Gerir uma empresa nunca foi uma tarefa simples. Com a popularização do e-commerce fazer a gestão de estoque, organizar o financeiro, e cuidar das questões de logística ficam impossíveis sem o uso de um bom ERP para e-commerce.
Isso porque o volume de saída de produtos acaba sendo muito elevado, o que pode causar dificuldades na gestão.
Já imaginou você vender um produto online, porém, na hora de realizar a entrega, não possuir mais ele em estoque? É o tipo de coisa pela qual um bom gestor não pode se permitir passar.
Portanto, para conseguir se manter competitivo na era do varejo digital, é fundamental contar com o auxílio de um ERP!
Continue a leitura que nós vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o ERP para e-commerce!
O que é ERP?
Para podermos falar mais sobre o conceito de ERP e todas as vantagens que ele tem a oferecer para o seu e-commerce, é necessário tratarmos inicialmente do seu conceito.
A sigla, ERP significa Enterprise Resource Plannig, que pode ser traduzida como “Planejamento de Recursos de um Empresa”. Entretanto, ele costuma ser chamado de “Sistema de Gestão”.
Simplificando, o ERP é um software que tem como função principal auxiliar os profissionais de uma empresa a gerir e registrar todas as informações e documentos referentes a ela.
Ou seja, registros contábeis, logísticos e, até mesmo, aqueles referentes à área de Recursos Humanos.
Com o auxílio do programa, fica muito mais fácil realizar esses registros e também organizá-los, evitando, assim, que erros aconteçam em função da grande quantidade de informações.
Isso é importantíssimo, pois quanto maior e mais complexa for a sua empresa, maior é a quantidade de documentos e informações com que você e a sua equipe terão que lidar.
Sem um software que auxilie nisso, as chances de os seus colaboradores gastarem muito tempo nessas funções, e ainda se equivocarem, são muito altas.
Conseguiu entender melhor o que é um ERP para e-commerce? Então, se prepare, pois ainda há muito mais o que aprender sobre essa ferramenta!
Quais as funcionalidades de um ERP de e-commerce?
Agora que você já entendeu o que é ERP e tem uma ideia da sua funcionalidade, é hora de aprofundarmos um pouco mais no assunto.
Afinal, é importante entender se realmente esse é um investimento que vale a pena para o seu negócio, não é mesmo?
Portanto, é necessário falarmos das vantagens que esse software pode oferecer, para que você consiga avaliar se ele realmente vale a pena.
Siga com a gente para conhecer as principais funcionalidades de um ERP para e-commerce!
Facilidade para emitir notas fiscais
Quando estamos falando de uma empresa, independentemente do seu tamanho, é necessário lembrar que ela é obrigada a realizar a emissão de uma nota fiscal para cada venda de produto ou serviço.
Afinal, é justamente esse documento que comprova para o estado que o serviço foi realizado ou o produto vendido, e qual foi o preço cobrado pelo mesmo.
É claro que em uma loja de porte um pouco maior, o volume de vendas tende a ser considerável — e ter que emitir uma nota fiscal após cada transação acaba sendo bem trabalhoso.
Com a chegada das notas fiscais eletrônicas (NF-e), esse processo até ficou mais fácil e prático, mas uma ajudinha ainda cairia bem, certo?
Pois uma das principais vantagens dos sistemas de gestão é justamente a sua capacidade de emissão de nota fiscal!
Por meio de um ERP, você já consegue emitir a nota fiscal de forma rápida e prática após a transação, além de armazenar o documento de uma maneira mais eficiente, para garantir a organização dos documentos fiscais da sua empresa.
Otimização da gestão financeira
Outra grande vantagem da utilização de um ERP para e-commerce na sua empresa são as ferramentas que ele oferece para auxiliar a sua gestão financeira.
Afinal, dentro da plataforma, é possível realizar os registros de todas as vendas realizadas, facilitando o controle do dinheiro que está entrando.
Também é possível monitorar quais sãos as despesas que precisam ser pagas.
Ou seja, você consegue montar um controle completo e eficiente de todas as contas que precisam ser pagas, os valores já recebidos, aqueles que você ainda receberá, e coisas do gênero.
Com isso, a gestão do fluxo de caixa e, consequentemente, das finanças da sua empresa se torna muito mais prática e visual.
Centralização de informações
Outra grande vantagem relacionada ao ER, é a centralização e coordenação das informações.
Em empresas de porte um pouco maior, é bem comum que ocorram algumas falhas de comunicação entre os diversos setores existentes ali dentro, ou que, pelo menos, haja uma certa dificuldade no acesso de um setor a informações de outra área.
Essa dificuldade de comunicação, muitas vezes, leva a problemas de comparação e atualização de dados, uma vez que determinadas alterações influenciam em diversas áreas.
Um exemplo disso é quando alguém registra um pedido a um fornecedor.
As informações referentes a essa ação são importantes para toda a empresa, mas pode haver alguma dificuldade no controle e na gestão disso tudo.
A utilidade do ERP se encontra justamente aqui! A ferramenta consegue atuar como um grande centralizador e organizador de todas as informações, dados e documentos da empresa!
Ou seja, se, por acaso, um colaborador precisa verificar algum documento de outro setor ou comparar alguns dados entre áreas distintas, ele poderá acessar tudo isso de forma atualizada, dentro da plataforma.
Já parou para pensar em quanto tempo e dor de cabeça essa ferramenta pode conseguir poupar? Ela é realmente incrível!
Melhoria no controle de estoque
Uma das grandes dificuldades que muitos e-commerces precisam lidar, principalmente quando estão integrados a algum marketplace, é o controle e a gestão de estoque.
Como, nesses casos, o volume de vendas tende a ser elevado e oriundo de diversos canais distintos, é bem comum que, na ausência de um bom controle de estoque, alguns problemas ocorram.
Um dos casos mais recorrentes é o de a loja vender uma mercadoria sem saber que ela já havia sendo vendida por outro canal.
Esse atraso na contabilização das vendas faz com que você se comprometa a realizar a entrega de um produto sem saber que, na realidade, ele já se esgotou.
Naturalmente, isso pode gerar uma grande dor de cabeça para você e a sua empresa, principalmente se considerarmos como ficará a imagem da sua marca perante o cliente.
Ainda bem que esse é mais um exemplo de situação que pode ser facilmente resolvida com o uso de um ERP na sua empresa!
Por meio do software, é possível realizar o controle preciso do estoque do seu e-commerce, já que ele centraliza todas as informações vindas dos diversos canais, graças a sua integração.
Assim, além de identificar de forma clara, rápida, e eficiente todas as entradas e saídas de mercadorias da loja, você ainda consegue identificar e programar as novas compras junto aos fornecedores.
Suporte para as tomadas de decisões
Outra grande vantagem que o ERP proporciona é a melhoria significativa da sua capacidade de tomada de decisões.
Afinal, todos nós concordamos que para boas decisões serem tomadas, é necessário ter em mente um retrato claro e preciso de toda a situação, não é mesmo?
De preferência, com o máximo de informações possível!
Pois é justamente isso que o ERP pode oferecer para você! A plataforma consegue centralizar, organizar, além auxiliar no registro de tudo o que ocorre dentro da empresa.
Dessa forma, você consegue ter em sua tela, um painel com todas as informações que deseja avaliar e que permitem fazer uma análise mais profunda para uma tomada da decisão acertada.
Com o ERP, por exemplo, é possível acompanhar a quanto tempo cada produto se encontra em estoque.
Dessa forma, fica mais fácil entender quando é melhor realizar uma promoção para conseguir realizar a venda do produto em questão — evitando dinheiro parado nas prateleiras.
Quais os melhores ERPs para e-commerce?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as principais funcionalidades de um sistema ERP, que tal conhecer alguns dos seus principais nomes?
Existem diversas marcas que oferecem diferentes plataformas de ERP, cada uma com os seus pontos fortes e fracos, que precisam ser avaliados caso a caso, de acordo com a necessidade de cada negócio.
Pensando nisso, nós decidimos separar, aqui, algumas das principais marcas dessa ferramenta! Confira!
Bling
Começando por um dos sistemas mais populares, o Bling é um ERP que funciona por meio do armazenamento em nuvem.
Ou seja, os seus dados ficam salvos on-line, e não dentro do seu próprio computador, o que facilita a portabilidade das suas informações e evita perdas de arquivos que podem acontecer por problemas nas máquinas, por exemplo.
Sendo um software bem robusto, o programa oferece diversas ferramentas que permitem administrar diversos aspectos da sua empresa.
Cadastros de clientes, estoque, vendas, serviços e finanças são apenas alguns dos exemplos de fatores que podem ser facilmente geridos por meio da plataforma.
Além disso, o Bling ainda possui uma capacidade para integração com mais 200 sistemas e soluções diferentes.
Essas integrações podem ocorrer tanto com sistemas para e-commerces, como também para negócios físicos e híbridos, mostrando a sua grande versatilidade.
TagPlus
Recomendado especialmente para micro e pequenas empresas, o sistema TagPlus também pode ser extremamente útil para os e-commerces.
Entre algumas das suas funcionalidades principais, nós temos itens como o controle de compras feitas junto aos fornecedores e o controle das próprias contas da empresa.
Isso tudo sem falar na capacidade do sistema de gerar relatórios, permitindo a você consultá-los para ter um raio-X mais preciso do seu negócio.
O TagPlus ainda possui um período gratuito de teste que dura 15 dias, caso você prefira conhecê-lo antes de tomar a sua decisão. Vale a pena!
Omie
Por sua vez, o Omie já é recomendado para empresas um pouco menores, principalmente aquelas de porte pequeno e médio.
Nele, é possível usufruir de algumas funcionalidades bem úteis, como a emissão de notas fiscais, a integração com contadores e relatórios financeiros personalizados etc.
Outra questão interessante é que o sistema possui diversos planos diferentes, o que o torna bem acessível para diversas empresas.
No caso, as opções variam desde o plano gratuito até planos pagos, que podem ir dos R$ 59,00 até os R$ 599,00 ao mês.
Como escolher o melhor ERP?
Após falarmos sobre as diversas funcionalidades de um ERP e apresentarmos algumas das melhores marcas desse sistema, é hora de explicarmos um pouco mais sobre como escolher o seu.
Afinal, como saber qual plataforma ERP vai suprir melhor as demandas da sua empresa?
Confira, então, alguns dos principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher a plataforma ideal para o seu negócio.
Lembre-se de que o fator custo não é o único que deve ser considerado nesse momento, já que o sistema precisa abranger todas as questões da empresa para que seja realmente transformador no seu dia a dia.
Avalie as funcionalidades
A primeira coisa que deve ser levada em consideração é quais são as principais necessidades da sua empresa, ou seja, quais os problemas de gestão que precisam ser resolvidos.
Mapeando isso e identificando quais são as falhas que precisam de soluções, fica mais fácil entender quais são as ferramentas necessárias para lidar com essas questões.
Ou seja, antes de tomar uma decisão, se pergunte quais são os problemas que você está buscando resolver por meio da aquisição de um software ERP.
A partir daí, é só pesquisar quais as ferramentas e soluções que cada marca oferece, para, então, escolher aquele que melhor se adapta às demandas do seu e-commerce.
Considere o custo
Outro ponto muito importante, que não pode ser deixado de lado de forma alguma, é o custo de aquisição do software desejado.
É claro que, muitas vezes, os benefícios, economias e, até mesmo, ganhos de produtividade alcançados graças ao investimento em um ERP podem compensar a despesa, mas é necessário tomar muito cuidado nessa decisão.
Ao contrário de escolher o mais barato por receio de não ser atendido, muita gente acaba optando por aquele programa que parece ser o mais completo, mesmo ele sendo extremamente caro, sem considerar o quão útil são as ferramentas que ele oferece.
Por mais incrível que o sistema seja, se você vai utilizar apenas uma pequena parte das ferramentas, quer dizer que está pagando por muitas outras coisas que acaba não usando.
Traduzindo, você paga mais do que precisaria para receber os mesmos serviços, o que pode fazer com que os retornos pela aquisição do programa não compensem o custo.
Realizar essa análise de custo-benefício é algo muito importante, pois o ERP pode, sim, trazer um grande retorno financeiro, mas é muito importante tomar a decisão com calma e pragmatismo.
Verifique a facilidade de implementação
Implementar um bom ERP na sua empresa não significa que do dia para a noite todos os seus problemas serão resolvidos.
Na verdade, no começo, muito provavelmente tanto você quanto a sua equipe precisarão se adaptar ao software — e a depender da complexidade do mesmo, isso pode levar bastante tempo.
Esse período de adaptação ou implementação é uma variável muito importante, que precisa, sim, ser levada em consideração.
Um programa que seja muito difícil e que traga muitas dificuldades para a sua equipe pode significar custos maiores com treinamentos, além de impedir que você usufrua das facilidades oferecidas pela plataforma.
Uma maneira simples, porém, interessante, de lidar com esse problema é buscar entrar em contato com outras pessoas que também aderiram a determinado sistema.
Dessa forma, é possível colher feedbacks sobre o tempo gasto e o quão difícil foi para realizar a implementação do programa em outras empresas.
Uma alternativa que também pode ser bem eficaz é priorizar sistemas que possuam períodos de teste gratuito, o que permite que você e a sua equipe experimentem o software antes de escolher.
Com isso, as chances de escolher um sistema ERP que seja implementado de forma rápida e natural são consideravelmente maiores.
Confira se possui integração com a plataforma
Por fim, é importantíssimo que você se lembre de considerar se o sistema ERP possui a capacidade de se integrar à plataforma do seu e-commerce.
Afinal, por meio dessa integração, as informações entre ambos os programas passarão a ser compartilhadas, facilitando bastante a sua vida no dia a dia.
Caso o sistema não tenha essa opção, é interessante repensar a sua decisão.
Isso porque na ausência de uma integração, será necessário passar todas as informações de um programa para o outro manualmente, incluindo o cadastro dos produtos do seu e-commerce.
Um sistema ERP para e-commerce é algo fundamental para melhorar a qualidade da gestão da sua empresa e torná-la mais competitiva dentro do mercado digital.
Claro que é necessário tomar cuidado na hora de escolher o sistema, tanto pelos preços, quanto pelas opções de ferramenta que mais se adéquam ao seu negócio.
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