O e-commerce já faz parte da nossa vida e não há como negar.
Ao acessar um site, por exemplo as fotos para loja virtual são elementos que precisam chamar a atenção da clientela logo de cara. E essa é uma das melhores formas de vender mais.
Afinal, diariamente surgem novas lojas virtuais no ambiente online.
Portanto investir nessa parte é essencial.
Mas o número de lojistas que muitas vezes, não dão atenção a esses pontos essenciais é assustadoramente grande.
Tirar boas fotos é um dos pontos que acaba sendo muito subestimado, e isso tem um peso gigantesco no sucesso de todo negócio.
Num mundo onde cada vez menos as pessoas veem os bens e itens que desejam pessoalmente, a impressão do contato pelo mundo virtual ganha muito mais importância.
Por isso, tirar boas fotos para loja virtual é tão importante, pois é justamente o que permite o cliente conhecer o produto que está comprando.
Pensando nisso, preparamos este artigo com 16 dicas justamente para ajudar você a tirar as melhores fotos para o seu comércio virtual, vamos lá?
1. Fidelidade das cores
Antes de tudo, o primeiro ponto que você deve prestar atenção quando for se preparar para fotografar o produto, é a iluminação.
É de fundamental importância que a luz do ambiente seja natural ou branca, para evitar que o produto aparente ter uma cor que não é verdadeiramente a sua.
Já imaginou se você está comprando uma roupa imaginando ser de uma determinada cor, e quando ela chega, você descobre que na verdade é outra?
Ou então alguma decoração para a casa, onde a cor é fundamental para dar o clima certo no ambiente, e de repente o produto veio com uma tonalidade que não se encaixa?
Com certeza isso poderia gerar alguma frustração em você, e é exatamente o que ocorre com o comprador.
Então, para evitar problemas com os seus clientes, e até mesmo economizar com possíveis pedidos de devolução, o ideal é trazer uma iluminação de cor branca, ou usar a própria luz natural.
2. Mostrar vários ângulos do produto
Uma das razões do porque as fotos dos produtos são tão importantes para o comércio online, é justamente a falta de contato real que o cliente tem com o produto.
Para muita gente é muito importante ter muita certeza do estado do produto, e avaliá-lo bem antes de realizar a compra.
Obviamente que online é bem mais difícil conseguir ter acesso a todos esses detalhes de como está o produto, por isso, ter várias fotos, de diversos ângulos, é tão importante.
Dessa forma, o usuário é capaz de avaliar bem o produto, verificando seu estado por diversos pontos, além de conseguir ver o item inteiro.
3. Edição básica das imagens
Ter uma boa foto do seu produto não se resume apenas ao momento de tirar a fotografia, na verdade, ainda tem bem mais o que se fazer.
Mesmo após capturadas, as imagens ainda têm bastante espaço para melhorar, e para isso, alguma edição é necessária.
Claro que não estamos falando de nada que altere significativamente a imagem, afinal, não queremos passar uma imagem errada para o cliente, não é mesmo?
Mas algumas alterações leves e bem simples, como no brilho e no contraste por exemplo, podem dar um ar bem mais profissional às fotos, e causar uma melhor impressão.
Além disso, existem alguns casos onde a página de vendas exige que a foto tenha determinadas dimensões.
Para que você não precise ficar tirando uma foto nova para cada portal que for utilizar, pode ser útil saber editar o tamanho da foto, adequando-o ao que foi pedido.
4. Manter o estilo da sua loja nas fotos para loja virtual
Outra dica interessante, diz respeito à construção de um estilo da sua loja nas fotografias.
Pode ser o tamanho da imagem padronizado, o local onde elas estão sendo tiradas, ou até mesmo algum filtro que seja utilizado na imagem.
Tendo essas características em comum em todas as fotos do seu comércio, o cliente percebe ali uma padronização, passando uma impressão de ser algo organizado, e bem trabalhado.
Além disso, essa prática tende a passar confiança para o comprador, uma vez que esse estilo mais padronizado tende a dar um ar de maior profissionalismo.
5. Inserir o produto no contexto que ele será utilizado
Quando pensamos na foto que será usada para vender o produto em nosso site, é muito importante pensarmos em como ela pode nos ajudar a converter aquela venda.
De nada adianta um cliente que acesse nosso site, olhe todas as fotos, e no final apenas saia, o que nós queremos é que por meio da imagem ele se sinta interessado em realizar a compra.
Nessa direção, um produto bem contextualizado na foto, pode ajudar bastante, mas o que nós queremos dizer com isso?
Basicamente, se colocarmos o produto em uma situação mais próxima do que ele será utilizado, pode ajudar o cliente a visualizar a funcionalidade do item na prática, servindo de incentivo para a compra.
Um dos exemplos mais fáceis são as roupas, afinal, nós sempre provamos elas para ver como ficaram, antes de realizarmos a compra, não é mesmo?
Ou seja, em uma venda online, onde o cliente não tem como efetivamente experimentar a roupa, a foto da roupa sendo vestida por alguém ajuda a pessoa a imaginar como ela ficará nela, incentivando a realização da compra.
Entretanto, é muito importante lembrar, tanto nesse exemplo da roupa quanto em outras situações, que o foco principal não pode ser o modelo e nem a contextualização, mas sim o item.
Afinal, o objetivo é trazer a maior clareza possível para a visualização do cliente.
6. Priorizar o uso de luz natural
Lembra quando falamos de iluminação, um pouco mais cedo no texto? Vamos retomar um pouco esse assunto aqui, falando da utilidade da luz natural.
Sempre que estiver em dúvida sobre a iluminação para a sua foto, lembre-se que a luz do sol é considerada a ideal para as fotos, principalmente em determinados horários.
Tanto no começo da manhã como no fim da tarde, nós temos o período conhecido como golden hour, que traz um charme especial para as suas fotos por culpa do céu que se encontra um tanto quanto alaranjado.
7. Não subestime o timer nem o tripé
Um problema bem comum que é possível encontrar quando estamos falando de fotografias, são as eventuais tremidinhas que podem acontecer bem na hora da foto.
Quem nunca passou por essa situação, de achar que a fotografia havia saído maravilhosa, e quando foi ver, descobriu que estava tudo borrado? É bem mais comum do que parece!
Por isso, uma estratégia interessante para contornar esse problema pode ser o uso do tripé para o momento da foto. Dessa forma, quem fará o suporte não será você, o que deixa a situação menos suscetível ao erro.
Entretanto, essa estratégia não é perfeita, e ainda podemos fazer com que a câmera trema no momento em que apertarmos o botão para que a foto seja tirada.
Mas para tirar a foto temos que pressionar o botão, certo? Como contornar essa situação então? Simples! O timer pode ser o seu melhor amigo nesse instante!
Usando esse recurso, você não precisará encostar na câmera ou no celular bem na hora da foto, evitando as terríveis tremidinhas. Aposto que tirar as fotos para a loja virtual está ficando bem mais fácil, não é mesmo?
8. Ignore a existência do flash
Seguindo as dicas relacionadas a iluminação, talvez você já deva ter se perguntado o que fazer quando achar um ambiente meio escuro para a foto, não é mesmo?
Bem, existem algumas opções, mas com certeza nenhuma delas é fazer uso do flash!
Esse é um péssimo recurso, na maior parte das vezes, tudo que você vai conseguir fazer é tornar a sua imagem estourada, causando uma enorme impressão de amadorismo.
Além disso, a visibilidade ficará comprometida, dificultando para que o cliente consiga ver com clareza o conteúdo da foto.
São opções muito melhores abrir algumas janelas, utilizar lâmpadas ou outros aparelhos de iluminação, ou até mesmo deixar para tirar a foto em um local aberto durante o dia.
9. Fundo infinito é uma ótima opção
Quando estamos falando de fotos para loja virtual, é bem interessante prestarmos atenção ao fundo da foto, que pode ser muito útil.
Usando um fundo infinito, a ênfase vai ser muito maior no seu produto, garantindo que o cliente realmente preste atenção naquilo que de fato interessa.
Para quem não sabe, o fundo infinito nada mais é do que um fundo de cor única usado em estúdios de fotografia.
O mais comum é fundo branco, que oferece um ótimo contraste para o seu produto, além de passar a impressão de haver mais claridade, realçando mais o seu produto.
10. Use a luz ao seu favor
Vamos falar mais uma vez de luz! Eu sei que nós já falamos sobre isso algumas vezes nesse texto, mas acontece que a luz e a iluminação são alguns dos fatores mais importantes de uma boa fotografia!
Dominar o seu uso pode fazer uma grande diferença!
Mesmo entre fotógrafos amadores, é comum o uso, mesmo que instintivo, da luz como forma de tornar sua foto mais bonita.
O exemplo mais comum são aquelas fotos contra a luz no fim da tarde, que acabam ressaltando a silhueta do fotografado.
Entretanto, essa abordagem não é uma boa ideia quando pensamos em fotos para loja virtual!
Por mais que no exemplo citado, o resultado costuma ser bem bonito, a pessoa fotografada acaba tendo muitos poucos detalhes capturados com precisão na foto.
Quando olhamos a imagem, achamos bonita, mas não conseguimos ver todas as características da pessoa com clareza.
Quando pensamos em fotos feitas para vendas online, a estética não deve ficar acima da funcionalidade!
Para que o cliente compre, ele precisa ver bem o item que está sendo apresentado a ele.
Claro que uma foto bonita também pode ajudar, mas o mais importante é a clareza com a qual o comprador vai enxergar o produto.
11. Preste atenção às sombras
Falamos bastante de luz, e agora vamos dar atenção às sombras! Quando bem utilizadas elas podem ser bem úteis, trazendo maior noção de profundidade e espaço na imagem.
Além de ser esteticamente útil, também pode ajudar a dimensionar da forma correta um item, ajudando a pessoa a se localizar quanto ao tamanho do objeto.
Porém, em uma venda online, é muito importante tomar cuidado com algumas coisas, e as sombras são uma delas.
Por mais que sejam eventualmente úteis, dependendo de como estiver a luz, as sombras podem ficar uma forma dificultar a visualização com detalhes do objeto.
Como isso é algo que não desejamos, é muito importante posicionar a câmera com muita atenção, para evitar esse problema.
12. Cuidado com a dimensão do produto
Uma das maiores dificuldades na realização de vendas no varejo virtual está ligada a conseguirmos passar todas as informações com clareza para o consumidor.
Dentre elas o tamanho do objeto vendido é uma das mais importantes, e que pede muita atenção. Portanto é necessário que isso esteja claro na descrição do produto.
Já pensou se você está preparado para realizar a compra de um produto para a sua casa, adquire um móvel online, por exemplo, e ele acabe não cabe na sua sala?
Seria um belo de um problema para você — e, portanto, também seria para o seu cliente!
Portanto, é bem importante passar a ideia correta do item vendido para o consumidor, usar outros objetos como referência nas fotos é uma boa dica.
Além disso, tomar cuidado com perspectiva, colocar o objeto muito para a frente ou muito para trás na imagem, pode acabar distorcendo a noção do seu tamanho real.
13. Garanta que o produto está limpo
Se você acessa um portal de vendas online e se depara com uma foto de um produto sujo, empoeirado, e malcuidado, você compraria ele?
Provavelmente não! Na verdade, você provavelmente questionaria a própria qualidade da página que foi acessada.
É importante nos colocarmos no lugar do cliente para termos essa noção.
Vai se desapegar de um item que estava a muito tempo guardado?
De uma limpada nele, alguns cuidados podem cair bem e deixar o produto mais bonito. Isso vai ajudar a valorizá-lo, e você vai passar mais credibilidade.
14. Foque na naturalidade
Pensando em um e-commerce bem estruturado, outra prática que pode ser muito útil no uso de fotografias dos seus produtos, é o de buscar a naturalidade.
Quando tiramos a foto de um produto, queremos apresentá-lo para o comprador que o vê do outro lado da tela.
Nessa apresentação, queremos que ele reconheça o item, veja as suas características, para identificar se isso que ele está procurando, mas não para por aí.
Nós queremos que o cliente visualize o uso daquele produto, e perceba como isso funcionaria na sua vida.
Isso significa que colocar o produto em situações irreais, pode não ajudar em nada, e talvez até atrapalhar.
É necessário que o cliente visualize aquele item sendo utilizado na sua vida cotidiana, e por tanto, isso implica passar para o cliente, uma impressão de naturalidade, permitindo que ele se veja usando o produto.
15. Contrate um profissional
No fim das contas, para uma boa execução e fazer ótimas fotos para loja virtual não basta apenas ter os melhores equipamentos, ou ter algumas ideias do que fazer, é necessário saber como fazer!
E muitas vezes essas práticas podem levar tempo até renderem resultados e você sentir que as suas fotos estão realmente saindo boas.
Mas e se você não tiver tempo para ir melhorando aos poucos? O que deve fazer?
Bem, nesse caso, pode ser uma boa ideia contratar um profissional, afinal ele é especializado nisso, e suas fotos sairão em um nível altíssimo! Quem ganha com isso? Você!
16. Monte seu próprio miniestúdio em casa
Para conseguir tirar fotos de qualidade, e assim apresentar os seus produtos da melhor forma possível nas redes, é bem interessante que se possua um estúdio para isso.
É óbvio que não faz nenhum sentido esperar que cada pessoa que tenha um e-commerce, tenha também um estúdio fotográfico em casa, porém é possível contornar um pouco essa situação.
Com alguns materiais é possível construir o seu próprio miniestúdio em casa, e com ele, tirar as suas fotos para as redes sociais. Você vai precisar de:
- Uma tesoura ou estilete;
- Uma cola para EVA;
- Alfinetes grandes
- Duas placas de isopor de 1 m² e 10 mm de espessura.
Com esses materiais em mãos, você vai cortar ambas as placas de isopor em 4 partes iguais de 50 cm cada uma delas.
Com essas placas você irá construir a base do seu estúdio, colando-as no formato de uma caixa.
Com isso, faltará apenas cuidar da iluminação, utilizando preferencialmente luminárias articuladas para iluminar o seu estúdio, deixando ele pronto para as fotos!
Enfim, as fotografias dos itens vendidos na sua loja digital são extremamente importantes para passar confiança e credibilidade para os clientes, garantindo boa funcionalidade nas vendas.
Seguindo as dicas para tirar boas fotos para loja virtual, você conseguirá ter resultados muito melhores com as suas fotografias, melhorando o desempenho do seu comércio.
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