Já pensou em empreender mas acha algo muito complexo? Saiba que muitas pessoas estão realizando seus sonhos através do empreendedorismo digital, e muitos deles vendendo através do e-commerce.
Entrar para esse setor é uma excelente maneira de tirar um sonho do papel, abrir seu próprio negócio e conduzir seu trabalho sem precisar de estruturas complexas, espaços físicos ou investimentos altos.
Hoje, são tantos recursos disponíveis para impulsionar uma empresa ou marca digital, que o sucesso está cada vez mais palpável.
Com direito a retorno financeiro rápido, o que é muito importante para dar continuidade à missão.
Além disso, com um bom planejamento e o direcionamento correto de esforços, é possível manter um negócio saudável e expandir a atuação para muitas outras frentes.
E assim, evitar frustrações e prejuízos comuns a negócios offline.
Que tal saber mais sobre o assunto e descobrir como se tornar parte dessa realidade? Continue a leitura para tirar suas dúvidas e descobrir como empreender digitalmente.
O que é empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital nada mais é do que empreender na internet. Ou seja, desenvolver um negócio que possa funcionar dentro de um ambiente online, para vender e fazer parcerias.
Tudo isso, é claro, sem deixar a inovação de lado.
Assim como no universo offline, a internet é um cenário repleto de possibilidades.
Dessa maneira, se você não sabe como inovar e ter um diferencial, seu negócio é apenas mais um no meio de milhões.
Por isso, é importante usar as oportunidades da internet a seu favor.
Você precisa de muito menos investimentos para executar seus planos, e isso já é o ponto de partida para que você leve suas estratégias para outras frentes.
Sem dizer que, no mundo digital, você pode atuar de muitas maneiras diferentes, para públicos muito amplos, dentro e fora do Brasil. E, quem sabe, até mesmo levar mais de um negócio ao mesmo tempo.
Esse é um modelo de negócio que pode ser criado a partir de ideias usuais ou revolucionárias. Tudo depende da maneira com a qual você estrutura sua proposta para que ela realmente dê certo.
Quais as vantagens de ter um negócio online?
Mas, afinal, quais são as principais vantagens de manter um negócio online? Aqui está uma lista com algumas delas para que você entenda como o empreendedorismo digital pode mudar sua vida.
Horários flexíveis
Em um trabalho fora da internet, você precisa acordar cedo, encarar um trânsito pesado, ter um período limitado para almoço e seguir uma rotina repleta de horários, até que o fim do expediente chegue.
Você vai para casa, tem pouco tempo para renovar as energias, e no dia seguinte, tudo começa de novo.
Não é à toa que muita gente enfrenta episódios de estresse, ansiedade e exaustão com um dia a dia tão pesado. Mas se você abre um negócio online, parte dessas preocupações acaba.
Isso porque seus horários serão muito mais flexíveis. Desde que você cumpra as demandas e tarefas no prazo certo, você pode realizá-las a qualquer hora do dia, de acordo com a sua disponibilidade.
Sem dizer que as barreiras geográficas também deixam de ser problema. Você pode administrar seu e-commerce ou sua plataforma de cursos, por exemplo, em um hotel de frente para o mar. Já pensou?
Acesso ao público-alvo
E por falar em limitações geográficas, essa é uma questão que facilmente resolvida pela internet também em relação ao público-alvo.
Você consegue alcançar pessoas de todos os lugares do mundo, vender e entregar o produto para elas, desde que tenha a logística certa.
Inclusive, esse alcance é definido com a ajuda de várias ferramentas e estratégias que podem direcionar o seu negócio para nichos específicos.
Assim, você atrai exatamente quem se identifica com o que você faz, e as chances de efetivar vendas são muito maiores.
Há muito material gratuito na internet, para que você aprenda a otimizar anúncios, desenvolver ambientes digitais e criar conteúdo de relevância e qualidade.
Aos poucos, você conseguirá se aproximar dos seus consumidores e ter um vínculo mais forte com eles.
Como consequência, até mesmo o seu atendimento será mais personalizado. Algo que todo cliente adora e prioriza, porque se sente especial. A satisfação é certa!
Baixo investimento inicial
Um computador com conexão à internet pode levar você a absolutamente qualquer lugar. Como você viu, há muitos materiais gratuitos que ajudam a impulsionar seu negócio digital.
Portanto, você não precisa de muito dinheiro para isso. Nem mesmo para manter a sua empresa na ativa, ainda que seja necessário pagar por uma plataforma ou domínio de site.
Você pode precisar aplicar um pouco de dinheiro para publicidade online ou parcerias com influencers. Ainda assim, tudo é muito mais barato do que alugar um espaço físico, pagar energia e água e dar a manutenção correta para a loja.
Sem dizer que todos os processos são muito menos burocráticos. Dessa maneira, você investe menos dinheiro e menos tempo também.
Alta lucratividade
Com investimentos mais baixos e acesso simplificado ao seu público, a tendência é que você consiga lucros maiores em comparação aos de um negócio físico.
Se você trabalha com produtos e serviços de qualidade, tem diferenciais e sabe aplicar suas estratégias, não há dúvidas de que conquistará consumidores fiéis na internet.
Para completar, é importante lembrar que os lucros iniciais podem ser usados para melhorias em seu negócio.
Como aumentar o dinamismo de seu site, adquirir novos produtos para renovar o estoque e publicar mais anúncios.
Aos poucos, você colhe os frutos desse novo investimento e recupera muito mais do que o dinheiro utilizado. Ganha mais reconhecimento e continua a conquistar seu público-alvo.
Sem deixar de maximizar seus lucros e se diferenciar da concorrência. Com um posicionamento firme na internet, você só precisará cultivar os resultados para continuar a ganhar dinheiro.
O que você precisa para ser um empreendedor digital?
Sim, computador e internet são itens essenciais para ser um empreendedor digital. Porém, não se limite a isso! É muito importante ter boas habilidades de trabalho com ferramentas virtuais.
Portanto, estudar bastante sobre o meio e seus recursos será sempre indispensável. É fundamental ter também conhecimentos financeiros e gerenciais.
Pelo menos em um primeiro momento, você será o único responsável por toda essa parte, que exige muito cuidado e atenção. Vale lembrar, ainda, que será preciso tirar um tempo para conhecer seu mercado.
Ele muda o tempo todo, porque os consumidores estão cada vez mais bem-informados e exigentes. Mudanças e tendências surgem a todo momento, e você precisa estar por dentro do que acontece para se adaptar e definir melhor o que quer fazer.
Mas, acima de tudo isso, o primeiro passo é escolher como você vai atuar na internet.
O empreendedorismo digital pode acontecer de diversas maneiras, e aqui estão algumas opções de negócios que ele permite estruturar:
E-commerce
Uma das alternativas mais interessantes para empreender online é o e-commerce. Ele é ótimo para digitalizar uma loja física que já existe ou mesmo para começar do zero a venda de produtos online.
Depois da pandemia da Covid-19, o hábito de comprar online se intensificou.
Mais do que nunca essa é uma atividade que faz parte da rotina da maioria da população, e que traz muitos benefícios para quem vende.
Do alcance do negócio até a chance de lidar com segmentos bem específicos, hoje é possível contar com plataformas de gerenciamento que facilitam e monitoram as vendas.
Portanto, além de rentável, o e-commerce é uma opção prática e de fácil administração, onde você comercializa o que quiser.
Marketplace
Se você não tem vontade de ter um e-commerce próprio, mas ainda assim quer vender na internet, não há problema. Basta apostar em um marketplace!
Um marketplace nada mais é do que uma plataforma que media as vendas de vários lojistas.
Você investe apenas para anunciar por lá, mas tem acesso a funcionalidades como contato com o cliente e cadastro de produtos.
Em nosso país, vários marketplaces são famosos: Shopee, Magazine Luiza e Mercado Livre são alguns deles.
Veja apenas se isso é vantajoso para o tipo de produto que você quer vender, conforme a taxa cobrada para se cadastrar e se tornar um lojista vinculado.
Blogs ou sites especializados
Engana-se quem pensa que os blogs estão fora de moda.
Pelo contrário, eles são grandes aliados de negócios digitais, porque ao abrigarem conteúdo relevante, permitem que o cliente conheça e se aproxime daquilo que você faz.
O conteúdo postado pode até mesmo ser reconhecido com referência no meio, de acordo com a confiança que o leitor tem em você.
Se você quer trabalhar com nichos específicos, os sites especializados também são uma boa.
Eles permitirão tratar de um único tema, de forma muito mais detalhada, e ajudam você a criar autoridade no mercado.
Em ambos os casos, para além da divulgação online, é importante se aprofundar em técnicas SEO e de marketing digital para ter sucesso.
Infoprodutos
Não há dúvidas de que essa é uma categoria em ascensão na internet. Mais do que apenas comprar online, os consumidores aproveitam o ambiente digital para aprender.
Portanto, se você é especialista em algum assunto, desenvolver infoprodutos pode ser uma boa iniciativa.
A lista de infoprodutos inclui audiobooks, e-books, vídeo aulas, cursos, materiais em PDF ou qualquer outro tipo de recurso que tenha suporte digital, com um tema educativo.
É importante hospedá-los em um site ou plataforma para viabilizar as vendas. E a estratégia é a mesma para qualquer negócio: divulgar para vender.
Aplicativos
Os aplicativos são softwares desenvolvidos para aparelhos móveis.
Você com certeza tem vários instalados em seu celular, não é mesmo?
Seja para pedir comida, solicitar um carro para sair ou simplesmente escutar um podcast enquanto faz uma tarefa diária.
Além desses conceitos simples, é possível criar aplicativos com outras propostas inovadoras. Como aqueles direcionados para empresas ou serviços específicos, com funcionalidades exclusivas.
O mercado de aplicativos é enorme e não para de crescer.
Nesse caso, porém, é preciso se lembrar de que você precisará estudar um pouco mais para aprender sobre desenvolvimento e design, caso ainda não tenha essa formação.
Jogos
Outro mercado muito atrativo é o de jogos. É possível criar jogos para computadores, celulares e videogames, a partir de adaptações de histórias ou de ideias totalmente originais.
Muita gente coloca testes gratuitos de seus próprios jogos na internet, para que o cliente tenha uma demonstração antes de adquirir o programa completo.
Há quem opte, ainda, por prestar esse serviço de desenvolvimento como freelancer ou contratado por empresas.
Esse é um dos principais nichos da internet. Muitos jogadores transmitem suas experiências online em plataformas de streaming, o que ajuda a popularizar os jogos e serve como divulgação para o negócio.
Cursos
Embora alguns cursos se encaixem no conceito de infoproduto, é possível ir bem mais longe. Você pode, por exemplo, montar uma programação de aulas online e em tempo real.
Caso esteja inserido no meio acadêmico, pode criar projetos de extensão em parceria com universidades, e fazer dessa venda uma exclusividade dos alunos de determinado curso ou instituição.
Pode também criar um curso mais longo, dividido em várias etapas e subtemas.
As possibilidades são muitas, e pode acreditar: há público para todos os assuntos possíveis na internet.
Se você domina um tema e tem como comprovar sua experiência com essa atuação, fica mais fácil passar credibilidade e aumentar as vendas do curso.
Consultoria
Mais uma vez, se você é especialista em alguma área, pode aproveitar seu conhecimento para empreender digitalmente. O que acha de prestar consultoria para pessoas e empresas à distância?
Você pode montar propostas de consultoria mais engessadas e vender, ou prestar um atendimento mais personalizado, em reuniões periódicas para acompanhamento detalhado.
A consultoria é uma ótima forma de fazer networking e conseguir indicações na internet.
Principalmente se o seu trabalho gerar resultados positivos para as empresas.
Não se esqueça de que aqui também será essencial comprovar sua especialização e titulação para conseguir mais credibilidade com seu trabalho.
Quais dicas seguir para ter sucesso no empreendedorismo digital?
Mas, afinal, como ter sucesso no empreendedorismo digital?
As possibilidades de atuação são mesmo muitas, mas é preciso seguir alguns passos para começar a lucrar e conseguir estruturar sua empresa em um mercado tão competitivo. Veja só!
Faça um planejamento
Primeiro, faça um planejamento. E quando se fala em planejamento, é um planejamento completo mesmo.
Para começar, você não pode simplesmente se demitir do seu emprego e colocar produtos na internet, em qualquer plataforma, certo?
Quem faz um negócio às pressas na internet provavelmente terá muito prejuízo.
Então, é preciso pensar bem sobre quando se demitir, se você tem o investimento necessário para começar, mesmo que ele seja baixo, e conhecer muito bem o mercado no qual você vai se inserir.
Tanto em relação ao ambiente digital, como um todo, quanto ao setor no qual você quer atuar.
Coloque tudo no papel: metas, datas, prazos, estratégias, finanças, ferramentas que serão utilizadas e a proposta de sua empresa.
Quanto mais detalhes você tiver, mais fácil você conseguirá traçar um caminho a curto, médio e longo prazo, com objetivos concretos e possíveis de serem alcançados.
Não se esqueça de listar estratégias e, se você logo de cara começar a trabalhar em equipe, converse e compartilhe as ideias com sócios e colaboradores.
Crie um plano de negócio
Com o planejamento, você conseguiu traçar seus objetivos. Então, em seguida, será preciso criar o seu plano de negócio. Ou seja, o documento que traça todas as etapas para que esses objetivos sejam alcançados.
Ele serve justamente para que você consiga diminuir riscos e incertezas. No papel, você visualiza seus erros antes de que eles ocorram na prática, quando sua empresa já está no mercado digital.
O plano de negócio também ajuda a captar recursos, sejam eles financeiros ou humanos.
Afinal, você sabe aonde quer chegar e o que precisa, mas pode ser que não tenha as ferramentas necessárias em mãos para fazer tudo no tempo previsto.
Mas se você sabe do que precisa para chegar lá, pode desenvolver essas estratégias de captação. E assim, descobrir quem ou o que outra ferramenta online pode ajudar você a bater suas metas.
Plano de negócios: o que é, importância e como criar o seu!
Invista em marketing digital
O marketing digital nada mais é do que um conjunto de estratégias e ferramentas utilizadas para acompanhar a evolução do seu negócio.
Ele ajuda a reforçar oportunidades de negócio e aumenta a sua influência no processo de compra do consumidor.
Ter páginas atualizadas em redes sociais é um bom começo para praticar esse conceito.
Por lá, além de divulgar seus produtos e serviços, você tem um contato mais aproximado com o consumidor, e pode prestar atendimento humanizado e personalizado para conquistá-lo.
Outra alternativa é investir no disparo de e-mail marketing com conteúdo exclusivo e benefícios para quem compra com você.
Nesse conteúdo, é possível colocar também informações úteis e novidades importantes sobre o seu trabalho.
Ainda é possível trabalhar com ferramentas de automação, para atrair mais oportunidades de venda e estruturar uma base de contatos para iniciar seu negócio.
A criação de materiais ricos, como e-books e vídeos explicativos também costumam ser muito atrativos, porque despertam no consumidor a vontade de conhecer melhor sua empresa.
Enfim, as possibilidades são muitas, e é preciso conhecer seu negócio para investir nas melhores.
Divulgue sua empresa
A divulgação é a principal aliada do seu empreendimento online. Se você quer vender e trabalhar na internet, é por lá que deve solidificar a sua imagem, não é mesmo?
E meios para isso não faltam. Os anúncios em redes sociais com certeza são os mais populares.
Você faz pequenos investimentos diários para que seu anúncio rode nas plataformas e apareça para seu público-alvo, gerando cliques e visitas em seu e-commerce ou site.
Mas também dá para investir em rankeamento no Google, de forma que o seu negócio apareça em primeiro lugar nas buscas quando o cliente procura por uma palavra-chave em especial.
E ainda contar com parcerias com influenciadores, para que eles divulguem o seu negócio.
A criação de conteúdo fecha essa lista com chave de ouro.
Assim como os blogs são fonte de negócio, se você tem outro tipo de empreendimento, ele pode ser a ferramenta ideal para que você desenvolva conteúdo de valor e conquiste de vez o seu cliente ao mostrar que domina o assunto e o setor.
Tenha um perfil empreendedor e estude sempre as tendências de mercado
Por último, mas não menos importante, tenha um perfil empreendedor. Não é porque o seu negócio tem um bom retorno e aparente sucesso que você deve parar de prestar atenção ao que faz.
Muito pelo contrário. É muito importante buscar inovações e propostas diferenciadas para continuar a satisfazer e fidelizar seus clientes.
Eles não continuarão a comprar de você se a sua empresa continua sempre na mesma.
Por isso, estude as tendências de mercado e entenda o que fazer para se adaptar a elas.
Preste atenção ao seu estoque e aos meios de produção, venda e logística, porque as inovações não devem se aplicar apenas a produtos e serviços.
Quando você oferece meios diferentes de pagamento, entrega rápida, frete grátis, entre outros, isso também mostra que você está atento ao que o consumidor precisa.
Quanto mais variedade você tem, quanto melhor a qualidade do que vende e quanto mais organizado e completo o seu espaço virtual for, mais sucesso você terá.
Como você pode ver, o empreendedorismo virtual permite que você atue de inúmeras maneiras.
A internet oferece muitas possibilidades de negócio e alcance, sem contar com a quantidade de pessoas que atinge todos os dias.
Qualquer um pode ter acesso ao seu negócio com apenas alguns cliques, o que faz com que o ambiente online seja muito mais vantajoso do que um espaço físico, mais caro e com mais demandas de manutenção.
Gostou de saber tudo isso sobre o assunto? Caso tenha se inspirado pelo tema e queira investir em seu próprio negócio virtual, vale a pena continuar a se informar.
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