Entrega expressa: o que é, como funciona e os principais benefícios

Entrega expressa é uma modalidade de envio de mercadorias onde o envio do produto precisa ser realizado no mesmo dia, ou no prazo máximo de 72 horas. Esse tipo de entrega possui diversas vantagens e é a que mais cresce no Brasil. Resultado de um consumidor mais exigente com seus pedidos.
entrega expressa

Principais tópicos

A entrega expressa consiste em uma estratégia eficiente de conseguir melhorar a compra do cliente em sua loja virtual.

Com essa opção, os produtos comprados em sua loja podem ser enviados no mesmo dia para o comprador e, assim, podem ajudar na fidelização dos consumidores.

Nesse sentido, é importante ressaltar que quando o processo de entrega de uma loja virtual é bem executado, diversas vantagens são alcançadas.

Hoje em dia, as pessoas buscam rapidez e praticidade. Logo, oferecer uma opção que permite o envio de mercadorias rápidas ao usuário é um importante diferencial competitivo no mercado.

Continue a leitura e saiba mais a respeito da entrega expressa e seus benefícios para os lojistas!

O que é entrega expressa e como funciona? 

A entrega expressa é como o próprio nome já indica, é um formato de entrega que se destaca pela velocidade.

Normalmente é executada por lojas virtuais que buscam melhorar a experiência do cliente mediante um sistema de entrega mais ágil.

Com a modalidade de entrega expressa, é possível que o cliente receba sua encomenda no mesmo dia em que o pagamento for comprovado.

Exatamente por isso, apresentar esta modalidade como um dos possíveis tipos de entrega pode atrair novos compradores e agradar até mesmo os mais exigentes em relação ao frete.

De maneira simples, e na visão do comerciante que implementa este tipo de entrega em sua loja, ela funciona a partir de dois pilares principais:

  1. Primeiramente, os pedidos que são realizados escolhendo este tipo de entrega entram em uma fila especial para a reserva no estoque e o processo de empacotamento. Esta prioridade em relação aos outros pedidos já garante que sua entrega seja um pouco mais rápida, e assim já sai na frente de entregas com outros tipos de frete.
  2. Após receberem esta prioridade dentro da própria loja virtual para serem separados e embalados de maneira mais ágil, o pedido é enviado para a transportadora selecionada para fazer o serviço expresso.

Quais os principais benefícios da entrega expressa?

A entrega expressa apresenta algumas vantagens em relação às entregas mais convencionais, como, por exemplo:

  • Rapidez e eficiência: as entregas acontecem de maneira muito mais ágil, utilizando rotas, serviços e processos otimizados, o que faz com que todo o caminho desde a compra até a entrega seja mais eficiente, e o cliente receba sua compra às vezes até no mesmo dia em que ela for realizada.
  • Aumento da satisfação e fidelização do cliente: com tantas lojas online coexistido, fidelizar o cliente e aumentar as chances de recompra se tornou mais importante do que nunca. E como é de se esperar, o prazo e a eficiência na entrega dos itens comprados é um tópico decisivo na hora de satisfazer e fidelizar o cliente online.
  • Rastreamento em tempo real: na maior parte das vezes a entrega expressa vem também com a opção do cliente rastrear sua encomenda em tempo real. Dessa forma, ele não tem dúvidas sobre onde está sua compra e pode checar sua localização a qualquer momento, o que dá mais segurança ao cliente no processo de recebimento.
  • Flexibilidade no horário de entrega: outra função que costuma agradar bastante é a possibilidade que muitas vezes é oferecida em escolher o horário em que a entrega ocorrerá. Desta forma, quem mora em um local sem porteiro ou tem alguma restrição, pode agendar a entrega para o horário que se encaixar melhor no seu dia.
  • Seguro e garantia: também oferecida muitas vezes, o seguro garante uma certa comodidade ao cliente, garantindo que o item comprado chegará em bom estado, e dando uma garantia caso isto não aconteça

Qual o prazo da entrega expressa?

Como mencionado anteriormente, a agilidade na entrega é uma característica marcante em muitos casos, proporcionando aos clientes a possibilidade de receberem suas encomendas no mesmo dia da aprovação do pagamento.

No entanto, é importante considerarmos que a velocidade pode variar conforme o endereço de entrega e a localização do estoque da loja.

Sendo assim, algumas transportadoras estabelecem um prazo máximo de 72 horas (equivalente a 3 dias) para a entrega, oferecendo uma opção rápida que, mesmo em alguns casos superando as 24 horas, continua a ser consideravelmente mais eficiente do que os métodos de entrega convencionais. 

Qual a diferença entre a entrega expressa e a entrega comum?

A entrega comum e a expressa possuem algumas principais características que as diferenciam entre si  as duas principais sendo o tempo que a entrega demora a ser realizada e o valor cobrado pela mesma.

É importante considerar que, enquanto a entrega comum pode demandar mais tempo, é frequentemente uma opção mais econômica em termos de custo por envio.

Por outro lado, a entrega expressa, embora seja geralmente mais rápida, tende a resultar em um valor maior.

Dessa forma, a escolha entre essas opções depende das prioridades individuais do cliente, equilibrando o tempo e o orçamento.

Mas como é de se imaginar, por mais que o tempo e o custo sejam as maiores diferenças, elas não param por aí, e podemos explorar um pouco mais outros aspectos que acabam diferenciando a entrega expressa da entrega comum, como, por exemplo:

  • Autonomia do cliente: por oferecer possibilidades como rastrear o pacote em tempo real, e escolher de maneira mais prática e específica o horário e as condições da entrega, a entrega expressa acaba oferecendo ao cliente mais autonomia em relação a sua compra e a entrega a ser realizada. Diferentemente da entrega padrão, que até pode oferecer algum tipo de rastreio e de escolha de horários, mas não chega a ser tão precisa e prática como a da nova modalidade.
  • Serviços especiais: este tópico também se relaciona com a autonomia do cliente, mas vai um pouco além por oferecer também mais segurança ao processo de compra. Acontece que o cliente pode contar com serviços especiais de entrega, como no caso da encomenda em questão ser sensível ou perecível, por exemplo.
  • Abrangência da entrega: enquanto as modalidades mais básicas costumam ser menos abrangentes, as entregas expressas costumam oferecer cobertura internacional ou pelo menos cobertura nacional atendendo a áreas mais remotas, o que tende a agradar um público maior na hora da compra.

Como implantar a entrega expressa na sua empresa?

Para que os benefícios mencionados anteriormente sejam alcançados, é necessário saber utilizar a entrega expressa de maneira satisfatória.

Com isso, as chances de erros e falhas são reduzidas de forma significativa. Veja como essa modalidade de entrega deve ser inserida em seu negócio para que ele alcance o sucesso!

Atualize constantemente o estoque

Para que sua loja consiga cumprir com o tempo proposto de entrega, é primordial que seu estoque esteja corretamente atualizado.

Para que não existam maiores surpresas ao separar as mercadorias adquiridas. Não é nada interessante vender algo que não esteja à pronta-entrega, isso pode afetar todo o processo de envio.

Assim, a entrega que deveria ser feita entre 2 a 4 dias pode levar muito mais tempo e o cliente pode ficar insatisfeito com sua loja.

Por esse motivo, é preciso manter as informações do estoque sempre atualizadas. É recomendado contar com software eficiente para evitar possíveis erros durante a contagem.

Selecione os itens que podem ser transportados

Caso seu negócio comercializa diversos produtos, mas nem todos têm uma boa saída, não vale a pena ter um estoque deles.

Você pode optar por ter apenas os principais produtos para serem enviados na entrega expressa.

Isso faz com que você gaste espaço com algo que não proporcionará um bom retorno financeiro.

Dessa forma, veja quais os produtos que compensam ser comercializados e enviados.

Busque por uma boa transportadora

Atualmente, a entrega expressa é uma das mais ágil e eficiente.

Para que isso seja garantido durante o envio dos seus produtos aos clientes, é preciso buscar por uma transportadora de qualidade, que apresente um bom preço e que transmita confiança.

Para que você tenha certeza de que o prazo de entrega será cumprido, não deixe de buscar referência no mercado. Saber a credibilidade da empresa é algo essencial.

Coloque valor na entrega expressa

Para utilizar a entrega expressa, é necessário inserir um valor. Ela apresenta um preço diferente da entrega comum, uma vez que é feita de maneira mais rápida.

Para ter a mercadoria em mãos o mais rápido possível, o cliente precisará pagar um valor por isso.

O seu negócio precisa ficar em prontidão para enviar o produto assim que o pagamento for confirmado e a taxa cobrada pela transportadora é mais alta que a dos Correios.

Tenha uma rotina organizada

Quando uma loja virtual busca oferecer o serviço de entrega expressa, ela precisa ficar atenta ao atendimento, para ter certeza de que o pedido será separado rapidamente.

O atendimento em um negócio online precisa ocorrer de forma otimizada, já que o tempo é algo fundamental.

Em um e-commerce, os processos precisam estar devidamente organizados.

Caso isso não ocorra, a entrega poderá ser atrasada e os clientes não voltarão à sua loja para fazer novas aquisições.

Análise os resultados

O gestor precisa avaliar os resultados alcançados no negócio com a entrega expressa.

Os números alcançados são essenciais, visto que eles mostram se a estratégia está conseguindo um resultado promissor para o empreendimento.

Nesse contexto, ao inserir essa modalidade, é necessário manter o controle das vendas mensais, o tempo que o cliente leva para receber o produto e a modalidade de entrega escolhida.

Isso fará com que você perceba de maneira mais concreta a modalidade de entrega preferida dos seus consumidores.

Quais as possibilidades de envio da entrega expressa?

Existem algumas possibilidades de envio de entrega expresso. A mais buscada pelos empreendedores é a oferecida pelos Correios.

Ela tem uma cobertura nacional e se destaca pelos diversos tipos de entrega que realiza.

A empresa consegue atender às diversas necessidades e condições de pagamento. 

Mas é preciso ressaltar que ela apresenta algumas limitações e que algumas delas estão relacionadas ao peso e embalagem.

O SEDEX é o nome da entrega expressa oferecida pelos Correios. Com ele, a entrega pode ser realizada em até um dia útil.

Essa opção atende todo o território nacional e o produto deve ter no máximo 100 cm de comprimento e 30 kg.

Na modalidade SEDEX, a mercadoria é enviada até 12 horas do dia seguinte da postagem no produto. Ela já não atende todo o território nacional e a mercadoria precisa ter até 100 cm de comprimento e 10 kg.

Existem também o SEDEX 10, o seu produto pode chegar até às 10 horas do dia seguinte à postagem, não atende todo o território nacional e suas limitações em relação à dimensão do produto são iguais às do SEDEX 12.

Existe uma nova opção no mercado: o SEDEX hoje, que ainda não é muito conhecida nem utilizada. Caso a mercadoria seja postada até às 18 horas, a encomenda é entregue no mesmo dia.

Essa modalidade atende apenas algumas regiões e o produto precisa ter 70 cm e 10 kg.

É preciso destacar que também existe a possibilidade de garantir a entrega expressa de sua empresa por meio de uma transportadora.

As limitações e características dependerão da organização contratada por você. Uma das maiores vantagens dessa opção é a não ocorrência de greve.

Assim, não há risco de o produto sofrer algum atraso.

Cuidados necessários para oferecer a entrega expressa

Como você já deve ter percebido lendo este texto, conseguir efetuar uma entrega expressa não é uma função apenas da transportadora responsável.

É necessário também uma boa organização e diversos cuidados por parte da loja responsável pela venda.

Dessa forma, separamos aqui os principais cuidados que sua loja precisa ter para conseguir de fato oferecer esta modalidade de entrega de maneira efetiva:

  • Ter bons equipamentos e investir em tecnologia: se sua loja ainda não se rendeu ao uso das tecnologias na hora de se organizar, esse é o momento. Isso porque as primeiras etapas de uma entrega expressa estão relacionadas a uma boa organização da loja em receber o pedido, separá-lo no estoque com prioridade em relação aos pedidos com entrega normal e levá-lo o mais rápido possível até a transportadora que realizará a entrega.
  • Ter uma equipe eficiente: da mesma forma que conseguir organizar bem o processo é fundamental para que a entrega rápida ocorra, ter uma equipe eficiente e que trabalhe bem com os prazos e as demandas também o é. Sendo assim, ofereça treinamento aos funcionários responsáveis por cada sessão do estoque e logística, e esteja sempre atento a eficiência da entrega por parte da sua equipe.
  • Mantenha sempre uma comunicação clara com seu cliente: outra parte essencial da entrega expressa é que o cliente deve ser avisado de todos os passos da entrega de maneira clara e sucinta. O pagamento foi aprovado? Envie um e-mail avisando, O pedido foi embalado? Avise de novo, e assim em diante até passar o bastão para a transportadora, e mesmo assim, mantenha um canal de comunicação aberto durante a entrega caso o cliente queira perguntar algo.
  • Seja cauteloso na hora de escolher a transportadora responsável: por mais que a parte da entrega realizada pela loja seja muito importante, sejamos sinceros, a maior parte da entrega expressa reside em escolher uma boa transportadora que saiba como realizar esta modalidade de forma eficiente. Sendo assim, veja quais empresas realizam este tipo de entrega com a transportadora em questão, faça muitas perguntas e enteja sempre de olho na satisfação dos seus clientes com a eficiência e clareza na hora da entrega.

Conheça algumas empresas que realizam entrega expressa

Atualmente, a crescente demanda por serviços de entrega expressa tem impulsionado várias empresas a especializarem-se nessa modalidade.

Algumas delas inclusive optam por otimizar suas operações aproveitando rotas já existentes, que em muitos casos eram destinadas ao transporte único de passageiros ou de outros tipos de cargas.

Para ilustrar algumas delas e a vasta quantidade de modos de entrega dentro desta modalidade, seguem alguns exemplos principais separados por sessão:

Entrega expressa a partir de transporte aéreo:

  • Avianca Cargo
  • LATAM Cargo
  • Gol Log
  • Azul Cargo Express

Entrega expressa a partir do transporte rodoviário:

  • Viação Garcia
  • Gontijo Encomendas
  • Guanabara Express
  • Útil Encomendas
  • Buslog
  • Itex

Entrega expressa a partir do uso de motocicletas:

Entregas expressas a partir de empresas com estruturas próprias e exclusivas para isto:

  • Correios
  • Fedex
  • Jadlog
  • Total Express
  • Transportadora UPS
  • Braspress
  • TNT

Como você deve ter percebido, não são poucas as empresas que já apresentam a entrega expressa como ramo dentro do seu serviço de distribuição.

E como são apenas exemplos, as empresas que citamos acima não representam todas as opções de entrega expressa do mercado.

Essa ampla gama de opções é apenas um reflexo da maneira como as empresas estão se adaptando para atender às necessidades do mercado em constante evolução, e, portanto, a quantidade de empresas que realiza tal tipo de frete só tende a crescer nos próximos anos.

Conheça os principais tipos de entrega para e-commerces

Atualmente, os e-commerces no Brasil e no mundo oferecem diferentes tipos de entrega para tornar a experiência de compra o mais conveniente possível para seus clientes.

Entre várias opções, as que mais vemos atualmente nas lojas online e que valem a pena mencionarmos são:

  • A Entrega Padrão: a opção mais comum, onde a mercadoria é entregue em um prazo regular, geralmente dentro de alguns dias ou semanas, dependendo da localização do estoque do produto e do endereço final da entrega.
  • A Entrega Expressa: para quem precisa receber o produto de maneira rápida e eficiente, a entrega expressa configura a escolha ideal. Os produtos chegam em um prazo mais curto, muitas vezes no mesmo dia ou em no máximo 72 horas após a postagem, sendo bem mais rápida e eficiente se comparada com entrega padrão.
  • A opção de retirada na Loja: uma boa opção para e-commerces que possuem uma loja física. Com essa opção, o cliente pode realizar a compra online e retirar o produto na loja, economizando no frete e escolhendo quando pegar sua compra.
  • A Entrega Grátis: muitas vezes atrelada a alguma condição, como compras acima de um determinado valor, ou a alguma data comemorativa, como o natal ou a black friday. É uma ótima maneira de engajar o cliente a fazer a compra naquele período ou acima de algum valor específico.

Ao escolher os tipos de entrega que sua loja apresentará, é importante ficar de olho nas opções disponíveis e pensar no equilíbrio entre a rapidez desejada e o orçamento que seus clientes costumam apresentar.

Além disso, oferecer mais de uma opção é uma excelente maneira de aumentar a gama de opções do cliente, e, portanto, sua satisfação geral com a compra e a loja em questão.

E então, gostou do conteúdo que trouxemos neste texto? Esperamos que, após esta leitura, você tenha adquirido uma compreensão mais aprofundada sobre a opção da entrega expressa.

Exploramos os benefícios dessa modalidade tanto para o consumidor quanto para a loja online em questão, proporcionando uma boa visão sobre a implementação deste tipo de entrega em uma loja online.

Aqui na Escola de E-commerce, buscamos constantemente oferecer textos e recursos informativos e educativos para apoiar o desenvolvimento do seu empreendimento.

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