Uma loja virtual proporciona uma série de vantagens ao consumidor. É possível, por exemplo, comprar um produto e recebê-lo sem sair de casa. Para isso, em geral, o cliente paga uma taxa de frete pelo serviço de envio.
A prática de entrega de mercadorias, quando bem administrada, tem o poder de fidelizar os clientes. Dessa forma, o consumidor torna a fazer compras em um mesmo e-commerce com a certeza de que receberá sempre os seus produtos dentro do prazo combinado.
Por falar em prazo, é possível ampliar o leque de formas de entrega de um e-commerce. Pode-se, portanto, oferecer uma opção para que o usuário tenha a sua mercadoria em mãos de forma bem mais rápida. Mas, para isso, o consumidor precisa desembolsar um pouco mais do que o normal. Essa prática nada mais é do que a entrega expressa.
Siga lendo o artigo para saber mais sobre a entrega expressa e como utilizá-la em sua loja virtual!
O que é uma entrega expressa?
A entrega expressa é basicamente uma forma de entrega mais rápida oferecida por um comércio eletrônico. Nessa modalidade de envio, um produto pode ser entregue até no mesmo dia da sua solicitação, após a confirmação do pagamento.
Quando a compra é confirmada, o pedido tem prioridade e, então, é separado no estoque para embalagem e envio o mais rápido possível. A seguir, a mercadoria é direcionada a uma transportadora com especialidade em entregas expressas.
Em geral, o serviço de entrega expressa costuma estar disponível de segunda a sexta. Esse tipo de entrega depende da distância entre o centro de distribuição e a localidade a qual o item se destina, além, claro, da disponibilidade de produtos em estoque.
Qual é a diferença entre a entrega expressa e as outras modalidades de frete?
Como todas as outras formas de envio, os custos de uma entrega expressa variam de acordo com a distância do local de entrega. No entanto, a entrega expressa tende a ser mais cara que outras formas de tarifação de frete. Isso se dá, principalmente, pela rapidez na qual o serviço é executado, o que exige disponibilidade imediata das transportadoras.
Essa forma de envio busca atender aos clientes que não têm tempo a perder e que precisam do respectivo produto o quanto antes. Sendo assim, dependendo da situação, o custo-benefício desse tipo de entrega pode compensar para o comprador, já que ele consegue adquirir um produto essencial, sem precisar se deslocar ou enfrentar filas.
A entrega expressa leva em consideração o quanto o consumidor está disposto a pagar a mais em prol de agilizar o serviço de envio para adquirir um bem. Logo, faz mais sentido solicitar entrega expressa em compras de última hora, como a de um presente para uma ocasião especial ou um produto indispensável para o bom funcionamento de um negócio.
Como escolher a empresa ideal para fazer esse serviço?
Quem deseja oferecer um bom serviço de entrega expressa para a sua loja virtual precisa considerar contratar a transportadora certa para o trabalho. Na busca pela transportadora ideal, é necessário analisar alguns aspectos, como cálculo do frete, que é feito de forma diferente em cada empresa, cobrança de taxas extras, abrangência de regiões de atuação, restrições de envio, dentre outros fatores.
Além disso, pode-se buscar referências com outros e-commerces, analisar criticamente os preços, inspecionar as condições da frota e verificar se a transportadora considerada tem certificações que a qualificam para o serviço.
Ter cuidado na escolha da transportadora é muito importante, já que é ela que faz a ligação entre a sua loja virtual e o usuário no final do processo de compra, quando o produto é entregue. Logo, se o serviço de frete não for satisfatório para os consumidores, pode prejudicar o negócio, mesmo se os produtos oferecidos forem de excelente qualidade.
Quais cuidados precisam ser tomados pelo e-commerce que oferece entrega expressa?
A entrega expressa é um tipo de serviço que só funciona caso a loja virtual tenha a capacidade de otimizar os seus processos internos e administrar o seu estoque de forma adequada. Dessa forma, é garantido o sucesso da operação. Sendo assim, a separação de produtos, a embalagem de mercadorias e a entrega ao consumidor pela transportadora são etapas que precisam ser bem coordenadas e planejadas pelo e-commerce.
Logo, a empresa escolhida para o frete precisa contar com profissionais de confiança e determinados a entregar o produto ao comprador dentro do prazo estabelecido. Só assim ocorrerá a fidelização de clientes. Uma vez que seja realizada a compra e ocorra tudo de acordo, é provável que o consumidor torne a comprar novamente da mesma forma em seu e-commerce predileto.
Outro cuidado a ser tomado por uma loja virtual se refere à aprovação do pagamento. Deixe claro no site para os seus usuários o tempo de processamento da compra. Além disso, para que a entrega ocorra perfeitamente, peça para o cliente certificar-se de informar o endereço e o destinatário correto no ato de compra.
Como visto ao longo deste texto, a agilidade é a principal atração da entrega expressa. Essa forma de envio de produtos é uma excelente opção para atender um tipo de cliente específico, mais imediatista, seja pelo motivo que for.
A promessa de entregas rápidas é bastante atrativa para o consumidor, já que consegue-se adquirir um produto em um tempo mais ágil do que o habitual. Contudo, a mesma promessa pode se perigosa para um e-commerce, já que a não execução dentro do prazo estabelecido pode acarretar reclamações dos clientes, o que impacta a reputação do negócio.
Sendo assim, caso opte em oferecer esse tipo de serviço, certifique-se de ser capaz de cumprir o combinado. A operação exige cuidados específico. Logo, é importante conferir se ela é viável para a sua loja virtual.
O que você achou da modalidade de entrega expressa? Após a leitura deste artigo, você se sente mais disposto a usar essa forma de envio na sua loja virtual? Não deixe de conferir também o nosso texto sobre os 10 pontos importantes ao contratar uma transportadora para e-commerce, para ampliar o seu conhecimento sobre o assunto!