No dia 12 de junho foi comemorado o Dia dos Namorados no Brasil, e a palavra para definir a data foi oportunidade de vendas.
O consumidor brasileiro não decepcionou e foi atrás de um presente para a pessoa amada e a data movimentou mais de 6,5 bilhões no varejo.
O novo relatório da All in em parceria com ClearSale, Neotrust e outros, trouxe um balanço completo sobre a data comemorativa.
Destaques do Dia dos Namorados 2022
Entre os destaques, podemos afirmar que apesar do consumidor brasileiro adorar praticidade e fazer praticamente tudo através do celular, este ano, sua preferência foi um pouco diferente.
- Para esta data, as visitas nos sites foram realizadas em sua maioria, através do desktop;
- O poder de compras deste ano foi delas! As mulheres foram responsáveis pela maioria do faturamento da data em 2022. Ou seja, o número ficou em 51,3%;
- Para quem preferiu ficar em casa e pedir um delivery, optou em fazer seus pedidos em pizzaria. A categoria foi destaque de pedidos neste ano tendo um alto número de vendas;
- Quando o assunto é atendimento, o Whatsapp reina e 83% dos usuários preferem ser atendidos por este app de mensagens.

Categorias mais vendidas por região
Uma coisa é fato, o Brasil é muito grande! Quando temos um e-commerce e queremos vender para todo o país, é necessário entender o comportamento regional do consumidor.
O relatório trouxe alguns dados interessantes sobre isso, veja:
Região Norte
Na região norte, três categorias foram destaque neste Dia dos Namorados:
- Beleza ficou em primeiro lugar com 2,20%;
- Bebidas ficaram em segundo na região com 1,64%;
- Moda e acessórios ocuparam o terceiro lugar, com 1,11%.
Região Nordeste
Já para o nordeste, o top 3 foi semelhante à região norte tendo apenas a terceira categoria foi diferente confira:
- Beleza em primeiro lugar com 18,32%;
- Bebidas aparecem em segundo lugar com 11,47%;
- Eletrodomésticos e eletroportáteis tiveram a compra de 9,50% das pessoas.
Região Centro-oeste
No centro do país, a região teve destaques nas mesma categorias que o nordeste, porém, em ordem diferentes, confira:
- Eletrodomésticos e eletroportáteis em primeiro lugar com 6,18%;
- Beleza ficou em segundo com 5,86%;
- Bebidas ocuparam o terceiro lugar com 5,69%.
Região Sul
No sul do país, as categorias foram diferentes das demais, com dois destaques para área de construção e alimentação, confira.
- Casa e construção em primeiro com 35,42%
- Eletrodomésticos e eletroportáteis com 27,18%
- Alimentos e supermercado fecham a lista com 23,47%
Região Sudeste
Na região sudeste uma categoria surgiu sendo destaque pela primeira vez neste pesquisa, confira:
- Farmácia e saúde ficaram em primeiro lugar com 90,97% das vendas;
- Moda e acessórios com 70,78%;
- Bebidas fecham a lista com 65,64%.

Dados sobre recompra
Sua empresa trabalha com estratégias de fidelização?
Se essa ainda não é uma pauta importante para sua marca, os dados demonstram que há muita oportunidade em trabalhar com uma personalização e conquistar esse cliente.
O relatório também garante que neste Dia dos Namorados, a taxa de recompra foi de 2,4%.
Ou seja, muitos clientes voltaram a comprar na mesma loja que já consumiram no ano anterior.
O fato é que a jornada do cliente precisa ser ótima do começo ao (re)começo.
Ofereça um produto/serviço de qualidade, um ótimo atendimento e um pós-venda excelente para conquistar esse cliente.
Agora que você já viu alguns dos dados mais importantes sobre o Dia dos Namorados 2022, que tal usar os insights dessa pesquisa a favor do seu negócio?
Aprenda como fazer um pós- venda encantador ao seu cliente com essas dicas!
Como fazer um bom pós-venda no seu negócio para vender mais?