À medida que sua base de contatos aumenta, como conseguir manter um bom relacionamento com leads e clientes? Ao mesmo tempo em que há quem tente se desdobrar em mil para dar conta de tantas mensagens, há quem veja no e-mail transacional a resposta exata para essa pergunta. Já adiantando, podemos dizer que o e-mail transacional é um dos possíveis usos dados ao e-mail marketing, poderosa ferramenta de relacionamento. Que tal saber mais a respeito? Então fique de olho!
O que é e-mail transacional?
O e-mail transacional é enviado sempre que uma ação é realizada pelo usuário do seu site. No caso do e-commerce, podemos citar vários exemplos bem conhecidos de e-mails transacionais:
- Confirmação de pedido;
- Confirmação de pagamento;
- Confirmação de envio;
- Confirmação de entrega;
- Status do pedido;
- Alteração de cadastro;
- Download de material;
- Recuperação de senha.
Ficou mais fácil entender com os exemplos, certo? Portanto, como você viu, os e-mails transacionais são mensagens automáticas enviadas por seu sistema que permitem manter os usuários informados sobre suas ações. Mas não é só isso. Continue acompanhando para saber como o e-mail transacional vai muito além!
Quais são suas vantagens?
Só o fato de ter uma tarefa que manualmente seria extremamente trabalhosa sendo realizada de forma automática já é uma grande vantagem para quem tem outras questões mais estratégicas com que se preocupar, não concorda? Entretanto, é possível perceber diversas outras vantagens do e-mail transacional para qualquer marca, como:
Personalização
O e-mail transacional consiste na resposta a uma ação de determinado cliente. É, portanto, exclusiva para ele! A confirmação de um pedido, por exemplo, é única. E isso faz com que o consumidor perceba o cuidado do seu e-commerce em tranquilizá-lo de que o pedido foi feito e está sendo devidamente processado.
Como você provavelmente já sabe, personalização é uma exigência cada vez maior dos consumidores, tendo em vista a quantidade de empresas que oferecem os mesmos produtos e serviços a preços bastante semelhantes. Dizendo de outra forma: a personalização é um elemento de diferenciação para seu negócio.
Relacionamento
Estar o tempo todo conectado aos clientes por meio de diversos canais de comunicação pode tomar uma grande parte do seu tempo. Por outro lado, com o e-mail transacional, que é automático, você não precisa se preocupar. Ele dá conta sozinho de manter uma série de interações com seus leads e clientes, conduzindo-os pelo funil de vendas sem que você tenha que estar a todo momento verificando como anda o processo.
Ao enviar um e-mail de confirmação de entrega de um produto, por exemplo, você pode aproveitar para convidar o cliente para curtir sua página no Facebook, fazer o download de um material rico ou até mesmo conhecer os lançamentos da sua loja.
Retenção
A retenção de clientes no e-commerce é um assunto a ser tratado com bastante cuidado, uma vez que as ofertas não param de aparecer na internet e você precisa conseguir se destacar em meio a tantos concorrentes.
Para evitar a fuga dos seus clientes para a concorrência, você pode antecipar suas necessidades, usando o e-mail transacional para estimular o desejo. Na hora de enviar o status do pedido como “em separação no estoque”, por exemplo, você pode informar ao cliente que existe um produto complementar em promoção. Assim, se resolver agregá-lo a esse pedido, economizará no frete!
Valorização
A percepção de valor do cliente em relação a uma marca cresce conforme as experiências positivas se somam. E você pode usar o e-mail transacional justamente para aumentar essa percepção, agregando valor a cada contato.
Que tal, no e-mail de confirmação de entrega de um produto, aproveitar para oferecer um cupom de desconto para a próxima compra? Essa tática extremamente simples e fácil já pode aumentar suas oportunidades de vendas em um futuro bem próximo!
Segurança
Para o consumidor, receber um e-mail transacional é uma segurança a mais de que as ações solicitadas ou realizadas foram recebidas com sucesso. Ao enviar um e-mail de recuperação de senha, por exemplo, você pode dar dicas de como memorizar as senhas ou de como criar senhas mais seguras, ajudando seu cliente na vida.
Além disso, caso o consumidor receba a confirmação de uma transação que não foi efetivamente solicitada por ele, pode agir imediatamente, requisitando o bloqueio da conta, avisando seu e-commerce e resguardando ambos os lados de fraudes em potencial.
Fidelização
Clientes fiéis compram mais, gastam mais e recomendam seu e-commerce para outras pessoas! Em outras palavras: transformam-se em verdadeiros representantes e defensores da sua marca. Viu como é preciso pensar em formas de fazer com que esses clientes se tornem fiéis?
A confirmação de um pedido, por exemplo, é um e-mail esperado, que gera expectativas do consumidor em relação à sua marca. Se essas expectativas são atendidas (e, quem sabe, até superadas), o relacionamento se fortalece e você começa a gerar credibilidade junto ao público, o que contribui para a fidelização.
E quais são as melhores práticas?
Para que seus e-mails transacionais sejam um sucesso, é preciso tomar alguns cuidados. Vejamos agora mesmo quais são eles:
Identifique seus e-mails
O remetente do e-mail é o primeiro elemento que um usuário considera antes de abrir a mensagem. Se for um e-mail suspeito, logo cairá na caixa de SPAM e, consequentemente, todas as outras mensagens que você enviar terão o mesmo fim. Com isso em mente, trate de ligar o remetente à sua marca!
Seja objetivo no assunto
A linha de assunto deve ser clara e objetiva, realmente informando o conteúdo do e-mail. Evite linhas de assunto com “RE:” no início, como se você estivesse respondendo a uma pergunta inicial que, na verdade, nem sequer foi feita. O segredo está em ser o mais simples possível. Se o cliente solicitou alteração de cadastro, a linha de assunto deve ser “Confirmação de alteração de cadastro”, por exemplo. Sem complicações.
Selecione as informações
O e-mail transacional serve para dar informações rápidas. Então nada de prolixidade! Mas se quiser agregar uma informação que possa levar o consumidor a um outro estágio do processo de compra, seja breve. Sugira com uma imagem, uma breve descrição e o convite para visitar a página. Nada além disso. Deixe os assuntos mais extensos para as newsletters e os e-mails promocionais.
Deixe sua marca à vista
Como esses pequenos momentos de contato com seu cliente são vitais para fortalecer a marca, deixe seu logotipo à vista. Tenha o cuidado de criar um e-mail transacional esteticamente atraente, já que ele faz parte do seu mix de comunicação, devendo servir a diversos propósitos — inclusive impactar visualmente seus clientes.
Agora nos conte aqui: você já usa o e-mail transacional nas operações do seu e-commerce? Que tipo de resultado vem obtendo com essa estratégia? Comente e divida suas impressões e experiências conosco!