O desempenho de um negócio conversa diretamente com a relação desse comércio com os seus clientes.
Não à toa, quando se fala de concorrência no mercado, estamos falando de uma disputa pela atenção e preferência do público.
Por isso é tão importante contar com o acesso a tudo aquilo que resulte em uma relação positiva com o seu cliente, conhecendo-o bastante para oferecer uma experiência única.
De modo a ajudar com essa conexão, contar com uma ficha do cliente pode ser de grande auxílio, permitindo estabelecer um bom contato com sua audiência, até mesmo trazendo-a de volta ao seu negócio.
Agora, para contar com essa ferramenta, primeiro, é importante saber do que ela se trata.
O que é ficha do cliente?
A ficha do cliente trata-se de um documento que reúne uma série de informações de valor sobre quem visita e compra no seu negócio.
Uma ficha de cadastro que pode contar com os mais diferentes tipos de dados, podendo incluir:
- Nome;
- Telefone de contato;
- E-mail;
- Idade;
- Endereço.
Uma lista que pode ser muito mais extensa, a depender dos objetivos do seu negócio e, claro, da disposição dos seus clientes em fornecer tais informações, a depender do tipo de estratégia de coleta de dados a ser adotada.
Antes esse tipo de ficha de cadastro era realizada de maneira física, contudo, com o auxílio do digital, essas informações podem ser facilmente registradas em um documento ou planilha virtual, tornando mais prático até mesmo visitá-las quando necessário.
Antes, porém, de ensinarmos como você empreendedor pode ter acesso a essas fichas, é válido reconhecer o valor que esse tipo de documento pode trazer ao seu negócio.
E isso tanto para quem atua na internet, como, principalmente, para quem vende em comércio físico.
Por que utilizar uma ficha do cliente?
O uso desse tipo de ficha permite um controle melhor do seu negócio, em relação a como ele se conecta com seus clientes.
Ação essa que permite o acesso a uma série de benefícios ao seu empreendimento, tais como:
Conhecer melhor sua audiência
Ao registrar informações dos seus clientes é possível conhecer melhor essa sua audiência, identificando o perfil de compra, a faixa etária de quem consome em seu negócio, entre outros dados que ajudem a conhecer melhor sua clientela.
Ao conhecer melhor sua audiência é possível ter uma gestão mais assertiva dos produtos a serem vendidos, além de outras informações associadas ao seu perfil de clientes.
Planejar ações de pós-venda
Identificar o perfil do seu público leva a outras vantagens, também a longo prazo, como por meio de ações de pós-venda.
Ao ter o e-mail de um cliente, além de conhecer os produtos adquiridos e o momento da compra, por exemplo, é possível entrar em contato com esse consumidor, perguntando por sua experiência e, junto a isso, até mesmo oferecer outras opções de produtos.
Personalizar o seu atendimento
Ao ter um controle de informações dos seus clientes é possível planejar melhor suas ações, incluindo o método de atendimento de preferência de cada consumidor, optando por um canal que mais recebe respostas por parte de tal cliente.
Dessa forma, além de personalizar o atendimento para cada cliente, um negócio pode também recolher um número maior de informações, considerando o canal que tal consumidor mais se sinta à vontade, como um contato via e-mail ou telefone.
Aumentar o índice de vendas por cliente
Conhecer a média de compras de um cliente pode ajudar a ampliar esse índice de vendas.
Isso a partir de um direcionamento de ações para consumidores que tenham adquirido itens específicos, para clientes de maior histórico com a loja, entre outros perfis.
Com essas informações registradas em uma ficha de clientes torna-se mais prático categorizar e identificar aquele indivíduo com maior potencial de voltar a consumir, além de fazer uma compra em maior volume, expandindo assim o seu percentual de vendas.
Todos esses são benefícios que dependem, então, do acesso às informações a serem preenchidas em suas fichas.
Informações essenciais em uma ficha do cliente
Para ter acesso a muitas das vantagens descritas, é importante que sua ficha seja a mais completa possível.
Entre algumas informações que podem ser consideradas essenciais na sua planilha, podemos destacar:
- Dados pessoais: informações como nome, gênero, data de nascimento, entre outras, permitem uma identificação dos seus clientes, facilitando também o acesso a outros dados a partir dessa catalogação inicial;
- Informações de contato: dados como número de telefone, e-mail ou até mesmo endereço permitem ao vendedor manter uma comunicação com o seu cliente, permitindo a realização de ofertas, avisos ou até mesmo cobranças;
- Datas importantes: ao registrar a data de aniversário, um ano de compra ou outros eventos é possível realizar ações comerciais, desejar parabéns e pensar no que mais possa aproximar esse cliente;
- Permissões: antes de enviar um e-mail ou qualquer outro tipo de contato comercial, é importante verificar se tal cliente permite esse tipo de interação, de modo a não perturbar um consumidor e assim acabar o perdendo;
- Canais de preferência: para facilitar o contato, é importante registrar o canal de comunicação de preferência do cliente, como e-mail ou celular.
Essas são apenas algumas das informações que podem constar na sua ficha de cliente, sendo possível ampliá-la conforme as necessidades do seu negócio.
Como fazer uma ficha do cliente no Excel
Como vimos acima, muitas são as informações que podem estar incluídas nas fichas de cadastro dos seus clientes.
Contudo, reunir todos esses dados em uma ficha de cliente feita de papel pode se tornar um problema com o passar do tempo, tamanho o número de pastas a acumular no seu escritório.
Para evitar isso, recorrer a uma planilha digital, que reúna os dados desses consumidores em um só lugar, pode ser de grande ajuda. Isso sem contar com a praticidade de acessar tais dados em qualquer tipo de dispositivo.
O acesso a essa ficha digitalizada pode ser feito através do uso do Excel, um programa que trabalha com a produção de planilhas que, além de armazenar os dados inseridos, permite também a realização de diversas análises e cálculos.
O Excel faz parte do pacote Office da Microsoft, sendo possível adquirir o software ou até mesmo usar a sua versão gratuita online.
Com o programa aberto, basta montar a sua ficha do cliente, organizando em diferentes colunas as informações da sua clientela, como: nome, idade, entre outras informações.
A partir disso é fácil encontrar informações da sua audiência, bastando digitar na área de busca pelo nome de um cliente para ter acesso ao seu telefone de contato, junto de outros dados que podem ser inseridos, como valor médio de compras, por exemplo.
Muitos sites até mesmo fornecem um modelo de ficha já pronto, bastando inserir as informações dos seus clientes.
Agora, se você é daquele tipo de empreendedor que prefere lidar com a velha e confiável planilha de papel ou até mesmo não é muito conhecedor do meio digital, saiba que existe uma saída tradicional para produzir sua ficha de cliente.
Onde comprar ficha do cliente? 5 Lugares com modelos incríveis
Muitas vezes, a depender do tamanho do seu negócio, pode ser mais prático contar com um caderninho de anotações, contudo, é preciso uma certa organização para não perder o controle das informações registradas.
O que pode ajudar quem trabalha no varejo, por exemplo, é adquirir uma ficha de cliente física, uma espécie de bloco no qual você pode anotar dados do cliente ou até mesmo assinalar o quanto alguém te deve, no caso de uma venda a prazo.
Essas fichas são fáceis de serem adquiridas, sendo possível encontrá-las em muitas papelarias. Por sorte elas também podem ser encontradas na internet, com uma extensa variedade de modelos.
Entre os sites que você achar esse tipo de ficha, destacamos:
1. Mercado Livre
No Mercado Livre é possível encontrar uma grande variação de modelos de fichas, por meio de diferentes vendedores, sendo possível selecionar então por estilo, mas também por questões como preço, valor de frete e tempo estimado de entrega.
2. Tilibra
A Tilibra é uma marca voltada à produção de cadernos e outros itens de papelarias, como fichas de clientes.
No site também é possível achar por outras soluções, como planilhas de custos, que podem auxiliar na gestão da sua loja.
3. Elo7
Uma plataforma voltada a itens artesanais e de papel, a Elo7 é uma opção para quem procura não apenas por uma ficha de cliente, mas também por uma variação de decorações e outras planilhas com detalhes mais específicos.
4. Buscapé
Antes de comprar pelo seu modelo de ficha, é indicado comparar os preços e modelos disponíveis.
Nesse caso, é válido dar uma olhada no Buscapé, plataforma que pode levar você diretamente para o site de vendas, após encontrar a melhor oferta.
5. Shopee
Por último, destacamos a Shopee, site de vendas no qual é possível encontrar por uma variedade de fichas e vendedores, junto também de cupons de desconto que podem tornar sua compra mais acessível.
Feita a compra, o seu negócio pode ser gerido de forma muito mais prática, com todas as informações dos seus clientes sendo registrados nessas fichas.
Depois, se você preferir, é possível também passar essas informações do papel para uma planilha em Excel.
O mais importante é não esquecer de anotar sempre os dados dos seus clientes, para contar com todas as vantagens que podem partir disso.
Assim o seu negócio, seja no varejo, seja no atacado, seja até mesmo na internet, terá acesso a dados que permitem a ele crescer junto da sua clientela.
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