Criado em 2012, o Instagram está no top 3 da lista das redes sociais mais usadas no Brasil e conta hoje com mais de 122 milhões de usuários.
No meio desse mar de gente, os anunciantes estão se perguntando: como se destacar em meio a tantos anúncios?
A melhor resposta para essa pergunta é usar o Instagram Ads, a ferramenta da rede social que permite que seus anúncios alcancem seu público em praticamente todos os formatos de mídia.
Utilizando esse recurso, fica bem mais fácil promover campanhas, ficar de olho nas métricas e traçar uma estratégia de marketing vencedora!
Confira este post para entender o que é o Instagram Ads e acompanhe um passo a passo completo e boas dicas para criar seu primeiro anúncio na rede.
Aprenda também, como encantar seus clientes e se destacar na rede social que mais cresce no mundo, vamos lá?
O que é o Instagram Ads?
Desde que o Facebook anunciou em 2016 que faria algumas mudanças no jeito de organizar o feed de notícias, ficou cada vez mais difícil para os posts orgânicos.
Aqueles conteúdos que não são promovidos ou impulsionados, por exemplo, a conquistarem curtidas e engajamento.
A justificativa da rede social — dona do Instagram desde 2012, foi que diminuir o alcance de posts não pagos e excessivamente promocionais para priorizar conteúdos de amigos e familiares geraria um ambiente mais confortável e aconchegante para os usuários.
Com isso, muitas marcas que já olhavam para redes sociais como o Instagram como o principal canal de comunicação começaram a investir no Instagram Ads.
Onde o intuito maior é alcançar seu público online.
Mas o que é isso?
O Instagram Ads é uma ferramenta que permite criar e veicular anúncios em diversos formatos como Feed, Stories, “Explorar” e Reels, possibilitando que a postagem atinja um grande número de usuários e gere mais vendas, conversões e reconhecimento online da marca anunciada.
Além do impulsionamento que os algoritmos dão ao anúncio patrocinado com o Instagram Ads, também é possível ter um controle maior sobre a forma como o anúncio vai aparecer para os usuários.
O anunciante pode escolher uma faixa etária que esteja de acordo com o produto anunciado.
Se o post vai aparecer no feed ou nos stories, em dias da semana, datas e até mesmo horários específicos e muitas outras funcionalidades úteis para quem deseja criar uma estratégia bem detalhada.
Quais os benefícios de usar o Instagram Ads?
O Instagram Ads também é ótimo para quem:
- possui um orçamento (mesmo que pequeno) para o marketing e quer aplicá-lo da melhor maneira possível;
- quer atingir um recorte específico de usuários que estão na rede social;
- tem uma campanha com data para acabar;
- anuncia um produto que é bem visual e se destaca nas redes;
- deseja criar um anúncio do zero em vez de apenas impulsionar posts.
Todas essas e muitas outras vantagens têm a ver com a razão de ser da ferramenta: ela é construída e otimizada para anunciar!
Quanto custa anunciar no Instagram Ads?
Como tudo no mundo dos negócios, é importante saber qual seria o orçamento para investir no Instagram Ads.
Neste tópico vamos esclarecer tudo.
Afinal, quanto custa anunciar no Instagram Ads?
Não tem segredo, o seu retorno com os anúncios no Instagram é diretamente proporcional ao quanto você investe neles.
Com um investimento maior, você pode alcançar mais pessoas, atingir segmentos bem específicos do seu público-alvo e ter seu anúncio ativo por mais tempo na plataforma.
Mas se você não tem um orçamento tão grande por estar dando os primeiros passos com o seu e-commerce ou por qualquer outro motivo, calma!
O Instagram Ads tem duas boas notícias para você: não existe valor mínimo para começar e mesmo investindo pouco, já é possível alcançar muitas pessoas!
Existem vários exemplos de campanhas com um orçamento pequeno que conseguiram alcançar um bom resultado.
Se você souber traçar sua estratégia e alinhar seu anúncio com as metas, é possível ser bem sucedido.
Em uma campanha de uma semana, investindo apenas dez reais diários, o Instagram promete alcançar um pouco mais de mil pessoas a cada dia.
Já é um ótimo começo com um investimento não muito alto, não é?
Como o Instagram Ads ajuda a se conectar com o público?
Um dos pilares de uma boa estratégia de marketing de conteúdo é saber quem é seu cliente e o que ele realmente deseja.
Não adianta nada tentar vender roupas de ballet para quem não gosta muito de dançar, não é mesmo?
Com o Instagram Ads, você pode segmentar seu público, ou seja, informar ao Instagram que tipo de pessoas você quer que sejam alcançadas pelo seu anúncio, criando assim um público-alvo consistente.
Essa é uma ótima forma de ser bem-sucedido na qualificação de leads para transformá-los em clientes.
Além de aumentar as conversões e a quantidade de vendas, porque os usuários alcançados sentem uma conexão imediata com as marcas que realmente conversam com eles, compreendendo seus problemas e oferecendo soluções que eles de fato precisam.
Essa já é uma outra vantagem de utilizar a plataforma, considerando que não é possível escolher para quem seus posts serão mostrados sem utilizar o Instagram Ads.
Confira os principais tipos de segmentação permitidos pelo Instagram:
- idade;
- gênero;
- interesses;
- dados demográficos;
- localização geográfica;
- comportamentos.
Mas, cuidado, muitas vezes as segmentações podem trazer algumas confusões, por isso vale a pena estudar bem o nicho do seu e-commerce.
Se você quer divulgar um produto voltado para o público infantil, como é o caso de e-commerces que vendem brinquedos ou produtos de higiene voltados para esse segmento, faz mais sentido que esses posts cheguem aos pais, que são os tomadores de decisão, não é mesmo?
Público personalizado e público semelhante são a mesma coisa?
As vantagens de usar o Instagram Ads não param na possibilidade de criar um público personalizado.
Pois também é possível entrar em contato com um público que ainda não conhece a sua marca, mas provavelmente vai amar conhecer: o público semelhante!
Essa categoria — também chamada de audiência lookalike — inclui pessoas que, diferentemente do seu público personalizado, nunca interagiram com a sua página.
O Instagram Ads é capaz de alcançar usuários que são parecidos com as pessoas que você já costuma atingir, o que pode aumentar e muito a sua visibilidade!
Uma das maneiras da plataforma fazer isso, por exemplo, é sugerindo o anúncio da sua loja física para pessoas que moram perto — e por isso são similares ao seu público — e que possivelmente têm interesse em comprar o que você vende.
Por isso, é interessante saber mesclar as duas formas de anunciar no Instagram Ads, direcionando seus esforços para pessoas que já interagem com seu conteúdo e aquelas que têm alta possibilidade de começar a interagir e gerar conversões e vendas.
Passo a passo para anunciar no Instagram Ads
Agora que você já conhece o Instagram Ads e formas de investir, nada como um passo a passo para criar seus anúncios e conversar com o seu público.
Existem duas formas de criar um anúncio na plataforma: você pode utilizar o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou anunciar usando o próprio aplicativo do Instagram.
Confira um passo a passo completo para anunciar das duas maneiras e veja qual se encaixa melhor no seu e-commerce.
Como anunciar no Instagram Ads usando o aplicativo do Instagram
Anunciar diretamente pelo aplicativo do Instagram é um recurso bem simples e direto.
Segue o fio para entender o passo a passo:
Certifique-se de ter uma conta comercial
Para anunciar no Instagram, é necessário possuir uma conta comercial, o Instagram Business.
Para transformar sua conta pessoal em comercial, basta entrar em seu perfil e tocar nas três barrinhas no canto superior direito.
Em seguida, clique em “Configurações” e em “Mudar tipo de conta” e “Mudar para conta empresarial”.
Escolha a publicação que será promovida
Um dos contras de usar o aplicativo do Instagram para montar seus anúncios é que as opções são mais limitadas em relação ao Gerenciador.
Se com a plataforma do Facebook você pode criar anúncios e projetar todas as etapas da campanha, o Instagram permite apenas turbinar as postagens já existentes.
Depois de escolher o post que você deseja turbinar, basta selecionar
- sua meta (o objetivo por trás da sua campanha);
- o público que você deseja atingir;
- além do orçamento que será utilizado para essa campanha;
- a forma de pagamento que será utilizada;
- o tempo que a publicação ficará no ar (que não pode ultrapassar 30 dias).
Toque no botão azul “Turbinar publicação” e, após a análise da comunidade do Instagram, seu anúncio será publicado com sucesso!
Como anunciar no Instagram Ads usando o Gerenciador de Anúncios do Facebook
Para gerenciar algumas ações, como a criação de anúncios e o Instagram Shopping, é necessário ter uma conta no Facebook e usar seu Gerenciador.
Crie uma conta no Gerenciador de Anúncios
Se você já tem uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook, pode pular para o próximo passo.
Caso seu e-commerce ainda não tenha uma, o processo é bem simples.
Basta acessar a página de negócios do Facebook, o Facebook Business, e localizar o botão “Criar nova conta”.
Os próximos passos são bem intuitivos, porque é onde você insere seus dados.
Após responder essas perguntas básicas, coloque todas as informações sobre sua empresa.
Elas são importantes para que os algoritmos conheçam sua marca e possam sugerir opções e formatos de anúncio que tenham a ver com seu e-commerce.
Depois de salvar as alterações, sua conta no Gerenciador do Facebook estará pronta.
A partir desse painel, é possível gerenciar todas as suas campanhas e acompanhar de perto os KPIs que indicam se sua estratégia está dando certo.
Crie um novo anúncio e indique sua estratégia
Agora que seu e-commerce tem acesso ao Gerenciador de Negócios, já está tudo pronto para criar um anúncio.
Para começar, abra a aba “anúncios” no menu da lateral esquerda.
Em seguida, toque no botão “criar anúncio” ou “começar”
A plataforma te oferece duas formas de fazer anúncios os automatizados na qual a própria ferramenta com base em suas informações cria o melhor para você, ou poderá começar um do zero!
Caso sua opção escolhida seja a “personalizada”, você precisará responder algumas perguntas para que o anúncio seja feito conforme seus objetivos.
Caso prefira começar do zero, você mesmo poderá escolher o objetivo da sua campanha em “escolher uma meta”.
Se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca (uma estratégia de atração para o seu e-commerce), você poderá selecionar a opção “promover a sua página” ou “obter mais visitantes para o site”.
Dessa forma, o foco da sua campanha será aumentar a visibilidade da sua marca, chegando para potenciais clientes ou educando o mercado com infoprodutos.
Se a finalidade do seu anúncio é a consideração.
Ou seja, fazer com que os usuários que já sabem que têm um problema e consideram resolvê-los, lembre da sua loja para comprar a solução, as opções são muitas.
Você pode selecionar “obter mais cadastros” para que o anúncio foque em conduzir os usuários para o fundo de funil e possam entrar em contato com especialistas da sua empresa.
Se esses termos ainda não parecem muito naturais para você, considere ler mais sobre o funil de marketing e como ele pode alavancar suas estratégias!
Preencha as informações da campanha
Em seguida, você deve completar os dados seguintes para que tudo dê certo em seu anúncio!
Na página, é possível dar um nome a sua campanha, decidir se ela funcionará no formato de leilão ou com um preço fixo e otimizar o orçamento para se prevenir de gastos indesejados.
Também será possível optar por testes A/B, em que o Facebook testa automaticamente entre dois modelos e decide qual gera mais resultados de forma comprovada.
Informe seu orçamento e seu público-alvo
Agora chegou a hora de planejar quanto você deseja gastar em sua campanha.
Como já dissemos, é possível começar a investir mesmo com pouco dinheiro, mas o resultado é quase sempre proporcional a esse investimento.
Você pode selecionar duas formas de pagamento: pagamento diário, em que o valor é calculado pelo número de dias em que seu anúncio ficou no ar; ou pagamento total, em que você visualiza o valor completo.
Selecione a data de início do anúncio (o que é obrigatório) e, se for o caso, a data final em que o anúncio ficará offline.
Feito isso, informe também sobre seu público, utilizando os parâmetros do público personalizado, um dos benefícios do Instagram Ads que já discutimos.
Lembre-se de especificar bem seu público, recorrendo ao que você já sabe dos seus consumidores e suas personas.
Selecione o posicionamento do seu anúncio
O passo seguinte é selecionar em que partes do Instagram seu anúncio vai aparecer.
Nesse momento, você pode optar pelo posicionamento automático, em que a plataforma testa formatos diferentes e elege os melhores automaticamente.
Ou um posicionamento manual, em que você pode decidir onde veicular os anúncios.
A seguir, confira os principais tipos de anúncios que você pode posicionar na rede social e as especificações técnicas de cada um deles.
Imagem no feed
Considerado a “coluna vertebral” do Instagram, o feed é um ótimo lugar para anunciar pela grande visibilidade e possibilidade de interação.
Como é uma mídia que permite comentários e curtidas, é sempre interessante dar atenção especial aos CTAs.
Já quanto ao formato da imagem, o ideal recomendado pelo Instagram é de 1:1 para as imagens quadradas e 4:5 para imagens retangulares.
Vídeo no feed
Com a mesma vantagem de aparecer na parte mais central do app, os vídeos são uma ótima ferramenta para contar histórias de forma bem simples.
Com as cores e o ritmo certo, é bem provável que seu anúncio se sobressaia e te ajude a converter mais!
O Instagram suporta vídeos que possuem até 4GB e 120 segundos de duração, embora os vídeos mais curtos sejam a melhor opção.
Carrossel
O carrossel tem esse nome porque nesse formato é possível enfileirar até dez fotos ou vídeos.
Se sua campanha tem várias artes que conversam bem umas com as outras, apresentá-las em conjunto pode ser uma ótima ideia.
Os formatos de imagem e o tamanho suportado de vídeo são os mesmos para quando eles são dispostos no modo carrossel.
Anúncios nos stories e Reels
Os Stories e Reels são dois formatos que se apresentam na vertical.
Uma grande tendência atual, os anúncios nessas duas mídias trazem um design arrojado e de rápido consumo para os usuários.
Fique atento às especificações técnicas: os Reels, assim como os stories, são exibidos no formato 1080×1920, em uma proporção de 9:16.
Edite e publique seu anúncio
Depois de salvar todas as suas alterações e preferências nas etapas anteriores, é hora da parte criativa!
Depois de selecionar a conta do Instagram em que o anúncio será veiculado, basta escolher se você quer anunciar com um post que já esteja no ar em seu perfil ou criar um novo.
Em seguida, escolha o botão de conversão que mais combina com sua estratégia.
Existem diversas opções, como “Saiba mais” e “Fale conosco”, cada uma específica para o seu objetivo com o anúncio.
Confira se tudo está como planejado na prévia à direita da tela e, caso a campanha esteja da forma como planejou, toque no botão “Publicar” no canto inferior direito da tela. Pronto, seu anúncio estará no ar dentro de alguns segundos!
8 Dicas para criar uma campanha de resultados
Agora que você está familiarizado com a ferramenta de anúncios do Instagram e como utilizá-la, fique de olho nessas dicas valiosas para conquistar o que você deseja com a plataforma!
1- Fique de olho nas métricas
Não vai adiantar arquitetar uma estratégia bem-feita, caprichar nas imagens e ter um bom orçamento, se você não aprende algumas lições com suas campanhas.
De olho nos indicadores importantes para controlar seu e-commerce, você pode entender se seu anúncio está mesmo dando resultado, ou o que precisa fazer para consertá-lo.
Para isso, é importante saber escolher indicadores que são mensuráveis e que realmente importam para o seu e-commerce.
2- Saiba estar no controle da campanha
Para que você não se perca em suas campanhas, principalmente quando há vários anúncios rodando simultaneamente, é importante anotar as informações relevantes.
É necessário, também, estar sempre se atualizando nos conteúdos de marketing, melhorando o controle financeiro do seu negócio.
Além disso, uma boa dica é sempre se atentar à data limite do anúncio, ou seja, em que dia você programou o fim da campanha.
Assim, você evita gastos indesejados e uma possível bagunça no orçamento planejado.
3- Use CTAs chamativos
Um CTA (call to action, ou “chamada para a ação”), serve para guiar os próximos passos do consumidor, seja dentro de uma loja virtual ou em um anúncio. A dica é: pense num texto curto que tenha sinergia com o seu objetivo de campanha.
4- Cuide da identidade visual dos seus anúncios
A identidade visual do seu site deve estar presente no feed das suas redes sociais e também nos anúncios da sua empresa. Atente-se a utilizar a mesma paleta de cores e tipografia, para não gerar nenhum tipo de impacto ao usuário. Imagina só se encontra um anúncio bem diferente do que está acostumado a ver no feed, pode ficar um pouco receoso de comprar.
Saiba mais sobre a identidade visual de uma empresa!
5- Tenha um site com design responsivo
Caso o objetivo do seu anúncio for levar o usuário para a sua loja online, para um blog, ou até para uma landing page, certifique-se de que o site é responsivo.
Ou seja, que o layout do site irá se adaptar ao tamanho de várias telas.
É importante lembrar que o Instagram é um aplicativo mobile, a maioria das pessoas acessa a plataforma através dos celulares.
6- Utilize UTMs
Parâmetros UTMs (ou parâmetro de rastreamento) são extensões colocadas em um link, com o intuito de mostrar a origem de um tráfego.
Se você estiver com uma boa estratégia de marketing traçada, com certeza irá recorrer às UTMs e utilizar o Google analytics para acompanhar os resultados.
7- Conheça seu público
mais do que segmentar seu público na hora de criar os anúncios, é indispensável que você conheça o público do seu negócio.
Estude mais sobre o público que sua marca deseja atingir, quais são seus desejos e dores e quais os produtos que ele deseja consumir.
8- Diversifique e faça testes
Seus anúncios são mais vistos nos stories ou no feed? Um carrossel chama mais atenção do que um bom vídeo?
Afinal, seu público usa mais o Instagram à noite ou durante o dia? Só há uma maneira de saber de tudo isso: testando!
Os famosos testes A/B podem ajudar nessa tarefa.
O importante é ter em mente que o segredo para obter resultados é testar e escolher as formas comprovadas.
Aliando a cultura de testes a um planejamento bem diversificado, que aproveita todas as mídias do Instagram Ads, você fica um passo mais perto de alcançar seus objetivos e crescer com o seu e-commerce!
Agora que você já sabe como funciona o Instagram Ads ficou bem mais fácil se destacar em meio a tantos anúncios, concorda?
O Instagram Ads é uma ferramenta poderosa que, se aliada com uma boa estratégia, pode trazer ótimos resultados.
Que tal dominar a arte de como fazer Reels, a mais nova tendência da rede social? Leia já este artigo para não perder nenhum detalhe.