A Dark Store é uma excelente maneira de realizar a logística de distribuição de grandes empresas dentro dos principais centros urbanos.
Isso se deve, principalmente, pelo avanço do comércio eletrônico e pela adesão dos consumidores em realizarem compras online.
São muitos os benefícios de contar com uma Dark Store.
Afinal, o objetivo principal é otimizar a logística de distribuição e oferecer maior eficiência na entrega e retirada de produtos do varejo.
Contudo, existem fatores a se considerar para a implementação dessa estratégia.
Se você quer saber o que é a Dark Store, como ela funciona e quais os fatores a considerar para a sua implementação, este artigo é para você. Não deixe de conferir!
O que é a Dark Store
A Dark Store funciona como um centro de distribuição e de logística para empresas, em sua maioria grandes varejistas, atuarem com um ponto físico.
Contudo, esses pontos físicos não funcionam como centros de vendas. As vendas realizadas no modelo de Dark Store são online.
A ideia desse espaço é agilizar e facilitar a distribuição de produtos já vendidos, tornando possível que clientes façam a retirada no local, ao invés de esperarem pela entrega ou frete.
Esses espaços costumam se localizar em grandes centros urbanos, onde a procura por determinados produtos é muito grande na região.
Além de grandes armazéns, as Dark Stores também funcionam em espaços ociosos de determinada marca, como espaços não utilizados pelas lojas, galpões ou pequenos espaços físicos.
Isso ocorre porque a Dark Store não é voltada a receber clientes como as tradicionais lojas físicas.
Na maioria dos casos, o espaço físico investe em layout para facilitar os processos, mas não há investimentos em vendedores e vitrines que estimulem os consumidores a realizarem compras.
Ela funciona como um ponto de armazenamento, separação, embalagem e envio dos produtos previamente comprados online.
O modelo de Dark Store já é bastante utilizado em diversos países, como os EUA, e no Brasil também vem ganhando bastante adesão das grandes empresas.
Isso porque a necessidade de aumentar as vendas online e de acelerar as entregas foi bastante impulsionada nos últimos anos, com o advento de fatores como o isolamento social.
Confira também: Ponto de retirada: O que é, tipos e como se tornar um?
Quais são os benefícios da Dark Store
Por mais que os motivos que impulsionaram esse modelo de negócios fossem drásticos, essa estratégia se mostrou bastante eficiente e conquistou o novo comportamento de compras dos consumidores.
Afinal, a jornada de compra dos consumidores está bastante relacionada com os canais online, e a entrega dos produtos precisa ser cada vez mais ágil.
Confira a seguir os principais benefícios da Dark Store!
Eficiência operacional
Como os espaços utilizados pela Dark Store são normalmente menores do que os galpões, é mais fácil gerenciar a logística de recebimento, embalagem e distribuição dos produtos.
Além disso, quando essa estratégia é adotada por empresas, as soluções tecnológicas são aderidas e passam a oferecer mais agilidade e eficiência nos processos envolvidos.
Agilidade nas entregas
Como a logística desse modelo é otimizada, as entregas passam a ocorrer com mais eficiência.
Logo, é possível realizar a separação dos produtos de maneira mais rápida.
Além disso, como estão localizadas em grandes centros comerciais, fica muito mais fácil e ágil realizar as entregas, bem como oferecer um ponto físico de retirada de produtos.
O que há por trás da entrega dos produtos de uma loja virtual? Confira!
Alta capacidade de estoque
A estratégia desse modelo é focada na gestão de estoque, fazendo com que os processos ocorram de maneira mais organizada e ordenada.
A maioria dos espaços é menor em comparação aos tradicionais armazéns, fazendo com que seja possível gerenciar os estoques com mais organização e critério.
Qualidade
Quando os processos são mais focados e aprimorados, a performance em todas as etapas tende a ser maior.
Com isso, a qualidade no recebimento, armazenamento, embalagem e distribuição é percebida pelos consumidores, tanto nas entregas quanto na retirada nos espaços físicos, conferindo maior tempo de vida útil aos produtos perecíveis, por exemplo.
Como montar uma Dark Store
Como esse é um modelo de negócios muito vantajoso para empresas diversas, é preciso saber o que considerar na hora de implementar a Dark Store na empresa. É isso que veremos nas próximas linhas. Confira!
Conheça o cliente
Conhecer os clientes é uma estratégia indispensável para qualquer negócio.
Para a Dark Store, é preciso fazer uma boa análise do mercado e entender se existe uma demanda suficiente na região em que o espaço físico ficará localizado.
Afinal, existem custos de operação que devem ser cuidadosamente analisados.
Observe a legislação
A legislação deve ser cuidadosamente revista no momento de implementar esse modelo.
Isso porque, de acordo com os diferentes Estados, as legislações referentes à prática desse modelo de negócio podem variar, bem como as certificações e condições necessárias para o armazenamento e distribuição de mercadorias.
Conheça os modelos
Apesar de as Dark Stores compartilharem o mesmo objetivo, as soluções disponíveis podem variar bastante.
Existem empresas que utilizam essa estratégia como um sistema de drive-thru ou apenas como um local de armazenamento.
Também é possível utilizar os espaços como uma espécie de mini-hub logístico.
Calcule os custos
Toda a logística deve ser observada para um estudo de custos e viabilidade de implementação.
Afinal, para o bom funcionamento, será preciso uma equipe, estrutura e transporte, itens que devem ser cuidadosamente avaliados.
Para um bom funcionamento, o software de gestão deve ser contratado para que as operações sejam eficientes.
Lojas que trabalham com a estratégia de Dark Store
Algumas lojas conhecidas e renomadas já atuam a um tempo com o modelo de negócios Dark Store, e por mais que não sejam de conhecimento geral, já estão tendo resultados significativos ao longo do tempo.
Muitas utilizam o sistema híbrido, com pontos de venda e locais apenas para a retirada dos produtos comprados nos canais online, como:
- Carrefour;
- Marisa;
- Rappi;
- Walmart;
- Target.
A Dark Store é uma estratégia muito eficiente de armazenamento, embalagem e distribuição de produtos que vem conquistando o mercado consumidor, principalmente nos últimos anos.
Como funciona em espaços físicos localizados nos centros urbanos, ao contrário dos tradicionais armazéns das grandes empresas, é possível que a retirada seja feita no local, diretamente pelo consumidor.
No entanto, o principal objetivo é acelerar e melhorar a entrega e a distribuição de produtos online.
São muitas as vantagens desse modelo de negócio, mas é preciso conhecer os tipos e os desafios para que a estratégia seja eficiente.
Gostou? Para receber mais conteúdos como este, assine nossa newsletter e aprenda tudo sobre o universo do e-commerce!
Aproveite e confira nosso e-book gratuito: Começando do Zero: Como vender online com uma loja virtual!