Você já ouviu falar sobre as divisões geracionais da sociedade? As características das gerações X, Y e Z são constantemente comentadas e consideradas no mercado consumidor. Hoje, o poder de compra está majoritariamente nas mãos da geração Y e, por isso, você precisa saber fazer marketing para millennials.
Neste texto, queremos compartilhar tudo que você precisa saber sobre esse grupo da sociedade e como as características dele interferem na sua estratégia de vendas. Continue a leitura e entenda como o marketing do seu e-commerce pode alcançar os millennials com sucesso!
Quem são os millennials?
A geração Y é composta pelas pessoas nascidas em meados dos anos 1980 até 1995. Como é um grupo que atravessou a virada do milênio durante a infância e a adolescência, passou a ser chamado de millennials.
O contexto social dessa geração tem um forte impacto em suas características e formas de pensar. O desenvolvimento tecnológico e o protagonismo da internet marcaram esse grupo, que passou a ter um acesso praticamente ilimitado à informação. Ao mesmo tempo, a globalização expandiu as fronteiras e permitiu que os millennials tivessem uma visão mais ampla sobre o mundo e outras culturas.
A consequência dessas transformações sociais foi a formação de uma geração muito menos apegada, seja ao emprego, aos relacionamentos ou mesmo à fidelidade às marcas. É claro que o mercado de vendas é afetado com isso.
Os millennials, como consumidores, são muito mais exigentes que as gerações anteriores. Como eles têm mais acesso à informação e mais opções de marcas, passam a buscar diferenciais para comprar um produto. É aí que a experiência se torna um atrativo, já que eles procuram atrelar o consumo às sensações de afeto e de felicidade.
Como fazer marketing para millennials?
Agora que você conhece um pouco da geração Y, com certeza já notou que é necessário ter um plano específico de marketing para millennials. Hoje com idades entre 25 e 35 anos, eles têm nas mãos o poder de compra e as tecnologias que favorecem as vendas por e-commerce.
Quer saber como potencializar sua loja virtual e torná-la mais atrativa para esse público? Então veja nossas dicas.
1. Adotar uma comunicação mais pessoal
A era da impessoalidade por parte das marcas, com certeza, ficou para trás. O consumidor da geração Y quer ver que existem pessoas e valores reais por trás de um site ou de uma rede social. Por isso, o caminho deve ser adotar uma comunicação mais pessoal e próxima com seu público-alvo.
Para isso, primeiro faça um mapeamento do seu público e entenda com quem você está falando. Desse jeito, sua loja virtual terá uma linguagem adequada para usar nos meios de comunicação.
Busque interação e engajamento dos seguidores. Afinal, as novas gerações querem ser ouvidas e ter suas opiniões valorizadas. Felizmente, existem diversas plataformas para conseguir esse diálogo.
2. Promover o conteúdo por meio de influenciadores digitais
Sendo uma geração extremamente conectada à internet, os millennials viram o surgimento dos influenciadores digitais: pessoas que ganham destaque em sites e redes sociais ao produzir conteúdo e expor opiniões sobre certos assuntos.
A parceria com influenciadores é uma excelente estratégia para sua loja virtual. Por meio deles, você pode alcançar um público ainda maior, divulgar suas novidades e ganhar representantes da sua marca. Essa é uma forma de se aproximar dos consumidores e ganhar engajamento.
Mas atenção! Para promover seu e-commerce com influenciadores, é fundamental encontrar aqueles que tenham valores similares ao da sua marca. Busque pessoas alinhadas à identidade da empresa para garantir que o marketing para millennials vai funcionar.
3. Investir em marketing de conteúdo
Apostar em conteúdo de qualidade é mais uma forma pontual de fazer marketing para millennials. Nesse caminho, seu público passa a conhecer sua empresa por meio de informações e ajuda em problemas do dia a dia. Assim, seu e-commerce se tona referência na área de atuação.
O termo “top of mind” é usado para marcas que estão no topo da mente dos consumidores ao pensarem em algum assunto. Para adotar o marketing de conteúdo em seu plano, é possível usar blogs, redes sociais, e-books, e-mail marketing e canais no YouTube para oferecer materiais de qualidade que agreguem valor ao seu negócio.
4. Ter autenticidade na marca
Um dos pontos fundamentais para acertar nas estratégias de marketing para millennials é garantir que sua marca seja autêntica, ou seja, tenha diferenciais claros da concorrência. Com várias opções no mercado, o consumidor busca por algo a mais na hora de comprar. Ele quer ir além do produto e criar uma relação mais próxima com a empresa.
Para isso, é necessário que sua marca crie uma identidade sólida, que reúna valores, um propósito claro e uma apresentação atrativa para a faixa etária que é seu alvo. Trace um plano de branding e siga-o para conseguir manter um posicionamento consistente nos ambientes online.
5. Montar um time de talentos com millennials
Quer fazer marketing para millennials de forma ainda mais efetiva em seu e-commerce? Então, não deixe de contar com talentos da geração Y! Afinal, pessoas da mesma geração conseguem ter uma visão mais clara sobre as necessidades e desejos do público.
Os profissionais da geração Y são inovadores e muito conectados. Assim, eles conseguem perceber quais são as tendências do momento que podem ajudar sua loja virtual a crescer. Ao mesmo tempo, eles têm facilidade em lidar com as novas tecnologias e podem implementar ferramentas que otimizem os processos do e-commerce e favoreçam a gestão e as vendas.
Por fim, podemos dizer que, além de moldar suas estratégias para atender e satisfazer os millennials, é essencial acompanhar também as novas gerações. A geração Z está entrando no mercado, trazendo novos desafios e a geração Alpha, em breve, vai trazer suas características para o mercado consumidor. Por isso, preparar-se é fundamental para continuar como uma marca competitiva.
Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer melhor a geração Y e descobrir como é possível ter um plano de marketing para millennials que garanta uma ótima performance do seu negócio digital.
Como você e sua equipe estão lidando com os desafios das novas gerações de consumidores? Compartilhe com a gente nos comentários a sua perspectiva sobre o tema!