No meio do seu evento próprio, o Magazine Luiza surpreendeu (positivamente) os vendedores do seu marketplace. O motivo? O anúncio de que a varejista poderá oferecer frete grátis para pedidos acima de R$99 de marketplaces, subsidiando até 100% do valor — para os vendedores que optarem por enviar pelo Magalu Entregas..
A ação vem logo em seguida ao anúncio do Amazon Prime no Brasil, programa de fidelidade da Amazon que concede frete grátis, benefícios de vídeos sob demanda e e-livros grátis.
Bateu a curiosidade, não é? Então continue a leitura e saiba ponto a ponto do anúncio, além de minha opinião no final.
Quais são as regras do frete grátis no Magazine Luiza Marketplace?
De forma bem simplificada, nesse momento, são apenas 4 pontos condicionados:
- As compras deverão ser realizadas pelo aplicativo do Magalu;
- O valor do produto superior ao valor de R$99,00;
- O valor do frete calculado ser inferior ao valor de R$80,00;
- A postagem tem que ocorrer em até 1 dia útil após o pedido.
Essa regra será aplicada de outubro até o final de 2019 como teste e, após o período, o Magazine Luiza definirá quais serão as regras permanentes.
Magalu Entregas: o que é apontado com destaque?
No anúncio realizado por Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza, também foram apresentados os pontos destacados do vendedor utilizar o Magalu Entregas em suas vendas no marketplace que são:
- Valor do frete até 28% menor*;
- Satisfação de 95% no serviço de entrega;
- Prazo de entrega 60% menor*;
- 16 centros de distribuição;
- Opção para o comprador de retirada em mais de 1.000 lojas físicas;
- Malha logística própria e mais de 2.000 micro franqueados logísticos.
*em relação a outras opções de transporte tradicionais.
Segundo o CEO, o uso de micro franqueados tem ainda o objetivo de aumentar o número de entregas realizadas em até 48 horas após a postagem.
Quem pode participar?
A nova regra será disponibilizada para todos os vendedores do marketplace a partir de outubro, bastando apenas que as regras (exibidas no início da notícia) sejam cumpridas.
Tendo em vista que hoje mais de 70% dos mais de 8.000 vendedores já utilizam o Magalu Entregas, a maior parte está apta ao benefício.
Como se preparar enquanto vendedor no Magazine Luiza Marketplace a partir de agora?
Acredito que um bom estudo dos seus produtos que se encaixam para a condição inicial é extremamente válido e, principalmente, realizar um acompanhamento após o início da regra — para validar qual o % de seu segmento atingiu a condição em relação ao total vendido no Magalu.
Outro fator extremamente relevante, não só por essa regra, é estar preparado e atento para o envio do produto em até 1 dia útil — que já é uma boa prática em qualquer parte do ano e canal de venda.
Opinião do autor
Para mim, essa movimentação vem em boa hora e é uma ótima notícia para o e-commerce brasileiro (tanto para vendedores como para consumidores). Afinal, estamos há 2 meses da Black Friday e esse movimento aumenta muito a possibilidade de compra.
Também surge como resposta aos serviços Amazon Prime, Submarino Prime, Americanas Prime, Shoptime Prime e Mercado Pontos, que são pagos por assinatura ou vinculados com o uso, mas também tem outros benefícios que vem desde entretenimento até condições especiais para compra.
Já na questão do benefício ser exclusivo para vendas por meio do aplicativo do Magazine Luiza, é uma ótima e compreensível “sacada” na busca de fidelização do varejista com seus clientes (que é inquestionavelmente maior com alguém que tem o app no celular). Além de vir ao encontro com a prática já adotada pelo Magalu.
Por último, mas não menos importante, a operação está rodando desde já com a Netshoes (que foi adquirida pelo magazine Luiza no primeiro semestre), consolidando o uso das lojas físicas do Magalu como distribuição dos produtos esportivos — algo que este singelo autor já esperava e apostava desde o princípio.