Diferença entre CRM e ERP: Entenda as funcionalidades e escolha a melhor solução para seu negócio

Você sabe a diferença entre CRM E ERP? O CRM é um software voltado para a gestão do relacionamento com os clientes, otimizando o trabalho dos times de vendas. Já o ERP, é voltado para a gestão dos processos internos da empresa que envolvem: emissão de notas, contas a pagar, gestão de estoque, etc. Conectando o fluxo de informações de diferentes áreas em um único sistema.
a imagem mostra uma mulher sentada com um headset na frente de um computador. Ao lado dela está um homem também com um headset e os dois estão conversando.

Principais tópicos

Existe uma dúvida muito comum que é: qual a diferença entre CRM e ERP.

Apesar de poderem atuar juntas, cada uma das ferramentas tem função específica, sendo útil para diferentes objetivos.

De modo geral, o CRM é voltado para o relacionamento com o cliente.

Já o ERP, é a solução que auxilia na gestão dos processos das diferentes áreas da empresa, seja ela uma loja física ou uma loja online.

Ainda não está nítida a diferença entre as das ferramentas?

Confira este artigo completo que preparamos para deixar tudo bem explicado.

O que é CRM?

O CRM, Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente, em português, é o sistema que faz o registro e organização de todos os pontos de contato entre um consumidor e a empresa.

O CRM é uma ferramenta que auxilia o profissional de vendas quando ele entra em contato com um cliente para armazenar dados importantes, como o nome, endereço, contato, visitas realizadas e descrições das interações que aconteceram.

Essa é uma excelente maneira de reunir em um único lugar dados dos leads, clientes e oportunidades.

É fundamental compreender que uma ferramenta de CRM é mais do que uma lista de contatos, é uma maneira de munir os vendedores com uma abordagem mais eficiente.

Isso porque quando houver a interação com o consumidor, o vendedor terá informações de contatos passados e o histórico das informações trocadas nas ligações anteriores.

Existem duas maneiras de um CRM operar: no próprio computador ou com armazenamento em nuvem.

Quando o CRM operar no computador, será preciso contar com servidores próprios e equipe de TI para fazer as manutenções, quando necessárias.

Já no modelo de armazenamento em nuvem, o usuário poderá acessar o software em qualquer navegador, bem como em dispositivos móveis.

Dessa forma, os vendedores terão mais flexibilidade, permitindo que eles trabalhem de qualquer lugar, contanto que tenham um login e uma senha de acesso.

Vantagens do CRM

O CRM é um facilitador para as vendas acontecerem de maneira mais otimizada, principalmente para empresas que estão em constante crescimento.

Isso porque para um negócio que está em estágio inicial, ainda é possível fazer a gestão das vendas por meio de planilhas e agendas, mesmo que esse processo demande mais tempo.

Mas, para uma empresa que já está com um bom volume de captura de clientes e com um fluxo de leads mais otimizado, continuar com esse trabalho manual pode demandar muito do time de vendas e ainda deixar de aproveitar novas oportunidades.

Portanto, para um crescimento mais saudável, é preciso contar com as vantagens do CRM.

Veja algumas:

Organização e controle do processo comercial

Com o software de gestão de relacionamento com o cliente, fica mais fácil organizar todo o processo de vendas e fazer o acompanhamento do funil de vendas em tempo real.

Isso permite que os vendedores tenham uma visão muito mais nítida de cada uma das etapas de vendas.

Com uma visão mais nítida, é possível criar um processo que permita saber exatamente onde os esforços devem ser direcionados para fazer mais fechamentos de vendas.

Reunir os dados em um único lugar

Para as empresas que estão com cada vez mais demanda de clientes ou querem ter uma base de leads mais completa, fica difícil lembrar dos compromissos e das interações de maneira manual, com planilhas e agendas.

Já com as principais informações em mãos, reunidas em um único sistema, as interações passam a ser mais personalizadas.

Já que o vendedor consegue saber exatamente quais foram os pontos de contato e as interações realizadas ao longo da jornada desse consumidor com a marca.

Logo, todos os colaboradores da empresa, que tenham acesso à ferramenta, podem acessar essas informações sempre que necessário em uma única plataforma.

Vender com mais eficiência

Com esse software os vendedores podem conduzir todo o processo de vendas em um só lugar, contando com integração com o e-mail, software de automação de marketing e calendário.

Sem que seja necessário despender muito tempo alternando entre essas diferentes ferramentas.

Logo, é possível perceber que todas essas facilidades fazem com que a empresa tenha um processo de vendas mais inteligente, rápido e eficiente.

Focar nas necessidades de cada cliente

Ao personalizar o atendimento contando com dados que mostram as particularidades e necessidades em cada contato, os vendedores podem encontrar as melhores oportunidades para fazer negócios no melhor momento.

Essa personalização faz com que a empresa trabalhe o processo de vendas com foco direto nos clientes, suas necessidades e desejos.

Garantir maior fidelização

Como as principais informações dos clientes ficam disponíveis no software, fica mais fácil entender quais são os produtos que estão de encontro com a necessidade momentânea de cada consumidor.

Além disso, o trabalho da equipe de marketing fica mais direcionado e o tempo certo para os vendedores entrarem em contato se torna mais preciso.

Com essas ações e um atendimento personalizado, as chances de conquistar clientes fiéis é muito maior.

Entender onde as oportunidades estão sendo perdidas

Algumas das principais ferramentas de CRM, oferecem dados para que o time de vendas entenda quais são os pontos fracos do serviço ou produto, onde a pitch de vendas está falhando.

Bem como compreender onde a concorrência está tendo resultados melhores.

O que é ERP?

Enterprise Resource Planning (ERP), sistema de gestão integrado, em português, é um sistema que permite aos gestores da empresa fazer melhorias nos processos internos.

Integrando todas as atividades dos diferentes setores do negócio, como os setores de vendas, financeiro, recursos humanos e muito mais.

É uma forma de otimizar o fluxo de dados corporativos em uma única plataforma para serem compartilhados de maneira mais facilitada.

Com esse sistema, também é muito mais fácil eliminar as duplicidades das informações.

Logo, os dados internos da empresa passam a ser mantidos em uma única base que é integrada.

Essa funcionalidade permite que o gestor tenha informações, dados e insights muito valiosos para os momentos de tomada de decisão.

O sistema ERP permitirá ao gestor que ele administre todas as contas a pagar e a receber, fazer o correto monitoramento das vendas e acompanhar os pedidos e compras. Além de possibilitar o registro de informações que envolvem produtividade de equipe, entre outras funcionalidades.

É uma excelente maneira de gerenciar as informações de diferentes setores da empresa.

Com isso, o controle dos processos fica integrado e otimizado, já que não é preciso reunir informações de diferentes ferramentas de diferentes setores, diminuindo a gestão e a rapidez dos procedimentos.

Na prática, o ERP funcionaria da seguinte maneira, o sistema identifica que uma matéria-prima foi encaminhada para o setor de produção.

Assim, automaticamente, a matéria-prima é retirada da área de estoque e o sistema atualiza o setor de compras.

Com esse exemplo, fica muito mais fácil fazer o correto controle das necessidades de novas aquisições de materiais.

Vantagens do ERP

Com esse potencial de utilizar essa ferramenta para realizar uma sistematização de dados, centralização das informações dos processos e um potente reforço gerencial, o sistema ERP apresenta diversas vantagens.

Confira algumas das principais a seguir!

Escalabilidade

Uma dificuldade de muitas empresas é conseguir adaptar o crescimento constante da empresa com a sua estrutura operacional para manter uma gestão eficiente.

Com o sistema ERP é possível fazer a adaptação automatizada do sistema para acompanhar o crescimento do negócio em cada momento.

Isso porque conforme os dados operacionais se tornam maiores, bem como as relações com os clientes, o sistema pode ser atualizado para fazer o acompanhamento desse crescimento.

Segurança das informações

Os dados são, hoje, ativos muito valiosos e devem ser tratados com a maior importância.

Como a característica principal do ERP é a centralização de dados em uma única plataforma, não é preciso despender esforços para proteger diferentes bancos de dados.

Tudo é armazenado em um único local.

Além disso, muitos sistemas de ERP contam com armazenamento em nuvem, armazenando os dados em data centers externos que são preparados para lidar com qualquer fator de risco que comprometa a integridade dos dados armazenados.

Flexibilidade e acesso remoto

Esse sistema permite o acesso em diferentes dispositivos e ainda permite o acesso remoto para o acompanhamento ser feito em tempo real.

É uma forma de otimizar o trabalho dos tomadores de decisão, já que eles podem acessar o sistema em qualquer lugar, dispositivo e horário.

Redução de custos

Com a diminuição de gargalos operacionais e desburocratização da rotina operacional, a operação fica mais enxuta, direcionada e focada no core business da empresa.

Outro fator importante para a diminuição de custos é que o ERP dispensa sistemas auxiliares ou adicionais, porque centraliza informações organizacionais, de atividade e de dados.

Diminuição no tempo de resposta

Com o crescimento do negócio, algumas empresas podem sentir dificuldade para processar todas as informações que estão sendo rapidamente geradas, o que é indispensável para gerar respostas mais rápidas para clientes e fornecedores.

O ERP oferece um fluxo de comunicação e de informação muito mais dinâmico e acelerado, indispensável para os negócios.

Decisões aceleradas e precisas são de alto valor para o mundo dos negócios.

Logo, a otimização no tempo e nas respostas diminui custos operacionais e garantem melhores resultados.

Diferença entre CRM e ERP?

Como é possível perceber, as duas soluções tecnológicas oferecem melhorias em processos fundamentais para os negócios.

No entanto, o CRM é um software voltado para a gestão do relacionamento com os clientes, otimizando o trabalho dos times de vendas.

Já o ERP, é voltado para a gestão dos processos internos da empresa, visando, de forma geral, a integração de diferentes dados de distintas áreas.

Conectando o fluxo de informações de diferentes áreas de forma simultânea.

Ainda que atuem em diferentes áreas, é possível utilizar as duas soluções para oferecer uma integração de informações eficientes para melhorar os processos e ajudar na tomada de decisão.

Como ERP, e ainda oferecer um atendimento otimizado e personalizado para os clientes com um sistema de gestão de relacionamento completo, como CRM.

CRM ou ERP qual a melhor opção para o seu negócio?

Um dos principais fatores para compreender qual a melhor opção para a empresa, é ter nitidez nas diferentes funcionalidades.

O ERP é voltado para a empresa e como melhor utilizar os seus recursos, já o CRM é voltado para o consumidor e como se relacionar com ele da melhor maneira.

No entanto, como o ERP visa a integração de todos os sistemas para centralizar as informações, para gerar um único banco de dados, o sistema CRM deve ser integrado ao ERP.

Mas, nem todo sistema de um CRM é necessário para o bom desempenho do ERP.

Ou seja, um sistema CRM não necessita de um ERP, mas um ERP precisa se integrar com um CRM, quando ele existir na empresa.

Portanto, se atualmente a sua empresa precisar otimizar a prospecção de clientes, converter mais leads, melhorar a fidelização de clientes e entender mais sobre as demandas dos clientes, a ferramenta ideal para o seu negócio é o CRM.

Mas, se o momento atual do seu negócio demanda por uma centralização das informações e dados dos diferentes setores da empresa.

Para ter mais controle sobre esses dados e gerar informações que otimizem os processo (estoque, financeiro, compras, vendas, marketing, RH, entre outras), a solução ideal é a de ERP.

Existe uma grande diferença entre CRM e ERP, já que um é voltado para o relacionamento com os clientes e o outro é voltado para a centralização de dados da empresa, respectivamente.

Logo, as duas soluções ajudam a otimizar o fluxo de trabalho em diferentes demandas.

O ideal é entender a necessidade atual do negócio para saber qual contratar.

Ainda assim, é importante ter nitidez que as duas soluções podem trabalhar em conjunto para padronizar os processos de diferentes áreas e ainda oferecer um relacionamento com os clientes de excelência.

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