O que são Featured Snippets e como otimizar o seu conteúdo para conquistá-los

O featured snippet é um resultado destacado dos demais na página do Google. Conhecido também como posição ZERO é basicamente aquele textinho que aparece automaticamente antes de todos os resultados da SERP.
O featured snippet é um resultado destacado dos demais na página do Google.

Principais tópicos

O Featured Snippet é uma das melhores maneiras de conquistar um lugar de destaque na página de respostas do Google.

Mas, não é nenhuma novidade que garantir boas posições é uma disputa muito acirrada, já que existem milhões de conteúdos disponíveis no Google e milhares de empresas com uma presença online cada vez mais consolidada.

Já está cada vez mais comum encontrar uma pequena resposta quando uma pesquisa é realizada nesse motor de busca.

Essa resposta, que tende a ser curta e objetiva, está acima da primeira posição.

Chamada de posição zero, essa é uma importante ferramenta de posicionamento para as marcas.

Mas, é preciso entender muito bem o que é o Featured Snippet e como conquistar a posição zero.

Neste artigo, vamos mostrar tudo o que é preciso para entender o Featured Snippet, bem como aumentar as chances de aparecer nessa posição.

O que são Featured Snippets?

Também conhecido como caixa de resposta ou posição zero, o featured snippet é um resultado destacado dos demais em uma página de busca.

Consiste basicamente em uma “caixa de conteúdo” que aparece automaticamente ao realizar uma consulta no Google.

A imagem mostra um print de um resultado de busca do Google.

O grande objetivo da Featured Snippet é conseguir responder a uma busca ou pesquisa de um usuário sem que ele precise acessar uma página online.

Ou seja, ele não precisará entrar em um site ou blog, a resposta para suas dúvidas será respondida na própria página de respostas do mecanismo de busca.

Isso porque as ferramentas de busca, como o Google, querem responder às dúvidas dos usuários da maneira mais eficiente o possível e muitas vezes otimizar o tempo desse usuário.

Justamente por esse motivo, o Featured Snippet foi apelidado por especialistas em marketing, como posição zero.

Portanto, imagina o quão disputado estão sendo os FS (Featured Snippets), já que estarão aparecendo para potenciais clientes antes mesmo de artigos completos e totalmente trabalhados.

Mas, por mais importante e sucinto que ele deva ser, é preciso entender mais a fundo como funciona o FS para conseguir alcançar a posição zero do Google.

Como funcionam esses Snippets e qual é a relação com o primeiro lugar da SERP?

Agora que já sabemos o que é o Featured Snippet, é preciso entender como ele funciona.

Assim como outras estratégias de SEO, que falaremos em um tópico mais adiante neste artigo, o FS atua para oferecer a melhor resposta para a intenção de busca de um usuário.

Esse é um dos principais objetivos do Google, para continuar relevante para a gigantesca audiência que busca respostas na internet.

Logo, o Google, define uma resposta, dentre as milhares que existem no universo digital, para uma determinada pergunta.

Para o Snippet, o Google, selecionará a melhor resposta dos posts que estão com as melhores práticas para rankeamento, e que responda à dúvida pesquisada pelo usuário de maneira direta, curta e objetiva.

Como não é possível desvendar precisa e completamente o algoritmo do Google, os critérios para a seleção do Snippet mais indicado não estão nítidos nem para os profissionais mais experientes.

No entanto, existem alguns padrões utilizados nas respostas que foram utilizados para alcançar a posição zero do Google em algumas palavras-chave.

Não existe relação com o primeiro lugar

É comum surgir o pensamento de que o Featured Snippet está relacionado com o primeiro lugar nos motores de busca.

Ou seja, que está atrelado à primeira posição de resposta na SERP.

Contudo, já ficou nítido que esse não é um fator para que uma resposta de um artigo apareça na posição zero.

Essa constatação se deu quando algumas palavras pesquisadas tinham um FS que pertencia a um artigo que estava em algumas posições abaixo das primeiras.

Mas isso não significa que ter um Featured Snippet não é vantajoso.

O ideal para qualquer artigo é estar na primeira posição e ainda oferecer uma FS que conquiste essa importante posição zero.

Isso porque o Snippet é uma resposta mais definitiva para perguntas bem específicas ou até mesmo uma determinada definição.

Agora, as páginas que rankeiam, ou seja, que alcançam as tão disputadas primeiras posições da SERP têm outros objetivos, como oferecer respostas completas para ensinar tudo sobre um assunto ou palavra-chave, por exemplo.

Esses posts de primeira posição, tendem a contar com o maior número possível de informações para sanar a dúvida de um usuário e também contam com palavras-chave complementares e secundárias, que se relacionam com o termo pesquisado.

Não tem relação com o Knowledge Graph

Gráfico de conhecimento (Knowledge Graph, em inglês) pode parecer ser semelhante ou até mesmo causar alguma confusão quando falamos de Featured Snippet, mas são diferentes.

Veja um exemplo de Knowledge Graph abaixo:

A imagem mostra um print de um resultado de busca da SERP que mostra a função Knowledge Graph.

Isso porque o Knowledge Graph funciona como uma resposta para perguntas que são muito comuns e o algoritmo do Google já consegue responder usando o seu próprio banco de dados.

A diferença, então, é que no caso dos featured Snppets, a definição será acompanhada de um link para o artigo que respondeu à intenção de busca do usuário.

Já no segundo caso, a resposta é do próprio Google e não haverá nenhum link para uma página mais completa. Isso porque o Google entende que o usuário só quer saber as horas na Itália.

O importante aqui, é que é possível “lutar” para conquistar bons Snippets, mas o Knowledge Graph não.

Não são influenciados por backlinks

Como já mencionado, estar nas primeiras posições não garante um Featured Snippet.

Portanto, o backlink não causará influência direta para que uma resposta esteja na posição zero.

Tipos de Featured Snippet

Até o momento, é provável que você já tenha visualizado o que são os Featured Snippet e lembrado de alguns que encontrou ao fazer uma pesquisa no Google.

É muito importante saber os tipos, porque a inteligência do Google sabe identificar a intenção de busca do usuário e, caso essa intenção seja a de uma lista, oferecer um Snippet em parágrafo não servirá de nada.

Existem três tipos principais de Featured Snippet:

Listas

Essa é considerada a segunda forma mais encontrada de Snippet, já que mostram um “passo a passo” ou dicas, que são acompanhadas de termos, relacionados a:

  • receitas;
  • passo a passo;
  • melhores praias;
  • melhores destinos;
  • melhores restaurantes;
  • entre outros.

Parágrafos

Os mais comuns de encontrar são os Featured Snippets em formato de parágrafos.

Afinal, eles costumam aparecer para responder perguntas diretas, com um formato curto e objetivo, mas também para apresentar algumas definições, relacionadas à busca realizada.

É comum encontrar Featured Snippets, para perguntas, como:

  • o que é?
  • como fazer?
  • por quê?
  • quem?
  • onde?

Quadro/Tabela

O quadro ou tabela, apesar de aparecerem em menor quantidade, não deixam de fazer parte desse tópico.

Esse modelo de FS é muito comum quando a pesquisa realizada tem a ver com comparações, que podem ser de produtos, preços, mas também como horário de funcionamento.

Benefícios de conseguir um Featured Snippet

Ainda pode não estar nítido o porquê de conquistar a posição zero do Google, já que um dos objetivos principais de um blog/site era conquistar a primeira posição da página de respostas e atrair mais usuários para a página online da marca.

Mas, atualmente, as estratégias mais completas buscam alcançar as duas posições, a zero e a primeira. Veja, abaixo, os benefícios de conseguir a posição zero!

Ganhar autoridade

Garantir uma boa autoridade é um fator decisivo para conseguir boas posições na página de respostas do Google e, já não é novidade, que as primeiras posições ficam com a grande maioria dos cliques.

Mas, além disso, quando o Google coloca uma resposta como Snippet, ele está dizendo que essa resposta é a melhor para aquele termo de busca.

Ou seja, a resposta oferecida para os usuários merece estar acima da primeira posição (que é mais robusta).

Um usuário perceberá esse valor e entenderá que aquele site que conquistou a Snippet sabe do que está falando.

Saltar na SERP

Uma das grandes vantagens do FS, é que ele ajudará a sua marca a alcançar uma posição de destaque de enorme relevância.

Isso porque mesmo que esse site esteja em nona posição no motor de busca para um termo, ele pode estar na posição zero.

O Featured Snippet pode ser a forma mais rápida de chegar ao topo da SERP do Google.

Aumentar o tráfego orgânico

A caixa de resposta do Google, como também é conhecido o Featured Snippet, é uma oportunidade muito grande para que mais usuários encontrem o seu site ou blog.

Esse é um fator ainda mais valioso para as marcas que não estão entre os três primeiros links de resposta e que provavelmente não receberão nenhum clique.

Mas, se tiverem um Snippet, as chances de aumentar o tráfego, de forma orgânica, ficam enormes.

Competir com sites grandes

Para quem já está na árdua luta de conseguir um bom posicionamento na SERP do Google, sabe o quão difícil é a disputa.

Ainda mais, quando as palavras-chave valiosas para a sua audiência, também são para os seus concorrentes.

Essa disputa se torna ainda mais complicada, quando o concorrente direto é uma empresa gigante, que tem uma equipe grande e uma verba muito robusta para o time de marketing.

Quando isso ocorre, pode ser praticamente impossível ficar à frente dessa empresa.

Mas, a solução para esse problema pode ser justamente conquistar o Featured Snippet.

Afinal, se o artigo publicado estiver realmente otimizado para o Google e ele encontrar uma resposta perfeita para uma pesquisa, é possível que a sua marca fique à frente de empresas gigantes, sem necessidade de investimento.

Como ficar na posição zero do Google

Agora, é chegado o momento de entender como ficar na posição zero do Google.

Apesar de não haver uma fórmula para isso, existem práticas que são chamadas de otimizações para que o mecanismo de busca consiga interpretar essa como a melhor resposta.

Ainda assim, por mais que exista otimização para um post, com o intuito de que ele fique o mais compatível com a resposta, nada garante que o Google não optará por outra resposta.

Confira algumas maneiras de aumentar as chances de conseguir um Snippet!

Tamanho da resposta

É preciso ser cuidadoso com o tamanho da resposta, porque o Snippet é limitado.

Logo, se a resposta dada for muito grande, é provável que ela não conquiste a posição zero.

No começo, quando demos a definição, falamos que é preciso ser objetivo e curto na resposta ofertada. Ainda assim, é preciso responder uma pergunta e respostas muito curtas também não são bem-vistas.

Parágrafo

De acordo com estudos, o parágrafo ideal para um bom Snippet é de até 45 palavras, mas já houve parágrafos com 97 palavras que alcançaram essa concorrida posição.

Lista

As listas costumam apresentar entre 4,2 itens e 10,8 palavras em cada item.

Mas, um conselho é se atentar mais ao número de palavras por item, do que no número de itens.

Tabela

Uma média possível, é manter a tabela com 3,6 fileiras e 2,5 colunas.

É uma ideia parecida com o Snippet de lista, quanto maior o número de linhas na tabela, maior a chance de conquista.

Nesse caso, é possível observar que o Google mostra aos usuários o número de itens que ainda restam ser apresentados, o que indica que não tem problema contar com bastante linhas.

Snippet em conteúdos já publicados

Quem trabalha com otimização de conteúdo e SEO, já sabe que é muito importante atualizar os conteúdos que já foram publicados com novas informações, dados, infográficos e, por que não, com otimização para Featured Snippet.

Para tanto, busque:

  • artigos com boas posições;
  • palavras-chave fortes para a audiência;
  • atualize os conteúdos mais valiosos.

Snippet em conteúdos em produção

Para quem está com conteúdo em produção ou por produzir, o ideal é já pensar neles para concorrerem com a posição zero.

Nesse caso:

  • verifique quais palavras-chave já tem um Snippet e você ainda não está bem posicionado;
  • faça um conteúdo relevante e de valor para a sua audiência com respostas que tenham o tamanho indicado para cada formato de Snippet.

Outras dicas de otimização

Esse é um tópico importante, porque de nada adianta investir em Snippet, se o conteúdo não for realmente bom e otimizado para o motor de busca.

Afinal, por mais que o FS tenha os seus critérios, você não conseguirá a posição se o Google entender que o artigo não é condizente com as perguntas e desejos dos usuários.

Para aumentar ainda mais as chances de conquistar a posição zero, não se esqueça de ter cuidado com as práticas que mostraremos agora.

Pesquise a palavra-chave

A pesquisa de palavras-chave é indispensável para entender o que os usuários já estão pesquisando na ferramenta de busca.

Assim, é possível produzir as melhores respostas para quem já está usando o Google.

Responda à intenção do usuário

O usuário deve estar no centro dos conteúdos criados e é preciso entender o que ele está querendo com uma busca. Ela pode ser transacional, navegacional ou informacional.

Crie conteúdo relevante

Todo conteúdo deve ser útil e gerar algum valor para o usuário.

De nada adianta criar um artigo com milhares de palavras, se não houver busca por essa palavra, se ela não ajudar realmente esse usuário ou se não estiver condizente com a intenção de busca dele.

Faça otimizações on-page

Existem as chamadas otimizações on-page, que são as técnicas para que o Google entenda e veja esse conteúdo com bons olhos.

Algumas otimizações necessárias aqui, são:

  • conteúdo responsivo/mobile-friendly;
  • SEO title;
  • meta-description;
  • linkagem interna;
  • link building;
  • atualizações de conteúdo.

O Featured Snippet é uma excelente forma de conquistar um lugar de destaque no Google, já que estamos falando da posição zero da página de buscas.

Como ela aparece antes do primeiro colocado, as chances de conseguir boas visualizações é muito grande.

Contudo, como vimos, não existe uma fórmula que garanta que uma resposta aparecerá nesse local de destaque, apesar de terem práticas que aumentem as possibilidades do Google ver essa, como a melhor resposta para os usuários.

O ideal, é entender os diferentes tipos de Featured Snippets para saber como otimizar um conteúdo que melhor se destaque.

São muitas as vantagens, como aumentar o alcance, melhorar a percepção de autoridade de marca, melhorar o tráfego orgânico e conseguir competir com os gigantes do mercado.

O Featured Snippet precisa vir acompanhado de outras otimizações que façam com que o conteúdo seja excelente para os usuários, mas também para o Google.

Quer saber ainda mais sobre as otimizações de SEO que fazem com que os conteúdos tenham excelentes posições na página de respostas do Google?

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