É muito difícil que qualquer empresa sobreviva nos dias atuais sem possuir pelo menos um site para receber os interessados em seus serviços.
Nos tempos atuais onde o varejo digital se destaca e as vendas por e-commerce só crescem, ter um site com uma boa hospedagem é primordial para qualquer empresa.
Afinal, para ter um site de qualidade, é necessário que, antes, você busque uma boa plataforma para hospedá-lo, garantindo seu bom funcionamento e um SEO mais eficiente para ele.
Entretanto, nem todos estão familiarizados com o conceito e a importância da hospedagem de sites, e por isso, decidimos preparar esse texto para te ajudar!
Quer entender melhor o que é hospedagem de sites? Por que é importante e quais os recursos que uma boa plataforma pode te oferecer? Então continue com a gente para descobrir!
O que é hospedagem de site?
Antes de aprofundarmos mais e começarmos a falar sobre a importância e as funcionalidades da hospedagem de sites, é importante entendermos bem esse conceito.
Afinal, você entende de fato o que é o serviço de hospedagem de sites? É isso que vamos explicar!
O conceito é bem semelhante ao de realizar o aluguel de uma casa ou uma sala, com a diferença de ser feito dentro da internet.
Basicamente, você vai reservar um espaço em um servidor físico, que garantirá a disponibilidade do seu conteúdo na web.
Além de armazenarem e disponibilizarem todos os dados e conteúdos que você inserir no seu espaço, as empresas de hospedagem ainda oferecem diversas ferramentas para que seu site funcione de forma mais eficaz e segura.
Ou seja, além de serem responsáveis por manter o servidor funcionando, eles ainda oferecem meios para que você personalize e torne seu site ainda mais único.
Isso sem falar que os prestadores desse serviço ainda se responsabilizam pela segurança do seu site, garantindo que você não terá que se preocupar com eventuais vazamentos de dados ou coisas do gênero.
Quais são os tipos de hospedagem existentes?
Agora que você já conseguiu ter uma ideia um pouco melhor do que exatamente é a hospedagem de sites, é hora de aprofundarmos um pouco mais nesse assunto.
Afinal de contas, uma coisa que nem todo mundo sabe é que existe mais de um tipo de hospedagem.
Ou seja, existem diversas formas para hospedar o seu site, e na maior parte dos casos, isso resultará em diferenças de condições e ferramentas disponibilizadas.
Portanto, para garantir que o seu site receba as melhores condições, é importante conhecer esses modelos e entender quais são os benefícios e desvantagens.
Por isso, decidimos falar um pouco sobre cada um dos modelos de hospedagem de sites, trazendo as suas principais características.
Dessa forma, você poderá avaliar você mesmo e escolher qual é a opção que melhor se adapta às suas condições e necessidades.
Hospedagem compartilhada
Assim como já foi mencionado, diferentes provedores oferecem recursos e serviços diferentes na hospedagem do seu site.
Cada modelo possui suas particularidades e pode ser mais vantajoso, dependendo do estágio atual da sua empresa.
Esse é o caso do modelo de hospedagem compartilhada, que costuma oferecer um ótimo custo-benefício para os seus usuários e, por isso, é mais atrativo para pequenas empresas ou sites pessoais.
Nesse modelo, diferentes usuários compartilham o mesmo servidor, incluindo a sua memória, capacidade de processamento e até mesmo o espaço para armazenamento.
Ou seja, é como se você alugasse o servidor em conjunto com outras pessoas e empresas, diminuindo seus custos, mas resultando em recursos mais limitados para serem utilizados por você.
Apesar dessas limitações, a sua simplicidade também é uma grande vantagem, principalmente quando você ainda não está tão familiarizado com esses recursos.
Por outro lado, a principal desvantagem desse modelo é que, se os portais dos demais usuários tiverem um aumento no seu fluxo de acesso, a velocidade do seu site poderá ser afetada.
Ou seja, a hospedagem compartilhada é uma ótima opção para empresas de pequeno porte, mas com o passar do tempo, pode ser uma boa ideia trocar de provedor.
Hospedagem de servidor VPS
A hospedagem de servidor VPS funciona de forma muito semelhante à opção compartilhada.
Nesse modelo de hospedagem, você e a sua marca continuarão dividindo um servidor físico com outras empresas, porém de forma um pouco diferente.
Na hospedagem de servidor VPS, o provedor criará uma partição especial para cada usuário, servindo como uma divisória do servidor.
Dessa forma, cada partição receberá uma determinada quantidade de recursos, não sendo influenciada pelo uso dos demais usuários.
Isso significa que o fluxo de acessos dos portais das outras empresas não influenciará na velocidade do seu, por exemplo.
Seu alto nível de customização é uma das suas principais vantagens, porém pede um certo nível de conhecimento técnico para que possa ser bem utilizado.
Essa opção é bem interessante tanto para empresas médias, como e-commerces e blogs com um bom número de acessos.
Hospedagem cloud
Nesse modelo, o sistema de hospedagem de sites funciona de forma um pouco diferente dos anteriores.
Enquanto nas outras possibilidades citadas era utilizado apenas um servidor para cuidar de diversos portais, nesse modelo haverá mais servidores.
Ou seja, diversos sites são distribuídos em mais de um servidor, podendo ser realocados dependendo do tráfego dos sites.
Além disso, você não ficará limitado aos recursos de um único servidor, tendo mais ferramentas para utilizar.
A principal desvantagem é o seu custo, que é mais elevado do que as opções anteriores. Além disso, nem sempre é fornecido o acesso root.
Hospedagem WordPress
A hospedagem WordPress é uma das mais populares, justamente por oferecer um ambiente cheio de servidores otimizados para o seu site se ele for WordPress.
Dessa forma, o seu site carrega muito mais rápido e minimiza o risco de problemas eventuais.
Seu baixo custo também é bastante convidativo para empresas de pequeno porte, além de contar com um serviço de atendimento ao cliente bem treinado e pronto para resolver seus problemas.
Seu principal ponto negativo é o fato de não se adaptar muito bem a sites que não são WordPress.
Hospedagem dedicada
Por sua vez, a hospedagem dedicada é possivelmente a opção mais completa entre todas, principalmente por ter um servidor físico inteiro dedicado para cada site hospedado.
Isso permite que você escolha tanto o software quanto o sistema operacional utilizado, sem contar com a possibilidade de customizar todo o ambiente de acordo com as suas necessidades.
De forma geral, alugar um servidor dedicado garante tanta potência quanto possuir o seu próprio servidor local, com a diferença de que, em caso de problemas, você poderá contar com uma equipe especializada para te atender.
Seus únicos pontos fracos são o seu custo elevado e a necessidade de um bom conhecimento técnico para aproveitar bem essa hospedagem.
Justamente por isso, é uma opção mais recomendada para empresas maiores e com um bom tráfego em seu site.
Quais são os principais recursos oferecidos pela hospedagem de sites?
Quando tratamos de empresas que trabalham com hospedagem de sites, estamos falando de uma série de outros recursos que estarão vinculados a esse serviço.
Ou seja, o limite de armazenamento de dados, painel de controle, capacidade de transferência, e-mail, domínios e a ferramenta para criação de dados.
Ficou confuso? Então calma que vamos explicar melhor tudo isso!
Limite de armazenamento
Esse é o limite de arquivos, conteúdos e até mesmo e-mails que o seu site tem para utilizar. Cada modelo terá o seu próprio limite, mas para ultrapassá-lo, será necessária a realização de um upgrade.
Uso de e-mail
Este é um recurso bem oferecido pela maior parte dos planos de operadoras, porém, na maior parte das vezes, eles vêm com contas limitadas. São pouquíssimas as exceções, como no caso da Locaweb.
Criador de sites
Essa ferramenta é uma das mais úteis, tendo como premissa básica permitir a criação de sites sem necessidade de grandes conhecimentos técnicos.
Em muitos casos, possui banco de imagens profissional, além de um sistema de arrastar e soltar.
Painel de controle
É a interface da plataforma, que deve ser fácil e intuitiva de ser utilizada, para que o usuário consiga usufruir de todos os recursos com tranquilidade.
Transferência
Esse recurso é o que delimita a quantidade de dados, como imagens e atualizações de conteúdo, que podem ser trafegados ou transferidos.
Domínios
O número de domínios disponíveis em uma mesma hospedagem costuma variar bastante de acordo com a provedora de cada plano.
Esse é um recurso que é muito importante para aqueles que pretendem ter mais de um site no mesmo servidor e deve ser levado em consideração.
Qual a diferença entre hospedagem e domínio?
Enquanto a hospedagem consiste em uma espécie de aluguel de um espaço virtual, o domínio seria algo como a identidade digital do seu site e, principalmente, o meio para encontrá-lo.
O domínio normalmente pode ser comprado junto com a própria hospedagem do site ou, em alguns casos, as empresas também podem oferecer o serviço de registro.
Nesse caso, em vez de comprar o domínio, você realiza o registro de um, após verificar a sua disponibilidade, junto a um registrador de domínio.
Em alguns casos, também é possível escolher uma hospedagem que já ofereça o serviço de registro de domínio de forma gratuita, incluída em seu pacote.
Como escolher uma hospedagem de site?
Agora que você já entendeu o conceito do que é a hospedagem de site, quais são os seus recursos e até mesmo a sua diferença para um domínio, é hora de aprofundarmos um pouco mais no assunto.
Afinal, você possivelmente tem interesse em realizar a hospedagem do seu site em alguma plataforma e deve estar se perguntando como escolher a melhor para você.
É claro que tudo depende um pouco do tamanho da sua empresa e do tipo de serviço digital que ela está oferecendo, afinal, um blog e um e-commerce possuem prioridades diferentes.
Ainda assim, existem alguns pontos aos quais você pode se atentar antes de tomar a sua decisão.
Está preparado para conhecer as 10 dicas de como escolher a sua hospedagem de site? Então continue com a gente!
1. Armazenamento disponível
Já explicamos antes sobre o limite de armazenamento, não é verdade? Pois esse é o primeiro ponto ao qual você deve se atentar!
Afinal, você precisa de um serviço de hospedagem que suporte o conteúdo do seu site, não é verdade?
Portanto, para poder julgar qual é a capacidade de armazenamento ideal para você, primeiro é necessário ter alguma ideia sobre a quantidade de informação que será armazenada.
Depois disso, você deve buscar a empresa e o plano que ofereça o limite mais adequado para as suas necessidades, não sendo nem muito pequeno nem muito grande, já que significaria gastos excessivos.
2. Tráfego mensal
Uma informação muito importante que nem todos sabem é que existem alguns servidores que trabalham com um limite de tráfego mensal.
Ou seja, após o seu site receber um determinado número de acessos, o servidor passará a cobrar um valor adicional por visitante, o que pode representar um custo bem elevado para você.
Portanto, antes de contratar um serviço de hospedagem, verifique se ele possui esse limite e, sendo o caso, tente projetar se é algo com o qual você pode trabalhar.
A depender do limite, as chances de você ultrapassá-lo podem ser muito baixas, compensando o seu.
3. Velocidade de carregamento
Convenhamos que é praticamente impossível pensar nas diferenças entre um bom site e não comparar automaticamente a diferença de velocidade nos seus carregamentos, não é verdade?
Se você já está familiarizado com as dinâmicas de SEO, possivelmente esse elemento se torne ainda mais importante para você!
Afinal de contas, o Google tende a priorizar em suas buscas os sites que possuem melhor velocidade de carregamento.
Convenhamos que a explicação é bem simples: ninguém gosta de ter que ficar esperando uma página carregar, ou seja, no fim, a velocidade gera uma melhor experiência para todos.
4. Suporte ao cliente
Por mais eficiente que um serviço de hospedagem seja, é praticamente impossível que ele nunca dê algum problema ou até mesmo que você não tenha alguma dificuldade.
Sendo assim, é fundamental que toda empresa do ramo ofereça um suporte ao cliente bem robusto e preparado, com plenas condições de lidar com os problemas do usuário da melhor forma possível.
5. Sistema de gerenciamento de conteúdo
Um bom sistema de gerenciamento de conteúdo é fundamental para a gestão de qualquer site, ainda mais quando levamos em consideração que ele será usado diariamente.
Sendo assim, é fundamental que ele seja intuitivo e funcional, garantindo uma boa experiência ao usuário.
Ao procurar um serviço de hospedagem, busque por empresas que ofereçam seu próprio sistema de gerenciamento de conteúdo ou que possibilitem uma fácil instalação de outro sistema, como o WordPress, por exemplo.
6. Disponibilidade
O fator disponibilidade, também conhecido como Uptime, consiste na garantia de que, ao tentar acessar o seu site, ele estará funcionando.
Para exemplificar, você já deve ter se deparado com alguma situação em que, apesar de clicar no link, o site não abria, não é mesmo? Isso é um mau exemplo de disponibilidade.
Isso não só é desagradável para o usuário, mas o Google também tende a diminuir os resultados de busca para sites onde esse tipo de erro é mais comum, ou seja, é algo ruim para o seu SEO.
Por isso, ao escolher um serviço de hospedagem, fique de olho no valor de Uptime.
Esse número avalia justamente o nível de disponibilidade do seu site, e quanto mais próximo de 100%, melhor será.
De forma geral, busque apenas por serviços que ofereçam 99% de Uptime ou mais; do contrário, pode não valer a pena.
7. Segurança dos seus dados
Convenhamos que nada é mais comum em qualquer situação do que algum tipo de problema, não é verdade?
Por isso mesmo, é fundamental que a empresa que realiza a hospedagem do seu site seja extremamente confiável, oferecendo sistema de redundância de informações e backups constantes.
Dessa forma, independentemente do problema, o seu site sempre estará funcionando, e os dados dos clientes estarão devidamente protegidos.
8. Formas de pagamento
É óbvio que o preço não é a única coisa que deve ser levada em consideração na hora de avaliar as suas opções.
Entretanto, é fundamental que ele caiba no bolso da sua empresa, para que você também tenha condições de arcar com esse compromisso.
Por isso, lembre-se de que preço não é sinônimo de qualidade. Nem toda hospedagem cara é boa, nem toda barata é ruim.
O importante é saber avaliar de ponta a ponta e escolher aquela que melhor supre as suas necessidades.
Formas de pagamento: Quais as opções do mercado e como escolher a melhor para o seu negócio!
9. Possibilidade de teste grátis
A maioria dos serviços de hospedagem oferece a possibilidade de realizar testes grátis por um certo período, para que o usuário possa conhecer a plataforma.
Utilize isso para identificar quais plataformas funcionam melhor com o seu site e assim tomar a melhor decisão.
10. Busque vantagens extras
Como esse mercado é muito competitivo, as empresas constantemente estão buscando obter uma vantagem sobre os seus concorrentes nos mínimos detalhes.
Sendo assim, pequenas vantagens extras são oferecidas em determinadas condições, como forma de tentar se destacar no mercado e sair na frente das concorrentes.
A hospedagem de sites consiste em alugar um servidor físico para garantir que o seu site fique acessível na internet.
Existem diversos modelos diferentes de hospedagem, além de diversos pontos que devem ser levados em consideração para tomar a sua decisão, mas, avaliando bem, você conseguirá ter um site bem otimizado e eficiente.
Gostou do nosso conteúdo? Então navego pelo nosso blog para continuar aprendendo sobre diversos assuntos.