Confira os eletrônicos mais vendidos no Brasil ideais para sua loja de tecnologia

Os produtos eletrônicos mais vendidos no mercado são: smartphones, smart TV, Echo Dot, computadores, kindle, smartwatch, home theater, caixa de som bluetooth, tablets, notebooks e fones JBL.
eletrônicos mais vendidos

Principais tópicos

A compra de notebooks, tablets, smartphones e afins aumentou bastante desde a pandemia de Covid-19, principalmente no digital mas você sabe quais são os eletrônicos mais vendidos do Brasil?

É sobre isso que vamos falar neste artigo, mas antes, para você ter uma ideia da importância do setor no país, vamos analisar alguns dados.

Segundo a Statista, empresa alemã especializada em análise de dados, a taxa e crescimento anual composta (CAGR) das vendas de eletrônicos no varejo em todo o mundo de 2022 a 2025 deve crescer em várias regiões.

Há previsão de que o Brasil se destaque e seja líder do setor durante esse período.

Assim, ao final de 2025, o país deve registrar o maior crescimento no mercado de eletrônicos, ultrapassando Turquia (terceira posição), Argentina (segunda posição) e outros países.

Estima-se um crescimento de 20,73%, percentual que equivale à elevada taxa de vendas depois de uma queda de 40% registrada no primeiro semestre de 2020, durante a pandemia.

Sabendo desse sucesso estrondoso, investir na venda desses itens pode ser uma ótima opção para sua loja virtual ou física.

Por isso preparamos uma lista com os eletrônicos mais vendidos. Além disso, aproveite para conferir 10 dicas para se destacar em uma loja virtual de produtos eletrônicos!

Quais são os eletrônicos mais vendidos?

Vamos falar sobre os eletrônicos que mais vendem conforme as lojas mais famosas, como a Amazon e Mercado Livre:

Smartphone

O smartphone (telefone inteligente) é o nome pelo qual ficou conhecido o famoso celular.

Devido ao desenvolvimento tecnológico, os celulares foram incorporando cada vez mais funções, tornando-se inteligentes.

Um dos modelos mais vendidos é o Smartphone Redmi Note 11 Graphite (128 GB) Xiaomi.

Smartphone Redmi Note

Smart TV

A Smart TV (TV Inteligente) também é conhecida como “televisão conectada”, “televisão híbrida”. É um aparelho que permite acesso à internet e dispõe de recursos interativos.

Essa combinação permite que os usuários ouçam músicas, naveguem pela internet e assistam a vídeos.

Um diferencial da Smart TV é a presença de aplicativos de fábrica e a possibilidade de instalar outros aplicativos, dependendo da marca do televisor.

Smart TV

Echo Dot

O Echo Dot é o smart speaker (alto-falante inteligente) mais vendido no mercado. Ele é controlado por voz, como a Alexa, sendo recomendado para qualquer tipo de ambiente.

O usuário pode pedir músicas, notícias e muito mais. Ele pode ligar para familiares e amigos, adicionar itens a listas, criar timers, eventos e lembretes.

Outra função é o controle de dispositivos compatíveis de casas inteligentes por meio da voz.

Echo Dot

Fire TV Stick

O Fire TV Stick é um tipo de pendrive cuja entrada é HDMI, garantindo, dessa forma, grande compatibilidade ao equipamento, já que todo display moderno dá suporte à conectividade.

Assim, o dispositivo pode ser utilizado tanto em televisores quanto em monitores que apresentam entrada HDMI. Entre os modelos mais vendidos estão Fire TV Stick Full HD e Fire TV Stick Lite.

Fire TV Stick

Fone de ouvido linha JBL Tune

Os fones de ouvido da linha JBL Tune são conhecidos por sua potência, capacidade e modernidade, além de oferecerem um excelente custo-benefício.

Há os modelos de fones de ouvido intra-auriculares da marca JBL.

Fone de ouvido linha JBL Tune

Computador

O computador é um equipamento eletrônico que gerencia dados e informações.

Ele funciona com um sistema binário (0 e 1). Para funcionar adequadamente, o computador precisa da parte física (hardware) e da parte referente às instruções (software).

O computador se tornou um equipamento indispensável para a sociedade mundial, caracterizando uma nova era, pautada no mundo digital.

É um equipamento que não para de se desenvolver, acompanhando a evolução tecnológica, e os novos modelos se tornam cada vez mais compactos e melhores.

Computador

Filtro de linha com DPS

O filtro de linha é um dispositivo que apresenta disjuntor ou fusível e sua função é evitar que correntes muito altas de energia passem para os equipamentos conectados a ele.

Dessa maneira, os equipamentos ficam protegidos contra eventuais queimas. O DPS é um Dispositivo de Proteção contra Surtos que é instalado no filtro de linha.

O modelo com mais saída na Amazon é o filtro de linha com DPS preto e cinco tomadas da marca Clamper. Os varistores são de alta capacidade e oferecem proteção térmica.

Filtro de linha com DPS

Chromecast

O Chromecast é dispositivo que fica conectado à TV por meio de um cabo HDMI. Dessa forma, a televisão consegue acessar a rede Wi-Fi e a internet.

Chromecast

Moving Head

Moving Head é um equipamento usado em iluminação, muito comum em teatros. Como ele se move, é possível gerar jogos de luzes diferentes, que produzem os mais variados efeitos.

O Moving Head Beam ocupa a primeira posição entre os eletrônicos mais desejados na plataforma do Mercado Livre.

Moving Head

Aparelho de DVD

O aparelho de DVD é um equipamento cuja função é identificar e ler as informações armazenadas na superfície do disco.

Apesar de suas vendas terem caída significativamente em relação há alguns anos, ele está entre os produtos eletrônicos mais vendidos no Mercado Livre.

Na verdade, ele ocupa a terceira posição entre as buscas que mais crescem entre os eletrônicos.

Aparelho de DVD

Fonte

A fonte desenvolve um papel relevante no processo de converter a energia da tomada, que é de corrente alternada, em energia de corrente contínua.

Fonte

Placa de amplificador

Outro produto que se destaca entre os eletrônicos mais vendidos é a placa de amplificador.

Ela permite formar projetos personalizados de amplificação, em que o projetista controla sinais de áudio sem usar o pré-amplificador.

Placa de amplificador

Outros produtos eletrônicos mais vendidos

Além desses produtos que citamos, vamos apresentar outros itens eletrônicos com alta demanda no mercado. Entre os smartphones, Iphone, Xiaomi e Motorola destacam-se entre os demais.

Também se destacam os eletrônicos:

  • pilha alcalina;
  • caixa amplificadora;
  • mini projetor e projetor;
  • kindle;
  • smartwatch;
  • home theater;
  • caixa de som bluetooth;
  • impressora Eco Tank;
  • SSD;
  • vaporizador;
  • adaptador de energia;
  • notebook;
  • tablet;
  • cabo (cabo de força de três pinos, cabo para impressora, cabo P2/P2, cabo P2/P10, cabo HDMI, cabo usb tipo C, cabo micro-usb, cabo de rede RJ-45, cabo para Iphone, cabo RCA);
  • placa de vídeo;
  • memória RAM;
  • assistente virtual;
  • console de videogame;
  • TV e monitor.

Como vender mais produtos eletrônicos?

Após saber quais são os eletrônicos mais vendidos, vamos considerar agora algumas dicas de como vender mais itens eletrônicos em sua loja:

1. Trabalhar em um mercado de nicho

A primeira dica para vender mais produtos eletrônicos é trabalhar em um mercado de nicho. Nicho é uma determinada segmentação em um ramo empresarial.

Em outras palavras, o nicho é um recorte de uma área específica que supre as demandas de um grupo definido de pessoas.

O nicho de mercado torna-se muito valioso quando existem poucas empresas trabalhando de forma específica para atender a um determinado público.

2. Selecionar fornecedores de qualidade

Para impulsionar as vendas de eletrônicos, é importante fazer parcerias com marcas famosas, que já são consolidadas no mercado.

Certifique-se de que todos os produtos comprados para vender são realmente originais. Se assim não for, os clientes podem terminar com uma imagem negativa do negócio.

Evite trabalhar com produtos dos quais não tem certeza da origem. Por exemplo, fornecedores estranhos que exportam itens de nações conhecidas pela prática de pirataria não merecem confiança.

Problemas com fornecedores podem gerar transtornos não somente com os clientes, mas também com a Justiça.

3. Ficar atento às tendências e lançamento do mercado

Para vender com sucesso é necessário que a empresa se mantenha atualizada sobre os lançamentos e as tendências do mercado.

Atualmente, a tecnologia evolui com surpreendente rapidez. Dessa forma, as lojas precisam acompanhar todas as mudanças para oferecer eletrônicos mais modernos ao seu público.

Os lançamentos nem sempre representam novas necessidades do cliente, mas acabam se tornando as tendências por ser inovações que atraem a atenção dos consumidores.

O e-commerce que não se atualiza, acompanhando as tendências do momento, acaba perdendo competitividade e, consequentemente, espaço no mercado.

4. Utilizar uma boa estratégia de conteúdo para educar o mercado

Educar o mercado é importante para que o público tenha conhecimento sobre os novos produtos/serviços oferecidos pela empresa, fique a par de sua importância e, assim, sinta interesse em adquiri-los.

O marketing de conteúdo é uma boa ferramenta para esclarecer o consumidor a respeito de sua marca, dos eletrônicos que ela oferece.

Conforme o modo como o material é realizado e oferecido, podem ser criados laços entre a empresa e o cliente, indo além da simples efetivação da compra.

5. Encontrar seu diferencial e saber trabalhá-lo

Outra dica para continuar vendendo seus eletrônicos é identificar qual o diferencial do seu negócio e como usá-lo a seu favor.

Para descobrir seu diferencial, analise todos os aspectos do negócio, como atendimento, prazo de entrega, tamanho do portfólio, lançamentos, nicho de atuação.

É possível, por exemplo, especializar-se em algum tipo de eletrônico, oferecendo todas as informações necessárias e atualizações sobre ele.

Também pode oferecer algum serviço exclusivo em uma plataforma online, referente aos produtos eletrônicos mais vendidos.

O diferencial é aquela qualidade que somente sua loja deve apresentar, fazendo com que o cliente se lembre imediatamente de sua marca.

6. Ter forte presença na internet

Outra dica para impulsionar os eletrônicos mais vendidos é marcar constante presença na internet, principalmente nas redes sociais: Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e outras.

É importante alimentar as redes sociais com conteúdo relevante para manter a atenção do usuário. Você pode publicar também promoções e outros eventos da empresa.

7. Ofereça um atendimento pré e pós-venda de qualidade

O atendimento sempre será um relevante elemento para cativar o cliente. Assim, a loja virtual deve prestar um atendimento de boa qualidade antes da venda e depois dela.

O atendimento pré-venda é fundamental para promover a efetivação do negócio.

Um atendimento de baixa qualidade pode levar o consumidor a desistir da compra, comprar em outra loja e, o que é ainda pior, passar más referências da marca a outros consumidores.

O atendimento pós-venda, por sua vez, negligenciado por algumas empresas, também é relevante para criar vínculos com o cliente.

Além de sanar possíveis dúvidas sobre o produto comprado, a empresa deve enviar mensagens em datas específicas, como dia do nascimento, Natal, Final de Ano e outras.

8. Responda os clientes

Também é muito importante responder os clientes, ou seja, considerar os feedbacks e críticas recebidas.

Dar atenção aos comentários dos clientes vai melhorar a imagem da marca perante o público.

Não importa quais sejam os comentários: críticas, sugestões, elogios, dúvidas. A loja deve procurar responder todos eles, agradecendo, explicando, prestando esclarecimentos.

9. Descrições Detalhadas e Conteúdo de Qualidade

Para manter a posição em alta dos produtos eletrônicos mais vendidos, convém fazer descrições detalhadas de cada um deles para que o usuário tenha acesso a todas as informações.

Pela lei, o consumidor tem direito a acessar as principais informações sobre todos os produtos que vai comprar. Essas informações devem ser confiáveis.

Dessa forma, quanto mais detalhadas forem as descrições, mais feliz ficará o cliente.

Afinal, no e-commerce é preciso considerar que o consumidor está distante e não pode fazer perguntas diretamente — pelo menos, não é tão simples ter um contato direto com o vendedor, embora isso seja possível por meio de chats ou formulários de contatos.

Já falamos sobre a necessidade e a relevância do conteúdo para atrair e prender o interesse do consumidor.

Por isso, vale a pena investir em uma copy profissional para a produção de um bom conteúdo tanto em blogs quanto na página da loja virtual e nas redes sociais.

10. Utilize os dados dos clientes para oferecer promoções e descontos personalizados – fidelizar os clientes

Finalmente, para encerrar essa lista de dicas, vamos ressaltar a importância de usar os dados dos clientes para oferecer promoções e descontos personalizados.

O cliente se sente feliz quando recebe descontos específicos, que vão ao encontro dos seus desejos e das suas necessidades.

Ele se sente valorizado e, além disso, vai ter acesso aos produtos que realmente precisa sem muito esforço: a empresa envia as ofertas para o seu e-mail ou WhatsApp.

Essa medida ajuda na fidelização de clientes.

A oferta de promoções e descontos personalizados contribui para cativar o cliente, tornando-o um cliente fidelizado e, além disso, um divulgador informal da marca.

Apresentamos os eletrônicos mais vendidos e algumas formas de impulsionar as vendas em seu comércio digital.

O Brasil vem se destacando no mercado de produtos eletrônicos e tende a ocupar a principal posição em todo o mundo nos próximos anos.

É importante que sua loja virtual saiba aproveitar o segmento para captar mais clientes e lucrar mais.

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