Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes e, dispondo de toda a informação às suas mãos, costumam pesquisar bastante antes de consumir um produto ou serviço, a fim de se fazer um bom negócio.
Nesse sentido, os depoimentos de clientes de uma marca passam a ser referências importantes para aqueles que continuam a conhecendo, e as empresas podem usar essas experiências para promover os seus diferenciais.
Por isso, neste artigo falaremos mais sobre a importância dos depoimentos de clientes para a prospecção de um público maior.
O que é um depoimento de cliente?
Depoimento de cliente é um relato de como foi a sua experiência com determinada marca.
Para que esse relato seja positivo, é necessário criar estratégias capazes de amparar o consumidor em todas as fases da jornada de compra.
Ou seja, desde o momento em que o potencial cliente conhece a sua marca, passando pelo seu interesse nos seus produtos e serviços, até o pós-venda, é preciso prestar um atendimento de excelência.
De modo que suas dúvidas e necessidades sejam superadas.
A partir disso, a marca solicita do cliente uma breve descrição de como foi a sua experiência e, sendo positiva, servirá para que outras pessoas possam construir uma confiança com o seu negócio.
Por que usar a estratégia em seu site?
Quando estamos conhecendo uma marca, principalmente pela internet, precisamos saber se os seus produtos ou serviços têm qualidade, ou se podemos contar com um suporte eficiente e eficaz, por exemplo.
Nesse contexto, nada mais fidedigno do que buscar informações em quem já experienciou uma compra naquele local. Por isso os depoimentos de clientes são uma ótima maneira de endossar os pontos positivos de seu negócio, fortalecendo a confiança dos visitantes do site.
Portanto, tais depoimentos geram uma grande influência e podem determinar a decisão de compra.
Além disso, experiências positivas, a longo prazo, solidificam a imagem da empresa, que poderá se tornar uma autoridade no seu ramo de atuação.
Veja outras vantagens:
- Atração de novos clientes e aumento das taxas de conversão;
- Possibilidade de fidelização, em decorrência do fortalecimento da confiança do cliente;
- Tendência do consumidor comprar mais do que o previsto, pois confiará mais na marca, sentindo-se à vontade para explorar os seus produtos ou serviços.
- Marca disseram que isso ajudou a convencê-las a comprar o produto ou serviço;
- Aumento da credibilidade online, que faz com que a sua página possa ter um melhor ranqueamento nos sites de busca, potencializando o tráfego orgânico.
Tipos de depoimentos de clientes
Os depoimentos de clientes servem para endossar os pontos positivos de um negócio, influenciando outras pessoas a consumirem os seus produtos e serviços. Além disso, é um excelente método para construir e solidificar a imagem e os valores da marca.
E, para que a sua empresa consiga atrair cada vez mais clientes, pode fazer o uso de uma série de tipos de depoimentos, que farão parte das estratégias de marketing. Confira cada um deles
1. Citar depoimentos
As citações de depoimento são transcrições literais de falas de clientes sobre a experiência da sua marca. Esse tipo de relato é bastante impactante, gerando muita identificação e comoção por parte do público consumidor, seja o seu negócio uma pequena ou grande empresa.
Para ficar ainda mais cativante, sempre que possível, insira uma imagem do cliente ou a logo do seu negócio, com o slogan e uma chamada para ação (CTA), como um convite para acessar o site, ou assinar um newsletter.
2. Depoimentos em mídias sociais
As redes sociais são os principais canais de comunicação entre marca e cliente. Nesse sentido, as empresas necessitam criar vínculos e fortalecer a sua imagem nessas plataformas, inclusive por meio dos depoimentos de clientes.
Uma grande vantagem é poder marcar o perfil do cliente, hashtag exclusiva entre outros recursos que comprovarão a veracidade do relato e a real qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.
3. Avaliações e classificações de clientes
Outro tipo de depoimento é aquele exibidos nas páginas de vendas de produtos. Em que cada cliente tem a oportunidade de oferecer uma nota, criar um texto falando sobre as suas impressões e, ainda, anexar vídeos ou fotos dos itens.
Essa ação tem um poder enorme de influencia na hora da compra, podendo fazer com que os clientes mais hesitantes tomem uma decisão favorável para o seu e-commerce.
4. Depoimentos de influenciadores
Hoje, o marketing de influência é uma das principais técnicas de divulgação de uma marca.
E os influenciadores digitais, como o próprio nome diz, tem um papel determinante na escolha e decisão de compra de um cliente.
Por isso, criar parcerias com esses profissionais para quele eles ofereçam à sua audiência um relato positivo sobre seus produtos ou serviços, farão toda a diferença no processo de captação de novos clientes e nas estratégias de conversão.
5. Estudos de caso
Estudo de caso, ao contrário dos relatos pessoais (em que a pessoa narra a sua experiência com a marca), são verdadeiras explicações aprofundadas a respeito do uso do produto ou serviço.
Assim, esse tipo de depoimento revelam o resultado de análises complexas que servem de embasamento para a decisão de compra.
Bem como para um conhecimento mais aprofundado e técnico sobre os itens analisados.
6. Depoimentos em vídeo
Os vídeos são formatos de conteúdo muito interessantes de serem divulgados, pois possuem alta aderência.
Já que a audiência adotará uma postura mais passiva em relação ao que está sendo dito, não precisando realizar nenhum esforço (como ler, por exemplo).
Além disso, no vídeo podemos ver o produto se certificar das suas características e atestar a sua eficácia.
Poderemos também inserir uma série de elementos que influenciam na hora da compra como efeitos sonoros e visuais, além de um roteiro mais criativo e cativante.
7. Depoimentos em entrevistas
As entrevistas permitem uma imersão no mundo da marca, dando a oportunidade de o produto ou serviço ofertado ser explorado em todas as suas dimensões.
Ainda assim, o formato de perguntas e respostas, típico desse tipo de interação, faz com que os clientes consigam tirar todas as suas dúvidas sobre a marca e itens comercializados de modo descontraído.
Mesmo que por meio de um conteúdo sério e completo.
8. Depoimentos em postagens de blog
O blog é um importante canal de disponibilização de conteúdo de uma marca.
Solicitar e divulgar depoimento nesses locais é uma ótima estratégia de prova social.
Dessa forma, os visitantes que estiverem lendo os artigos, poderão também entrar em contato com a visão de outras pessoas sobre as soluções oferecidas.
Fazendo com que eles entendam melhor do que se trata a sua marca.
Como obter depoimentos de clientes?
Para que um depoimento seja capaz de influenciar alguém, ele deve transmitir verdade.
Ou seja, é necessário que o seu cliente tenha experimentado uma jornada de compra marcante e satisfatória.
Desse modo, quando for solicitado a ele um feedback, ele fará questão de se pronunciar, exaltando os pontos positivos da sua experiência.
E, para que o cliente possa expressar a sua opinião sobre a sua marca, você poderá:
Automatizar as pesquisas de feedback
As pesquisas enviadas por meio do e-mail dos clientes devem acontecer de modo automatizado.
Para tanto, configure essas pesquisas (com rastreamento de endereço eletrônico) para que elas cheguem ao cliente alguns dias após a compra.
Desse modo, ele poderá expressar a sua opinião com mais animação, com o produto recentemente em mãos e a sua marca conseguirá manter um fluxo de feedbacks contínuos.
Essa ação aumentará as chances de utilizá-los como depoimentos no site.
Outra dica interessante é utilizar um programa de depoimentos, cujo principal objetivo é coletar feedbacks e realizar a publicação deles na sua página oficial.
Desse modo, sua marca reduzirá a incorrência de falhas e trará mais agilidade a esses processos.
Enviar pesquisas de satisfação do cliente
As pesquisas de satisfação são muito úteis para o melhoramento contínuo do atendimento da sua marca.
Por meio delas, poderemos identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados.
Não podemos esquecer que, muito mais importante do que ter um depoimento bonito e impactante em nosso site, é garantir que os clientes estejam, de fato, satisfeitos e tenham as suas demandas individuais atendidas.
Assim, as pesquisas de CSAT (Customer Satisfaction Score, Pontuação de satisfação do cliente) conseguem aferir o nível de satisfação dos consumidores a partir da experiência particular de cada um.
Após essa aferição, sua marca pode realizar a solicitação de um depoimento.
Peça a opinião de clientes fidelizados
Dificilmente haverá algo mais sincero que a opinião de clientes fiéis.
Eles têm o hábito de fazerem compras de maneira constante no seu site, e, por isso, já passou por diversas situações que acabaram fortalecendo a relação com o seu negócio.
Geralmente o depoimento de clientes fiéis são os mais tocantes, já que eles costumam ter uma afeição grande com a marca.
Portanto, tem o poder de influenciar muita gente.
Dessa forma, analise o seu banco de dados e entre em contato com alguns deles, pedindo a suas opiniões.
Em troca, ofereça brindes ou cupons de descontos, mostrando o quanto a sua marca é grata por essa parceria.
Exemplos de depoimentos de clientes satisfeitos
Agora, mostraremos na prática alguns depoimentos dos nossos clientes que, a partir de uma parceria sólida e comprometida com a entrega de resultados, foi capaz de modificar a realidade de cada um dos nossos clientes.
Veja!
Fabrispuma
“A trajetória que nos levou para a Tray marcou um capítulo de sucesso em nosso e-commerce.
A parceria foi uma escolha estratégica e impulsionou os nossos resultados – superando todas as expectativas.
Tivemos os acompanhamentos dedicados durante o processo de migração e isso foi um elemento chave, garantindo que cada etapa fosse executada da forma correta.
Esse comprometimento da equipe nos levou ao sucesso alcançado após a migração.
A plataforma Tray trouxe um conjunto de recursos e funcionalidades perfeitamente às nossas necessidades e ao nosso público-alvo.
Nosso resultado foi um aumento de 478% em GMV e, como a indexação da Tray é boa, aumentamos cerca 112% o tráfego orgânico.
A migração não foi apenas uma mudança de plataforma, mas sim uma transição que desencadeou um crescimento extraordinário.
Os números falam por si, e nosso e-commerce agora trilha um caminho de sucesso ancorado na escolha inteligente da plataforma.”
(Bruno Silva – Head de e-commerce Fabrispuma)
Ducena Joias
“A Ducena Joias começou sua história em 2017 com um sonho ousado, inspirado por Deus e com o objetivo de criar acessórios especialmente para o universo feminino.
Começamos com revendedoras, eram mais de 300 mulheres em operação em nossa cidade.
Aí veio a pandemia e um trabalho de mais de 6 anos teve que ser todo repensado.
Dessa situação difícil transformamos em uma grande oportunidade, digitalizamos 100% nosso negócio junto com a Tray em 2021.
A sensação que eu tive com a Tray foi de liberdade, paramos de ter problemas com as ferramentas que utilizávamos.
Confiando na plataforma, na sua facilidade com os recursos e integrações nativas disponíveis.
Com isso, focamos naquilo que realmente trás resultado para a gente.”
(Alyne Lucena e José Roberto Dutra – Ducena Jóias)
Condec Premium
“Tivemos um crescimento exponencial nos últimos anos.
Esse resultado não chegou apenas pelo crescimento do e-commerce com um todo, mas também por causa do trabalho de posicionamento de marca no mercado feito pela Condec.
A Condec é um dos maiores players do segmento de material para construção no Brasil.
Sempre remamos junto com a Tray e acreditamos que, para um crescimento nesse nível, é necessário sólidas e confiáveis parcerias.”
(Paulo Vasconcellos Jr. – Head de E-commerce da Condec)
Em uma realidade em que os clientes estão cada vez mais exigentes, buscando a opinião de outras pessoas que já tiveram experiência com a marca.
Os depoimentos de clientes são uma maneira eficaz de divulgação, explorando todos os seus pontos positivos.
No entanto, para que essas pessoas possam relatar experiências positivas, o seu negócio deve se comprometer a oferecer o melhor em todas as jornadas de compra.
E isso envolve um suporte de atendimento integral e eficaz, o fornecimento de produtos ou serviços acessíveis e de qualidade, capazes de suprir as necessidades do consumidor.
Esse trabalho fará com que a sua empresa consiga fortalecer a sua imagem e reputação, sobressaindo-se em um mercado cada vez mais competitivo.
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