O retorno de festas típicas como as tradicionais de São João, já refletem no e-commerce brasileiro.
Após dois anos sem as festas, as comemorações trouxeram um resultado satisfatório para o varejo digital.
Segundo a OLX, houve um aumento considerável de anúncios de itens relacionados às festas juninas na internet.
Como resultado, tivemos um crescimento de 85% de campanhas desse tipo no mês de junho, quando comparado ao mês anterior.
Venda de itens juninos cresce no e-commerce
Do lado do consumidor, a procura também foi bem positiva, resultando em um aumento de 225% na procura desses itens para curtir a data comemorativa.
Quanto às vendas, o número também surpreendeu. Houve um crescimento de 396% para as lojas virtuais que comercializam esse tipo de produto sazonal.
Se compararmos com o mesmo período de 2021, os anúncios tiveram um aumento de 75%, enquanto a procura e venda desses itens, subiram cerca de 172%.
Produtos mais procurados pelos consumidores
Na plataforma da OLX é possível encontrar diversos produtos relacionados ao período.
Dentre os produtos mais procurados estão vestidos, chapéus e acessórios para cabelo, por exemplo.
Por outro lado, cestas e kits relacionados ao tema também não ficaram de fora da preferência dos consumidores.
Regina Botter, General Manager da OLX, comentou sobre o resultado deste ano.
“A retomada dos eventos refletiram também nos números da OLX, pois cada vez mais as pessoas procuram pelo melhor custo-benefício.” Comenta Regina.
” Isso serve tanto para quem compra quanto para quem vende. Acreditamos que não é porque um item seja usado que não será algo novo para outra pessoa”, finaliza Botter.
Sites para vender produtos usados: confira os melhores e como vender nessas plataformas!
Mas não foi apenas a OLX que viu seus números crescerem com a retomada das festas juninas.
Busca por alimentos típicos também dispararam
O Mercado Livre, um dos maiores marketplaces do Brasil, também registrou um aumento nas buscas por alimentos típicos da data em sua plataforma.
Ou seja, entre os dias 30 de maio e 06 de junho, por exemplo, houve um aumento de 43% nas vendas de itens necessários para o preparo de doces típicos como paçoca e pé de moleque.
Outros alimentos como chocolates e doces vendidos nos “arraiás” também tiveram muita procura. Portanto, houve um aumento de 39% na venda desses itens.
Não podemos esquecer da venda de pipoca e de canjica em grãos, que também dispararam em 37%.
Além disso, tivemos também, um crescimento de 10% nas vendas de cachaça, um dos ingredientes principais do tradicional quentão que encontramos nas festas juninas.
Sem dúvidas, a data é muito importante para o comércio e pode trazer inúmeras oportunidades de vendas.
Sua empresa trabalha com produtos sazonais? Se você ainda tem dúvida de como trabalhar com a sazonalidade no e-commerce esse artigo é para você:
Como lidar com a sazonalidade de produtos no e-commerce? Descubra aqui.