O frete, sem sombra de dúvida, é um dos fatores determinantes para que uma compra seja efetuada em um e-commerce.
Afinal, quem não gosta de um frete grátis, né?💙
Para muitos consumidores o valor do frete é visto como um gasto extra que ele terá ao realizar determinada compra online.
Por esse motivo, o dia do frete grátis é uma data bastante impactante para lojas virtuais que realmente estejam dispostas a oferecer o benefício.
Tanto para as que desejam vender mais, quanto para aquelas que desejam conquistar uma gama maior de clientes.
Quando é o Dia do Frete Grátis no Brasil?
No Dia do Frete Grátis Brasil, as lojas virtuais oferecem compras sem incluir o valor do frete ao fechar o pedido — lojas que optaram por participar da data comemorativa.
Entretanto, o frete grátis pode ser oferecido para toda a loja ou para uma determinada categoria de produtos.
Assim como, não é necessário oferecer para todo o Brasil, e sim para as regiões que mais compram em sua loja.
Embora seja uma estratégia arriscada — pois a promoção pode ser mal interpretada pelas regiões onde o benefício não se aplica, segmentar o frete grátis por região reduz os custos com logística e atrai os clientes.
De fato, se for aplicar a promoção apenas para algumas regiões, não use “Dia do Frete Grátis Brasil”, use apenas “Dia do Frete Grátis”.
Como participar do Dia do Frete Grátis?
Primeiramente, é importante que sua loja virtual tenha caixa para participar do evento.
Sem dúvida, não vale a pena participar se isso for prejudicar seu negócio. Falaremos mais sobre isso no último tópico.
Além disso, lojas mais flexíveis, podem estender a promoção durante toda a semana — assim como alguns e-commerces fazem na Black Friday.
Já as lojas que estão com o pé no freio, podem participar da ação apenas no dia intitulado.
Por outro lado, é importante considerar que o Dia do Frete Grátis atrairá muitas vendas e, por isso, seu estoque de produtos deve estar preparado para suprir a demanda de pedidos.
Quando será o Dia do Frete Grátis em 2024?
O Dia do Frete Grátis no Brasil será dia 28 de abril.
Como vender mais no Dia do Frete Grátis?
Não inclua o preço do frete nos produtos
Um dos maiores erros dos lojistas é incluir o valor do cálculo do frete no produto.
Em alguns casos, fica quase imperceptível. Porém, na maioria dos casos, a diferença será surpreendente.
Além de encarecer o produto, aquele valor pode sair completamente do valor de mercado e perder competitividade nos comparadores de preço.
Ainda assim, podem até chegar a perder posições de rankeamento orgânico nos buscadores.
Além, é claro, de causar uma péssima impressão no cliente que já estava monitorando o preço do produto e passou por sua loja.
Procure fazer negociações antecipadas com fornecedores
Decidiu participar do Dia do Frete Grátis? Sua primeira ação é negociar com suas transportadoras.
Não pense que para oferecer o frete grátis, é necessário cobrir o valor do frete de forma integral. Parceiros flexíveis podem te ajudar nesta missão.
Desta forma, seu valor de investimento na ação pode ser reduzido consideravelmente.
Assim, essa pode ser uma das vantagens de ter mais de uma transportadora disponível para realizar a entrega dos pedidos feitos em sua loja virtual.
Aproveite para fazer promoções
Deseja agregar um valor ainda maior em sua ação? Una o frete grátis com promoções imperdíveis.
Reúna produtos com uma boa margem de lucro para oferecer desconto ou, especialmente, produtos que estão parados no estoque.
Além disso, você também pode usar estratégias como o compre junto ou a criação de kit de produtos.
Para isso, garanta que sua loja tenha anúncios no ar durante a campanha de Frete Grátis.
Entretanto, é interessante focar em mais de uma mídia, sempre pensando em onde sua persona está.
Estratégias de Facebook e Instagram são mais que necessárias, se fizer sentido com seu público, claro. Além dos anúncios realizados com Google Ads e Google Shopping.
É imprescindível fazer sua loja aparecer e receber visitas!
Especialmente com uma campanha de frete grátis, a experiência com a loja virtual já começa muito bem.
Garanta que a navegabilidade da loja virtual esteja impecável, entrega dentro do prazo, bom atendimento e um unboxing personalizado.
Desta forma, será muito mais simples conquistar esses novos clientes e garantir a recompra.
Como não ter prejuízo ao oferecer frete grátis?
É muito importante não ter prejuízo nessa data.
O objetivo é gerar mais vendas, fazer com que seu estoque gire, conquiste novos clientes e aumentar o faturamento.
Como citamos anteriormente, o ideal é iniciar as negociações com as transportadoras antecipadamente, e assim, garantir desconto nas estregas.
Além, é claro, da estratégia de segmentar as regiões.
Decerto, não é necessário oferecer frete grátis para todo e qualquer produto.
Na verdade, o ideal é definir um valor mínimo para que o cliente conquiste o benefício da entrega gratuita.
Por fim, é importante que a loja tenha caixa para cobrir as entregas.
Entretanto, nem toda loja consegue se sair bem nas negociações e cobrir os gastos extras de logística.
Neste caso, em situação que sua loja não consiga oferecer o benefício, é melhor não participar do evento.
Porém, se os critérios forem favoráveis a sua loja virtual, o Dia do Frete Grátis pode garantir dias de alto faturamento para seu negócio no primeiro semestre do ano!