Existem muitas ideias de empreendedorismo feminino que podem inspirar as mulheres a começarem os seus próprios negócios, mas é fundamental considerar alguns pontos relevantes para se tornar uma empreendedora de sucesso.
Esse é um assunto muito importante, já que o cenário mostra cada vez mais mulheres iniciando no mundo dos negócios.
Segundo o Sebrae, no 3º trimestre de 2022 tivemos cerca de 10,3 milhões de mulheres empreendedoras no país, um número histórico.
Isso significa que as mulheres foram 34,4% dentre os novos donos de negócios no país.
Portanto, antes de começar a vender pela internet, você precisa aprender algumas coisas.
Que tal entender os principais tipos de empreendedorismo , se inspirar nas melhores ideias de negócios para o público feminino e também saber quais as principais táticas para otimizar os seus resultados.
Se é sobre isso o que você quer saber, está no lugar certo! Confira, agora mesmo, este artigo e entenda tudo sobre o assunto!
O que é empreendedorismo feminino
O empreendedorismo é uma atividade comercial amplamente buscada por profissionais de todas as áreas.
Logo, o empreendedorismo feminino é muito buscado por mulheres que desejam trabalhar nos mais diferentes nichos de mercado.
Por esse motivo, ele se tornou uma jornada de realização, independência e empoderamento para milhares de mulheres.
Afinal, elas estão cada vez mais buscando conquistar o seu espaço no mercado profissional e lutam constantemente por condições igualitárias no ambiente de trabalho.
Dessa forma, o empreendedorismo se tornou uma forma eficiente de se tornar uma líder do seu próprio trabalho e caminho.
Essa forma de trabalho também atrai mulheres de todas as idades por diversos motivos.
Afinal, a flexibilidade de horário, a possibilidade de trabalhar com o que realmente ama, conquistar uma remuneração justa e muito mais são motivos bem atrativos.
Tipos de empreendedorismo feminino
Existem muitas possibilidades para as mulheres que querem se tornar empreendedoras. Vamos mostrar, agora, algumas das principais. Acompanhe!
Social
O empreendedorismo social é uma excelente possibilidade de negócios para as empreendedoras que querem gerar resultados financeiros significativos, mas também causar impactos positivos na sociedade.
É comum que as profissionais que querem se dedicar a esse tipo de trabalho façam a identificação de problemas sociais ou ambientais.
Assim, podem desenvolver soluções inovadoras para resolver essas questões diversas.
Por meio do empreendedorismo social, elas buscam promover a inclusão social, a sustentabilidade e ações voltadas para melhorar a qualidade de vidas das pessoas e dos consumidores.
Esse tipo de empreendedorismo é voltado para quem quer se dedicar a áreas de questões sociais, como a educação, a saúde, o meio ambiente, questões comunitárias, de igualdade, gênero e muito mais.
Digital
O empreendedorismo digital é outra possibilidade para as mulheres.
Afinal, as soluções, ferramentas e inovações tecnológicas não param de surgir e já fazem parte do universo empreendedor.
Portanto, as mulheres podem usar a internet e as plataformas digitais para implementarem e expandirem os seus negócios.
Como possibilidade, é possível abrir uma loja virtual, criar conteúdo para blogs, desenvolver aplicativos, oferecer consultorias por meio de um dos canais online disponíveis e muito mais.
O empreendedorismo digital oferece milhares de vantagens, que justificam muito a crescente adesão de empreendedores de diversos produtos.
Corporativo
O empreendedorismo corporativo é um modelo desenvolvido com base em uma estrutura corporativa.
Ou seja, as mulheres empreendedoras desenvolvem ideias e soluções para que sejam implementadas em corporações já existentes.
Logo, são muitas as possibilidades para esse modelo em que as profissionais podem:
- criar novos produtos e serviços;
- desenvolver estratégias para acelerar o crescimento dos negócios;
- implementar mudanças expressivas nos processos operacionais.
O empreendedorismo corporativo possibilita ao público feminino gerar impacto nesse ambiente e exercer influência nos negócios por meio de processos inovadores.
E ainda, auxiliar no crescimento das empresas de uma maneira ativa.
De negócios
Voltado para os negócios, esse é um tipo de empreendedorismo focado na administração de empresas tradicionais.
É um modelo onde as mulheres iniciam um negócio próprio, geralmente ligado às áreas em que elas detêm conhecimentos específicos e experiência.
Mas essa não é uma regra, já que é possível iniciar um negócio sem experiência prévia, bastando interesse, estudo e muita dedicação.
Como opções para o empreendedorismo de negócio, podemos citar as operações com restaurantes, bares, cafeterias, academias, agências de viagens e muito mais.
Nesse tipo de empreendedorismo, as mulheres assumirão todas as responsabilidades pelo bom funcionamento da empresa.
Aspectos como idealização, planejamento, implementação e gestão cotidiana dos processos envolvidos, por exemplo.
Empreendedorismo verde
Também chamado de empreendedorismo sustentável, o empreendedorismo verde é focado em negócios que buscam solucionar os principais problemas ambientais.
Ele possui uma forte preocupação com as questões climáticas, residuais, ambientais, entre outras, por meio de ações eficientes e sustentáveis.
Outra característica marcante desse tipo de empreendedorismo é a busca constante pela redução do impacto ambiental.
Logo, as possibilidades para esse tipo de negócios são nas áreas de reciclagem, energias renováveis, produção ecológica, agricultura orgânica, moda sustentável e muito mais.
Quem deseja começar nesse segmento deve estar comprometida em encontrar soluções criativas para implementar práticas sustentáveis nos empreendimentos que serão iniciados.
De franquia
Outro importante e viável modelo de ideia de empreendedorismo feminino é o de franquias.
Aqui, as mulheres iniciam as suas atividades empreendedoras usando um modelo de negócios já existente, estabelecido no mercado e com um suporte contínuo.
Ao investir em franquias, as empreendedoras já começam as suas operações com uma marca reconhecida no mercado.
Além disso, também possui acesso a estratégias de marketing eficientes, treinamentos e com a expertise de quem já atua no mercado.
Esse é um modelo atraente para quem está começando suas operações no mundo dos negócios e deseja iniciar a sua jornada com maiores chances de sucesso.
Como abrir uma franquia: 9 dicas para começar do zero + exemplos de franquias de baixo custo para te inspirar!
Cooperativo
Voltado para um modelo de negócios baseado na cooperação e no empreendedorismo coletivo, esse é um modelo amplamente utilizado e que já gerou resultados significantes em muitas empreitadas.
Nesse modelo, as mulheres empreendedoras se unem em busca de um mesmo objetivo de negócios, compartilhando recursos, habilidades e responsabilidades para construir um ambiente empresarial de sucesso.
Existem muitas áreas em que as cooperativas podem atuar, como agricultura, artesanato, serviços de cuidado diversos, produções alimentícias, área de educação, saúde e muito mais.
Além de viável e eficiente, o empreendedorismo cooperativo permite promover a igualdade e a cooperação mútuas, o que fortalece o desenvolvimento econômico e social das comunidades em que está inserido.
15 Ideias de empreendedorismo feminino em alta
Agora, separamos 15 ideais de empreendedorismo feminino em alta para você se inspirar!
1. Loja virtual
Investir em uma loja virtual possibilita a comercialização de diversos produtos, com uma ampla gama de potenciais consumidores e sem barreiras geográficas.
Essa é uma boa ideia de empreendedorismo feminino porque as mulheres podem escolher entre os variados nichos de mercado para as suas vendas digitais, como moda, acessórios, decoração, tecnologia dentre outros.
Mas é preciso lembrar que esse é um mercado muito competitivo, e por mais que ofereça muitas possibilidades, demanda conhecimento e planejamento.
E claro, é ideal ter uma plataforma de e-commerce que ajude você a vender muito mais com menos esforço.
Imagina ter em um único painel, todos os recursos essenciais para o sucesso do seu e-commerce.
Tenha vitrine completa, integração com mais de 30 marketplaces, redes sociais, soluções de pagamento, frete e atendimento ao cliente.
Conheça a Tray e tire o seu sonho do papel agora mesmo.
2. Marmitas fit
Uma área que nunca sai de moda é a de alimentação. Portanto, unir essa área com setores que se apresentam como tendência, como o de alimentação saudável, pode ser uma excelente oportunidade de negócio.
As mulheres que focarem nessa área podem investir na oferta de alimentações saudáveis, balanceadas, nutritivas e adequadas às particularidades de diferentes públicos.
Mas para aumentar as chances de sucesso nessa estratégia, é muito importante encontrar fornecedores de ingredientes de qualidade, investir em embalagens atrativas e saber estabelecer parcerias valiosas.
Nutricionistas, personal trainers e academias são ótimas opções para ampliar a sua área de atuação.
3. Artesanato
Para quem já tem especialização e sabe confeccionar produtos únicos e personalizados, a área de artesanato pode ser uma ideia de empreendedorismo viável.
Existem diversas técnicas que podem ser exploradas nesse tipo de empreendedorismo, como costura, pintura, crochê, desenhos e muitas outras.
Mas se a sua ideia é vender produtos próprios, é fundamental ter habilidade, criatividade e dedicação para ofertar produtos realmente únicos e que saibam comunicar o seu valor aos clientes.
4. Beleza e estética
Outro setor que não para de crescer, inovar e atrair milhares de potenciais consumidores é o de beleza e estética.
Além delas, muitos homens já estão buscando os procedimentos estéticos e cada vez mais preocupados com as questões de beleza também.
Por isso, essa já não é uma área reservada a clientes do público feminino, o que aumenta bastante as suas chances de sucesso no segmento.
Na área de beleza e estética, as empreendedoras podem se dedicar a abertura de um salão de beleza, serviços de manicure e pedicure, maquiagem, estética facial e corporal, depilação, botox e muito mais.
Mas lembre-se que essa é uma área que demanda qualificação e profissionalização para oferecer um atendimento de qualidade e um serviço de alta performance.
5. Venda de itens usados
Uma forma de consumo considerada sustentável é a venda de itens usados. Tanto as lojas físicas quanto as virtuais podem oferecer uma grande diversidade de produtos usados.
Quem se interessar por esse modelo de empreendedorismo pode se dedicar à venda de roupas, móveis, eletrônicos, livros, entre outros.
Por mais que sejam usados, a qualidade e o estado dos produtos devem ser excelentes.
Além disso, essa é uma área que demanda uma constante pesquisa e procura pelos produtos, para gerar um diferencial competitivo e ter sempre um catálogo de produtos que atraia os clientes.
Como montar um brechó online: tudo que você precisa saber para começar!
6. Restaurante ou lanchonete
Outra importante ideia de empreendedorismo feminino é a abertura de restaurantes ou lanchonetes.
Como já dissemos, o setor de alimentação nunca está em baixa — e essa área pode se tornar ainda mais promissora para as mulheres que têm habilidades na cozinha e receitas especiais.
Mas essas são apenas características que podem gerar um diferencial, já que o papel da mulher empreendedora será o de gestão e gerenciamento de todo a empresa.
Nesse tipo de negócio, também é preciso investir em ingredientes de qualidade, pratos diferenciados e cuidado com o que é ofertado.
7. Corte e costura
Empreender na área de corte e costura é uma boa oportunidade para as mulheres que sabem confeccionar peças e roupas sob medida, bem como ajustar e customizar os itens existentes.
Existem muitas possibilidades nessa área, como oferecer serviços de costura para clientes de maneira individualizada, atender a demandas de eventos ou criar uma marca de roupas próprias.
8. Decoração de festas
O setor de decoração de festas também é bastante promissor e, sem dúvidas, se mostra como uma opção viável para empreender — principalmente para as mulheres que têm habilidades criativas e uma alta capacidade organizacional.
Você pode oferecer serviços de decoração para diferentes ocasiões, como casamentos, aniversários, batizados, eventos corporativos etc.
Mas é muito importante ter um olhar estético treinado, acompanhar as principais tendências do mercado, criar propostas personalizadas e desenvolver habilidades de vendas e negociação.
9. Venda de joias e semijoias
Outra importante ideia de empreendedorismo feminino é a venda de joias e semijoias, já que oferece a possibilidade de trabalhar com peças sofisticadas e de alto valor agregado.
As mulheres que desejam empreender nessa área podem investir na fabricação de peças próprias, criando uma marca personalizada, ou trabalhar com a revenda de peças já prontas.
É essencial, portanto, oferecer uma variedade de estilos, designs e materiais. Não se esqueça de garantir a qualidade das peças e desenvolver estratégias eficientes de marketing, como o marketing digital.
10. Venda de pijamas e roupas íntimas
O mercado de roupas íntimas e de pijamas também pode ser bastante promissor. Com habilidades de costura, confecção e criatividade, é possível lançar uma marca própria, personalizada e exclusiva.
Esse segmento também abre espaço para a revenda de peças já existentes de marcas tradicionais. Em todos os casos, o importante é investir em produtos de qualidade.
Para ter maiores chances de sucesso, entenda bem os potenciais clientes do negócio, saiba encontrar fornecedores confiáveis e use as estratégias de marketing ao seu favor.
11. Ensino de idiomas
Para as potenciais empreendedoras que têm o domínio de outros idiomas, bem como certificações e conhecimentos aprofundados, atuar na área de ensino de idiomas pode ser uma oportunidade rentável.
Nesses casos, você pode lecionar um outro idioma de maneira particular, oferecer cursos online, criar um programa de imersão e, até mesmo, começar uma empresa para o ramo.
12. Programação
Empreender no setor de programação é uma atividade muito rentável e uma excelente oportunidade de empreendedorismo para o público feminino que tem habilidades nas áreas de tecnologia e programação.
As possibilidades são inúmeras, como desenvolvimento web, criação de aplicativos, consultoria em TI e a fundação de uma startup na área.
Essa é outra área que demanda habilidades técnicas aprofundadas de programação, conhecimento e o uso das ferramentas necessárias, bem como a busca constante pelas inovações e tendências que não param de surgir.
13. Produção de conteúdo web
Com o constante crescimento do marketing digital e dos produtos digitais, a área de produção de conteúdo web é uma promissora ideia de empreendedorismo feminino.
Ela permite a atuação em serviços de redação web, criação de conteúdo para blog, gerenciamento de mídias sociais, produção de vídeos e podcast e muito mais.
Alguns requisitos para trabalhar como produtora de conteúdo web são necessários, como uma boa habilidade de comunicação e conhecimento aprofundado de algumas técnicas de marketing digital.
Para começar, não se esqueça de investir em um portfólio atraente e bem elaborado, a fim de construir relacionamentos profissionais significativos e encontrar clientes.
14. Fotografia
Para as mulheres apaixonadas pela fotografia e com habilidades fotográficas, empreender nesse setor também gera bons resultados profissionais.
Existem diferentes áreas de especialização que podem atrair um público segmentado, como fotografias de casamento, ensaios fotográficos, fotografias de produtos, fotografias gastronômicas, eventos corporativos e muito mais.
É importante contar com equipamentos de qualidade, mas mais que isso, investir em conhecimentos que ajudem a desenvolver as suas habilidades e aprimorar a técnica.
Fotos para loja virtual: 16 dicas infalíveis para tirar fotos no e-commerce e encantar clientes
15. Design de interiores
Nossa última ideia de empreendedorismo feminino é para as mulheres que têm criatividade na transformação de espaços.
Como profissional, é possível oferecer serviços de design de interiores residenciais ou comerciais, consultoria em decoração, projetos para reformas e acompanhamento de obras.
É essencial, nesse trabalho, contar com um olhar direcionado e estético, bem como conhecer as tendências de design, os fornecedores de materiais e ter com habilidades de negociação, para oferecer soluções personalizadas e condizentes com as demandas de diferentes tipos de projetos.
Dicas para ter sucesso no empreendedorismo
Como empreendedora, é fundamental investir em algumas estratégias que aumentam as suas chances de sucesso. Separamos, agora, oito dicas para você. Veja só!
Defina o seu propósito
Um ponto fundamental para quem quer começar uma vida empreendedora é saber definir qual é o seu propósito e o seu objetivo.
É muito importante ter clareza nesse momento e estabelecer metas claras para alcançar os seus objetivos.
É com a definição de um propósito que você conseguirá dedicar os esforços necessários para superar os momentos de dificuldade e saber tomar decisões alinhadas com os valores da sua empresa.
Conheça seu público
Outra dica muito importante e que vale para qualquer uma das ideias de empreendedorismo feminino é ter um conhecimento aprofundado sobre os seus clientes.
Faça uma pesquisa completa sobre o seu mercado, identifique as necessidades e os desejos do seu público e adapte os seus produtos ou serviço para que atendam a essa demanda.
Quanto maior for o seu conhecimento sobre o seu público, melhor será o aquilo que você oferece.
Construa uma sólida rede de contatos
Construir relacionamentos é essencial para o sucesso de um negócio.
Conecte-se com outras empreendedoras, participe de eventos relacionados com o seu nicho, esteja presente nas redes sociais e busque parcerias sólidas.
Uma rede de contatos bem construída pode trazer novas oportunidades, colaborações e apoio mútuo em momentos de desafio.
Tenha uma presença online
Atualmente, é praticamente impossível não aproveitar as vantagens de contar com uma presença digital consolidada.
Logo, invista na criação de um site profissional, tenha uma boa presença nas redes sociais que fizerem sentido para os seus clientes e aproveite as principais estratégias de marketing digital.
Assim, você conseguirá aumentar a visibilidade do se negócio e atrair cada vez mais clientes.
Esteja preparada para lidar com os desafios
O empreendedorismo é uma jornada repleta de desafios e obstáculos. Esteja preparada para enfrentar essas adversidades e não se deixe abalar pelo fracasso.
Aprenda com os seus erros, ajuste a sua estratégia e siga em frente com resiliência e determinação.
Manter sempre a perseverança é peça-chave para o sucesso das suas ações.
Invista no seu desenvolvimento profissional
O aprendizado contínuo é essencial no seu trabalho como empreendedora.
Tenha dedicação para aprimorar as suas habilidades, participando de cursos, workshops, conferências e tudo o mais que ajudar você a ser uma profissional mais capacitada.
Além disso, procure a orientação de outras profissionais mais experientes e que possam atuar como tutoras, contribuindo para o seu crescimento.
14 cursos gratuitos do Google para se especializar sem sair de casa
Tenha organização e disciplina
A organização e a disciplina também são características muito valiosas para as mulheres empreendedoras.
Saiba como estabelecer uma rotina realmente produtiva, defina metas semanais ou mensais, utilize ferramentas de gestão e se mantenha focada nas suas prioridades.
Ter um bom planejamento e disciplina ajuda muito na sua produtividade, na hora de definir metas e estabelecer os passos necessários para alcançá-las.
Dê abertura aos feedbacks
Como o empreendedorismo feminino é uma jornada de aprendizado contínuo, com altos e baixos ao longo do percurso, é muito importante saber ouvir alguns feedbacks — quando eles forem construtivos e feitos por outras empreendedoras que realmente queiram ajudar você.
Portanto, aprenda a receber críticas edificantes de uma maneira aberta e saiba usá-las como uma oportunidade de crescimento.
Como vimos, existem muitos fatores que devem ser considerados ao escolher o seu caminho no empreendedorismo.
É muito importante conhecer o mercado, ter um propósito, investir no seu desenvolvimento profissional, construir uma rede de contatos sólida e muito mais.
Lembre-se das suas inúmeras possibilidades e das ideias de empreendedorismo feminino na hora de escolher o melhor modelo de negócio para você.
Essa é uma caminhada de aprendizado e crescimento muito gratificante, mas que demanda esforços contínuos.
Quer se aprofundar ainda mais no assunto para saber como se tornar uma empreendedora de sucesso?
Então, confira, agora mesmo, nosso artigo sobre empreendedorismo feminino!