A gestão de estoque é um trabalho imprescindível para qualquer empreendimento que lide com vendas de produto, por isso, o estoque consignado veio como uma aliado para facilitar esse trabalho.
Afinal, por meio dessa tarefa, é possível manter um fluxo constante de entrada e saída de produtos, identificando os mais procurados e aqueles que demoram para ser consumidos.
No entanto, um processo como esse, pode gerar dúvidas.
Por isso, vamos explicar em detalhes como essa modalidade de negócio costuma ser bastante vantajosa.
Por isso vamos falar sobre o estoque consignado, em que o fornecedor disponibiliza a mercadoria apenas se o cliente finalizar a compra.
Essa modalidade de estoque tem diversas vantagens, principalmente para o e-commerce e será tema deste artigo. Confira a seguir.
O que é estoque?
Podemos definir estoque como a prática de armazenar produtos. Também é denominado estoque o local em que as mercadorias são armazenadas, seja na própria loja ou fora dela.
Nesse sentido, qualquer empresa, que vende produtos deve ter e gerir um estoque de maneira eficaz.
Quando um cliente se interessa por um produto em uma loja, por exemplo, é crucial que ele esteja disponível, caso contrário, o empreendimento arrisca perder a venda, e o cliente, por sua vez, poderá passar a ter uma visão negativa sobre a loja.
Além disso, a manutenção de um controle de estoque é capaz de oferecer informações valiosas à empresa sobre a entrada e saída de produtos.
Dessa maneira, ficará mais fácil identificar quais são os itens mais procurados e os que costumam permanecer armazenados por mais tempo.
A partir desses dados, é possível criar políticas de queima de estoque, evitando prejuízos, ao mesmo tempo em que oferece ao público a oportunidade de consumo.
Isso ajuda na construção da relação entre marcas e clientes, algo fundamental para o fortalecimento da imagem do negócio.
O que é e como funciona o estoque consignado?
O estoque consignado, diferente do tradicional, pertence ao seu consignatário (fornecedor, fabricante), ainda que a loja tenha posse sobre ele.
O conceito de consignação de estoque foi criado como uma alternativa para trazer facilidade à gestão de estoque, beneficiando principalmente os e-commerces, que lidam com solicitação de pedidos vindo de diversos locais e geralmente não possuem estrutura física de armazenagem.
Na prática, funciona por meio de contratos em que serão estabelecidas as condições para a efetivação da consignação.
Nesse contexto, passado um determinado período, os itens que não forem comprados, devem ser devolvidos ao consignatário.
Entre outras informações, no acordo será determinado qual o tipo de estoque escolhido, podendo ser:
- Estoque em poder do fornecedor: os produtos permanecem no armazém do fornecedor, saindo de lá apenas quando a venda for efetivada;
- Estoque do fornecedor em poder de terceiros: nos casos em que o produto fica com o revendedor por um tempo determinado (posse provisória).
Ambas as opções oferecem vantagens interessantes às lojas, pois a construção, manutenção e gestão de estoque representa um investimento muito alto.
E, poder “delegar” essa função a outra pessoa jurídica, torna todo trabalho mais simples e eficaz.
Veja suas vantagens a seguir.
Quais as vantagens de apostar nesse tipo de estoque?
O estoque consignado oferece a possibilidade das lojas não precisarem manter um armazém com uma grande quantidade de produto (o que representa altos custos para a sua manutenção).
Além disso, esse tipo de estoque oferece diversos benefícios. Confira!
Redução de riscos
Quando uma loja dispõe de estoque próprio, ela precisará realizar alguns investimentos (com pessoal, itens, entre outros).
Nesse sentido, um grande estoque, caso não tenha uma boa saída de produtos, pode representar um risco financeiro.
Com o estoque consignado, o empreendimento não terá esse problema, já que os itens que não são vendidos voltam para o fornecedor sem que isso represente qualquer prejuízo econômico.
Maior flexibilidade
No estoque consignado existe maior flexibilidade na oferta de produtos entre fornecedor e varejista. Assim, não precisa ser estabelecido um percentual mínimo de vendas para que a transação aconteça.
Isso dá mais liberdade às lojas, que poderão se comprometer apenas com o repasse da comissão referente às vendas efetivadas.
Relacionamento com o Distribuidor
Manter bons relacionamentos com o distribuidor é essencial para que a loja continue a suprir as necessidades do cliente.
Sabemos que manter os produtos sempre disponíveis para o público fortalece a reputação do negócio e promove a fidelização do público.
Assim, a adoção do estoque consignado é capaz de fortalecer parcerias que, em última instância, serão convertidas em aumento de vendas e satisfação do público.
Redução de custos
Como já foi mencionado, a manutenção de um armazém representa investimentos vultuosos para as empresas.
Isso porque a sua gestão demanda, entre outras tarefas, a administração de um espaço físico adequado para a alocação de produtos, ordenação e despacho dos itens e o pagamento de pessoal para que os trabalhos sejam realizados de maneira eficiente.
No entanto, com a adoção do estoque consignado, esses custos são evitados, já que os itens são disponibilizados pelo fornecedor, saindo do armazém apenas quando é vendido.
Quais as desvantagens do estoque consignado?
Apesar de contar com inúmeras vantagens, o estoque consignado também pode apresentar algumas desvantagens. Veja algumas delas.
Baixa margem de lucro
No estoque consignado, os fornecedores costumam aumentar os valores dos itens para que eles consigam lucrar com esse negócio (uma vez que não é garantido que todos os itens serão comercializados).
Assim, os varejistas que optam por esse tipo de estoque, têm um retorno financeiro menor com as vendas, comparados àqueles que têm estoque próprio.
Custo de manutenção do estoque
Um ponto negativo da adoção do estoque consignado é que os produtos ficam armazenados sob a responsabilidade do negócio.
Ou seja, ainda que o varejista não tenha a necessidade de adquirir os produtos do fornecedor, os custos com a estocagem é da sua empresa.
Maior controle de estoque
Por contar com um volume significativo de itens armazenados, as empresas precisam ter um controle maior da gestão de estoque.
Esse trabalho implica a manutenção do inventário, que precisa estar atualizado, assim como a verificação constante da entrada e saída das mercadorias.
Como é feito o controle de estoque consignado?
A modalidade consignada oferece algumas opções para ser feito o controle de estoque. Veja as principais delas e quais as situações em que elas são mais adequadas:
Manualmente
O controle de estoque consignado pode ser feito de modo manual, com a utilização em papel.
Dessa maneira, é possível identificar quais são os produtos consignados e quais são aqueles que estão sob posse da empresa.
Entretanto, sabemos que anotações estão mais suscetíveis a erros. Além disso, as informações podem se perder com mais facilidade.
Por isso, esse método deve ser adotado apenas por aquelas empresas raramente faz o uso desse tipo de estoque.
De forma eletrônica-manual
Outra forma de se realizar o controle de estoque consignado é por meio de planilhas eletrônicas.
Essa alternativa é considerada eletrônica e ao mesmo tempo manual, porque as planilhas são softwares, mas as informações devem ser inseridas por meio do usuário.
Por ter a intervenção humana nesse processo, ele também está suscetível a falhas.
Portanto, essa forma de controle é mais indicada para as empresas cuja quantidade de estoque consignado não seja tão significativa ao ponto de necessitar de sistemas mais complexos.
Por meio de sistema integrado de gestão
Com o avanço das tecnologias digitais, hoje podemos contar com opções mais eficientes e seguras para realizar o trabalho de controle e a gestão de estoque consignado.
Uma dessas alternativas é o sistema integrado de gestão, também conhecido como ERP.
O ERP realiza a administração dos itens, indicando, de maneira atualizada, quais são os fornecedores, os locais em que os produtos se encontram armazenados, quais as suas quantidades, entre outros dados importantes.
Essa tecnologia deve ser utilizada principalmente para as pessoas que têm uma grande quantidade de produtos estocados de maneira consignada, pois trazem automatização aos processos, garantindo mais precisão no armazenamento e tratamento das informações.
Quais as melhores práticas para trabalhar com estoque consignado?
Para podermos nos beneficiar das vantagens oferecidas pelo estoque consignado, precisamos seguir algumas regras básicas. Confira!
Escolha um fornecedor confiável
A escolha de um bom fornecedor é essencial para que um negócio consiga cumprir com as suas demandas.
Um fornecedor que descumpre prazos e não disponibiliza os produtos de maneira eficiente, por exemplo, comprometerá a qualidade do atendimento ao cliente.
Além disso, é preciso verificar se o fornecedor escolhido é capaz de cumprir de modo eficaz, os processos de devolução e troca, garantindo ao cliente agilidade nesses momentos, que costumam ser mais críticos.
Faça um acordo equilibrado
O acordo realizado entre varejista e fornecedor deve ser equilibrado.
Ou seja, ele não pode conter cláusulas que prejudique uma das partes. Não podemos esquecer que desenvolver uma boa relação com os parceiros de negócio é fundamental para o sucesso da empresa.
Por isso, preze por clareza nos acordos, deixando expresso cada ponto que julgar essencial, como o valor das comissões, prazos de entrega, troca, devolução e embalagem.
Crie uma estratégia ideal para cada tipo de produto
Como vimos, nem sempre a totalidade dos itens poderão usufruir do estoque consignado.
Então, para optar por esse tipo de armazenamento, é preciso levar em consideração as particularidades de cada produto.
Aprenda a utilizar seus investimentos
A modalidade consignada exige um controle mais estratégico de estoque. Por isso, é preciso evitar algumas ações que poderão representar prejuízos financeiros para o seu negócio.
Um exemplo comum é a solicitação de um número alto de determinados itens.
Crie políticas de troca ou retorno de todos os produtos
A criação de políticas de troca e devolução sejam expressamente acordados, isso evitará mal-entendidos e permitirá o suprimento imediado dos produtos que precisarem passar por esse processo.
Não podemos esquecer que o oferecimento de um suporte pós-venda que possa atender as expectativas dos clientes é fundamental para que ele volte a fazer negócio com a sua empresa e avalie ele de modo positivo.
Política de troca e devolução: Como funciona e como criar a sua de maneira eficiente?
Qual o melhor tipo de estoque: consignado ou estoque próprio?
Ambas as modalidades de estoque possuem vantagens e desvantagens.
E, para podermos escolher a melhor opção, é necessário levar em consideração as necessidades do negócio, entre outros aspectos. Veja a seguir, quais pontos considerar:
Espaço físico
Quando dispusemos de espaço físico para armazenar as nossas mercadorias, devemos respeitar as normas vigentes e manter a organização do espaço para garantir a eficiência dos trabalhos e a integridade dos itens.
Por outro lado, ao optar pelo estoque consignado, o varejista ficará livre dessa tarefa, que será desempenhada pelo fornecedor.
Custos
Outro aspecto a se considerar na escolha da modalidade de estoque são os custos. A manutenção de um estoque próprio requer altos investimentos.
Além disso, a modalidade consignada reduz riscos com produtos parados nos armazéns, que prejudicam os resultados.
Satisfação e atendimento ao cliente
Um diferencial a ser oferecido pelo estoque próprio é a disponibilização imediata do item ao cliente.
No estoque consignado, por ser uma alternativa que evolve um terceiro, o lojista tem menos controle sobre as condições de armazenagem e prazos.
Por isso é importante manter uma rede de fornecedores confiáveis.
O estoque consignado é uma modalidade de estoque que traz muita flexibilidade para os empreendedores (principalmente aqueles que atuam no ramo do comércio digital).
Ele pode aumentar a eficiência das transações e representar uma redução de custos significativa ao negócio, pois não corre o risco de um produto ficar armazenados por muito tempo.
No entanto, para que seu empreendimento possa usufruir das diversas vantagens dessa modalidade de estoque, é fundamental considerar as particularidades e os objetivos do negócio que devem sempre estar voltados para a satisfação plena das necessidades do público.
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