Dia do Consumidor: 17 dicas incríveis que vão te ajudar a vender mais na data

O Dia do Consumidor é comemorado no dia 15 de março. A data foi criada com o objetivo de promover o respeito e a proteção aos direitos dos consumidores, além disso, ela se tornou uma clássica data para o consumidor brasileiro, que aguarda promoções e boas condições de pagamento para comemorar o período.
Dia do Consumidor

Principais tópicos

O Dia do Consumidor é considerado a primeira grande data do e-commerce no Brasil.

Comemorado no dia 15 de março, é a oportunidade de alavancar as vendas no início do ano, depois das férias de verão, e preparar o caixa para o primeiro semestre.

No comércio eletrônico brasileiro, o Dia do Consumidor não se resume a apenas um dia: semanas antes, já começam as promoções das lojas virtuais.

Segundo relatório da Neotrust, entre os dias 1 e 15 de março de 2023, o e-commerce brasileiro recebeu 13,8 milhões de pedidos e faturou R$ 6,7 bilhões.

Embora esses números demonstrem uma pequena queda em relação a 2022, o Dia do Consumidor é um grande momento para a sua loja nos primeiros meses do ano.

A seguir, vamos conhecer melhor essa data e como você pode aproveitá-la para conquistar mais clientes. Acompanhe!

Dia do Consumidor: quando é e o que significa?

O Dia do Consumidor é celebrado todo ano no dia 15 de março.

A data foi inspirada em um discurso realizado em 1962, nessa mesma data, pelo presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, em defesa dos direitos do consumidor.

Já em 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu o dia 15 de março como o Dia do Consumidor, em alusão ao discurso de JFK.

A partir daí, a ONU passou a adotar as Diretrizes das Nações Unidas de Proteção do Consumidor (Resolução 39/248), que são um marco internacional de orientação aos Estados integrantes.

No Brasil, o marco de proteção ao consumidor foi a criação do Código de Defesa do Consumidor, em 1990.

Esse conjunto de normas disciplina as relações entre empresas e consumidores e estabelece os padrões de conduta, prazos e penalidades, reconhecendo o consumidor como o lado mais vulnerável.

No entanto, o Dia do Consumidor passou a ser um marco também para o comércio.

No Brasil, nos últimos anos, a data se tornou uma ótima oportunidade de vendas no primeiro semestre do ano, principalmente no e-commerce.

Mas é importante não perder de vista o que a data celebra: os direitos do consumidor.

Entenda o consumidor: tendências de consumo e comportamento

Para saber como explorar o Dia do Consumidor na sua loja virtual, nada melhor que conhecer o protagonista desta data: o consumidor.

Se você entender o comportamento do consumidor, vai conseguir traçar estratégias mais eficientes, focadas nas necessidades das pessoas e com maior potencial de vendas.

A todo momento, surgem novas tendências de consumo no mercado, que acompanham as mudanças de comportamento do consumidor.

A seguir, vamos conhecer algumas delas, com informações que a plataforma Gente, da Globo, levantou:

  • 75% dos brasileiros dizem estar mais propensos a comprar de uma marca se ela demonstrar publicamente seu compromisso com as mudanças climáticas. A emergência climática não é mais apenas assunto para os noticiários: hoje é também uma preocupação dos consumidores na hora de comprar.
  • 83% dos brasileiros querem saber o que as empresas estão fazendo para gerar valor real, além de apenas se preocupar com seu lucro. Os consumidores querem se identificar com o propósito das marcas, que envolve valores e princípios, comprometimento com a sociedade — muito além da venda.
  • 83% dos consumidores entendem que as marcas devem agir da porta para dentro antes de propagar discursos sobre diversidade e representatividade. Isso mostra que inclusão é uma questão importante para a decisão de compra. Mas essas pautas não devem estar apenas na publicidade — devem ser ações efetivas, parte da cultura da gestão.
  • 52% dos consumidores negros têm maior tendência a comprar de negócios que mostrem pessoas como elas nos anúncios, e 74% das pessoas LGBTQIAP+ preferem comprar de empresas que apoiam a diversidade. Cada vez mais o consumidor quer ver sua ancestralidade e suas referências, em busca de maior identificação com as marcas no momento do consumo, principalmente visando negócios locais.
  • 68% dos consumidores globais (e 75% dos brasileiros) acreditam nas pequenas empresas. Esse dado mostra também a busca por maior identificação com as marcas, já que pequenas empresas estão mais próximas da realidade dos consumidores e podem mudar a vida de pessoas da sua região.
  • Após a pandemia, 8 em cada 10 brasileiros pretendem manter ou aumentar seus gastos com bem-estar. Além disso, o consumidor brasileiro gasta 2x mais que em outros países com bem-estar. Dessa forma, a tendência mostra uma preocupação com a qualidade de vida, incluindo a saúde física, mental, emocional e financeira.
  • 93% das pessoas consideram usar um novo método de pagamento sem contato, como moeda digital, QR code e reconhecimento facial. Impulsionado pelo PIX no Brasil, o consumidor tem preferido novas formas de pagamento que evitem o uso do cartão ou a moeda física e que tragam mais segurança e praticidade para as transações.

Como aproveitar o Dia do Consumidor? 17 dicas para vender mais

Depois de conhecer melhor o comportamento dos consumidores brasileiros, vamos ver algumas dicas para aproveitar o Dia do Consumidor.

Trouxemos aqui uma série de ações e estratégias para explorar essa data na sua loja virtual. Confira:

1. Planeje suas ações com antecedência

O Dia do Consumidor é em 15 de março. Você já sabe essa data antecipadamente, então comece a planejar as estratégias bem antes.

Lembre-se também que as promoções começam antes do dia 15, com a Semana do Consumidor. Então, o planejamento deve considerar alguns meses de antecedência.

2. Escute os seus clientes

Neste artigo, trouxemos algumas informações valiosas sobre o comportamento do consumidor atual.

Mas melhor ainda é conhecer os seus clientes, que têm suas características e necessidades específicas.

Converse com eles, faça questionários, recolha feedbacks e avaliações e, assim, conheça melhor as pessoas que compram na sua loja.

Dessa forma, você pode criar promoções mais eficientes no Dia do Consumidor.

3. Analise seus concorrentes e pratique preços competitivos

Uma parte importante do planejamento para o Dia do Consumidor e outras datas sazonais é analisar a concorrência.

Entenda que tipos de promoções os concorrentes costumam fazer, bem como os preços que eles praticam.

É importante se diferenciar deles, mas também seguir padrões de mercado que costumam funcionar.

4. Destaque produtos mais populares na sua loja

Cuide para não se empolgar com o Dia do Consumidor e colocar tudo em promoção.

Não perca de vista a saúde financeira do seu negócio!

Por isso, é importante identificar alguns produtos ou categorias que merecem destaque nessa data, entre aqueles itens mais populares, para criar promoções atraentes.

5. Avalie seu estoque para criar promoções mais estratégicas

Analise o estoque da sua loja para saber quais produtos têm mais saída, quais geram maior lucratividade, quais estão “encalhados“, quais você precisa repor.

Essas informações ajudam a criar promoções estratégicas, que contribuem para a eficiência do seu negócio.

Você pode, por exemplo, criar um combo com produtos que têm bastante procura e itens que estão ficando obsoletos. Assim você cria uma promoção atrativa e que faz o estoque girar.

6. Ofereça descontos e promoções atraentes

No Dia do Consumidor, assim como em outras datas sazonais, as pessoas esperam promoções diferenciadas.

Oferecer 10% de desconto na primeira compra, por exemplo, já é um padrão do e-commerce e não surpreende ninguém.

Já em uma data comercial, você precisa criar descontos e promoções que realmente despertem o interesse na compra.

7. Divulgue as promoções e crie um senso de urgência

Não adianta criar estratégias de vendas e deixá-las escondidas nas páginas internas da loja virtual.

Coloque as promoções na rua! Divulgue na página inicial, mas também nas redes sociais, nas listas de e-mail, nos contatos do WhatsApp.

Crie um senso de urgência para que as pessoas não deixem para depois e acabem esquecendo de comprar.

8. Invista em anúncios no Google e nas redes sociais

No marketing digital, você pode adotar uma série de estratégias orgânicas, sem precisar pagar pela mídia.

Mas quando você investe em anúncios, os resultados vêm mais rapidamente e com mais força.

A publicidade no Google Ads e nas redes sociais, que podem ser segmentadas para o seu público-alvo exato, vão atrair muitos clientes e potencializar as suas vendas.

9. Invista em uma identidade visual para sua campanha

Quer dar mais destaque para as suas promoções? Então, a sua campanha precisa de uma identidade visual.

Você pode criar um nome, uma chamada, um logo, que ajudem a identificar as peças de divulgação da campanha do Dia do Consumidor.

Mas cuide para seguir os padrões visuais da sua loja virtual, para não causar estranhamento no público.

10. Ofereça frete grátis ou descontos no frete

O frete é decisivo na hora da compra no e-commerce. Muitas vezes, um valor muito acima do esperado faz as pessoas desistirem.

Por outro lado, uma promoção com frete grátis ou desconto expressivo na entrega se torna muito atrativa.

Então, aproveite esse gatilho no Dia do Consumidor (mas calcule um frete que não prejudique as suas finanças).

11. Ofereça os meios de pagamento que os clientes preferirem

Como mostramos antes, muitos consumidores têm preferido pagar suas compras com PIX, moeda digital e QR code.

Mas ainda tem quem goste de cartão, boleto, transferência e até moeda física. Então, entenda o que o seu cliente prefere e ofereça várias opções. Assim, você facilita a decisão de compra na sua loja.

12. Aposte em uma abordagem multicanal

Você pode ter uma loja virtual, mas também vender nas redes sociais, em marketplaces, em aplicativos e até mesmo em uma loja física.

Então, no Dia do Consumidor, adote uma estratégia multicanal para abranger todos os seus canais de vendas, de forma integrada para que o cliente se sinta bem atendido em qualquer um deles.

13. Ofereça um atendimento ainda melhor

Atender bem o cliente é uma regra no comércio. Um cliente bem atendido se sente satisfeito, pode voltar a comprar e ainda indicar a loja para outras pessoas.

Por isso, na época do Dia do Consumidor, o atendimento precisa ser impecável. Você vai receber muitas pessoas novas na sua loja, então conquiste a confiança delas para que voltem mais vezes.

14. Esteja disponível nos canais de comunicação

Para prestar um bom atendimento nas vendas online, é importante estar disponível nos canais de comunicação para tirar as dúvidas e resolver problemas dos clientes.

Lembre-se de que eles estão comprando à distância e precisam sentir confiança na sua loja. Então, um atendimento rápido e prestativo faz toda a diferença.

15. Utilize gatilhos e CTAs para chamar a atenção do seu público

Urgência, escassez, exclusividade, curiosidade e prova social são alguns exemplos de gatilhos que você pode provocar no consumidor.

Você pode mostrar que restam apenas 2 itens do produto (escassez) ou que 50 pessoas já compraram (prova social).

Então, com uma chamada para ação, você consegue incentivar a compra apenas mexendo com a mente do consumidor.

16. Certifique-se de que sua loja online esteja funcionando perfeitamente

Antes de colocar a campanha na rua, certifique-se de que as funcionalidades da sua loja estão em dia.

Faça testes para acessar as páginas de produto, usar os cupons de desconto, adicionar produtos no carrinho e finalizar o pagamento.

Se o cliente encontrar dificuldades nesse caminho, você pode perder muitas vendas.

17. Não pense apenas em vendas

O Dia do Consumidor serve para vender mais, mas não apenas isso. É também oportunidade para divulgar a sua loja virtual para mais pessoas, estreitar as relações com quem já é seu cliente, conhecer melhor os consumidores e valorizar a imagem do seu negócio.

Portanto, aproveite essa data para fortalecer a sua loja online e potencializar as suas vendas.

Para isso, comece a se planejar com antecedência para pensar em promoções atraentes e construir uma campanha consistente, que conquiste o seu público-alvo.

Lembre-se de que, no Dia do Consumidor, o protagonista é quem está do outro lado do balcão. Então, mostre que você se importa com seus clientes e quer oferecer o melhor a eles.

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