Google Meu Negócio: o que é e como utilizar a ferramenta na sua estratégia

Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita, que ajuda empresas a vender mais. Através da plataforma, os negócios são encontrados com mais facilidade pelos possíveis compradores. Informações como: nome da empresa, localização e horário de funcionamento ficam visíveis no buscador, ajudando o cliente a encontrar o produto/serviço que procura.
Cliente olhando uma empresa no Google meu negócio

Principais tópicos

Hoje em dia, é essencial buscar ferramentas para melhorar o posicionamento no mercado.

Com o Google Meu Negócio, seu negócio pode ser encontrado na rede de pesquisa do Google e do Google Maps com facilidade.

Através dele, também é possível que o cliente tenha informações a respeito da localização, do funcionamento, dos produtos e serviços oferecidos por seu empreendimento.

Nesse sentido, é importante ressaltar que o Google Meu Negócio é uma ferramenta que pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Uma vez que os potenciais clientes terão informações completas a respeito dela.

Afinal, isso ajuda que sua empresa seja encontrada por pessoas que nem imaginavam da sua existência.

Investir no digital é essencial para conseguir potencializar as vendas, ainda mais com a recente chegada do varejo 4.0.

Continue a leitura e saiba mais a respeito das vantagens do Google Meu Negócio!

O que é Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio consiste em uma ferramenta onde você pode cadastrar sua empresa para conseguir ótimos resultados, uma vez que ela poderá ser encontrada durante uma pesquisa no buscador no Google Maps.

Ter o cadastro nesta plataforma é muito satisfatório, uma vez que ajudam as pessoas a encontrarem seu negócio nas mais diversas situações de pesquisa.

Saiba que a divulgação de sua instituição é feita de forma gratuita.

No seu cadastro você pode inserir diversas informações como:

  • horário de funcionamento;
  • mostrar fotos de dentro da companhia;
  • inserir dados como endereço;
  • site, telefone e e-mail;
  • mostrar os comentários e opiniões dos consumidores, por exemplo.

Você também pode inserir a localização no Google Maps. Ao colocar esses dados, a ação do Google Meu Negócio se torna mais efetiva.

Conheça as melhores ferramentas do Google para o seu e-commerce!

Por que utilizar o Google Meu Negócio e como ele funciona?

Utilizar o Google Meu Negócio é um importante diferencial competitivo.

Dessa maneira, existem diversas razões para você recorrer a ele.

Pense que uma pessoa esteja buscando por seu estabelecimento no Google. Provavelmente está desejando saber o endereço, o telefone ou o horário de funcionamento.

Essas informações podem ser achadas com facilidade, caso você cadastre sua empresa na plataforma.

Além disso, você pode interagir com o cliente por meio do chat.

É necessário tirar as dúvidas que podem surgir durante o acesso à sua conta.

Isso mostra seu interesse em querer reter aquele comprador para sua empresa.

O Google Meu Negócio mostra todos os acessos feitos em seu perfil.

Assim, você saberá como sua marca está no mercado e consegue tomar decisões mais assertivas para melhorar as vendas.

Dessa forma, quando você utiliza a ferramenta de maneira estratégica e fica atento a todas as informações enviadas para o seu e-mail, você consegue ampliar suas atividades e aumentar o seu faturamento.

Quais as vantagens do Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio apresenta diversas vantagens para o seu estabelecimento.

Além de realizar uma divulgação gratuita de sua loja virtual, ele ajuda a garantir outros importantes benefícios a ela. Confira quais são!

Aumenta a quantidade de clientes em sua loja física ou online

Quando o alcance de sua marca é potencializado, consequentemente, a quantidade de clientes em sua página de vendas ou no ambiente físico cresce.

Os dados inseridos em sua ficha técnica em seu perfil e as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas se interessem pelos seus serviços ou produtos.

Melhora a sua reputação

Além de ajudar na visibilidade do seu estabelecimento, a reputação do seu negócio aumenta com a utilização do Google Meu Negócio.

Quando as pessoas opinam positivamente a respeito do seu atendimento e produto, os potenciais clientes se sentem mais seguros e confiantes para realizarem compras.

Uma reputação negativa não é nada interessante para quem deseja crescer na área de atuação.

Então, é preciso ter uma boa reputação entre os clientes.

Para isso, é necessário garantir uma prestação de serviço de qualidade.

O mercado está cada dia mais disputado, e para se destacar, principalmente no e-commerce é preciso que os clientes se sintam satisfeitos com seu empreendimento.

Marca mais conhecida

Ao deixar sua conta completa e atualizada, você faz com que o Google coloque sua empresa em destaque nas páginas de busca.

Nesse panorama, você contribui no aumento de alcance de sua marca, fazendo que mais pessoas conheçam seus serviços.

É necessário ressaltar que o mercado está cada dia mais acirrado, as empresas mais conhecidas conseguem vender mais e, assim, ter uma lucratividade melhor.

Caso você deseja crescer em sua área, é preciso que sua marca seja conhecida.

O avanço das ferramentas tecnológicas permite que sua companhia fique cada vez mais popular, pois o público está cada vez mais conectado a internet.

Investir no digital é, sem dúvida, fundamental para que o público conheça seus diferenciais.

Aumenta o fluxo de ligações

Uma das maiores vantagens proporcionada pelo Google Meu Negócio é o aumento do fluxo de ligações realizadas por meio da ferramenta.

Quando uma pessoa pesquisa a respeito de uma loja, as que estão cadastradas no Google Meu Negócio aparecem rapidamente para elas.

As pessoas interessadas podem clicar no telefone e os donos dos empreendimentos podem rastrear a origem da ligação para saber se ela foi feita por meio da ferramenta Meu Negócio.

Essa é uma maneira de saber que a sua conta está alcançando bons resultados e se vale a pena investir mais no perfil.

Melhora a presença digital

O Google Meu Negócio é uma plataforma de fácil acesso, é uma ótima opção para melhorar os resultados.

Os empreendedores podem utilizar essa ferramenta para melhorar a presença digital de seu negócio, inserindo fotos e vídeos dos serviços e produtos.

Outra maneira de melhorar o posicionamento é por meio de campanhas inteligentes, que ajudam destacar a sua companhia das outras que atuam no mesmo mercado.

Investir na área digital é primordial para atrair novas pessoas e, consequentemente, melhorar as vendas.

Muitos clientes buscam saber primeiro das atividades prestadas pelo seu negócio pela internet, depois de conhecê-lo melhor é que entra em contato.

Dessa maneira, realizar o cadastro de sua companhia ajuda deixá-la mais conhecida.

É essencial ressaltar que quando você oferece um atendimento de qualidade, seja de forma online ou presencial, sua empresa se destaca no digital.

Já que os comentários inseridos na ferramenta serão positivos.

Quais os principais recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio?

Como já foi mencionado anteriormente, é necessário ter alguns importantes recursos em sua conta no Google Meu Negócio, visto que eles ajudam na interação com os usuários.

Veja a seguir quais são eles!

Chat

O chat é um dos importantes recursos oferecidos pelo Google Meu Negócio.

Nele o empreendedor consegue conversar com o cliente e pode oferecer todo o suporte necessário para realizar uma compra.

É importante ativar essa opção e ficar atento ao tempo de resposta.

É recomendado deixar esse recurso ativado apenas quando você ou algum colaborador estiver disponível para responder para que não existam impactos negativos.

Avaliação

A avaliação é um recurso que pode contribuir nos resultados de sua loja.

Quando ela é inserida, os usuários se sentem mais confiantes em visitar seu estabelecimento físico ou seu site.

Logo, esse recurso é capaz de agregar valor à sua marca.

Os clientes podem analisar seu empreendimento por meio de estrelinhas e comentários, eles poderão ser exibidos para todos que visitem sua página.

💡 Leia mais: Avaliação de produtos: o que é, qual a importância e como usá-las.

Agendamento

O agendamento é uma funcionalidade imprescindível e você deve contar com ela em seu perfil do Google Meu Negócio.

Neste recurso o consumidor pode reservar um atendimento com sua companhia por meio de uma landing page.

Caso você tenha uma clínica e o atendimento seja feito por meio de agendamentos, essa funcionalidade ajudará muito os seus resultados e deixará essa tarefa mais otimizada para os pacientes.

Saiba que isso potencializará os resultados de atendimento, já que no momento da pesquisa eles podem fazer a marcação.

Perguntas e respostas

No Google Meu Negócio você pode inserir os recursos de pergunta e resposta na sua página.

Sendo que com que é possível melhorar a comunicação e o relacionamento com o cliente. Quando a interação ocorre de forma eficiente e rápida, é possível fornecer um suporte mais satisfatório aos usuários.

Toda vez que uma pessoa inserir uma dúvida em sua página, você será rapidamente notificado.

Em seguida, você já pode responder o questionamento. Normalmente, as dúvidas estão relacionadas ao produto ou ao serviço que ele está desejando adquirir.

Logo, essa ação pode se converter em uma venda.

Dados da empresa

O Google Meu Negócio permite que o empreendedor insira informações importantes a respeito de sua marca.

Para que assim consiga gerar mais valor em sua conta e para informar aos clientes os serviços que oferecem. Essa descrição ajuda o público a compreender melhor a sua companhia.

Nesse tópico você poderá informar onde sua empresa trabalha, o que é ofertado, como e quando iniciou as atividades, qual o seu diferencial e um pouco da história.

Isso faz com que o usuário queira conhecer suas atividades.

Posts

Ao fazer sua conta no Google Meu Negócios você pode postar vídeos, fotos e textos relacionados a sua companhia.

É uma opção interessante para deixar os usuários por dentro das atividades empresariais e das novidades que podem aparecer.

As postagens precisam estar associadas a sua área de atuação.

Antes de tudo, é fundamental conhecer todas as regras e permissões da ferramenta, para que não seja inserido algo errado e que pode gerar maiores problemas.

Como criar uma conta Google Meu Negócio do zero?

Para criar a conta no Google Meu Negócio, é necessário realizar alguns passos na plataforma para conseguir inscrever seu estabelecimento. Confira a seguir as etapas que devem ser feitas!

Acesse a página e faça o login

A primeira coisa que deve ser feita é o acesso ao site do Google Meu Negócio.

Se não tiver uma conta clique em “criar uma” e logo em seguida em  “Vamos começar” .

Preencha com as informações solicitadas

Após fazer o login, é preciso inserir algumas informações no formulário da ferramenta.

Sendo que é solicitado o nome da empresa, categoria de mercado, telefone, o site e entre outras coisas que ajudam o usuário a conhecer melhor a sua companhia.

É fundamental deixar também se você realiza entregas em outras localidades.

Após realizar esse preenchimento, clique em “próximo”.

Confirme sua autorização para que você possa gerenciar o negócio

É preciso que você confirme o endereço do seu empreendimento e o contado.

Após verificar que elas estão certas, você deve preencher a caixa de autorização com a finalidade de gerenciar seu negócio.

Depois dessa etapa, a plataforma encaminhará você para outra página, onde o Google pretende enviar um código de verificação para o endereço que você registrou.

Confirme o endereço de sua empresa

Para que você comece a editar as suas informações para que elas mostrem nos mapas e nas buscas para os clientes, é preciso que você tenha em mão o código enviado pelo Google.

Sendo que o código chega até você pelos Correios em até 15 dias úteis.

Na carta enviada pelo Google conta o código que você deverá preencher e os passos que você deve seguir para realizar o cadastro no sistema.

Insira mais informações

Após realizar as etapas anteriores, você conseguirá ter mais liberdades para colocar mais informações a respeito da sua organização em seu perfil.

Nessa etapa você pode adicionar vídeos, imagens, textos, horário de funcionamento e entre outras coisas que achar importantes.

Como otimizar sua conta no Google Meu Negócio e aumentar as vendas?

Apenas fazer uma conta no Google meu negócio não é suficiente para melhorar os resultados de sua loja, é necessário algumas ações para fazer com que a página de sua empresa se destaque das demais.

Confira a seguir como otimizar seu perfil e potencializar suas vendas!

Garanta a interação do cliente com sua companhia

É fundamental garantir a uma boa interação entre sua empresa e com o cliente.

Para que uma venda ocorra, manter um relacionamento efetivo com o comprador é primordial.

Uma maneira de fazer isso é utilizando a ferramenta de agendamentos.

Ao ter essa funcionalidade em sua conta, os consumidores podem fazer reservas ou marcar horários para visitar sua organização.

Isso faz com que a comunicação se torne mais prática e ágil.

Com poucas informações o agendamento pode ser feito.

Atualmente, as pessoas buscam resolver as coisas de forma simples e rápida, elas não desejam ficar esperando em filas muito longas para ser atendido.

Ao garantir essa estratégia, elas saberão que seu empreendimento apresenta um atendimento otimizado.

Outra ferramenta indispensável em um perfil no Google Meu Negócio é um chat de mensagens para tirar as principais dúvidas das pessoas interessadas em seus serviços e pessoas.

É válido salientar que a comunicação deve acontecer de forma rápida, para isso é necessário ter um colaborador preparado para realizar esse atendimento.

Essa estratégia aproxima sua empresa do público.

Atualize sua conta

Caso você tenha uma conta Google Meu Negócio, é preciso atualizá-la com frequência.

Busque sempre atualizar informações do endereço, horário de funcionamento e telefone.

Não é nada satisfatório o cliente ir para o lugar errado ou telefonar para um número inválido ou errado.

Dessa forma, para que nenhum cliente fique insatisfeito ao buscar pelo seu empreendimento, é fundamental que você tenha essas informações atualizadas e sempre insira informações atrativas que possam garantir uma boa experiência aos futuros consumidores.

Incentive a avaliação dos clientes

Uma das coisas que potencializa as vendas de uma loja é a avaliação.

Muitas pessoas entram em contato com uma loja por meio da opinião de outras que adquiriram algum produto ou serviço em sua empresa.

Dessa maneira, as pessoas buscam avaliações da empresa antes de se tornarem clientes.

Essas opiniões precisam estar inseridas nas páginas do Google Meu Negócio e podem estimular novas aquisições.

Sendo assim, estimule o consumidor a compartilhar sua opinião durante o processo de compra em sua loja e busque sempre responder os comentários, mostrando que você aceita opiniões positivas, negativas e está disposto a melhorar cada vez mais.

Insira imagens

Belas fotos são capazes de atrair diversos novos consumidores para seu estabelecimento.

As pessoas gostam de ver o que você tem para oferecer de melhor e isso faz toda diferença para chamar atenção. Logo, busque inserir imagens e vídeos atrativos.

Caso você não saiba tirar fotos que consigam chamar atenção do público alvo, é válido contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto.

Uma vez que essas imagens não podem ser feitas de qualquer forma.

Fique atento aos resultados

Um dos maiores benefícios do Google Meu Negócio é a possibilidade de saber os resultados alcançados pela sua conta. Por meio disso é possível que você trace estratégias eficientes de otimização.

Dessa maneira, você consegue saber o total de pesquisas realizadas, solicitações de rota, número de chamadas, acesso ao site, visualização de imagens e entre outras ações feitas em seu perfil.

Portanto, com o Google Meu Negócio você pode conquistar mais clientes para o seu empreendimento.

Muitas pessoas só decidem aparecerem em uma loja após visualizarem as avaliações feitas pelos consumidores.

Logo, o cadastro nesta plataforma permite que os usuários conheçam melhor os serviços oferecidos por você e pelos seus colaboradores.

Além de ajudarem a saber a localização e se existem lojas físicas.

Esse cadastro otimiza a vida do futuro cliente e melhorar seus resultados.

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