprar na sua marca.
Por isso, escolha a melhor transportadora de envio e cumpra o prazo de entrega, se possível surpreenda e entregue antes do prazo estimado.
Tenha um pós-venda da Black Friday
A Black Friday não termina nas vendas.
Após a promoção, é necessário dar uma atenção especial aos clientes.
Lidar com as trocas e devoluções da data, não precisa ser uma dor de cabeça e sim uma oportunidade de conquistar esse cliente e quem sabe vender mais.
Compreenda o consumidor e o transforme em um fã da sua marca.
Leia também: Pós-venda da Black Friday: como usar o período para vender mais? 5 dicas incríveis
Gostou do conteúdo? Esperamos que estes insights tenham clareado a sua mente para preparar as melhores ofertas da Black Friday no seu negócio, seja ela físico ou online!
Pesquisa Realizada pelas empresas: Tray, Vindi, Melhor Envio e Bling, ambas pertencentes ao grupo LWSA .
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