Gerir uma empresa envolve o conhecimento completo sobre todos os fatores econômicos que impactam a rotina administrativa.
E, entender o custo de estoque também passa por isso.
Afinal, esse é um setor que pode ser altamente otimizado, afetando até mesmo a imagem do negócio no mercado.
Se você não tem conhecimento sobre o assunto, pode até pensar que o custo de estoque está apenas relacionado ao aluguel do espaço, luz e funcionários.
Contudo, a boa gestão de estoque pode evitar desperdícios, prever sazonalidades, datas sazonais e englobar outros fatores determinantes para o sucesso da empresa.
Continue a leitura do nosso guia para entender mais sobre o custo de estoque.
O que é custo de estoque?
O custo de estoque é um cálculo que envolve todos os fatores relacionados aos processos de armazenamento e venda de um produto. Ele inclui fatores como desvalorização, investimento, gastos com armazenamento, impostos e até seguros. Para fazê-lo com precisão, existe uma fórmula chamada CMV (Custo de Mercadoria Vendida).
O que é CMV?
O Custo de Mercadorias Vendidas são os gastos feitos para produzir e armazenar produtos.
Custo de Estoque = Custo de Aquisição + Custo de Armazenagem + Custo de Manutenção.
Fique tranquilo, falaremos melhor sobre cada elemento desse cálculo!
O que é o Custo de aquisição
O custo de aquisição é o valor que a empresa paga para adquirir os produtos ou mercadorias que serão vendidos.
Ele inclui o preço de compra, os descontos, as taxas de importação e outros custos associados à obtenção dos itens:
- preço de compra: o preço de compra é o valor que a empresa paga ao fornecedor pelos produtos ou mercadorias. Ele é determinado por uma série de fatores, como a qualidade do produto, a marca, a demanda do mercado e as condições de pagamento;
- descontos: as empresas costumam oferecer descontos aos seus clientes, para estimular as vendas. Esses descontos também podem ser aplicados aos produtos ou mercadorias adquiridos pela empresa, reduzindo o custo de aquisição;
- taxas de importação: quando uma empresa importa produtos ou mercadorias, ela precisa pagar taxas de importação ao Governo. Essas taxas são um gasto adicional que deve ser considerado no custo de aquisição;
- custos de armazenamento: isso engloba os valores relacionados à manutenção do estoque, como aluguel de espaço, seguro, segurança, iluminação, climatização, entre outros.
O que é o Custo de falta de estoque
O custo de falta de estoque se refere às perdas que uma empresa pode enfrentar quando não tem produtos suficientes em seu estoque para atender à demanda dos clientes.
Imagine, por exemplo, um cliente recorrente que depende dos seus produtos para manter o negócio dele funcionando.
Se você não tiver o item para fornecer e não quiser perder o cliente, deverá resolver o problema fora do escopo comum, o que geralmente incorre em custos mais altos.
Se você não resolver o problema, provavelmente perderá sua reputação com esse comprador e terá outros gastos para restaurar sua imagem no mercado.
Afinal, proavvelmente ele falará dessa experiência para outras pessoas.
Custo de desvalorização
Quando os produtos que uma empresa mantém em estoque têm uma vida útil limitada, isso significa que esses itens têm um prazo para serem vendidos antes de perderem seu valor ou utilidade.
Nesse contexto, surge o custo de desvalorização.
Na prática, alguns produtos podem se tornar desatualizados, menos populares ou até mesmo vencerem, tornando-se obsoletos.
Isso cria um desafio para a empresa, pois ela pode precisar tomar medidas para evitar perdas financeiras relacionadas a esses materiais.
Custo de manutenção do estoque
Nesta fase estão incluídos todos os gastos que a empresa tem em manter o estoque, como pessoal, infraestrutura, aluguel, segurança, software de gestão e inventário de estoque.
Não negligencie nem mesmo os gastos menores, como a quantidade de copos descartáveis usados pelos funcionários.
Tudo tem um peso no montante final.
Custo de oportunidade
Os custos de oportunidade representam a perda de ganhos que poderiam ter sido alcançados se o capital investido no estoque tivesse sido usado de maneira diferente.
Vendas no Natal, por exemplo, tendem a ser mais altas.
Se você não preparar o estoque, provavelmente não terá ganhos suficientes, o que se enquadra neste fator.
Por que calcular o custo de estoque de uma empresa?
Calcular o custo de estoque é importante porque permite que a empresa saiba exatamente quando gastará com a aquisição, armazenamento e logística dos produtos nos próximos meses.
Essa liberdade permite uma gestão mais eficiente, além de dar espaço para investimentos, identificação de pontos fracos e preparo para eventuais imprevistos.
Veja tudo isso em mais detalhes nos tópicos abaixo.
1. Tomada de decisões financeiras
Conhecer o custo total associado ao estoque permite que a empresa tome decisões financeiras mais informadas.
Principalmente sobre quando investir em novos produtos, identificar oportunidades para reduzir custos e determinar a eficiência geral das operações de estoque.
2. Otimização de estoque
Manter muito estoque pode resultar em custos de armazenamento elevados, enquanto ter muito pouco pode levar à perda de vendas e prejudicar bastante a satisfação do cliente.
O objetivo aqui é encontrar um equilíbrio que minimize os gastos e maximize a eficiência operacional.
3. Controle de desperdícios e obsolescência
Conhecer o custo de estoque auxilia na gestão de produtos que podem tornar-se obsoletos ou perder valor ao longo do tempo.
Com isso, o gestor pode implementar estratégias para reduzir desperdícios e evitar perdas financeiras relacionadas a produtos que não estão mais em demanda.
4. Planejamento orçamentário
Esse planejamento permite uma visão clara dos recursos necessários para manter e gerenciar o estoque, permitindo que a empresa distribua adequadamente seus recursos financeiros.
5. Atendimento ao cliente
Manter um controle preciso do estoque ajuda a garantir que os produtos estejam disponíveis quando os clientes desejam comprá-los.
Por si só, esse já é um benefício importante o suficiente, mas ele também contribui para a fidelidade do consumidor e a reputação positiva da empresa.
6. Avaliação do desempenho financeiro
Como o nome indica, esta é uma parte que avalia como a empresa está se saindo financeiramente nos aspectos relacionados ao estoque.
Com base no CMV, fica mais fácil identificar pontos que devem ser reavaliados.
Como calcular o custo de estoque de maneira correta?
Agora que você viu todos os fatores, cabe dizer que existe mais de uma maneira de fazer esse cálculo.
As duas principais estão listadas abaixo.
Cálculo por tipo de custo
Para seguir este método você deve identificar todos os gastos envolvidos na manutenção desse setor — os elementos que mostramos acima.
Então, é preciso calcular o valor exato de cada tipo de custo.
Para isso, você pode utilizar as seguintes fórmulas:
- custo de aquisição: Custo de Aquisição = Preço de compra + Descontos + Taxas de importação + Outros custos;
- custo de armazenagem: Custo de Armazenagem = Aluguel do armazém + Energia elétrica + Segurança + Manutenção;
- custo de manutenção: Custo de Manutenção = Obsolescência + Perda.
Após calcular o valor de cada tipo de custo, você deve somar os resultados para obter o custo total de estoque.
Bem simples.
Cálculo por fórmula
Está é uma versão que inclui menos variáveis.
Ele é mais simples de usar que o cálculo por tipo de custo porque você só precisa calcular o valor de cada tipo de custo uma vez.
Sua fórmula mais comum é a seguinte:
Custo de Estoque = Custo de Aquisição + Custo de Armazenagem + Custo de Manutenção.
Para ilustrar, considere que uma empresa tenha os seguintes gastos com estoque:
- custo de aquisição: R$100.000;
- custo de armazenagem: R$50.000;
- custo de manutenção: R$20.000;
Neste caso, o custo total de estoque seria calculado da seguinte forma:
Custo de estoque = 100.000 + 50.000 + 20.000 = 170.000.
Por fim, é importante ressaltar que a escolha entre essas duas modalidades depende bastante dos objetivos da empresa.
Não deixe de analisar todos os fatores antes de decidir com qual método seguir e, claro, analise com precisão os dados para não cometer erros que podem custar dinheiro no final das contas.
Quais as principais dicas para reduzir o custo de estoque?
Focar nas estratégias para reduzir o custo de estoque é fundamental para garantir a longevidade do negócio.
Você pode fazer isso por meio das dicas que separamos a seguir.
Confira!
1. Faça a gestão de demanda
Utilize dados históricos do negócio e análises de tendências para prever com precisão as necessidades futuras.
Mantenha também uma comunicação proativa e eficiente com fornecedores, compartilhando informações sobre as variações na demanda.
Tudo isso, quando usado adequadamente, permite um ajuste dos pedidos de forma ágil, evitando excessos ou escassez de estoque.
2. Tenha sempre um estoque mínimo
Identificar e manter o estoque mínimo significa determinar a quantidade mais basal de produtos que você precisa manter para evitar a falta de itens.
Estabelecer esse limite ajuda a prevenir excessos, reduzindo os custos associados ao armazenamento de produtos não essenciais.
3. Adote estratégias de precificação
Evite descontos excessivos que possam prejudicar o lucro;
em vez disso, adote abordagens que permitam liquidar produtos mais rapidamente sem comprometer a rentabilidade, como descontos ou pacotes promocionais.
4. Observe itens ultrapassados
Acompanhar a vida útil dos produtos é crucial para evitar obsolescência. Implemente estratégias proativas para acelerar a venda de itens mais antigos antes que se tornem obsoletos.
Assim, você ajuda a minimizar perdas financeiras associadas a produtos que perderam valor.
5. Adote uma tecnologia de gestão de estoque
Nada de planilhas de controle.
Você deve empregar sistemas informatizados (tipo ERP’s) que incluem o rastreamento de movimentações, atualização em tempo real de registros e otimização da reposição de produtos.
A agilidade contribui para uma gestão mais precisa, eficiente e rápida do estoque, evitando erros e retrabalhos.
6. Foque na colaboração com fornecedores
Se você mantiver um contato próximo com fornecedores, poderá negociar termos, prazos de pagamento e descontos, além de saber das novidades antecipadamente.
Dessa forma, você terá uma cadeia de suprimentos mais eficiente e consegue melhorar também a gestão financeira.
7. Analise bem os custos de estoque
Realize frequentemente uma análise detalhada dos custos associados ao estoque, considerando custos de armazenamento, custos de obsolescência, custos de manutenção e outros parâmetros que você aprendeu neste conteúdo.
Além disso, dentifique áreas nas quais é possível reduzir custos, otimizando assim o uso de recursos.
8. Estabeleça um ciclo de contagem de inventário
Essa prática garante que os registros estejam precisos, evitando diferenças entre o estoque real e o registrado.
Dessa forma, você terá mais dados para prever o funcionamento da empresa nos próximos meses, principalmente em sazonalidades.
9. Invista na revisão de demanda aprimorada
Técnicas avançadas de previsão de demanda, como aprendizado de máquina, melhoram a precisão nas projeções.
Reduzindo erros e permitindo uma gestão mais eficaz do estoque de acordo com as necessidades reais do mercado.
10. Não tenha medo de negociar com fornecedores
Esteja sempre aberto à negociação constante com fornecedores; busque obter melhores preços, descontos por volume e termos de pagamento mais favoráveis.
A negociação contínua é garante que a parceria seja boa para os dois lados e contribua para a eficiência financeira da empresa.
Por fim, não deixe de avaliar as necessidades particulares do seu negócio.
Um comércio eletrônico pequeno, por exemplo, deve considerar quais elementos se aplicam ao seu contexto.
Às vezes, a estrutura não tem ainda funcionários, galpões de armazenamento e outros aspectos que mostramos ao longo do conteúdo.
Contudo, isso não significa que você não deva investir na análise e organização do seu estoque.
Para isso, o primeiro e mais fundamental passo é ter um sistema de gerenciamento capaz de tratar dos itens de maneira centralizada, reduzindo as chances de erros em momentos cruciais.
Agora que você já sabe o que é custo de estoque e todas as nuances para garantir mais eficiencia financeira.
Não perca tempo e comece a implementar estratégias para aumentar sua competitividade quanto antes.
O mais importante é focar nas necessidades do cliente e estudar constantemente o mercado para não ficar para trás.
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