Google Merchant Center: O que, como funciona e como criar uma conta na ferramenta do Google Shopping

O Google Merchant Center é uma ferramenta do Google que permite que o lojista mostre seus produtos em campanhas do Shopping Ads. Para isso, é preciso criar uma conta e seguir o passo a passo para expor seus produtos.
Google Merchant Center

Principais tópicos

Donos de pequenos e grandes negócios como lojas virtuais podem usar o Google Merchant Center (GMC) em suas estratégias de marketing digital para obter resultados satisfatórios.

Isso porque a ferramenta ajuda a otimizar seus anúncios e destacá-los da concorrência.

O motivo é simples: tudo o que o Google Shopping precisa para exibir a publicidade para os usuários é extraído diretamente desse painel, desde a categoria do item até a descrição informada.

Portanto, gerenciar sua conta em mais esse recurso é tão importante quanto planejar suas palavras-chave no link patrocinado do Google Ads, por exemplo. Se souber fazer corretamente, seus anúncios serão excelentes.

Nesse post, explicaremos o que é o Google Merchant Center, suas vantagens e como se registrar, além de dicas para você colocar em prática e obter bons resultados. Vamos começar!

O que é Google Merchant Center? 

Quem trabalha com e-commerce precisa aproveitar todas as possibilidades na internet para alcançar seu público-alvo com eficiência e com o mínimo de investimento possível.

A maioria sempre aposta nas redes sociais, mas é importante conhecer outras formas de posicionamento, como o Google Shopping.

No entanto, para explorar essa ferramenta de destaque de produtos nos resultados de pesquisa, é necessário realizar o cadastro de todos eles através do GMC.

Talvez você nunca tenha ouvido falar sobre o Google Merchant Center, uma das ferramentas do maior buscador do mundo, mas ela é importante para conseguir alcance, tanto de maneira orgânica quanto paga.

Basicamente, a plataforma ajuda a fazer upload de suas listagens de produtos no Google Shopping, incluindo publicidade, descoberta dos itens e gerenciamento dos clientes.

Em outras palavras, é um painel online em que as lojas virtuais podem gerenciar como seus itens aparecem no Google e fazer alterações, conforme necessárias.

Dessa forma, quando os anúncios forem exibidos nas pesquisas, os dados estarão totalmente atualizados.

Isso porque o sistema é programado para fazer atualizações automáticas de estoque, preços e muito mais. Assim, com todas as informações centralizadas é possível economizar tempo e esforço a longo prazo.

Qual o objetivo da ferramenta?

O objetivo desse recurso é permitir que as empresas enviem e acompanhem as informações sobre seus produtos, como classificações, fotos e preços, para serem apresentadas nas buscas do Google Shopping.

Com isso, os potenciais consumidores visualizam o que precisam saber com atualizações constantes e em tempo real.

Afinal, ninguém gosta de se interessar por uma mercadoria e, ao acessar o site, ter dados diferentes.

Além disso, o vendedor controla os anúncios e obtém dados sobre seu desempenho e comportamento dos compradores.

Desse modo, pode alterar a descrição dos produtos, fotos, valores e condições de pagamento conforme for atrativo para o cliente.

Quais são os benefícios do Google Merchant Center?

Ainda sem entender o que o Google Merchant Center pode trazer de positivo para o seu negócio? Listamos a seguir alguns benefícios ao usá-lo em seu e-commerce. Veja só os principais!

Aumento da visibilidade nas pesquisas orgânicas

Quando um comprador pesquisa pelo seu produto no Google, ele vê as ofertas da sua empresa em formato de catálogo.

Sem mencionar que o Google Shopping está disponível em mais de 90 países, o que permite ainda mais visibilidade. Graças a isso, a sua loja virtual é vista por muitas pessoas.

Essa vantagem resulta no crescimento de visitantes no site e possíveis leads, que podem virar clientes reais com um bom marketing.

Isto é, de certa forma, pode resultar em mais vendas futuras.

Alcance de mais clientes

Mais de 3,5 bilhões de buscas são realizadas diariamente no Google.

Ainda que nem todas sejam relacionadas aos produtos da sua loja, a ferramenta alcança muitas dessas pessoas interessadas por suas soluções.

Então, usar o Merchant Center ajuda a exibir os dados do seu comércio no maior espaço de busca da internet e até em outros serviços pagos e gratuitos do Google, o que também aumenta o tráfego do seu site.

Possibilidade de integração com o Google Ads

Se você pensa em impulsionar o alcance dos produtos, todos eles podem ser vinculados a anúncios específicos do Google Ads de maneira rápida e fácil.

Assim, seus anúncios serão mais eficientes, pois, ao vincular ambas as ferramentas, você permite que os dados dos itens provenientes do Merchant Center sejam utilizados pelo Ads em suas publicidades.

Por conta disso, pode-se ajustar a área de entrega do produto, inserir palavras-chave negativas e muito mais. Por permitir uma ação totalmente estratégica, as suas campanhas trazem retornos satisfatórios.

Suporte do Google Analytics

Se você já utiliza o Analytics para avaliar o andamento das suas divulgações, pode integrá-lo ao Merchant Center com facilidade e acompanhar o tráfego adquirido por esse recurso.

Esses dados manterão suas estatísticas separadas de outras origens de acessos, segmentando de forma personalizada as visitas, e permitirão insights para melhorar a sua performance.

A partir desses dados, será mais fácil entender quais ações geram resultados esperados e quais devem ser substituídas para alcançar um desempenho cada vez melhor e alinhado aos seus objetivos.

Menor custo

Para as empresas que já investiram em anúncios pagos no Ads, principalmente em links patrocinados, e não tiveram um bom retorno, o Merchant Center é uma ótima alternativa para obter melhores resultados.

O custo médio por clique (CPC) dos produtos listados no Google Shopping pode ter menor custo se comparados com os anúncios de texto.

Por isso, vale a pena apostar nessa estratégia para potencializar a sua divulgação no maior buscador do mundo.

Anúncios rentáveis 

Ao mesmo tempo em que é mais barato, as campanhas desse tipo são mais rentáveis por chamar mais a atenção dos usuários e, por consequência, aumentar o número de visitas no site, aumentando os leads e vendas.

Isso porque os anúncios do Merchant Center têm imagem, preço e título em cada mercadoria, o que ajuda na qualificação das melhores ofertas possíveis pelos consumidores.

Assim, também recebem mais cliques qualificados.

Remarketing dinâmico

O remarketing significa exibir produtos específicos para os visitantes que os visualizaram em seu site, mas não concluíram a compra por algum motivo. Desse modo, você os relembra do item e pode estimular a aquisição.

No Merchant Center, você pode se inscrever para o beta de remarketing, extraindo os produtos do feed e os inserindo em anúncios gráficos em diversos sites parceiros. Com essa tática, você também tem um custo menor na hora de converter.

Maior chance de conversão

Por mostrar as avaliações dos compradores com transparência, ou seja, tanto os comentários positivos quanto negativos, sua chance de conversão se torna maior devido à influência na decisão de compra de potenciais clientes.

Os depoimentos de quem já adquiriu o item valem muito mais do que todo o marketing feito pela própria empresa. Afinal, quem melhor para falar sobre uma mercadoria do que quem já experimentou ela, não é mesmo?

Destaque da concorrência

Como mencionamos, é uma oportunidade de se destacar de outras lojas virtuais, pois é uma forma de otimizar a apresentação dos seus produtos ao máximo, passando credibilidade para a sua marca.

Nesse caso, para os negócios que estão dando seus primeiros passos no mercado, o GMC ajuda a passar segurança aos clientes, promovendo mais cliques e visitas ao site. Com isso, há mais vendas.

Resultados concretos

Na página inicial do Google Merchant Center, há dados que informam que os usuários dessa plataforma têm a oportunidade de conquistar resultados concretos como:

  • 2x mais vendas;
  • 1,5 a 2x mais ROAS (Retorno sobre Gasto com Anúncios, em português);
  • 79% a mais na visibilidade;
  • 33% a mais na receita do negócio;
  • 234% a mais nas visitas ao site da loja;
  • 8 a 15% a mais nas taxas de conversão.

Gratuito

Por fim, não podemos deixar de mencionar que uma das maiores vantagens e diferenciais do Google Merchant Center é ser gratuito, como quase todos os serviços que a empresa Google oferece para os negócios crescerem.

A maioria dos demais marketplaces, senão todos eles, cobra taxas por cada venda, o que diminui o seu lucro.

Por isso, se está iniciando no mercado agora, aqui está a oportunidade para crescer sem ser cobrado por isso.

A única funcionalidade paga é se você usar os recursos de publicidade. Nesse caso, o lojista precisa arcar com o custo desse anúncio, que pode ser cobrado por clique ou interações, conforme a escolha no momento da configuração.

Como se registrar no Google Merchant Center?

Para criar a sua conta no Google Merchant é fácil e rápido, você só precisa seguir o seguinte passo a passo:

Google Merchant Center
  • Em seguida, faça login com sua conta do Google ou crie uma. É necessário que o e-mail cadastrado seja o mesmo do Google Shopping;
Google Merchant Center
  • Na tela seguinte, você deverá selecionar as caixas conforme a sua situação — se tem loja virtual e/ou física;
Google Merchant Center
  • Após isso, clique no botão no final da página, em CRIAR UMA CONTA DO GOOGLE MERCHANT CENTER.
Google Merchant Center
  • Na próxima tela, preencha os dados solicitados, como nome da empresa (será exibido aos usuários no Google), país (onde sua empresa está registrada) e fuso horário (preenchido automaticamente com base no território escolhido);
  • Descendo a mesma página, aparecerá outras opções para você selecionar de acordo com o que usa e deseja;
  • Para finalizar, seleciona que leu e concorda com os termos de uso e clique em CRIAR CONTA.
  • O Google informará que a conta foi criada. Clique em CONTINUAR;
  • Após ser redirecionado para outra tela, preencha o seu endereço comercial e número de telefone para fins de verificação. Em seguida, clique em CONTINUAR.
  • A próxima etapa consiste em verificar e reivindicar o site. Existem três formas de fazer isso: TAG HTML, Google Analytics ou Tag Manager. Se seu site já estiver verificado no Tag Manager ou no Analytics, a verificação é automática.
  • Caso opte pela TAG HTML, por não usar a mesma conta de e-mail, copie o código que aparecerá no item 1, abra o seu site e cole-o na área <head> na página principal.
  • O próximo passo é clicar em VERIFICAR SITE, no Merchant Center, para iniciar o processo.
  • Pronto! A parte de registro está completa. Agora, você precisará apenas configurar o feed de produtos.

Do que você precisa para se registrar no Google Merchant Center?

Existem algumas possibilidades que podem e devem ser exploradas no GMC para você obter o máximo de retorno da plataforma. Dentre elas, podemos destacar as citadas abaixo.

E-mail único

Use a mesma conta do Google Ads, Analytics e Shopping no Merchant Center.

Dessa forma, você evitará configurações a mais e poderá acompanhar todos os seus serviços em um único e-mail, facilitando seu trabalho.

Vínculo com o Ads

Aproveite para conectar a sua conta no Google Ads e tornar seus anúncios mais eficientes.

Para isso, navegue até o menu no canto superior direito do Merchant e clique nos três pontos e depois clique em LINKAR CONTA.

Lista de produtos

Adicione sempre dados completos sobre o produto, desde preços até a disponibilidade de remessa, em formato TXT. ou XML.

Isso pode ser feito por meio de planilhas do Excel ou por importação direta de uma plataforma de e-commerce existente. O processo de aprovação ou reprovação pode levar até 72 horas.

Lista de atributos

É necessário adicionar local, peso e preço em cada produto das diferentes opções de remessa que você oferece, incluindo o frete grátis, que deve ter taxa fixa de $0,00 para o preço — assim seu cliente consegue ver texto de “frete grátis” nos seus anúncios.

Vale lembrar que, sem isso, o Google não permite a execução das campanhas no Shopping.

Otimização

Insira sempre palavras-chave no título e na descrição dos produtos. É importante que o detalhe mais relevante esteja bem claro para o usuário, com propósito de identificar o item com facilidade.

Viu só como o Google Merchant Center tem muito a oferecer e acrescentar ao seu negócio?

Não importa se iniciou sua loja virtual agora ou já tem anos de experiência, estar presente no Google dessa forma será o seu diferencial para conquistar mais clientes.

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