Google Avaliações: entenda sobre e veja como incentivar avaliações positivas

De forma simplificada, as avaliações do Google entregam informações úteis aos usuários e em contrapartida auxiliam as empresas a se destacarem no mercado. Uma vez que a maioria das pessoas busca informações no Google antes de comprar um produto em uma loja ou até mesmo frequentar um restaurante pela primeira vez.
a imagem mostra uma mão de uma pessoa pesquisando algo no Google. Ela está buscando por um estabelecimento e com certeza verá as avaliações do Google para decidir se vai comprar nele ou não.

Principais tópicos

O Google é uma das principais empresas da internet, com os seus serviços indo além da conhecida ferramenta de buscas.

Inclusive, o sucesso dessa rede de pesquisa se dá muito graças à conexão com outras ferramentas da empresa, tornando o processo de busca mais completo para o usuário.

Graças a essa combinação de programas que hoje, você pode pesquisar pelo nome de um restaurante no Google e ser levado ao endereço por meio do Google Maps.

Junto a isso, é possível saber também qual foi a experiência de outras pessoas nesses locais.

Permitindo a escolha do restaurante que tenha uma maior nota do público.

Algo possível graças à ferramenta chamada Google Avaliações.

O que são as avaliações do Google?

O sistema de avaliações do Google é uma aplicação que permite ao usuário encontrar pela média de aprovação do público em relação ao perfil de uma empresa na internet.

Um sistema de classificação definido por uma média de 0 a 5, sendo essa nota possível de ser visto pelo usuário tanto por uma nota numérica como por um ranking de até 5 estrelas.

Essas avaliações podem ser encontradas em todos os espaços nos quais o perfil de um negócio esteja presente dentro do Google.

De forma simplificada, as avaliações do Google entregam informações úteis aos usuários e em contrapartida auxiliam as empresas a se destacarem no mercado. Uma vez que a maioria das pessoas procuram informações no Google antes de comprar um produto em uma loja ou até mesmo frequentar um restaurante pela primeira vez.

Ou seja, é possível encontrar a nota de uma loja de roupas, tanto ao pesquisar o seu nome no Google, como ao buscar diretamente no Google Maps pelo endereço desse estabelecimento.

Tanto essa nota, como comentários acerca do local ou dos serviços prestados, são avaliações que podem ser facilmente feitas por um usuário, bastando ter um perfil logado no Google.

Dessa forma em que qualquer um pode elogiar ou criticar um perfil comercial, por meio do Google Avaliações, esse mesmo usuário pode encontrar pela avaliação feita por outras pessoas.

Dito isso, é interessante para um negócio contar com uma nota alta, já que essas avaliações podem acabar interferindo no momento do cliente decidir por um concorrente ou outro.

Por que as avaliações do Google são importantes para meu negócio?

Sempre foi comum para o cliente fazer comparações entre uma empresa e outra antes de tomar sua decisão de compra.

A diferença atualmente é que tal escolha conta com ajuda das plataformas digitais.

Dessa maneira, basta alguém digitar por “restaurantes na região” que será direcionado a diversos resultados, com um ranking que considera justamente as avaliações feitas por outros usuários.

Isso faz com que sua classificação no Google Avaliações impacte diretamente na imagem da sua loja virtual, sendo importante buscar por boas avaliações.

Considerando pontos que esse sistema pode trazer ao seu negócio, o que inclui:

Impacto das avaliações do Google na reputação online

O sentido das avaliações recebidas, assim como a média da sua nota, resulta em uma imagem positiva ou negativa ao seu negócio.

Sendo importante estar atento a essa pontuação, já que ela estará presente junto do nome da sua empresa.

Influência nas decisões de compra dos consumidores

Ao contar com bons comentários e notas, aumentam as chances de novos consumidores recorrerem aos seus produtos ou serviços.

Isso devido à boa reputação construída, passando uma maior sensação de confiança ao público.

Confiança e credibilidade para novos clientes

Tal imagem positiva é importante não apenas como prova de uma boa relação com seus clientes, mas também para atrair novos.

É como se o sistema de indicação que ocorre de um consumidor a outro fosse adaptado ao ambiente online.

Melhoria na visibilidade e SEO local

Essa avaliação positiva é levada em conta pelo Google em relação a sua estratégia de otimização de mecanismo de busca, dando destaque para negócios que contem com uma boa análise do público.

Esse sistema, chamado de SEO local, é ainda mais específico quando se trata da indicação de negócios próximos ao local, dando destaque, por exemplo, a uma pizzaria bem avaliada quando o usuário busca por “bons restaurantes na região”.

Feedback valioso para melhorias de produtos e serviços

Além da imagem do seu negócio, essas avaliações podem ser usadas como réguas de direcionamento na gestão do seu empreendimento, tendo uma melhor compreensão acerca das reações do seu público.

Isso permite com que melhorias sejam feitas em relação aos seus produtos e serviços, melhorando sempre a experiência do seu cliente, levando a avaliações ainda melhores.

Aumento da taxa de conversão e retenção de clientes

Como consequência até mesmo de alguns pontos indicados anteriormente, a presença de boas avaliações pode aumentar a possibilidade de um usuário tornar-se um cliente.

Assim como ajudar a garantir o retorno desse ou outro consumidor.

Uma série de características que devem ser vistas com mais atenção, pois, são essenciais para um negócio ter um espaço de destaque junto aos resultados apresentados pelo Google.

Após compreender a importância que o Google Avaliações possui para um negócio, é importante entender também como está a situação do seu empreendimento, de modo a manter suas boas avaliações ou agir para passar a recebê-las, se for necessário.

Como ver as avaliações no Google?

Para ver as notas de um negócio no Google, basta o usuário pesquisar por tal estabelecimento no Maps ou na própria ferramenta de busca.

Agora, quando se trata de quem gerencia tal negócio, de modo até mesmo a responder a essas avaliações e questionamentos, é preciso ter um perfil cadastrado da sua empresa no Google.

O que permite que tais avaliações sejam feitas em primeiro lugar.

Tendo acesso ao seu perfil, basta seguir os passos a seguir:

No celular

O processo de verificar ou responder suas avaliações no Google é tão prático que pode ser feito diretamente pelo celular.

  1. No navegador ou aplicativo próprio acesse o Maps, ou o Google;
  2. Selecione o nome da sua empresa ou toque direto em Empresa, no canto inferior direito (no caso do Maps);
  3. Acesse a aba Avaliações;
  4. Além de ler as avaliações, é possível respondê-las ou até mesmo defini-las como impróprias, caso sejam ofensivas (ação que o próprio Google irá verificar).

Uma forma prática de ter um acompanhamento sobre suas avaliações na internet.

No computador

Caso você prefira acessar essas avaliações por meio do computador, os passos são bastante similares.

  1. No navegador acesse o Maps ou Google;
  2. Pesquise o nome da sua companhia ou clique no ícone Empresa (no caso do Maps);
  3. Selecione Avaliações;
  4. Diante das avaliações é possível respondê-las, bastando clicar em cada uma.

Ao acompanhar as notas e comentários deixados no Google Avaliações, é possível ter um controle da imagem do seu negócio na internet, facilitando assim a gestão do seu empreendimento.

Qual o processo para deixar uma avaliação

Assim como é prático para quem possui um negócio ter acesso às avaliações do seu negócio no Google, para o lado do usuário, que busca deixar tal comentário, o processo é igualmente simples.

Ao buscar pelo perfil da empresa (seja no Google, seja no Maps), basta selecionar a caixa de comentários e deixar uma avaliação, junto também de uma nota de até 5 estrelas.

É possível também apenas avaliar, sem necessariamente deixar um comentário junto.

Antes, o Google Avaliações era destinado apenas à página de produtos, mas hoje trata-se de um sistema que abrange os mais diferentes tipos de serviços, ao lado também de destinos (como pontos turísticos) e mídias (tais como filmes ou jogos).

Isso acompanha a expansão do próprio Google em relação à plataforma Google Meu Negócio, que permite com que qualquer tipo de empreendimento tenha um perfil, o que inclui lojas virtuais.

Essa ação garante com que e-commerces, isto é, que não tem um endereço físico, também sejam avaliados.

Lembrando que existe um conjunto de políticas do Google acerca dessas avaliações.

Sendo proibido o uso de comentários inadequados, como assédio ou discurso de ódio, mas também avaliações que sejam consideradas enganosas, tais como:

  • Falso engajamento;
  • Falsificação de identidade;
  • Desinformação;
  • Deturpação.

Caso sejam identificadas avaliações que sigam algum dos perfis acima, os comentários podem não só ser excluídos, como o perfil do negócio pode ser punido.

Recebendo menores visualizações no Google.

Ou seja, por mais que seja importante contar com boas avaliações, é importante também que essa recepção seja verdadeira.

E se você não sabe como conquistar essa percepção junto ao seu público, fique atento ao tópico abaixo.

Tenho um negócio, como pedir avaliações para os clientes?

Receber boas avaliações é algo positivo a ponto de ser um catalisador para novos clientes, que podem confiar no seu negócio diante das notas positivas ali presentes.

É o mesmo conceito das indicações a serem feitas de um cliente para outro, só que agora de maneira digital e visível.

Tal realidade faz com que seja essencial para um negócio saber como pedir por tal análise em relação ao público.

De modo a conquistar um bom destaque junto ao Google Avaliações.

Para facilitar esse tipo de pedido aos seus clientes, fique atento às dicas a seguir:

Deixe os processos mais simples possíveis

É preciso simplificar o processo de avaliação para que o cliente se sinta motivado a participar dele.

Ou seja, finalizada a compra ou serviço, direcione o consumidor até a sua página de avaliações do Google, seja com um texto prático, seja com um QR Code pedindo por tal avaliação, prática possível tanto para negócios físicos como virtuais.

Tenha um script para pedir avaliações

O sistema do Google Avaliações pode ser incluído diretamente no seu site, facilitando assim com que uma nota ou comentário seja deixado por parte dos seus clientes.

Para isso, só é preciso instalar um script no sistema do seu site, bastante similar ao que pode ser feito junto ao Maps, indicando o endereço e as rotas até o seu negócio.

Após a compra, não demore para pedir avaliações

Finalizado o momento da compra, não demore para solicitar uma avaliação do seu cliente, afinal, uma reação mais genuína pode vir justamente após esse consumidor ter essa experiência.

O tempo indicado para pedir por essa avaliação depende muito também do tipo de serviço solicitado, respeitando o tempo necessário para tal cliente experimentar o produto oferecido.

Respeito o tempo do cliente

Por fim, é importante respeitar o tempo do cliente, logo, não envie mensagens sucessivas pedindo para que ele avalie o seu serviço junto ao Google.

Um excesso nesse sentido pode até mesmo acabar prejudicando a sua imagem, com tal consumidor dando uma nota negativa, tamanho o seu incômodo.

Para evitar que suas interações dentro do Google Avaliações mais atrapalhem do que auxiliem o seu negócio, é importante então saber como lidar com os comentários recebidos, sejam positivos, sejam negativos.

Como responder às avaliações?

Se no campo pessoal é importante responder e agradecer a um elogio, no meio digital isso também ocorre.

Por outro lado, o seu negócio não deve ficar restrito a responder apenas a avaliações positivas, sendo importante o trabalho de resolver qualquer questão negativa, de modo a não prejudicar a imagem do seu negócio.

É importante ser cordial em relação a críticas construtivas, até mesmo aquelas que possam ser inadequadas à realidade do seu negócio.

Deixando claro a sua postura receptiva aos comentários do seu público, pois de fato é possível aprender ali.

Segue abaixo um modelo fictício de respostas que você pode dar para uma avaliação positiva:

“Obrigado pelo reconhecimento (Nome do Cliente), esperamos contar com você novamente em nosso estabelecimento”.

No caso de uma avaliação negativa, sua resposta deve ter um cuidado ainda maior, tal como no modelo abaixo:

“Caro (Nome do Cliente), lamentamos que sua experiência não tenha correspondido às suas expectativas. Sinta-se à vontade para encontrar em contato conosco para resolver qualquer tipo de questão. Atenciosamente, (Nome do Negócio)”.

O mais importante é sempre manter conexão com o seu público, incentivando sua audiência a deixar comentários que criem uma imagem de destaque ao seu negócio na internet.

Como incentivar avaliações positivas?

Se uma avaliação positiva no Google pode ser tão importante para a sua reputação online, como vimos antes, é válido então investir para conquistar tais elogios.

Para isso é essencial contar então com um bom sistema de atendimento.

Além de facilitar o recebimento desses comentários, por meio de textos que incentivem tal avaliação ou por aplicações em seu site que levem diretamente o usuário até essa área de comentários.

Como usar as avaliações para benefício da sua empresa?

Após conquistar essas avaliações positivas é preciso saber como aproveitar comercialmente esses elogios.

Isso pode ser feito por meio de ações diversas de marketing, destacando tais avaliações no site da empresa, redes sociais.

Além de integrar tais comentários a outras plataformas online de reputação online, de modo a evidenciar sua boa recepção na internet.

Ferramentas e recursos para gerenciamento de avaliações

Para ter um melhor gerenciamento dessas notas e comentários, é indicado recorrer a outras ferramentas oferecidas pelo Google, como o próprio Meu Negócio, perfil necessário para ter acesso a essas avaliações.

Ao conectá-lo a ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, é possível ter uma análise melhor de fatores como:

  • A média de avaliações positivas;
  • O período do dia em que o seu negócio recebe mais comentários positivos;
  • O perfil geral do seu público.

Tal aplicação também pode ser feita junto a programas e plataformas terceiras, sendo indicado fazer uma análise de métricas para compreender mais profundamente a recepção dos seus serviços.

Entendendo melhor como funciona o sistema do Google Avaliações, assim como a sua importância para o seu negócio, não deixe de acompanhar como andam suas avaliações.

Dessa forma é possível estabelecer uma boa conexão com o seu público e assim não só contar com o retorno desses clientes.

Como também atrair novos usuários a conhecerem e até mesmo tornarem-se consumidores dos seus produtos e serviços.

Por isso é importante estar atento não só às avaliações do Google, mas também a outras ferramentas digitais que podem influenciar diretamente no sucesso do seu negócio.

Seja ele uma loja física ou não.

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