Destaques do Instagram: Importância e como fazer os seus de forma estratégica!

Para destacar um conteúdo ainda disponível, entre no Instagram e clique no ícone “destacar” na parte inferior direta ilustrada com um coração. Para destacar Stories indisponíveis, acesse às três linhas na tela superior direita da sua conta, vá em relógio e escolha o conteúdo que quer deixar em destaque.

Principais tópicos

Atualmente, o Instagram se mostra como a principal rede social em termos de audiência global e engajamento, graças aos seus diversos formatos, como Posts, Reels, Boomerang e Stories.

Por isso, para os empreendedores que querem se destacar e atrair seguidores, é fundamental conhecer ao máximo as funcionalidades da rede social e fazer o uso de todos os recursos da forma apropriada.

Nesse contexto, os Destaques do Instagram são indispensáveis para a construção das marcas nas redes sociais, para que se tornem mais reconhecidas pelo seu público.

Quando utilizados corretamente, os destaques trazem diversas vantagens, já que se encontram numa posição de grande visibilidade no perfil do Instagram.

Quer saber como criar Destaques do Instagram e organizar seus conteúdos na rede social? Acompanhe a leitura do nosso guia completo e fique por dentro do assunto!

O que são os Destaques do Instagram?

Lançados no início de 2018, os Destaques do Instagram Stories possibilitam que os usuários do aplicativo fixem em seus perfis os Stories mais importantes pelo tempo que quiserem.

Ou seja, é um recurso para prolongar a vida útil dos Stories compartilhados na rede social.

Funcionam como álbuns para reunir e classificar histórias por assunto ou categorias, o que deixa o visual da página bem mais atraente.

Além de facilitar a vida de seguidores e visitantes interessados no negócio.

Como o Storie é o formato preferido dos usuários da rede social, os Destaques são perfeitos para organizar tudo o que você considera relevante para o seu negócio.

Além de chamar a atenção de quem visita o seu perfil pela primeira vez. Dessa forma, as informações ficam disponíveis para todos que acessarem a sua conta.

Qual a importância dos Destaques do Instagram?

Podemos dizer que os Destaques do Instagram dão um ar especial à página, transmitindo mais organização e profissionalismo.

Além de tornarem o perfil mais completo e atraente visualmente para quem o visita.

Como se não fosse suficiente, esse recurso também tem um papel essencial na atração de novos seguidores e potenciais clientes.

Isso porque eles ocupam uma posição privilegiada na rede social, logo abaixo da biografia do perfil, o que chama a atenção dos visitantes.

Por esse motivo, para utilizá-los de forma estratégica, o ideal é pensar que eles funcionam como uma vitrine de informações úteis para quem já conhece sua empresa ou está tendo um primeiro contato com ela.

Dessa forma, você pode fixar no espaço os principais dados sobre o seu negócio e em uma identidade visual que gera harmonia, já que a experiência na página fica mais fácil.

É importante ressaltar que, de modo geral, o uso dos Destaques do Instagram é feito pensando no público-alvo e nos objetivos do usuário.

Isto é, não existe uma receita específica para o sucesso, é preciso desenvolver a sua própria estratégia para atrair visualizações.

Como criar Destaques do Instagram Stories?

Se você ainda não sabe como aproveitar esse recurso para incluir informações relevantes sobre sua marca e facilitar a experiência dos seguidores, fica tranquilo!

Neste tópico, explicaremos o que você precisa fazer para criar os Destaques do Instagram e melhorar ainda mais sua estratégia de marketing.

Como abordamos, os Destaques são criados a partir de Stories já publicados anteriormente no Instagram. Existem duas maneiras de fazer isso:

Destaques com Stories há menos de 24 horas

Se você postou um Storie que ainda está disponível no seu perfil, é só abrir e clicar em Destacar na parte inferior da tela e escolher em qual pasta deseja inserir ou crie uma nova e pronto.

Caso você não tenha criado nenhuma pasta de destaque ainda, é necessário ir em “Novo”, dar um nome para ele e clicar em “Adicionar”.

Pronto, o seu novo Destaque aparecerá logo abaixo da biografia quando alguém entrar no seu perfil.

Para criar os próximos, é só repetir o processo. Vale lembrar que você pode inserir até 100 Stories em cada Destaque no Instagram, desde que todos eles estejam arquivados na própria rede social.

Destaques com stories antigos

Caso o storie que você queira destacar não esteja mais disponível no seu perfil, você ainda pode utilizá-lo. No entanto, ele fica salvo em itens arquivados no seu perfil.

Para adicioná-los, você deve:

  • abrir o seu perfil e clicar nas três linhas no canto superior direito;

  • após isso, procure o ícone de relógio com o nome de itens arquivados;

  • o Instagram disponibiliza três tipos de arquivos: de Stories, publicações e streams ao vivo;

  • escolha o de Stories;
  • verificar se a opção salvar em Itens arquivados está selecionada;
  • então, ao entrar no comando, você verá todos os Stories antigos e poderá escolher quais gostaria de destacar.

Como personalizar e colocar capas nos Destaques do Instagram?

Sabemos que ter uma identidade visual da marca bem definida é primordial para chamar atenção de novos seguidores e clientes e se destacar entre os concorrentes.

Afinal, é ela que vai determinar a personalidade do seu negócio e ajudar a transmitir a imagem que você deseja passar para seu público-alvo.

Por isso, personalizar a capa dos Destaques no Instagram deixará o seu feed bonito e, consequentemente, mais atrativo.

Existem algumas ferramentas que ajudam a criar capas personalizadas para seus Destaques no Instagram e deixar tudo organizado, como o Canva e o Picsart. A seguir, saiba mais sobre elas!

Canva

O Canva é uma plataforma simples e prática de design gráfico que possibilita a criação de vários tipos de conteúdos visuais, indicada principalmente para quem não tem muita experiência com design e quer criar artes bem apresentáveis.

O aplicativo está disponível para iOS, Android e na versão web. Para acessar a função, basta pesquisar por “Storie do Instagram” na caixa de busca.

Picsart

O Picsart é um dos aplicativo de edição de fotos e vídeos mais populares do mundo, uma plataforma multifuncional de ferramentas de foto, edição de vídeo e design.

É compatível com Android, iOS e também tem a versão web.

Para criar os Destaques no aplicativo, basta pesquisar por “Storie Instagram” e escolher um modelo que seja do seu agrado para começar a editá-lo.

Como organizar os Destaques de maneira estratégica?

Para organizar os Destaques do Instagram de maneira estratégica, é necessário entender primeiramente uma regra básica da rede social:

Toda vez que você criar um novo destaque, ele aparecerá automaticamente na frente dos outros álbuns.

Então, quando quiser trazer um dos Destaques para frente ou colocá-los em uma ordem, basta incluir algum Storie dentro deles.

Lembre-se de que você também pode editar ou excluir o álbum clicando em Editar destaque e selecionando os conteúdos que deseja.

O que deixar salvo nos Destaques do Instagram?

Agora que você já sabe como criar os Destaques no Instagram, é hora de pensar nas informações que você quer incluir no seu perfil por meio desse recurso.

Mas, se você ainda não tem ideia do que destacar, separamos algumas ideias criativas que podem compor seus destaques. Confira!

Apresente as informações básicas do seu negócio

Sem dúvida, esta é a principal dica para os Destaques do Instagram:

Use o mecanismo para apresentar as informações básicas do seu negócio, como história da empresa, fotos do escritório, política de troca e devolução, meios de pagamento, prazos e procedimentos para entrega.

Infelizmente, o espaço disponível na biografia é pequeno para colocar tudo o que você tem a oferecer, por isso os Destaques são uma ótima alternativa

Destaque seus produtos ou serviços

Produtos, serviços, novidades, promoções e sorteios também são bem-vindos quando o assunto é Destaques.

Com esses dados, você cria um catálogo online que será visualizado pelos usuários que acompanham seu perfil na rede social e pelos visitantes.

Além disso, é uma boa maneira de aumentar o engajamento dos seguidores e conquistar novos.

Mostre depoimentos e comentários positivos dos seus clientes

Geralmente, quando procuramos o perfil de uma loja no Instagram, olhamos comentários e feedbacks sobre os produtos e serviços oferecidos, certo?

Então, reunir essas informações nos Destaques do Instagram pode ser uma excelente maneira de atrair novos consumidores.

Aproveite para colocar em evidência os elogios e mostrar as vantagens que você tem a oferecer por meio de stories fixados no perfil.

Avaliação de produtos: O que é, qual a importância e como usá-las para aumentar suas vendas!

Divulgue parcerias

Se você tem parceria com influenciadores digitais e outras marcas, essa é uma boa oportunidade de mostrá-la nos Destaques.

Assim, os consumidores verão sua marca de forma positiva, considerando a parceria na hora de escolher um produto ou serviço.

Destaque as perguntas mais frequentes (FAQ)

Provavelmente, você recebe muitas perguntas iguais o tempo todo, como “qual o horário de funcionamento?”, “aceita qual método de pagamento?” ou “qual o prazo de envio?”.

Por isso, o ideal é criar um Destaque com todas as respostas para as perguntas mais frequentes que você recebe sobre a sua loja, para que os clientes encontrem essas informações assim que entrarem no seu perfil.

Viu como é fácil criar Destaques no Instagram? Agora, que tal colocar as nossas dicas em ação e tornar o seu negócio ainda mais atraente?

Lembre-se de que esses recursos são essenciais para sua estratégia de marketing no Instagram, isso pode ajudar sua empresa a se comunicar melhor com os consumidores, gerando mais vendas e engajamento.

Se você gostou do nosso artigo, não deixe de acessar o nosso e-book sobre o que é preciso para configurar e integrar os produtos no Instagram.

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