Se você já se perguntou como anda o empreendedorismo feminino no Brasil, é preciso saber que, apesar dos avanços em relação à igualdade de gênero, ainda existem alguns desafios que precisam ser superados.
Mas isso não está impedindo que mulheres empreendedoras se destaquem e criem negócios realmente lucrativos.
Se você é uma mulher que deseja empreender ou já é uma empreendedora, este artigo é para você.
Aqui, vamos explorar o que é empreendedorismo feminino e mostrar todos os aspectos que envolvem essa jornada rumo ao sucesso.
Não deixe de conferir agora mesmo para aumentar as suas chances de sucesso. Vamos lá!
O que é empreendedorismo feminino?
Podemos definir o empreendedorismo feminino como o conjunto de ações empreendedoras que as mulheres realizam para gerir negócios.
Fazendo a criação ou a gestão de um empreendimento. Além disso, muitas mulheres também optam pela atuação em cargos de liderança nas empresas.
O empreendedorismo feminino tem como objetivo promover a independência financeira e a autonomia das mulheres, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Para que seja efetivo, é fundamental que as mulheres realmente tenham um papel de protagonismo e sejam as responsáveis pela tomada de decisão para o crescimento da empresa.
O empreendedorismo feminino apresenta algumas particularidades, e uma das principais é que ele enfrenta mais obstáculos do que o empreendedorismo do público masculino.
Outros obstáculos são: desigualdade salarial, falta de acesso a financiamento e sobrecarga na jornada de trabalho, que muitas vezes pode ser dupla.
Outro ponto que marca o empreendedorismo feminino é que as mulheres tendem a se dedicar a áreas consideradas mais femininas.
Moda, beleza e cosméticos são alguns exemplos, enquanto elas marcam menos presença em outros importantes setores, como tecnologia e finanças.
Esses obstáculos ainda refletem uma cultura machista em que determinados setores são vistos como exclusivos ou restritos aos homens.
Contudo, como veremos ao longo deste artigo, as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no universo do empreendedorismo.
E algumas já desempenham um importante papel para o mercado nacional e estrangeiro.
Importância do empreendedorismo feminino para a sociedade
O empreendedorismo feminino gera muitos resultados positivos para diversos mercados.
E como prova disso, uma pesquisa do Sebrae revela que os negócios liderados por mulheres já correspondem a cerca de 34,4% dos negócios.
Além disso, o empreendedorismo feminino ajuda a reduzir a desigualdade de gênero, impulsiona a economia e permite que as mulheres estejam cada vez mais presentes em lugares de destaque nas empresas.
Apesar disso, esse é um assunto relativamente novo, já que os estudos sobre o tema começaram no final dos anos 1990 no Brasil.
No exterior, os estudos sobre o empreendedorismo feminino começaram no final dos anos 70 e 80, o que demonstra o quão recente é o assunto.
Confira a seguir algumas vantagens que mostram a importância desse setor!
Criação de novos empregos
Uma característica importante que mostra a importância desse tipo de empreendedorismo é a geração de novos empregos.
Afinal, o aumento de novos negócios é acompanhado de novas oportunidades de trabalho.
Além disso, é muito comum que mulheres empreendedoras tenham uma tendência a contratar outras mulheres para as vagas que abrem em seus negócios.
O que é muito importante para reduzir a disparidade de gênero no mercado de trabalho.
Aumento da diversidade empresarial
As mulheres empreendedoras trazem uma perspectiva única para o mercado empresarial, o que pode gerar inovações e soluções para diversos setores.
Empresas que têm mulheres como líderes podem se concentrar em segmentos diversos, criando produtos e serviços que atendam a necessidades diferentes das empresas lideradas por homens.
Fatores como esses tendem a impulsionar a criação de uma economia mais diversificada e adaptada às novas necessidades do mercado.
Fortalecimento da economia local
Mulheres que empreendem costumam criar laços mais fortalecidos com a comunidade local.
Isso pode gerar um compromisso de gerar melhorias para esses locais, que vai além da criação de novos postos de trabalho.
É comum ver mulheres líderes ou donas do negócio priorizando o investimento em fornecedores locais, o que potencializa ainda mais o mercado local e regional.
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Inovação e criatividade
Como veremos em um tópico posterior, existem muitos desafios que permeiam o universo do empreendedorismo feminino. No entanto, junto com esses desafios, surgem muitas soluções.
É justamente por esse fator que a presença de mulheres na liderança de empresas pode criar um cenário inovador e criativo, diferente das soluções e inovações do cenário atual, que é dominado pelo público masculino.
Representatividade e inclusão
Esse modelo de empreendedorismo ajuda muito a aumentar a representatividade e a inclusão no mundo dos negócios.
Essa representatividade e inclusão formam uma sociedade mais justa, com oportunidades mais igualitárias para todos.
Afinal, os negócios liderados por mulheres podem se concentrar em problemas e nas questões que afetam as mulheres, gerando soluções mais eficazes para os problemas que elas enfrentam.
Panorama do empreendedorismo feminino no Brasil
O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Segundo dados do Sebrae, as mulheres já representam 45% dos Microempreendedores Individuais (MEI) registrados no país.
Além disso, os segmentos de mercado com o maior crescimento em seu número de formalizações foi o de moda e beleza. Dados referente ao ano de 2022.
Ou seja, as mulheres MEIs, são destaques nas atividades de tratamento de beleza (95,9%), serviços domésticos (95,6%) e fabricação de artigos de vestuário (94,8%).
Os números mostram que as mulheres estão conquistando cada vez mais espaço no mundo dos negócios e empreendendo com sucesso no Brasil.
No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero no empreendedorismo e no mercado de trabalho como um todo.
Um desafio enfrentado pelas mulheres empreendedoras é o acesso a financiamento e capital de investimento.
De acordo com o estudo As Mulheres Empreendedoras no Brasil, realizado pela Rede Mulher Empreendedora e o Itaú, apenas 19% das empresas lideradas por mulheres têm acesso a crédito empresarial.
Em comparação, 29% das empresas lideradas por homens possuem acesso ao crédito.
Essa desigualdade de acesso a financiamento pode dificultar o crescimento dos negócios liderados por mulheres e limitar seu potencial de inovação e expansão.
Outro desafio enfrentado pelas mulheres empreendedoras é a dupla jornada, já que muitas vezes precisam conciliar as atividades empresariais com as responsabilidades familiares.
Segundo a pesquisa Empreendedorismo Feminino no Brasil, 44% das mulheres empreendedoras têm filhos e cuidam da casa ao mesmo tempo em que tocam o negócio.
Apesar desses desafios, o empreendedorismo feminino tem um papel importante no desenvolvimento econômico do país.
Além de gerar empregos e renda, as mulheres empreendedoras têm um impacto positivo na sociedade, já que seus negócios muitas vezes estão focados em resolver problemas sociais e ambientais.
Para apoiar o empreendedorismo feminino, é importante que haja políticas públicas e programas de incentivo específicos para as mulheres, além de investimentos em capacitação e networking.
Tipos de empreendedorismo feminino
Para as mulheres que desejam se tornar empreendedoras e perceber os benefícios que podem ter, é preciso conhecer os tipos possíveis de empreendimento. Veja alguns deles a seguir!
Beleza
Esse modelo se concentra na criação e comercialização de produtos ou serviços relacionados ao mercado de beleza, como cosméticos, tratamentos de pele, cabelo, salões de beleza, spas, entre outros.
Quem quer se especializar no ramo e trabalhar com o setor de beleza pode criar soluções para empreender no mundo físico ou no digital.
Cultural
Outra área que pode ser explorada pelo empreendedorismo feminino é a cultural.
Existem muitos mercados na área cultural, como galerias de arte, museus particulares, livrarias, sebos, turismo cultural e muito mais.
Digital
O empreendedorismo digital é um excelente mercado que está em constante crescimento.
Afinal, é cada vez mais comum que empresas diversas estejam presentes em canais como e-commerces, redes sociais, plataformas digitais e muito mais.
As mulheres podem criar soluções digitais para atender diferentes demandas do mercado, como produtos e serviços voltados para softwares, marketing digital, mídias sociais e muito mais.
Social
Existe também todo um mercado voltado para o empreendedorismo social, que se trata de criar soluções, por meio de negócios, para resolver problemas sociais de uma determinada região, ou até mais abrangente.
Existem muitas ações que podem ser realizadas para resolver uma questão de pobreza, desigualdade social, saúde, educação, entre outras.
Negócios
Com o objetivo de criar empresas e negócios de sucesso no mercado tradicional, o empreendedorismo de negócios para mulheres gera lucro e crescimento no mercado com soluções inovadoras e que atendam a diferentes demandas do mercado consumidor.
Corporativo
O empreendedorismo corporativo feminino é uma metodologia de negócios voltada para a criação de soluções inovadoras dentro de organizações já existentes.
As empreendedoras que atuam nesse campo usam a criatividade para encontrar novas oportunidades de negócios dentro da própria empresa.
Isso porque elas colocam um olhar empreendedor nos espaços em que já trabalham, buscando identificar oportunidades para gerar novas fontes de receita e fazer com que a empresa tenha ainda mais sucesso.
Cooperativo
O modelo de empreendedorismo feminino cooperativo tem foco em criar cooperativas e organizações que unem outras mulheres em torno de um mesmo objetivo.
Com esse trabalho, elas conseguem criar cooperativas com diferentes finalidades e que geram renda extra, bem como melhoram a qualidade de vida das envolvidas.
Franquia
O mercado de franquias está cada vez mais presente no universo empresarial e é uma boa oportunidade para as mulheres que desejam se tornar empreendedoras.
Esse tipo se concentra em adquirir uma franquia de uma marca já conhecida e estabelecida no mercado para operar em uma região.
Esse pode ser uma boa escolha porque é um mercado que já conta com suporte, treinamentos e oportunidades de crescimento oferecidas pelo franqueador.
Empreendedorismo verde
Voltado para a criação e comercialização de produtos e soluções sustentáveis, o mercado de empreendedorismo feminino pode escolher o mercado verde.
Isso porque é possível criar soluções sustentáveis para atender as demandas de mercado, mas também oferecer produtos e serviços ecofriendly para esse e outros mercados.
Com o objetivo de proteger o meio ambiente, reduzir desperdícios, entre outros, existe o mercado de energia renovável, agricultura orgânica, reciclagem e diferentes opções de tecnologia verde para empreender.
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Desafios do empreendedorismo feminino
Ser uma mulher empreendedora e desejar alcançar o sucesso nos negócios, seja qual for o tipo escolhido, é uma ação que encontra diversos desafios ao longo do caminho.
Mas, para evitar surpresas, é importante conhecer os principais desafios da jornada do empreendedorismo feminino. Acompanhe!
Falta de investimento e acesso a capital
As mulheres muitas vezes enfrentam dificuldades e barreiras para conseguir financiamento para seus projetos de negócios ou investimentos para iniciar seus empreendimentos.
Preconceito de gênero
Ainda é muito comum que mulheres empreendedoras sofram preconceitos de gênero e estereótipos que comprometam o acesso a apoio, como investimento ou acesso a capital.
Muitos estereótipos que permeiam o universo do empreendedorismo feminino dizem respeito à capacidade ou habilidade em empreender.
Esse fator compromete a visão que fornecedores, financiadores e bancos podem ter dos negócios liderados pelo público feminino.
Jornada múltipla
Já é sabido que as mulheres, de um modo geral, são as responsáveis pelas tarefas domésticas.
Portanto, a jornada dupla de trabalho, ou seja, o desafio de equilibrar as demandas de empreender com as demandas familiares e domésticas, tornam a jornada empreendedora feminina desgastante e sobrecarregada.
Falta de representatividade
A falta de representatividade feminina no mundo de negócios de sucesso é outro grande desafio que pode agir como desencorajador para as mulheres que querem abrir negócios próprios.
Isso porque fica muito mais difícil encontrar casos inspiradores, usar modelos de sucesso, ter acesso a mentoras e encontrar financiadoras para seus negócios.
Desafios na negociação
Juntamente com todos esses desafios, é comum que as mulheres tenham dificuldade na hora das negociações, que podem ser com clientes, fornecedores, concorrentes, bancos e muito mais.
Isso porque todos os desafios apresentados anteriormente diminuem a credibilidade com que as mulheres líderes são vistas quando precisam se reunir com outros players do mercado.
10 dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso
Como vimos acima e até o momento, existem muitos desafios enfrentados pela mulher para se tornar uma empreendedora.
Mas, assim como desafios, existem boas práticas que amenizam as incertezas e aumentam as chances de sucesso. É isso que você vai conferir agora. Vamos lá!
1. Identifique uma necessidade de negócio
Um primeiro passo importante é pesquisar e se dedicar a encontrar uma oportunidade no mercado, ou seja, encontrar uma solução que ainda não está sendo oferecida no mercado em que você deseja atuar.
Identificar uma necessidade no mercado pode ser criar um novo produto ou identificar uma lacuna em um mercado já existente.
Por exemplo, é possível encontrar um produto que ainda não é comercializado online ou atender um nicho específico, como o de alimentação saudável.
2. Tenha uma visão clara do negócio
Após encontrar uma boa oportunidade em um mercado promissor de atuação, é muito importante conhecer o seu público-alvo da maneira mais aprofundada possível.
Ter uma visão clara do seu negócio e do público que será atendido é indispensável para conquistar posições de sucesso.
Com isso, defina o seu propósito, o que torna o seu empreendimento único e alinhe as suas expectativas aos desejos e necessidades do seu público-alvo para criar estratégias de marketing cada vez mais eficientes, além de desenvolver os produtos que eles realmente precisam.
3. Desenvolva uma rede de suporte
Desenvolver uma rede de suporte é outra importante solução para garantir maiores chances de sucesso para as empreendedoras.
Mentoras, associações de empreendedoras e grupos de apoio formados por outras mulheres de liderança podem ajudar muito na determinação e ainda abrir portas para negociações e investimentos.
Ao manter contato com outras mulheres que estão enfrentando os mesmos desafios, ficará muito mais fácil encontrar as melhores soluções para os diversos obstáculos que estão por vir.
4. Defina metas claras e realistas
No mundo do empreendedorismo e dos negócios, é fundamental estabelecer metas claras e realistas.
Portanto, dedique-se a metas de curto e longo prazo, bem como às ações necessárias para alcançá-las.
O uso da metodologia SMART é uma boa alternativa, já que auxilia na definição de metas que são específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e temporais.
5. Aprenda a lidar com a pressão
O mundo do empreendedorismo é cheio de desafios e muitas vezes demanda tomadas de decisão rápidas, o que gera muita pressão, principalmente para quem tem jornadas exaustivas, como as mulheres.
Portanto, para se tornar uma empreendedora de sucesso, é importante aprender a lidar com a pressão de maneira eficiente e o mais saudável possível.
Com isso, durante a jornada do empreendedorismo feminino, não se esqueça de reservar um tempo para si mesma, cuidar da saúde, fazer coisas que ajudem a relaxar e reduzir o estresse.
6. Seja resiliente
Como o caminho do empreendedorismo feminino é cheio de altos e baixos, é muito importante estar preparada para lidar com as adversidades, mantendo a capacidade de se recuperar rapidamente dos obstáculos e não se abalar facilmente.
É preciso manter uma mentalidade positiva, estando apta a aprender com os erros e desafios que fazem parte do cotidiano das mulheres empreendedoras.
7. Esteja disposta a aprender e a se adaptar
Para estar cada vez mais próxima do sucesso, a mulher empreendedora deve saber reconhecer seus erros para aprender e saber se adaptar às mudanças que o caminho exige.
Afinal, erros serão cometidos e é fundamental saber aprender com eles.
Outra forma importante para se adaptar com mais facilidade e agilidade é se manter sempre atualizada sobre as mudanças no mercado para entender oportunidades e experimentar novas estratégias que podem ser implementadas no negócio.
8. Seja perseverante
O empreendedorismo, em geral, é uma jornada repleta de desafios, altos e baixos. Logo, é indispensável ser perseverante e saber continuar sem desistir com facilidade.
Saber manter o foco nos objetivos estabelecidos, de longo e curto prazo, é muito importante para continuar trabalhando duro e de forma certa.
Assim como outras mulheres que tiveram sucesso ao empreender, manter o foco nos momentos difíceis é uma boa forma de aprender com os erros e se manter cada vez mais próxima do sucesso.
9. Invista em educação e se profissionalize
O investimento na educação e no seu desenvolvimento profissional pode ser uma das melhores decisões para te ajudar a crescer na carreira e se tornar uma empreendedora completa.
Investir em educação e profissionalização significa participar de workshops, seminários, realizar cursos de empreendedorismo e na área em que sua empresa está atuando.
Além disso, a leitura de livros e de artigos relacionados ao seu nicho também são formas de melhorar o seu conhecimento.
Quanto mais você aprender, mais estruturado estará o seu empreendimento e mais facilmente você conseguirá lidar com os desafios que permeiam o empreendedorismo feminino.
10. Tenha paixão pelo negócio
Por mais clichê que esse tópico possa parecer, nunca é demais relembrar esse assunto.
Isso porque horas excessivas de trabalho, muita dedicação e muitos desafios fazem parte do cotidiano da mulher empreendedora.
Portanto, se não houver paixão, toda essa jornada pode ser sofrida, desgastante e levar à desistência antes de conquistar o sucesso.
Portanto, todas as escolhas devem ser voltadas para algo que realmente te inspire a continuar seguindo em frente, rumo ao seu propósito.
9 ideias de negócios lucrativos para mulheres
Assim como outros nichos segmentados, o empreendedorismo feminino pode ter suas particularidades e apresentar algumas vertentes próprias.
Existem muitas possibilidades e mostraremos algumas delas logo abaixo. Não deixe de conferir!
1. Loja online
Abrir uma loja online é sempre uma boa opção para o empreendedorismo, pois existem diversas possibilidades de negócio e além disso, é um mercado em constante crescimento.
Para as mulheres, não seria diferente. Para quem quer começar um negócio sem gastar muito, começar a vender pela internet é a melhor opção.
Afinal, como vimos, as mulheres normalmente possuem uma jornada dupla e a flexibilidade de horário e de rotina que a venda online proporciona é entre tantos benefícios um dos mais positivos.
Além disso, o mercado online permite criar uma forte presença online que pode fazer com que a marca ganhe proporções muito grandes.
Sendo possível investir no mercado local, expandir para o mercado nacional e ir além, chegando ao mercado exterior.
Por mais que não seja preciso investir em um espaço físico, é fundamental contar com uma ferramenta eficiente que possa fornecer alguns recursos essenciais.
Integração com marketplaces, emissor de notas, logística e e-mail marketing são apenas algumas das opções.
2. Alimentação e conveniência
Outra boa oportunidade para o empreendedorismo feminino é o mercado de alimentação e conveniência.
Isso porque, mesmo que tenha períodos de baixa, a alimentação faz parte do dia a dia de todo mundo.
Os consumidores nunca deixam de gastar com comida, apesar de reduzirem os gastos de acordo com diferentes situações.
Logo, investir em um empreendimento de sucesso no ramo de alimentação demanda pesquisa para identificar tendências e entendimento do cenário atual.
Com um serviço de qualidade, bons fornecedores e um preço que acompanhe as possibilidades do público consumidor, é possível investir em: conveniência, restaurante, lanchonete, doces e bolos, refeições prontas, pizzaria e marmita.
3. Bebidas funcionais
É cada vez mais comum ver o consumo de produtos que ajudam a manter a alimentação e a saúde, como as bebidas funcionais.
Essas bebidas são uma forma de investir em um produto saboroso e que ajude a regular diversas disfunções, como melhorar o funcionamento do organismo, aumentar a energia diária e muito mais.
4. Beleza e estética
Uma tendência do mercado que já pode ser percebida é o cuidado cada vez maior com as questões de estética.
Já é comum encontrar homens e mulheres vaidosos que buscam por diferentes procedimentos estéticos.
É um mercado aquecido que pode oferecer diversas oportunidades para o empreendedorismo feminino.
Salão de beleza, clínica de estética facial e corporal, venda de cosméticos, procedimentos que envolvem o design de sobrancelhas, alongamento de cílios, barba e bigode, são apenas algumas das possibilidades.
5. Varejo de moda
Como o vestuário também pode ser considerado uma necessidade básica, já que todos os consumidores precisam se vestir, o varejo de moda também pode fazer parte da nossa lista.
Mesmo com crises econômicas, é possível usar a criatividade para continuar comercializando calçados e roupas diversos.
É possível investir nesse setor revendendo roupas de marcas já conhecidas ou criando uma marca própria.
Além disso, é um mercado que permite a comercialização nos espaços físicos e também no universo online.
6. Cuidados e assistência à família
Uma profissão que também vem ganhando destaque é a de cuidadora profissional. Tanto é que já é uma profissão reconhecida e regulamentada, ou seja, que conta com diversos direitos e vantagens.
Como profissional autônoma e empreendedora, quem optar por esse tipo de serviço pode se enquadrar na categoria de Microempreendedora Individual (MEI) e trabalhar de maneira autônoma e regulamentada.
Atuando como cuidadora, é possível focar em públicos diversos ou se especializar em um deles, que podem ser idosos, pessoas acamadas, pessoas em hospitais ou pessoas com necessidades especiais.
7. Saúde e bem-estar
Como já mostramos, existem pessoas muito dedicadas aos cuidados com a saúde e o bem-estar.
Esse é outro importante mercado porque existem muitas opções e nichos que podem ser atendidos de diferentes maneiras e demandam por diferentes conhecimentos.
Alguns exemplos são alimentação e nutrição, existindo uma demanda por planos de alimentação voltados para atividades físicas ou práticas de controle alimentar.
Yoga e meditação também são práticas bastante procuradas para manter a saúde e podem ser realizadas por autônomas; terapias holísticas, atividade que demanda por conhecimentos práticos mas que também pode gerar bons resultados.
8. Negócios que respeitem o meio ambiente
Essa é uma vertente que visa construir negócios voltados para ajudar o meio ambiente
Muitos negócios podem ter esse viés sustentável, e um exemplo disso é a reutilização de roupas por meio de um design de reuso, comercialização de produtos usados, brechós, artesanatos e muito mais.
Como montar um brechó online: tudo que você precisa saber para começar!
9. Mercado fitness
O mercado de produtos fitness também ganha cada vez mais espaço e pode oferecer importantes oportunidades para o empreendedorismo feminino.
Afinal, é possível se especializar em alimentação feminina, roupas para mulheres irem à academia, acessórios fitness e muito mais.
Outra grande vantagem é que esses produtos podem ser todos disponibilizados online, com uma vitrine chamativa e boas estratégias de marketing que permitem alcançar centenas de potenciais clientes todos os meses.
Mulheres empreendedoras para se inspirar
Não poderíamos deixar de falar sobre as mulheres brasileiras que empreenderam e tiveram muito sucesso em criar e gerenciar negócios de renome. Veja agora 5 exemplos de mulheres empreendedoras!
Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza
Luiza Helena Trajano é um dos principais nomes do empreendedorismo feminino no Brasil.
Ela é presidente do conselho de administração do Magazine Luiza, uma das maiores redes varejistas do país.
Luiza Helena Trajano é uma defensora da diversidade e inclusão e tem sido uma grande voz em prol do empreendedorismo feminino.
Bel Pesce – FazINOVA
Essa empreendedora brasileira fundou a FazINOVA, uma escola de empreendedorismo e inovação.
Ela também é autora de diversos livros sobre empreendedorismo, liderança e motivação, e já deu palestras em diversas partes do mundo.
Bel Pesce é conhecida por sua história de sucesso, tendo trabalhado em grandes empresas de tecnologia, como a Google e a Microsoft.
Camila Farani – Grupo G2 Capital
Camila Farani é uma empreendedora e investidora-anjo brasileira, com mais de 30 anos de experiência no mercado financeiro.
Ela é sócia-fundadora do Grupo G2 Capital, que investe em empresas nascentes e empreendedores.
Camila Farani também é uma das juradas do programa Shark Tank Brasil, que incentiva o empreendedorismo e a inovação no país.
Flávia Gamonar – Gênero e Número
Flávia Gamonar é uma empreendedora brasileira que fundou a Gênero e Número, uma organização que produz conteúdo jornalístico e de pesquisa sobre gênero e raça no Brasil.
Ela é uma defensora da diversidade e inclusão nas empresas e tem sido uma voz importante na promoção da igualdade de gênero e raça no país.
Chieko Aoki – Blue Tree Hotels
Chieko Aoki é uma das referências quando o assunto é empreendedorismo.
Ela abriu sua primeira empresa em 1992 e, após cinco anos fundou a rede Blue Tree Hotels.
Aoki transformou seu empreendimento em uma das maiores redes hoteleiras do país que conta com 22 hotéis em operação.
A empresária, ficou conhecida por se destacar em um setor que era dominado por homens.
Além disso, ela apoia o empreendedorismo feminino participando do Grupo Mulheres do Brasil.
O empreendedorismo feminino é uma oportunidade de negócios para todas as mulheres e, se você é uma mulher que sonha em empreender, não se deixe intimidar pelos desafios e dificuldades encontrados no caminho.
Como mostramos, com criatividade, inovação e capacidade de se adaptar às mudanças, as suas chances de sucesso são muito maiores.
Também fazem parte das características de mulheres empreendedoras a busca constante por conhecimento, o suporte de rede de apoio e muito mais.
O empreendedorismo feminino é uma potência, como mostramos nos exemplos de empreendedoras que chegaram a lugares incríveis com seus negócios.
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