A relação entre os clientes e o consumo se modificou em 2020.
Relacionado diretamente com o isolamento social, as lojas virtuais bateram recorde de acessos no ano passado. O Relatório Setores do E-commerce no Brasil traz dados animadores para quem vende online.
Foram quase 20 bilhões de acessos nas maiores lojas virtuais do Brasil em 2020. Outro grande fator contribuinte, foi a migração de muitas lojas físicas para o mundo das vendas através da internet.
A análise do relatório foi feita com os 200 maiores sites de vendas do país — apontamos aqui a importância de uma loja virtual estar presente nos marketplaces, compondo 15 setores do e-commerce brasileiro.
Levando em consideração os 15 setores do relatório, 13 deles destacaram aumento de acesso do início ao final de 2020:
- Farmácia & Saúde (64,10%);
- Pet (73,20%);
- Comidas & Bebidas (91,20%);
- Moda & Acessórios (82,10%);
- Eletrônicos (34%);
- Moda e Acessórios (82%).
Entretanto, categorias como Turismo e Infantil registraram queda de 27% e 11%, respectivamente.
Em relação aos marketplaces
Os marketplaces, sem dúvida, estão entre os maiores destaques desse crescimento.
Considerando o segundo semestre de 2020, o período teve o maior número de acessos em relação às lojas virtuais no geral. O crescimento registrado foi de 24% em relação aos seis meses anteriores.
O Mercado Livre, mesmo sendo o maior marketplace da América Latina e crescimento surpreendente a cada ano, acabou perdendo 15% de market share. Contrapartida, a nova já queridinha pelo brasileiro, Amazon Brasil, cresceu 30% no mesmo período.