O Dia dos Pais está chegando e a data é destaque para o varejo, movimentando tanto o comércio eletrônico quanto o físico.
Dessa forma, todos os anos a expectativa dos lojistas quanto a data é bem alta. Além disso, é fácil encontrar empreendedores com diversas dúvidas.
As mais frequentes são: será que vale a pena investir na data? Ou qual a intenção de compra do consumidor?
Para responder essas perguntas, algumas instituições fazem um estudo antes da data para entender justamente como está a expectativa para o ano em questão.
Quanto a data movimentou no ano passado?
Antes de entendermos quais os produtos e categorias serão destaque em 2023, vamos voltar um pouco, e analisar o resultado do ano passado.
Em 2022, por exemplo, somente no e-commerce, a data sazonal movimentou cerca de R$ 5,9 bilhões, os dados são da Neotrust.
Quanto ao ticket médio, ele ficou na média de R$ 425,32.
Ao analisar os dados, podemos perceber que a data é sim uma oportunidade real de novos negócios, principalmente para os pequenos empreendedores.
Qual a projeção de vendas para 2023?
Neste ano, as expectativas estão bem altas. Acredita-se que a data movimente cerca de R$ 187 bilhões para o setor do varejo digital.
Os dados são uma projeção da AlliN, em parceria com a Opinion Box.
Presentes que lideram as intenções de compra em 2023
Agora que você já viu os números anteriores da data, vamos entender o que o consumidor gostaria de comprar para presentear o “paizão”.
Uma pesquisa realizada pela Score Retail em parceria com a Hibou listou os presentes que o consumidor pretende comprar para a data especial.
Dentre as categorias de desejo, os destaques ficaram para: vestuário com 47% da intenção de compra, calçados em segundo com 29% e perfumes com 22%, fechando o top 3.
Confira abaixo a lista completa:
- vestuário 47%;
- calçados 29%;
- perfumes 22%;
- alimentos e bebidas 14%;
- eletrônicos 12%;
- itens de tecnologia (celular, videogame e televisão), 11%;
- relógios ou artigos de joalheria 11%;
- itens para churrasco 9%;
- livros 8%;
- artigos de futebol 7%;
- entretenimento e viagem 5%;
- utilidades domésticas 4%;
- bem-estar, eletrodomésticos e assinaturas 3%;
- artesanato 2%;
- estética 1%.
É claro que por algum motivo, tem algumas pessoas que não possuem intenção de compra para a data.
O índice de quem não compraria presente para os pais em 2023 foi de 19% dos entrevistados.
Qual valor os filhos pretendem investir?
Quanto ao valor dos presentes, a pesquisa mostra ainda que a maioria dos consumidores pretendem comprar itens com valor de até R$ 250.
Confira a projeção completa logo abaixo:
- 74% dos entrevistados pretendem gastar até R$ 250;
- 20% pensam em investir em algo que custe entre R$ 250 e R$ 500;
- 5% cogitam a possibilidade de comprar algo entre R$ 501 e R$ 1 mil.
- 1% dos entrevistados irão investir um pouco mais, algo entre R$ 1 mil e R$ 2,5 mil.
Dessa forma, podemos ver que investir nas estratégias corretas pode fazer seu negócio decolar na data.
Ainda possui dúvidas de como aproveitar a data sazonal para vender mais? Confira as melhores dicas para destravar as suas vendas agora mesmo!
Como vender no Dia dos Pais? Melhores dicas para você vender muito na data!